Buscar

60 questões ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS- SIMULADO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	
	
	
	
	Data: 25/08/2015 23:41:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403245968)
	Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (4) 
	
	O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de RH,
		
	
	Usaria uma linguagem única para comunicar, por e-mail, aos empregados da fábrica e do escritório, os motivos pelos quais estão sendo criados novos cargos. 
	
	Abriria um espaço no site da empresa para os empregados darem feedback sobre os programas da área de RH, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área. 
	
	Proporia entrevistas de seleção por e-mail para garantir que as respostas dos candidatos não fossem decodificadas de forma inadequada. 
	
	Usaria a rede informal de comunicação via e-mail para comunicar aspectos considerados importantes pela área de RH, uma vez que nessa rede as mensagens não se alteram.
	
	Faria pesquisas de satisfação por meio eletrônico, o que garante que as pessoas não interpretem as perguntas como ameaçadoras. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403218534)
	Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (4) 
	
	Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades. Em decorrência dessa constatação: 
		
	
	Uma organização, pública ou privada, deve terceirizar as atribuições e responsabilidades relativas à ARH para uma empresa especializada, se quiser obter o melhor deste setor, que é estratégico para qualquer organização.
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, não devem interferir no trabalho do pessoal da ARH;
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, também necessitam conhecer a ARH;
	
	O setor de ARH de uma empresa compõe-se de pessoas dos demais setores da empresa, em regime de revezamento;
	
	É preciso que os conhecimentos relativos à ARH fiquem concentrados junto ao pessoal que trabalha diretamente nesse setor;
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403082893)
	Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (4) 
	
	Um dos desafios da moderna administração de pessoal e de recursos humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
		
	
	a qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
	
	cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
	
	as organizações são legalmente obrigadas a garantir a qualidade de vida no trabalho para os funcionários e isso significa apenas mais gastos para a empresa.
	
	em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos.
	
	embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título "qualidade de vida no trabalho", nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403654140)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (1 de 4) 
	
	Pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. Para tal, ela desenvolve uma série de atividades na organização. Assinale a única alternativa que contempla as principais atividades da ARH, conforme visto em aula:
		
	
	A ARH tem seu foco na iniciação, execução e encerramento de processos.
	
	A ARH tem o foco na fusão e aquisição de novas empresas.
	
	A ARH atua com recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, manutenção, controle e desenvolvimento organizacional.
	
	A ARH direciona suas atividades para treinamento e aquisição de novas empresas.
	
	A ARH trabalha exclusivamente com recrutamento e seleção. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403219960)
	Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (4) 
	
	Sabe-se que a Administração remonta à antiguidade e que as organizações existem, visando gerar produtos e/ou prestar serviços que atendam às necessidades de seus clientes. Qual o objetivo que o Sistema de Administração de Recursos Humanos tem? 
		
	
	Contribuir para o aumento da produtividade e maior eficiência dos processos de trabalho. 
	
	Cuidar das políticas, práticas e tudo o mais que diga respeito às relações de trabalho, visando a atender às metas e objetivos pessoais e organizacionais. 
	
	Permitir que as normas da empresa sejam disseminadas com velocidade, pois os colaboradores não têm tempo a perder com os clientes. 
	
	Fazer com que os colaboradores estejam mais antenados com as práticas da empresa, evitando o improviso de procedimentos que geram ineficiências.
	
	Cuidar da sistematização das rotinas e fazer treinamento intensivo nos colaboradores, para que eles saibam o que estão fazendo. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403082920)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (1 de 4) 
	
	Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH? 
		
	
	Porque administrar recursos humanos requer uma formação específica em Psicologia. 
	
	Porque administrar recursos humanos é tão comum quanto fazê-lo em qualquer outra área. 
	
	Porque administrar recursos humanos depende apenas de alguns conhecimentos em Psicologia. 
	
	Porque administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional. 
	
	Porque administrar recursos humanos é mais ou menos parecido com as outras administrações. 
	
	
	
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A2_
	Matrícula: 
	Aluno(a): ANA
	Data: 25/08/2015 23:51:05 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403051793)
	Fórum de Dúvidas (23)       Saiba (4) 
	
	Administrar uma empresa requer muito mais do que as funções básicas de gerenciamento e gestão - planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações vindas dos clientes, da concorrência, bem como em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico, requerem habilidades humanas com alto grau de refinamento em todos os setores. A própria compreensão do comportamento individual e das equipes em situação de trabalho é relacionada a liderança e poder; estrutura e base de aprendizagem; percepção; atitude; processo de mudança; conflito; dimensionamento de trabalho e etc. Assinale a resposta correta para saber qual é o desafio da Gestão de Pessoas na relação entre pessoas e organizações quanto ao desenvolvimento do potencial competitivo individual e coletivo.
		
	
	A Gestão de Pessoas deve, por meio do processo de recrutamento e seleção, captar profissionais com maior experiência de mercado e aplicar maciçamente treinamentos para buscar o desenvolvimento esperado pela organização.
	
	A saída para as organizações é cada vez mais a automação de processos e setores na busca pela redução de investimentos relacionados com pessoal. Este cenário é resultado da globalização e do avanço tecnológico que, de maneira geral, estimulam a concorrência desenfreada. A ARH é forçada à recessão interna e a administrar equipes mais enxutas, com indivíduosmais preparados e multitarefas.
	
	A gestão de pessoas ou RH tem como desafio maior estabelecer critérios de avaliação de desempenho dos integrantes nas organizações. É unicamente de responsabilidade do RH a elaboração de planos e projetos para a motivação das pessoas, para que estas se comprometam com a estratégia competitiva das organizações.
	
	A ARH - Administração de Recursos Humanos tem como seu papel de liderança extrair da diversidade humana e da complexidade gerada pela globalização os benefícios para as organizações. Levar em conta a estrutura contingencial e considerar situações específicas para entender à relação de causa e efeito, bem como examinar variáveis tais como o ambiente de trabalho, a tecnologia, a personalidade e a cultura.
	
	É fato que a desmotivação das pessoas retarda o processo evolutivo e competitivo das organizações. A gestão de pessoas tem como desafio maior identificar os indivíduos que exercem suas funções com menor comprometimento e desenvolvê-los, se possível for.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403732340)
	Fórum de Dúvidas (6 de 23)       Saiba (4) 
	
	Das técnicas comumente aplicadas pela ARH na Gestão de Pessoas em uma organização, assinale abaixo a única opção que NÃO se refere ao ambiente INTERNO:
		
	
	Plano de Carreira
	
	Treinamento
	
	Higiene se Segurança
	
	Análise de Cargos
	
	Recrutamento e seleção
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403709692)
	Fórum de Dúvidas (7 de 23)       Saiba (1 de 4) 
	
	A avaliação da área de Recursos Humanos deve considerar as influências ambientais externas sobre os Processos de Gestão de Pessoas, como por exemplo:
		
	
	Estilo de liderança
	
	Condições sociais e culturais
	
	Natureza das tarefas
	
	Cultura organizacional
	
	Missão da empresa
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403082879)
	Fórum de Dúvidas (23)       Saiba (4) 
	
	O modelo de gestão é um fator que influencia os empregados e os resultados organizacionais. Assim, compreender a qualidade da gestão, suas características, suas necessidades, suas aspirações, bem como o impacto que os gestores exercem sobre os membros de suas equipes é indispensável ao profissional de Recursos Humanos. Por quê?
		
	
	O profissional de RH atua como consultor interno junto aos demais gestores da organização.
	
	O profissional de RH é quem toma todas as decisões realmente importantes nas organizações. 
	
	Dentro das organizações, somente os profissionais de RH entendem dos assuntos relacionados às pessoas. 
	
	O profissional de RH precisa ficar sabendo de tudo o que acontece na organização o tempo todo.
	
	Na realidade, o modelo de gestão de RH não é importante, devemos nos concentrar nos gestores de cada área. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403732336)
	Fórum de Dúvidas (6 de 23)       Saiba (4) 
	
	Das técnicas comumente aplicadas pela ARH na Gestão de Pessoas em uma organização, assinale abaixo a única opção que NÃO se refere ao ambiente EXTERNO:
		
	
	Recrutamento e seleção
	
	Legislação Trabalhista
	
	Pesquisa de mercado de RH
	
	Relações com sindicatos
	
	Treinamento e desenvolvimento
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403732295)
	Fórum de Dúvidas (6 de 23)       Saiba (4) 
	
	Na Gestão de Pessoas, existem técnicas aplicadas no ambiente interno e técnicas aplicadas no ambiente externo. É possível afirmar que são técnicas do ambiente INTERNO:
		
	
	Pesquisa de Mercado de RH e treinamento
	
	Higiene e segurança e recrutamento e seleção.
	
	Relações com sindicatos e legislação trabalhista
	
	Treinamento e Higiene e segurança
	
	Legislação trabalhista e treinamento
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A3_
	Matrícula: 
	Aluno(a): ANA LUCIA 
	Data: 26/08/2015 00:02:10 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403216617)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (2) 
	
	Diz-se que as pessoas são o maior patrimônio das organizações, trazendo para elas o que têm de melhor, na forma de ativos intangíveis. Entretanto, em uma concepção ainda sistêmica e até mesmo tradicional, a ARH conta com os diferentes subsistemas para gerir estas pessoas, dentre os quais podemos citar o Subsistema de Recrutamento e Seleção. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um Subsistema da ARH:
		
	
	Segurança e Medicina do Trabalho
	
	Administração Patrimonial
	
	Admnistração de Cargos e Salários
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403217623)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (2) 
	
	A Seleção de pessoas que preencherão vagas nos cargos do setor público deve atender a princípios, requisitos e legislação própria. Sobre esse tema, é correto que: 
		
	
	atenderá sempre ao caráter da regionalização, a fim de que os cargos sejam preenchidos de acordo com o município ou estado de residência dos candidatos selecionados;
	
	trata-se de um processo de integração, procurando prover a administração pública de funcionários bem alinhados com os valores de suas organizações; 
	
	deve ocorrer por meio de concurso público, a fim de criar uma fila que deverá ser atendida na medida em que as vagas vão sendo preenchidas; 
	
	é um processo de Recrutamento, a fim de atender aos requisitos do gestor de área, seja por meio do concurso público ou pela terceirização de serviços;
	
	é um processo de Recrutamento de pessoas que deverá atender aos critérios da meritocracia e da regionalização.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403733074)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (2) 
	
	A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Assim, conforme vimos em aula, podemos descrever a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos. Podemos dizer que faz parte do subsistema Provisão ( Ou seja, aquele relacionado ao Recrutamento e seleção), o seguinte objetivo:
		
	
	Manter um relacionamento de bom nível com sindicatos e representações de pessoal.
	
	Estabelecer critérios de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade para admissão, quanto às aptidões físicas e intelectuais, experiência e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organização.
	
	Propor critérios de remuneração direta dos participantes (avaliação de cargo e salário no mercado de trabalho).
	
	Realizar critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403247483)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (2) 
	
	O processo básico de administração de pessoal que inclui o recrutamento de pessoas é o processo de:
		
	
	agregar pessoas
	
	aplicar pessoas 
	
	desenvolver pessoas 
	
	fidelizar pessoas 
	
	recompensar pessoas 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403049958)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (2) 
	
	Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenatodescreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
		
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo. 
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento. 
	
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho. 
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças. 
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento. 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403148967)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (2) 
	
	APONTE QUAIS SÃO OS SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:
		
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MATERIAIS E INSTALAÇÕES; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; SEGURANÇA PATRIMONIAL.
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE METAS E RESULTADOS; PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	
	Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A4_
	Matrícula:
	Aluno(a): ANA LUCIA 
	Data: 26/08/2015 00:11:50 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403709661)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O recrutamento para uma organização pode ser realizado interna ou externamente. É uma desvantagem do recrutamento externo: 
		
	
	limitar as escolhas aos trabalhadores atuais da organização. 
	
	inibir a mudança e a inovação na organização. 
	
	ser um processo mais caro e demorado. 
	
	ter a possibilidade de gerar conflito interno e frustração. 
	
	contribuir para interação da empresa com o mercado de recursos humanos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403051733)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Qual dos processos abaixo integra a função recursos humanos na organização?
		
	
	Seleção 
	
	Produção 
	
	Financeiro 
	
	Marketing 
	
	Logística
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403607187)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A empresa ABC está fazendo a seleção entre 10 candidatos para um cargo gerencial que tem como requisitos as seguintes características: liderança, iniciativa, criatividade, comunicabilidade, capacidade de argumentação, capacidade de atuar sobre pressão e capacidade para lidar com situações de conflito. Qual a técnica que deve ser utilizada para avaliar esses requisitos?
		
	
	Entrevista com a psicóloga
	
	Redação tema livre
	
	Entrevistas com outros gestores
	
	Teste psicotécnico
	
	Dinâmica de grupo
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403290149)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Indicadores fazem parte do dia a dia dos que lidam com gestão de Recursos Humanos. O índice de rotatividade, nesse contexto, é importante para qual situação descrita abaixo?
		
	
	Medir a flutuação de pessoas dentro de um determinado período.
	
	Todas as opções listadas.
	
	Verificar o turnover de determinados setores da empresa.
	
	Evitar a perda de produtividade.
	
	Controlar os indicadores de RH.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403298799)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A rotatividade de pessoal gera custos para a organização. Estes podem ser de recrutamento, de seleção, de treinamento ou de desligamento. Assinale a alternativa que contém a descrição de um custo de desligamento:
		
	
	Aplicação de provas de conhecimento
	
	Avaliação psicológica
	
	Entrega de fardamento
	
	Pagamento de salários e quitação dos direito trabalhistas
	
	Programas de integração
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403300955)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO apresenta uma vantagem do Recrutamento Interno.
		
	
	Aproveita melhor o potencial humano da organização. 
	
	Mais econômico. 
	
	Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários. 
	
	Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos.
	
	Mais demorado. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	Retornar 
	Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A5_
	Matrícula: 
	Aluno(a): ANA LUCIA 
	Data: 26/08/2015 00:17:26 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403737109)
	Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba (0) 
	
	Como em qualquer ambiente social, na empresa coexistem os conflitos e as formas de cooperação. É necessário que a empresa identifique, reconheça e intervenha, buscando minimizar esses pontos de tensão que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho e, por conseguinte, os seus resultados operacionais e financeiros. Que tipo de integração justifica a afirmação acima? 
		
	
	Integração funcional. 
	
	Integração parcial. 
	
	Integração de todos os colaboradores.
	
	Integração final. 
	
	Integração social. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403737107)
	Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba (0) 
	
	Quais os itens abaixo que justificam uma integração funcional? I - Vendas briga com a Produção, porque os vendedores venderam e a produção não produziu. II - Produção briga com a área de Compras porque ficou sem a matéria-prima que precisava para produzir. III - Vendas briga com Finanças porque esse setor cortou o crédito de alguns clientes para os quais a equipe de vendas poderia vender ou vendeu. 
		
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa III está correta. 
	
	Apenas a alternativa I está correta. 
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403611295)
	Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba (0) 
	
	Finalizado o processo de recrutamento e seleção, os novos funcionários devemse adaptar à empresa para estarem em linha e apresentar bons resultados. Sendo assim, a importância do processo de socialização dos novos colaboradores está em: 
		
	
	ajudar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele.
	
	É a maneira que a organização utiliza para dar boas-vindas ao novos colaboradores e promover a integração destes com os colaboradores mais antigos. 
	
	fornecer às pessoas que trabalham na empresa informações sobre os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade da empresa.
	
	É um encontro entre os colaboradores novos e antigos da organização, visando a uma apresentação formal e também marcar o início das atividades dos novos colaboradores
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403054736)
	Fórum de Dúvidas (5 de 8)       Saiba (0) 
	
	O Programa de Integração para funcionário significa:
		
	
	apressar sua promoção. 
	
	fornecer-lhe informações sobre o cargo, a área de trabalho e a empresa. 
	
	aumentar seu salário. 
	
	avaliar seu desempenho.
	
	dar-lhe treinamento operacional.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403271273)
	Fórum de Dúvidas (5 de 8)       Saiba (0) 
	
	Sobre a atuação do RH na integração social das pessoas nas Organizações, temos as seguintes afirmativas: I - saber dos fatos relevantes da empresa, tomar parte das coisas que afetam o seu setor de trabalho e poder participar das decisões fazem parte das motivações dos trabalhadores. II - a fim de minimizar os conflitos funcionais existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da organização. III - o RH deve trabalhar no sentido de que cada setor cuide dos seus próprios interesses e objetivos, sem a preocupação de que os outros setores estejam atingindo as metas determinadas. Observando as alternativas anteriores, responda: 
		
	
	b) apenas a alternativa III está correta.
	
	e) as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	a) apenas a alternativa II está correta.
	
	d) as alternativas II e III estão corretas.
	
	c) as alternativas I e II estão corretas.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403737108)
	Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba (0) 
	
	É importante que cada setor reconheça os papéis dos outros setores da empresa. É igualmente importante que cada setor saiba o que os demais estão fazendo. É importante que cada setor conheça também os resultados financeiros e operacionais da empresa. Que tipo de integração justifica a afirmação acima? 
		
	
	Integração de todos os colaboradores. 
	
	Integração funcional. 
	
	Integração social . 
	
	Integração final.
	
	Integração parcial. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	Retornar 
	
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A6
	Matrícula: 
	Aluno(a): ANA LUCIA 
	Data: 19/10/2015 15:19:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403052035)
	Fórum de Dúvidas (3 de 15)       Saiba (1) 
	
	Os gestores de uma Universidade Corporativa devem analisar constatemente as necessidades conjunturais e suas demandas específicas de aprendizado PORQUE É preciso priorizar as ações de treinamento de acordo com o grau de impacto/necessidade da empresa. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: 
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas. 
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403052025)
	Fórum de Dúvidas (3 de 15)       Saiba (1) 
	
	O rodízio de funções, também conhecido como job rotation, é um metodo de treinamento cada vez mais utilizado pelas empresas, permitindo ao treinando: 
		
	
	Aprimorar atitudes nas relações interpessoais, eliminar inibições e desenvolver a sensibilidade.
	
	Desenvolver uma visão sistêmica da empresa, por meio do estágio realizado em diversas áreas.
	
	Desenvolver a criatividade para a produção de ideias usadas na solução de problemas rotineiros. 
	
	Desenvolver o autoaprendizado, superando as barreiras de tempo e distância.
	
	Desenvolver habilidades por meio da realização do trabalho com acompanhamento de alguém mais experiente.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403148981)
	Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba (1) 
	
	ASSINALE UMA MANEIRA DE DETECTAR AS CARÊNCIAS DE COMPETÊNCIAS
		
	
	RESULTADOS DA PRODUÇÃO DE EMPRESAS DE OUTROS SEGMENTOS
	
	DETALHAMENTOS IMPRECISOS DE PRODUTOS E/OU SERVIÇOS DE OUTRAS EMPRESAS
	
	RESULTADOS DA PRODUÇÃO (VOLUMES, DEFEITOS) DA EMPRESA
	
	INFORMAÇÕES FRAGMENTADAS E DEFICIENTES EXISTENTES EM OUTRA ORGANIZAÇÃO
	
	CONJUNTO DE INFORMAÇÕES INCONSISTENTES EXISTENTES EM OUTRAS EMPRESAS
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403148988)
	Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba (1) 
	
	QUANDO NOS REFERIMOS A PLANEJAMENTO, ESTAMOS FALANDO DE:
		
	
	UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES A EXECUTAR
	
	UMA LITERATURA SOBRE PROPRIEDADES
	
	INTERFERÊNCIAS AMBIENTAIS
	
	FINALIZAÇÃO DE UM PROJETO INADEQUADO
	
	MANUTENÇÃO DE PROGRAMAS INCOMPATÍVEIS
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403148984)
	Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba (1) 
	
	Assinale, a seguir, um item que podemos considerar como um dos fatores determinantes de sucesso de um programa de Treinamento
		
	
	A quantidade de empresas estabelecidas na região
	
	A ausência de informações de boa qualidade
	
	A distância das residências dos empregados
	
	O perfil dos treinandos
	
	A quantidade de mobiliário existente na organização
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403120185)
	Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba (1) 
	
	Segundo I. Chiavenato, o levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Nesse aspecto, os principais meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento incluem
		
	
	reuniões e discussões isoladas
	
	Não é necessario envolver os supervisores e gerentes.
	
	Não é necessario relatórios periódicos da empresa . 
	
	avaliações do desempenho dos trabalhadores.
	
	percepções de grupo dos trabalhadores
	
	Gabarito Comentado
	
	
	Retornar 
	Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A7
	Matrícula
	Aluno(a): ANA LUCIA 
	Data: 19/10/2015 16:18:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403220140)
	Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba (0) 
	
	Assinale abaixo a afirmativa correta sobre uma característica das Relações Trabalhistas e Sindicais:
		
	
	A categoria profissional é aquela que representa osempregadores.
	
	A única função do sindicato é negociar com as empresas as melhores condições de trabalho para os empregados
	
	A categoria econômica é aquela que representa os trabalhadores.
	
	A finalidade principal dos sindicatos é defender os interesses individuais
	
	Relações trabalhistas estabelecem as relações coletivas entre os empregados e os empregadores e de ambos com os sindicatos e com o Estado.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403613406)
	Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba (0) 
	
	Conforme abordado nas aulas, existem 04 estratégias de soluções dos problemas trabalhistas. Qual a mais usual?
		
	
	Negociação
	
	Arbitragem
	
	Judicial e Negociação
	
	Mediação e Negociação
	
	Mediação e arbitragem
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403712244)
	Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba (0) 
	
	Considerando que um dos fatores que influenciam os acordos coletivos de trabalho são as greves, assinale a alternativa que apresenta um fato que poderá prejudicar a consideração da greve como lícita.
		
	
	Greve deflagrada depois de frustrada a negociação coletiva.
	
	Inexistência de degradação do patrimônio e de abuso de autoridade.
	
	Ausência de uma comissão nomeada, responsável para negociação, bem como de uma comunicação prévia do sujeito ativo da greve.
	
	Sujeito ativo da greve representado por um sindicato, uma federação ou uma confederação.
	
	Impossibilidade da submissão do conflito coletivo à arbitragem.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403052978)
	Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba (0) 
	
	Em época de reajuste de salários é comum o debate entre patrões e empregados, o qual é, muitas vezes, intermediado pelo sindicato. Quando o processo de negociação começa a apresentar dificuldades para a realização de um ¿acordo¿ entre as partes, o gestor de relações trabalhistas deve colocar em prática um novo plano de ação, visando prevenir a possibilidade de uma greve. Como é denominado esse tipo de plano?
		
	
	Plano B
	
	Plano de Contingência 
	
	Plano de Acordos
	
	Plano de Greve
	
	Plano Salarial
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403613390)
	Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba (0) 
	
	Em relação ao Sindicalismo é correto afirmar:
		
	
	É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas sociais, políticas e econômicas, frente à classe patronal.
	
	É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas de prevenção e soluções dos problemas trabalhistas frente à classe patronal.
	
	É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas de prevenção sociais, politicas e econômicas frente à classe patronal.
	
	É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas somente sociais e econômicas frente à classe patronal.
	
	É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas sociais e políticas frente à classe patronal.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403054744)
	Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba (0) 
	
	O papel do sindicato é:
		
	
	fazer greves. 
	
	planos de benefícios. 
	
	garantir os direitos dos trabalhadores. 
	
	aumento de salário. 
	
	rever os encargos sociais. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	Retornar 
	
Parte inferior do formulário
 Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A8_
	Matrícula: 
	Aluno(a): ANA LUCIA 
	Data: 19/10/2015 16:25:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403733345)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Sabemos que a administração de cargos e salários possui uma série de objetivos, conforme vimos em nossas aulas. NÃO PODEMOS CONSIDERAR UM OBJETIVO da Administração de cargos e salários (assinale a única alternativa incorreta):
		
	
	Mobilizar ou comprometer os funcionários para que eles alcancem determinados resultados esperados pela empresa.
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados. 
	
	Recompensar os funcionários que apresentem desempenhos excepcionais. 
	
	Incentivar desempenhos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403607181)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Uma empresa para selecionar candidatos, precisa efetuar algumas análises como a exigência do cargo e as características dos candidatos. O que se avalia com relação às exigências do cargo?
		
	
	As condições físicas e emocionais de trabalho exigidas pelo cargo
	
	O valor da remuneração em relação ao mercado para averiguar se a empresa é competitiva
	
	A capacidade de trabalhar em equipe, ser cooperativo, buscar resultados e capacidade de inovação
	
	O horário, o local de trabalho, o uso de EPI¿s e outras questões inerentes ao cargo a ser ocupado
	
	As características que o cargo exige do profissional em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para um bom desempenho na função
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403733366)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O termo 'salário' aparece na legislação brasileira com diferentes significados.Muitos são, também, os sinônimos observados em diferentes profissões. Entre os militares, o termo análogo ao salário, chama-se (assinale a única opção correta):
		
	
	Participação nos lucros ou resultados 
	
	Honorários
	
	Bônus 
	
	Vencimentos 
	
	Soldo 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403733351)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Sabemos que a administração de cargos e salários possui uma série de objetivos, conforme vimos em nossas aulas. NÃO PODEMOS CONSIDERAR UM OBJETIVO da Administração de cargos e salários (assinale a única alternativa incorreta): 
		
	
	Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados. 
	
	Incentivar desempenhos.
	
	Identificar os empregados que precisam ser treinados
	
	Atrair candidatos aos empregos. 
	
	Reter os funcionários. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403310843)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Dentre as etapas de elaboração de um plano de cargos e salários, a etapa que corresponde ao conceito: "alocação dos cargos em suas respectivas classes salariais, em função da pontuação que cada cargo obteve na etapa de avaliação" é:
		
	
	estrutura salarial
	
	descricao de cargos
	
	diretrizes salariais
	
	avaliação de cargos
	
	classificacao de cargos
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403737115)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Assinale a alternativa referente aos objetivos específicos da administração de cargos e salários. I - Atrair candidatos aos empregos. II - Reter os funcionários. III - Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados. 
		
	
	Apenas a alternativa I está correta. 
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa III está correta. 
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Gabarito ComentadoRetornar 
	
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A9_
	Matrícula
	Aluno(a): ANA 
	Data: 19/10/2015 16:35:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403709679)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Um acidente do trabalho por ser causado por ato inseguro e condição insegura. Julgue os itens a seguir que se caracterizam como acidente de trabalho, exceto:
		
	
	O acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa; 
	
	Acidente ocorrido fora do local de trabalho e após o expediente em que você esteja fardado e com crachá de identificação da empresa
	
	O acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa; 
	
	Acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho; 
	
	É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403717716)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. As alternativas equiparam-se aos acidentes de trabalho, EXCETO: 
		
	
	Doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho). 
	
	O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho.
	
	Doença adquirida no exercício de atividade de lazer.
	
	O acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa. 
	
	O acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403713417)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Acidentes podem acontecer a todo momento, para isso devemos proteger os trabalhadores. Diante dessa afirmativa, podemos afirmar que: 
		
	
	Acidentes são sempre evitados mesmo sem o uso correto do EPI.
	
	Distribuir os EPIs ao trabalhador evita acidentes no trabalho.
	
	A chefia imediata não tem nada a ver com se o trabalhador está ou não usando o EPI adequadamente.
	
	Distribuir os EPIs ao trabalhador e conscientizá-lo da importância de seu uso, bem como acompanhar o mesmo, pode evitar acidentes.
	
	Basta distribuir os EPIs e explicar como se usa que o trabalhador irá utilizá-los.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403766811)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Dentre os riscos ambientais, encontramos os biológicos, físicos. químicos, ergonômicos e de acidentes. Marque a alternativa que se refere especificamente ao risco de acidentes:
		
	
	Temperatura
	
	Reações tóxicas
	
	Micro-organismos
	
	Organização do trabalho
	
	Máquinas e equipamentos sem proteção
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403607660)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	ATO INSEGURO Ééo comportamento do trabalhador contrário às normas de segurança, que coloca em risco a sua saúde ou a sua integridade física, ou as de terceiros. O próprio funcionário é quem causa o acidente de trabalho. Podemos considerar um Ato inseguro:
		
	
	desrespeito às normas de segurança.
	
	máquinas mal protegidas e mal mantidas.
	
	instalações inadequadas (construção improvisada, ventilação e iluminação inadequada, falta de limpeza, sanitários deficientes).
	
	horário excessivo de trabalho.
	
	ferramentas defeituosas.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403630576)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	4) São considerados como objetivos do PCMSO-Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional 
		
	
	D) Identificar situações de alcoolismo nas empresas
	
	B) Atuar preventivamente na saúde do Trabalhador
	
	A) Evitar doenças transmissíveis na organização na admissão de trabalhadores
	
	E) Fazer parte da composição de preço dos custos dos serviços ou produtos de uma organização. 
	
	C) Monitorar as ausências ao trabalho
	
	Gabarito Comentado
	
	
	Retornar 
	
Parte inferior do formulário
 Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
		  ADMIINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: GST0614_EX_A10_
	Matrícula: 
	Aluno(a): ANA 
	Data: 20/10/2015 19:23:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403777942)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Geralmente, as políticas de benefícios tendem a trazer vantagens tanto para a organização, quanto para seus colaboradores. O que certamente passa a ser uma mais valia para o desenvolvimento de todos nas organizações. Identifique a seguir, a alternativa que NÃO demonstra vantagens para os colaboradores. 
		
	
	Satisfação e segurança.
	
	Segurança e bem-estar.
	
	Bem-estar e satisfação.
	
	Satisfação e qualidade de vida.
	
	Segurança e hora extra.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403220146)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Existem diversas cláusulas que comumente são negociadas entre empregados e empregadores por intermédio de uma negociação coletiva entre os respectivos sindicatos. Assinale abaixo uma cláusula social (diferente da cláusula econômica):
		
	
	Melhoria de condições de trabalho
	
	Horas extras
	
	Aumento real de salário
	
	Bonificação por produtividade
	
	Criação de benefícios financeiros
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403082630)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Qual a aplicabilidade da prática de ofertar "Benefícios" aos trabalhadores da organização? Assinale a alternativa que melhor descreve esta prática.
		
	
	Melhorar a qualidade de vida no trabalho.
	
	Incentivar a crescente produtividade.
	
	Criar ou aprimorar as condições de bem-estar aos seus funcionários.
	
	O conjunto proposto das alternativas de resposta atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	Ampliar as possibilidades de retenção.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403082765)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quando uma empresa adota a prática de ofertar "Benefícios" aos seus trabalhadores, ela pretende estimular a produtividade e a qualidade nos seus resultados. Além disso, o que mais a empresa objetiva com esta prática? Assinale a alternativa correta. 
		
	
	O conjunto das alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão. 
	
	Melhorar a qualidade de vida no trabalho. 
	
	Aprimorar as condições de bem-estar dos seus funcionários.
	
	Contribuir para o sentimento de valorização do trabalhador.
	
	Ampliar as possibilidades de retenção. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403082770)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quando a Empresa decide dar um benefício por mera liberalidade, entende-se que foi uma decisão resultante de... Assinale a alternativa de resposta que melhor completa o enunciado desta questão. 
		
	
	... um cumprimento a uma ordem de um Juiz do Trabalho.
	
	... reivindicação do sindicato. 
	
	... um acordo coletivo.
	
	... um desejo da organização.
	
	... um atendimento a uma determinação legal. 
	
	Gabarito Comentado6a Questão (Ref.: 201403082638)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quando dizemos que um "Benefício" representa uma dádiva da Empresa, podemos dizer que é... Complete a frase assinalando a alternativa cuja resposta melhor se aplica a este contexto. 
		
	
	... o cumprimento de uma força de lei.
	
	... o atendimento a uma exigência legal.
	
	... mera liberalidade por parte da empresa.
	
	... o cumprimento de acordos sindicais existentes.
	
	... uma decisão orientada pelo jurídico para evitar reivindicações trabalhistas. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	
	
Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 
Parte inferior do formulário
 
 
Parte inferior do formulário
 
 
Parte inferior do formulário
 
 
Parte inferior do formulário
  
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário
 
 
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes