Buscar

Produção Textual, Relatos de uma Narrativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
42.1 2.1 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES REALIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO	�
3-4A IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE A TRANSFERÊNCIA E A COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA DAS EMPRESAS.........................................................�
4-5A IMPORTÂCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL......�
5- CONCLUSÃO..........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................�9�
INTRODUÇÃO
A comunicação é um instrumento indispensável na vida das pessoas e nas organizações tem sido um instrumento de grande importância para a gerência corporativa, as informações estão sempre em processo de mudança e o processo de comunicação viabiliza a transmissão das informações necessárias.
Deste modo, as empresas estão utilizando técnicas gerenciais de comunicação e as ferramentas usadas envolvem desde boletins informativos ao uso da imprensa. Essa visão tem permitido aos stakeholders conhecer as políticas de ação adotadas pelas organizações.
Deste modo este, discorrerá sobre o processo de comunicação adotado pelas organizações e a sua importância, considerando a perspectiva dos clientes internos e externos.
DESENVOLVIMENTO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES REALIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO
A comunicação entre as partes envolvidas na organização é de extrema importância para o desenvolvimento organizacional. As mudanças ocorridas na forma de gerenciar empresas têm motivado os gestores, a criar técnicas de comunicação estratégica que viabilize a interação entre os componentes internos e externos da empresa. “A comunicação compreende um processo de troca de informações que visa à promulgação de ideias e o desenvolvimento de posicionamentos” (AVILA; GHISLENI; DELLAZZANA, 2007, p. 115).
Deste modo com base no texto “Relatos diferentes, uma narrativa” é possível identificar que o processo de comunicação realizado pela Braskem envolve uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia. Assim para realizar o processo de comunicação entre investidores à empresa reúne os representantes de cada setor, diretoria de comunicação, presidente e investidores para alinhar as principais mensagens e discutir o que deve ser reforçado entre os analistas de mercado e a imprensa.
A empresa avalia as eventuais vulnerabilidades, e o que pode ser feito para responder aos questionamentos que surgirem. O presidente se reúne com a diretoria de comunicação, para alinhar o conteúdo do texto e alinhar os relatos sob a mesma narrativa. A partir de então, os resultados do balanço anual e as estratégias, são divulgados por meio de boletins e revistas, mas antes disso passa por um processo de avaliação pela equipe de comunicação para que os temas abordados sejam aprovados.
Os problemas relacionados à comunicação na empresa se referem a sistemas de comunicação não bem definidos pela empresa (CAVALCANTE, 2008). Sendo assim, a Braskem mantém uma política de comunicação no qual, várias pessoas colocam seus pontos de vistas em pauta e o diretor geral busca unificar o discurso num tom padrão colocando o que é importante para a estratégia corporativa da empresa.
O processo de comunicação organizacional requer posição estratégica e envolve tantoos fatores internos e externos à empresa, para que a comunicação flua entre os envolvidos “a organização precisa coletar e processar uma enorme variedade de informações para permitir a escolha de alternativas” (CHIAVENATO, 2006, p. 181).
De modo geral, a Braskem prioriza por um processo de comunicação que visa englobar todas as áreas, mantendo contato estreito com a imprensa. Tem uma meta de comunicação voltada para todas as frentes. É uma empresa que busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação.
A companhia de energia elétrica CPFL mantém seu processo de comunicação por meio de mensagem do presidente do grupo via comunicados ao mercado, as informações são fornecidas nas contas de luz e distribuídas mensalmente aos seus consumidores. A atuação da área de comunicação na empresa em cada relato é próxima. Segundo Nassar (2008), é a comunicação no ambiente organizacional que estabelece diálogo referente às políticas, atos e aspirações, confirma, estabelece e distingue seus públicos de interesse, e também seus colaboradores.
A companhia conserva um programa de gestão de stakeholders, compreendendo uma tática de relacionamento e ações de comunicação com públicos estratégicos para a empresa. Este programa de gestão de stakeholders é direcionado aos colaboradores, imprensa e demais formadores de opinião. Cavalcante (2008, p. 31), diz que “um dos principais objetivos da comunicação institucional é o estabelecimento de relações duradouras com os seus públicos”. E os instrumentos de comunicação são indispensáveis para manter relações de longo prazo com o público estratégico.
A equipe de comunicação da CPFL desenvolve trabalho de posicionamento de marca baseado na missão, visão e nos princípios da organização norteando os negócios e a maneira de comunicar. Para tanto, o processo de comunicação requer a análise de toda a estrutura organizacional, para viabilizar a melhor ferramenta de comunicação e informação a ser adotada.
3. A IMPORTANCIA PARA A SOCIEDADE A TRANSPARÊNCIA E A COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA DAS EMPRESAS
 A importância para a sociedade é a transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas, de acordo com a citação, é possível entender que as empresas devem manter suas políticas de discursos de forma prática, ou seja, os discursos realizados pelas empresas devem ser mantidos de forma prática. A sociedade de modo geral necessita de discursos mais convincentes e que seja a realidade prática das organizações.
As políticas implantadas pela empresa devem estar de comum acordo com sua cultura organizacional, sendo assim, poderá colocar suas ações em prática, a forma como são comunicadas as informações garante resultados positivos na condução dos negócios, e para isso faz-se necessários estratégias diferentes para públicos diferentes.
Ao abordar sobre sustentabilidade, por exemplo, percebe-se que muitas instituições não estão fazendo este alinhamento entre discurso e prática, o discurso em muitos casos é cheio de alucinações, mas a realidade prática foge do contexto transmitido por meio de discursos e das comunicações.
4. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Devido à competitividade do mercado e as mudanças ocorridas na forma de gerenciamento organizacional a comunicação nas empresas vem sendo bastante abordado pelos teóricos na área. De modo que para a Equipe IBC Coaching (2013) “A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização”. A importância da comunicação no relacionamento entre agentes na empresa é de suma importância, pois é por meio dela que as atividades organizacionais são direcionadas para resultados produtivos e eficazes.
O fator comunicação garante grande produtividade nos negócios, é por meio dela que as informações fluem, entre as partes envolvidas de modo sinérgico. O ambiente organizacional em expansão exige dos gestores que atue de maneira integrada e a ferramenta que auxilia nesse processo é o gerenciamento da informação entre colaboradores, agentes públicos, imprensa, clientes internos e externos.
A organização que busca meios de comunicação,para manter seus stakeholders informados permite que seu público, tenha uma visão mais detalhada de suas estratégias de ação no mercado, ao tornar
público suas políticas de atuação estará promovendo confiabilidade e segurança para os clientes internos e externos. Conforme afirma Avila; Ghisleni; Dellazzana (2007), as organizações estão vivendo um processo único de comunicação que envolve várias abordagens em um ambiente extenso de informações.
Sendo assim, a comunicação para a gestão é uma necessidade, já que ela proporciona resoluções rápidas de problemas e, viabiliza os procedimentos organizacionais. Todos os agentes envolvidos na organização, tanto internamente como, externamente buscam informações de interesse, e a perspectiva é, que as empresas forneçam essas informações para atender suas exigências e expectativas.
CONCLUSÃO
Chega-se a conclusão que é possível entender que a comunicação é de extrema importância para manter relações interpessoais entre o público em potencial, seja imprensa, colaboradores, clientes internos e externos. Deste modo as empresas devem buscar por estratégias que viabilize tanto discurso como prática, isso levando em pauta a estrutura organizacional e o ambiente em que está inserida.
São inumeros os meios de comunicação que as empresas podem utilizar para divulgar suas políticas de gestão, seja ele: revistas, boletins informativos, jornais, redes sociais enfim há um leque de alternativas para que as empresas tornem seus negócios mais abrangentes e integrados.
O uso da mídia é de grande necessidade para tornar público as competências de dada empresa e essa nova visão vem acompanhada das mudanças ocorridas ao logo dos anos no ambiente de relações entre empresas.
Enfim, conclui-se que a comunicação associada as ações corporativas trazem grandes benefícios organizacionais, pois ela faz o papel de transmissor de valores, metas e objetivos a serem atingidos, de modo que gerar valor agregado para as organizações.
.
REFERÊNCIAS
CAVALCANTE, Shirley Maria. Gestão da comunicação organizacional. Conhecendo as ferramentas e suas aplicabilidades. 2008. 66f. Monografia (Especialização em Gestão Empresaria e de Pessoas)- Universidade Potiguar. Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. João Pessoa. Disponível em: <: http://www.aberje.com.br/monografias/MONOGRAFIA%20Shirley%20Cavalcante%20PDF.pdf>Acesso em: 18 de abril de 2014.
NASSAR, Paulo. Conceitos e processos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.) Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas.São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008.
AVILA, Edilaine de; GHISLENI, Taís Steffenelo; DELLAZZANA, AngelaLovato. A comunicação organizacional realizada pela assessoria de comunicação do centro universitário Franciscano. PROBIC. Disc. Scientia. Ciências sociais aplicadas, Santa Maria, v. 3, n. 1, p. 114-126, 2007. Disponível em <: http://sites.unifra.br/Portals/36/Sociais/2007/06.pdf> Acesso em: 18 de abril de 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 181.
IBC, Coaching. A importância da comunicação interpessoal nas empresas. Seção Negócios- Notícias. Administradores.com. abr.2013. Disponível em:<http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-importancia-da-comunicacao-interpessoal-nas-empresas> Acesso em 18 de abril de 2014.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado em administração
rebeca narciso coelho
relatos diferentes, uma narrativa
Avaré
2014
rebeca narciso coelho
relatos diferentes, uma narrativa
Trabalho de ........ apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Comportamento organizacional; homem, cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional.
Orientador: Monica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karem Mangonati e Marcia Bastos. 
Avaré
2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais