Buscar

AULA 3 - PERSONALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
ROBERTA M N FERREIRA
PSICÓLOGA DO TJERJ
MESTRE EM PSICOLOGIA SOCIAL (UERJ)
PÓS-GRADUADA EM PSICOLOGIA JURÍDICA (UERJ)
PÓS-GRADUADA EM PSIQUIATRIA SOCIAL (ENSP/FIOCRUZ)
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM (FGV)
CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO BÁSICA E FAMILIAR (UERJ)
SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO FAMILIAR (TJERJ)
TERAPEUTA DE CASAL E FAMÍLIA (DELPHOS/ATF-RJ)
robertamn@live.estacio.br
1
personalidade
2
O QUE É PERSONALIDADE ?
3
PRINCÍPIOS COMUNS
CONCEITO DE PERSONALIDADE
PSICOLOGIA
Conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage ao meio.
DIREITO
A personalidade é um atributo da pessoa humana, o qual está a ela indissoluvelmente ligada.
atributo imposto pelo ordenamento jurídico 
compreende "o complexo valorativo intrínseco (intelectual e moral) e extrínseco (físico) do ente, alcançando a pessoa em si, ou integrada à sociedade
ROMA
PERSONALIDADE
restrita apenas àqueles que reunissem status , era considerada um privilégio. 
Exemplificando: o escravo, por não ser livre, não era considerado homem, era tido como um simples ser e, não sendo sujeito de direito, era equiparado à coisa ("res") e, da mesma maneira, eram tratados os homens que apresentassem alguma deformidade física, como também as mulheres.
Somente no final do século XIX é que os juristas alemães sistematizaram os direitos da personalidade.
Negrão , 2005.
DETERMINANTES DA PERSONALIDADE
PERSONALIDADE
TEORIAS INICIAIS
TEORIA DA PERSONALIDADE
organização cuidadosa do conjunto de conhecimentos sobre o comportamento, suficientemente compreensiva para abranger e predizer uma conduta humana ou parte dela.
 Conduta humana é complexa; estudiosos entendem a personalidade sob diferentes aspectos, tipo de comportamento enfocado e quanto a forma de estudá-lo.
Não existe uma teoria da personalidade, ou seja, uma teoria que abranja todos os aspectos do comportamento humano , mas existem muitas teorias cuja principal área de interesse se situa no domínio da personalidade.
MEDIDA DA PERSONALIDADE
ESCALA DE AVALIAÇÃO GRÁFICA
INVENTÁRIO FATORIAL DE PERSONALIDADE (IFP)
TESTE PROJETIVO DE RORSCHACH
Lâmina 1
TESTES SITUACIONAIS
 Fernando, Gerente Trainee, foi admitido e treinado pelo próprio Gerente Geral da loja, há aproximadamente dois meses. Certo dia recebeu uma cliente buscando a compra de um freezer. Após saber o preço e condições de pagamento, quase que imediatamente fechou a venda, deixando dois cheques como quitação (um para depósito imediato outro para 30 dias). A entrega ficou marcada para dali a dois dias úteis. Após a saída da cliente, Fernando entrou no sistema para fazer a reserva do produto. Resultado: não disponível. Também constatou que havia sido vendido por 30% do preço de venda, desconto este que traria prejuízo à empresa. Entrou em contato com a cliente, solicitando seu comparecimento na loja para resolver o problema. Fernando tentou dissuadi-la da compra, porém foi em vão. A cliente, por sua vez, alegou que denunciaria a empresa ao PROCON caso o freezer não fosse entregue no prazo previsto e nas condições acordadas.
Você, enquanto Gerente Geral de Fernando, qual procedimento tomaria considerando:
a. A decisão do cliente?
DESENVOLVIMENTO HUMANO
FATORES
DESENVOLVIMENTO HUMANO
ERIK ERIKSON 
Estruturas clínicas da personalidade
21
NEUROSE
reação exagerada em relação a uma experiência vivida (Reação Vivencial). 
uma maneira da pessoa SER e de reagir à vida.
A pessoa reage à vida através de reações vivenciais “não normais”; seja no sentido dessas reações serem desproporcionais, seja pelo fato de serem muito duradouras, seja pelo fato delas existirem mesmo que não exista uma causa vivencial aparente.
Essa maneira exagerada de reagir leva a pessoa neurótica a adotar uma serie de comportamentos (evita lugares, faz atitudes para alívio da ansiedade... etc).
O neurótico, tem plena consciência do seu problema e, muitas vezes, se sente impotente para modificá-lo.
 É uma enfermidade de natureza emocional, também ligada à personalidade do indivíduo e ao seu universo afetivo. 
Diante de determinadas situações, todos nós temos reações emocionais, mas o neurótico as expressa de uma forma exagerada; assim passam a temer os contextos que lhe desencadeiam nele estes sentimentos, deixam de realizar algumas atividades, fogem dos eventos sociais, tem uma incidência maior de depressão, preocupam-se mais com tudo e com todos, sofrendo sempre por antecedência. 
Normalmente a pessoa tem consciência do seu estado alterado, mas não consegue encontrar uma saída para este problema. 
As neuroses interferem e estão presentes também nos problemas de aprendizagem, no desenvolvimento da personalidade, no fracasso escolar, nos conflitos familiares e nas crises conjugais.
O mais comum é que a neurose tenha um curso crônico e, não tratada, pode até levar a algum grau de incapacidade social e/ou profissional.
PSICOSE
Estado mental que indica uma perda de contato com o real.
A pessoa que atravessa uma crise psicótica pode ter alucinações, delírios, mudanças comportamentais e pensamento confuso. 
Estes sintomas estão aliados a uma carência de visão crítica que leva o indivíduo a não reconhecer o caráter estranho de seu comportamento.
dificuldades nos relacionamentos sociais e em executar as tarefas cotidianas.
inícia quando a pessoa começa a se relacionar com objetos irreais, modificando suas atitudes, idéias e visões de mundo em função desse relacionamento.
A partir daí a realidade vai perdendo o significado, pode cismar com situações absurdas ou com pessoas que não existem, embora continue a viver no mundo real.
Os psicóticos agem de um modo bizarro, assumem posturas estranhas, vestem-se de uma forma excêntrica, têm alucinações, idéias falsas e arrebatadoras, confundem os acontecimentos. 
São quase sempre impulsivos e estão constantemente em risco, pois distorcem a realidade e agem baseados nesta percepção ilusória; eles não têm uma clara consciência de si mesmos e do ambiente em que se encontram. Os pensamentos sem coerência e carentes de um mínimo de organização refletem-se na fala do paciente.
PERVERSÃO
A perversão é uma estrutura psicopatológica caracterizada pelos desvios de objeto e finalidade.
A pessoa portadora de perversão sente-se atraída por aquilo que é pessoalmente ou socialmente proibido e inaceitável.
Pedofilia (atração por crianças); a bestialidade ou a zoofilia ( atração por animais); o sadismo (prazer obtido ao infligir dor ao parceiro) ;masoquismo (prazer em sofrer);
fetichismo(atração por parte específica do corpo do parceiro ou por algo que o represente).
SUBSTITUIÇÃO PARA PARAFILIAS
São caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situações incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
As características essenciais de uma parafilia consistem em fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes, em geral envolvendo:
objetos não-humanos;
sofrimento ou humilhação, próprios ou do parceiro, ou
crianças ou outras pessoas sem o seu consentimento
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
CONCEITO
Afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, o modo como ele vê o mundo, a maneira como expressa as emoções, o comportamento social.
Caracteriza um estilo pessoal de vida mal adaptado, inflexível e prejudicial a si próprio e/ou aos conviventes.
 A maneira mais clara como a classificação deste problema vem sendo tratada é através da subdivisão em tipos de personalidade patológica.
Por convenção, o diagnóstico só deve ser dado a adultos, ou no final da adolescência, pois a personalidade só está completa nessa época, na maioria das vezes. Os diagnósticos de distúrbios de conduta na adolescência e pré-adolescência são outros.
PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL
PERSONALIDADE BORDERLINE
OU LIMÍTROFE
PERSONALIDADE PARANÓIDE
PERSONALIDADE DEPENDENTE
PERSONALIDADE ESQUIZÓIDE
PERSONALIDADE ANSIOSA
PERSONALIDADE HISTRIÔNICA
PERSONALIDADE OBSESSIVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais