Buscar

Produção textual em Grupo Cosmatec

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

análise de caso – empreendedorismo e organização
PALMAS
2015
ACADEMICAS:
análise de caso – empreendedorismo e organização
 Trabalho requisitado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para as disciplinas: Gestão por Competências e do Conhecimento, Empreendedorismo, Planejamento de Carreira e Seminário V. Cujo objetivo se refere à obtenção de nota, conhecimento e contato com pesquisas aprofundando os conhecimento teóricos estudados nos 4° e 5° semestres. 
Professores Orientadores: Ana Céli Pavão
 Rinaldo J. B. Lima
 Marilucia Ricieri
 Edinei Suzuki
 
sUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04
1. SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA............................................04
2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA...........................................................................05
3. DESCRIÇÃO DE CARGOS NA EMPRESA .........................................................06
4. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO................................................07
5. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...........................................................................07
6. FORMA DE REMUNERAÇÃO PRATICADA PELA EMPRESA.............................08
6.1 BENEFÍCIOS OFERTADOS PELA ORGANIZAÇÃO..........................................08
6.2 ALINHAMENTO INTERNO SALARIAL................................................................09
7. PLANEJAMENTO DE CARREIRA.........................................................................09
8. SEGURANÇA DO TRABALHO..............................................................................10
9. LIDERANÇA PREDOMINANTE.............................................................................11
10. MUDANÇAS NA EMPRESA................................................................................11
11. SINDICATO E A EMPRESA................................................................................12
12.AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL........................................................12
13. CÓDIGO DE ÉTICA.............................................................................................13
14. GESTÃO POR COMPETÊNCIA .........................................................................14
14.1 GESTÃO POR CONHECIMENTO.....................................................................14
15. PROPOSTA DE INOVAÇÃO...............................................................................15
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................17
�
 
�
�
1. INTRODUÇÃO
 Relacionando essa produção em grupo com o caso do artigo individual a empresa de analise foi a Cosmotec, portadora do CNPJ 02464838000242, localizada em Guarulhos, São Paulo. Na rua Oiti, 71, Sala 2, Agua Rasa, SP, CEP 03347-000. A razão social do empreendimento é Cosmotec International Especialidades Cosmeticas Ltda, se trata de um empreendimento que atua no ramo de produtos químicos fracionados e também atua na área de cosméticos, priorizando a qualidade a empresa fabrica seus produtos com o que há de melhor no mercado usando a tecnologia e a inovação. 
 A empresa que se iniciou através de capital privado atua 28 anos no mercado, a data de sua fundação mais precisamente foi em abril de 1987, com isso vem conquistando cada vez a confiança dos seus clientes e abrindo espaço para conquista de novos. No início foi somente com produtos farmacêuticos com a marca Galena, mas logo depois o casal empreendedor começou a trabalhar com o ramo de cosméticos. Esse tempo de mercado trouxe para a organização vários êxitos tais como a conquista de grandes clientes nacionais e internacionais, alem disso conquistou em 2007 o título de está entre as 100 melhores empresas para se trabalhar, elegida pela Great Place to Work Institute, um dos mais respeitados institutos internacionais de pesquisa de ambientes empresariais, presente em 30 países, com sede nos EUA. 
 Os fundadores da organização são Marly e Luciano, o casal que possui um espírito empreendedor, contaram também com duas sócias: Luiza Takako Inada e Lu Hui Tzu. Os valores apresentados e praticados por eles e seus colaboradores são exemplares e sua política com o meio ambiente garantiu a eles o título acima citado. Entre os destaques de seus princípios estão: Honestidade e transparência nas relações com colaboradores, fornecedores e clientes; Inovar sempre; Espírito de equipe e respeito ao próximo, independentemente de cargos e posições; Agilidade e busca constante da excelência no atendimento aos clientes. Somado a isso ainda tem o compromisso com o meio ambiente de uma produção sustentável e segura para a população. A visão da instituição não se restringi somente ao próprio interesse, mas sim, ao da sociedade e do meio ambiente. 
�
2. DESENVOLVIMENTO
 Em todo empreendimento o investimento na gestão de pessoas é significativo, pois as empresas não se desenvolvem sozinhas, mas sim através de seus colaboradores. Por isso a produção textual será baseada em assuntos relevantes na gestão de pessoas da empresa de analise. Dessa forma, demonstrando na pratica aquilo que é praticado ou pelo menos deve ser praticado dentro de uma empresa; em relação aos modos de gestão por competência e conhecimento, empreendedorismo e planejamento de carreira. 
( DAVEL E VERGARA, 2001, p.31) As pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com os clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.
1. SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA
 A instituição não possui um setor especifico que trabalha na área de recursos humanos, a empresa não investe de forma significativa na gestão de pessoas. Os trabalhos que são cabíveis à equipe de Rh, os básicos como contratar, acertos e demissões são realizados pelo contador do empreendimento. As demais funções o próprio patrão, sem conhecimentos específicos, se encarrega de gerenciar, aplicando aos colaboradores a sua forma de gestão. E assim, com o apoio de funcionários que já trabalham a um período longo na empresa, o empresário forma a organização dentro do negócio. Mesmo sem investimento na área de gestão de pessoas, o empreendimento conta com um fundador que possui um espírito empreendedor, por isso a empresa se mantém a 16 anos no mercado e conquista cada vez mais clientes em sua área. 
 É certo que, não se deve dar pouca importância aos colaboradores que são fundamentais no desenvolvimento da empresa, por isso o investimento em recursos humanos para uma melhoria no trabalho e na sistematização é necessária. Pois através de uma boa gestão os funcionários da L´MARK terão onde recorrer sem constrangimentos e até mesmo o senhor Matias, dona da empresa, poderá�
obter melhores resultados para um crescimento sustentável e eficaz. Os benefícios de uma boa gestão são inumeráveis e entre eles está o lucro crescente da empresa, não apenas isso como também, uma maior elevação dentro do mercado,
através de uma empresa que tem fama de um bom lugar para trabalhar, com seus valores e missões bem claros e com a certeza de que são praticados, valorizando assim o profissional. 
 
2. ORGANOGRAMA DA EMPRESA
 
�
3. DESCRIÇÃO DE CARGOS NA EMPRESA
 
 O empreendimento L Mark conta com 40 colaboradores, que a cada dia cooperam para o crescimento da empresa. Um dos cargos de grande relevância é na área de vendas, os vendedores são responsáveis pela conquista diária de clientes e ainda sim precisam conseguir manter aqueles que já são aliados da empresa. Eles procuram clientes, apresentam toda a linha de produtos e ainda negociam, não apenas isso como também, precisam se manter em simpatia, amizade e bem informados, pois é isso que a função exige. Alem de analisar sugestões dos clientes para melhoria de produtos, atendimentos e negociações, também precisam estar atentos à concorrência, preferência e novidades. 
 Somado a esse, a empresa ainda conta com o cargo de promotores que possuem uma descrição ampla. A função destes é manter organizados os produtos de sua empresa, dentro da empresa do cliente; como a organização pertence ao ramo alimentício, às vendas são para mercados por isso a necessidade de alguém para sempre repor e organizar aquele produto. Esse trabalho é fundamental, pois quando bem executado as vendas aumentam e o lucro para a companhia também. Outro serviço de responsabilidade do promotor é acompanhar a rotatividade de mercadoria e preparar a melhor exposição de produtos no ponto de venda. Pois para a garantia das vendas além de ter as mercadorias expostas é importante chamar a atenção do cliente de forma prática e organizada. Além disso, é de cargo dele estar preparado para abordar e explicar ao seu público-alvo as características e benefícios dos produtos. Com todas essas responsabilidades, ele ainda percorre todas as lojas que são abastecidas com os produtos L Mark, deixando em cada uma, criatividade e bom trabalho.
 E formando a principal descrição, temos o gerente da firma, esse cargo é responsável por administrar todos os funcionários, ele avalia, promove e demite. Esse gerente é o proprietário do empreendimento, por isso além de suas funções como dono, de responder pela empresa, ele também mantém o andamento das outras funções, mesmo que não trabalhe ali diretamente com cada uma, mas avalia e interage com o resultado. Quando é preciso ele também é o responsável por chamar atenção de algum colaborador que agiu de forma incoerente no ambiente de trabalho�
4. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
 Como o estabelecimento não conta com uma equipe especifica de recursos humanos para tratar de contratações e seleções, esse trabalho é realizado pelo gerente e proprietário da empresa. o recrutamento de novos colaboradores geralmente é por indicação dos funcionários da empresa, assim quando chamada a pessoa tem um tempo de experiência para ser avaliada e dessa forma permanece ou não. O processo de seleção é da mesma forma, segundo a indicação e conforme o desempenho no dia a dia do trabalho. 
 A corporação não possui técnicas especificas para seleção de cargos operacionais, administrativos e gerenciais. Geralmente o funcionário se mantém no cargo em que entrou na empresa desde o inicio, se houver a necessidade de mudança, esta é feita por tentativa de avaliar o desempenho do trabalhador naquele cargo. Em relação a gerencia como já foi exposto, esse cargo é do próprio senhor Matias, proprietário do negócio. 
5. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
 Na avaliação dos colaboradores em relação à produtividade, a L Mark opera com o básico, apenas na observação do resultado da função que cada funcionário foi designado. Assim para aperfeiçoar essa tarefa seria cabível a empresa aderir a duas formas de avaliação que seriam: a feita pela equipe de trabalho e avaliação para cima. Pois como a empresa não possui cargos de chefia diversos a forma de avaliação deve ser bem escolhida e trabalhada, para que não apenas um ponto de vista seja levado em conta.
 Na primeira forma, cada equipe torna-se responsável pela avaliação do desempenho de seus participantes e define os objetivos e metas a alcançar, assim como a organização é dividida por setores, cada setor poderá ter com o gerente- proprietário, reuniões mensais ou bimestrais para discutirem essa produtividade e avaliação diária de todos os membros daquele departamento. A própria equipe de trabalho avalia o desempenho de cada um de seus membros e programas e toma com cada um as providências necessárias para sua melhoria de acordo com a necessidade do empreendimento e opinião também do cargo chefe ao avaliar todas�
as sugestões e reclamações propostas.
 A segunda forma que é a avaliação para cima, esta permite que a equipe avalie seu gestor, a forma pela qual ele proporciona os meios e recursos para a equipe alcançar os seus objetivos e como ele poderia aumentar a eficácia e eficiência da equipe visando melhorar os resultados. Pois como o gestor de toda a companhia é apenas um, se cada setor se reunir com ele e apresentar essa avaliação geral, ele poderá aprimorar sua gestão. Essa avaliação permite que o grupo negocie com o gestor, cobrando novas abordagens em termos de liderança, motivação e comunicação, o que torna as relações de trabalho mais livres e possivelmente mais eficazes.
6. FORMA DE REMUNERAÇÃO PRATICADA PELA EMPRESA
 A retribuição pelo serviço prestado que a organização oferece aos seus colabores é o método básico, ou seja, um salário mínimo, existe algumas exceções, como por exemplo, o setor de administração conta com funcionários que já estão a muitos anos na empresa, esses recebem um pouco a mais do salário mínimo, por conta de seu tempo na companhia e da eficiência do seu trabalho. Além disso, a firma aplica a remuneração por desempenho sobre meta, quando é estabelecido um alvo e a equipe atingi sua meta e conclui a tarefa com êxito, eles são recompensados financeiramente, porém essa remuneração só é aplicada para o setor de vendas, pois essas metas são aplicadas a eles. 
6.1 BENEFÍCIOS OFERTADOS PELA ORGANIZAÇÃO
 A instituição opera de forma superficial em relação a estratégias de gestão com pessoas, por isso não possui benefícios para os colaboradores, a única forma de benefício é a comissão que o setor de vendas recebe, os outros setores contam apenas com o salário padrão mesmo. O nível de satisfação dos colabores não é muito considerado pela organização, para o chefe o que importa é o serviço efetuado de forma coesa, para gerar lucros ao empreendimento.
�
6.2. ALINHAMENTO INTERNO SALARIAL
 O empreendimento não realiza pesquisas salariais do mercado para aplicar na forma de remuneração de seus funcionários, o patrão aplica o estabelecido pelas normas de trabalho, onde o colaborador deve ter um salário mínimo e carteira assinada. Dessa forma é que ele mantém seus colaboradores, ofertando o mínimo de que um trabalho tem que oferecer ao trabalhador. E em alguns casos como já foi citado, colabores que já estão a um longo período e desempenham um trabalho de confiança, a gratificação é um pouco acima do mínimo. 
7. PLANEJAMENTO DE CARREIRA
 A L Mark não possui um plano de carreira para seus colaboradores, a oportunidade de desenvolvimento é no próprio cargo para o qual a pessoa foi contratada, como por exemplo, um colaborador do setor de administração ele pode se desenvolver naquele trabalho para ganhar experiência e aprimorar seus conhecimentos, mas não contará com a expectativa de mudança de cargo ou promoções. Existe uma pequena exceção no setor de vendas, da seguinte forma, a empresa conta com vendedores e promotores, no caso de algum
vendedor deixar o seu cargo, o promotor assume a rota, dessa forma recebe uma promoção, pois é somente na área de vendas que tem a oportunidade de melhorar o salário, através das comissões.
�
8. SEGURANÇA DO TRABALHO
 A companhia não conta com um setor responsável pela segurança do trabalho, isso é uma falha, pois esse setor constitui um dos mais importantes em todo ramo. O número de acidentes e doenças diretamente relacionado ao ambiente de trabalho nos últimos anos tem sido alarmante, e cabe às empresas o investimento na segurança para que seus colabores possam trabalhar assegurados, assim evitando complicações para o funcionário e para a própria empresa. Relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que a falta de segurança no trabalho é responsável pela morte de cinco mil trabalhadores por dia no mundo, com base nisso o empreendimento precisa se prevenir e valorizar a vida e o trabalho de cada um. 
 O fator que muitas vezes impede os empresários de realizar o investimento nesse setor são os gastos, porém em comparação com o total que o empreendimento irá gastar com funcionário acidentado, esse valor é desprezado. Para ficar de olho na segurança de toda a equipe, a empresa deve contar com um quadro de segurança do trabalho composto por um time multidisciplinar com técnico de Segurança do Trabalho, engenheiro de Segurança do trabalho, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho, formando o Serviço Especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT). Os empregados devem formar também a comissão interna de prevenção de acidentes (Cipa), que tem como objetivo prevenir acidente e doenças decorrentes do trabalho, preservando a saúde e a vida do trabalhador. Como a L Mark não é uma empresa muito grande não seria necessário a contratação de tantos serviços, mas pelo menos o básico a empresa precisa ter.
 Esse setor também não é apenas uma escolha do empresário de ter ou não, a segurança do trabalho é definida por normas regulamentadoras e leis da associação brasileira de normas técnicas (ABT), que obrigam as empresas a se organizar. Cada segmento profissional possui suas próprias regras. O Brasil também segue as convenções internacionais da organização internacional do trabalho.
�
9. LIDERANÇA PREDOMINANTE
 
 O estilo de liderança da empresa é uma liderança carismática exercida pelo gerente-proprietário Senhor Matias. A característica dessa liderança é o tipo de pessoa que consolida uma liderança no grupo por estar sempre colocando um semblante de alegria e bom humor nos demais membros da equipe, na hora certa, no lugar certo, nas pessoas certas, e por deixar o ambiente mais leve. Todos, ou quase todos, na empresa têm apreço por ele. Este tipo de líder possui grande influência, mesmo que a empresa como um todo não perceba, mas ele traz um ambiente agradável que faz as pessoas trabalharem com mais entusiasmo e mais descontraídas, gerando assim resultados mais elevados. Ele também adentra seus funcionários nas decisões, pois em tudo que se vai decidir ele procura a opinião dos colaboradores, para assim decidir a melhor forma. De certa forma, essa liderança tem uma parcela pequena de característica do líder paternalista, uma vez que sua relação com os colaboradores é muito forte. 
10. MUDANÇAS NA EMPRESA
 As modificações que ocorreram na empresa no ultimo ano foi a informatização, com tabletes e computadores no setor de vendas. Assim com o sistema a empresa consegue manter uma maior organização e controle de suas vendas e produtos disponíveis. Essa mudança culminou em rapidez para o processo de vendas, pois o vendedor não precisa mais está ligando, perguntando e informando, tudo está no sistema e pode ser visto a qualquer momento. Auxiliou também os colaboradores evitando esquecimentos de entregas e pedidos. Assim o impacto foi positivo e também será lucrativo, pois facilitou o trabalho dos funcionários e organizou o controle da empresa.
�
11. SINDICATO E A EMPRESA
 O sindicato a qual a empresa está inserida é o Seceto (sindicato dos empregados no comércio no estado do Tocantins). O sindicato possui uma forma que interessa à empresa na sua convenção coletiva que é a convenção coletiva de trabalho trata-se de um acordo firmado entre o sindicato dos empregados com o sindicato dos patrões, visando regular os contratos individuais de trabalho, estabelecendo cláusulas convencionais que se aplicarão a estes contratos individuais, trazendo melhores condições de trabalho, aumentos salariais, etc. É uma espécie de negociação coletiva. Assim, a empresa vai aplicando e desenvolvendo melhores condições para seus colaboradores, pois como já foi abordado na produção textual, a empresa não possui ainda essa forma de valorização do colaborador em questões financeiras.
12. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
 
 
 A empresa não realiza nenhum tipo de ação de responsabilidade social. Por ser uma empresa do ramo alimentício, as ações sociais podem ser feitas por doações a instituições de caridade como orfanatos, asilos e casas voluntarias de recuperação. Assim o empreendimento coopera com a sociedade ajudando as pessoas menos favorecidas e que se encontra em necessidades. A organização pode fazer uma doação mensal, cada mês para um desses locais com variedade de seus produtos, assim além de ajudar ainda divulga sua variedade de produto.
�
13. CÓDIGO DE ÉTICA
 A empresa de análise não possui um código de ética específico, a observação dos colaboradores está no código de ética com o consumidor do PROCON. Mas somente isso é pouco, pois são os valores éticos que vão ser a imagem da empresa, por isso é importante toda companhia conter suas exigências de postura ética. 
 Nos últimos séculos o mundo está vivendo grandes mudanças e não se pode deixar de perceber que a principal delas é o comportamento das pessoas. De modo que nos leva a resgatar o quão necessário são as regras de comportamento para com o semelhante, por isso as organizações devem valorizar a importância da ética no meio profissional. O código de ética caracteriza a empresa, como são suas reações e convívio internos e externos. É a partir desse código que as missões, valores e projetos vão surgir e ser plenamente praticados nas organizações. 
 Segundo estudos a ética pode ser representada pela honestidade e integridade de conduta em todas as áreas de nossa vida, dai porque a importância de se estabelecer um padrão de conduta no âmbito corporativo, pois uma organização empresarial não tem vida própria; são seus empregados, colaboradores e dirigentes que dão vida à empresa e constroem a sua reputação e imagem, no âmbito interno e externo. Ser reconhecida como uma empresa ética significa que ela é repleta de virtudes, como a honestidade, a transparência e a integridade de conduta.
 Como o roteiro de ética expressa a vontade e a significância de cada cultura, as empresas precisam saber o que querem e o que esperam de seus servidores, não podem apenas aderir a um código já montado por outro empreendimento, como no caso da L Mark que segue o PROCON, está correto, mas somente isto não basta, precisa-se também do seu código interno, aquilo que é característico da própria empresa, algo particular.
�
14. GESTÃO POR COMPETÊNCIA 
 Não é aplicada na empresa a forma de gestão por competência, mas podemos considerar no cargo do gerente proprietário, o único gerente da empresa, competências individuais que o compõem com essa característica de líder. Segundo Resende (2004, p. 32): ´´Competências pessoais reúnem as aptidões, as habilidades, os comportamentos (posturas) manifestos, e ainda o domínio e a aplicação de conhecimentos. As aptidões possuem as características próprias de serem
o único grupo de requisitos pessoais, ou seja, com os quais nascemos. Desenvolvidas elas se transformam em habilidades´´. Nesse caso as competências individuais identificadas são habilidade de se comunicar e inovação. Em relação a primeira competência, o senhor Matias sabe conversar e motivar a equipe sempre realiza reuniões para expressar aos colaboradores o crescimento da empresa e discutir melhorias. Ele também é muito inovador, nessa reunião sempre aparece com novas idéias para a produção, característica fundamental para o negócio. 
14.1. GESTÃO POR CONHECIMENTO
 No mundo globalizado o que é valorizado é o conhecimento, por isso é tão importante o investimento nessa área dentro das organizações. Pois o empreendimento que valoriza o conhecimento ele pode até mesmo ditar novos caminhos para o seu ramo. A firma L Mark ainda não possui ações de valorização desse conhecimento ou compartilhamento do mesmo. 
 Para que a firma comece a desenvolver essa forma de valorização do conhecimento todos os setores devem ser envolvidos, pois como afirma Nonaka (2008, p.49) Nenhum departamento ou grupo de especialistas tem a responsabilidade exclusiva pela criação do conhecimento na empresa criadora de conhecimento. (..). Para começar a aplicação dessa gestão a empresa deve se atentar a intenção, que é criar uma conscientização que as metas são intenção de todos; autonomia, disponibilizar isso para que as pessoas tenham liberdade de criar e inovar e por fim redundância, promover um ambiente em que o conhecimento seja transmitido constantemente e as idéias sejam fortalecidas cada vez na mente dos colaboradores. 
 De inicio a empresa pode aplicar a socialização, que é um processo de�
compartilhamento de experiências, unindo setores para trabalharem em equipe, pois o alvo é comum. E assim seguir as etapas de conhecimento gradativamente, é relevante também investir na capacitação dos profissionais através de cursos e palestras.
15. PROPOSTA DE INOVAÇÃO
 
 O setor de recursos humanos é fundamental para o desenvolvimento da empresa, pois é o analista em Rh que identifica as necessidades de mudanças e adaptações dentro do negócio. Com isso pela análise da empresa L Mark, propomos a gestão de gerencias, onde a empresa estabelecerá um gerente para cada setor, este terá a responsabilidade de fazer com que sua equipe seja produtiva e alem disso aplicar as proposta de inclusão do conhecimento. Como a empresa conta com 40 funcionários e a tendência é aumentar ainda mais, as reuniões com o proprietário e esses colaboradores podem ser de difíceis comunicação por conta da quantidade pessoas. Com a adesão desse cargo de gerentes por setor, cada responsável fará reuniões mensais com seu grupo analisando as reclamações e sugestões, assim poderá passar para o chefe em reuniões bimestrais de gerentes. Dessa forma a gerencia não fica sobrecarregada apenas no senhor Matias, e o empreendimento ficará mais organizado.
 Somado à isso, a organização pode trabalhar com uma gestão de motivação através de promoções, como a empresa não tem como dar constantes promoções, podem fazer por alternância, colocando a cada semestre o funcionário destaque nessa posição de promovido e dá a esses algumas recompensas e oportunidades de gerenciar, opinar e participar das decisões da empresa diretamente com o dono, assim o proprietário irá descobrir novos talentos e espíritos empreendedores que podem auxiliar no sucesso da empresa. Além disso, o esforço para demonstrar melhor trabalho e competência será foco dentro do negócio.
 E por fim outra forma que trará favorecimento para a empresa e para os estudantes é abrir oportunidades para estagiários em administração, recursos humanos, contabilidade entre outros. Assim eles contribuirão para o rendimento da empresa, vão aprender a prática e a firma será bem vista socialmente. 
 
 �
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Toda fonte de conhecimento é riqueza para o ser humano, pois todas as transformações e comodidades da vida moderna vieram através do conhecimento. Para que as indústrias pudessem crescer e transpassar fronteiras, foi necessário se firmar, e isso elas conseguiram através do esforço de cada colaborador e da organização que tinham em seu trabalho, como componente dessa organização empresarial está a área de recursos humanos, que valoriza o trabalho e procura melhorar cada vez mais este. 
 À vista disso, percebe se o ponto de importância do setor de Rh desde o inicio da consolidação dos negócios, até mesmo sem saberem a definição e estudarem as melhores formas, empreendedores sempre aplicaram os conceitos dessa área e assim obtiveram sucesso. E para que esses conceitos não deixem de ser estudados e aplicados os trabalhos acadêmicos e artigos informativos são os precursores desse ensino., nisto está o valor dessa pesquisa diagnóstica realizada por um grupo de estudantes de recursos humanos, referente a uma empresa a qual um dos integrantes trabalha, com esse conhecimento é que os futuros analistas poderão mudar e melhorar a forma de gestão das empresas, sabendo aplicar cada conceito à realidade do empreendimento. 
 A empresa escolhida quase não possui investimentos em nossa área, por isso foi ideal para mostrar como podem ser aplicados os conceitos de recursos humanos referentes a gestão, empreendedorismo e planejamento de carreira, dentro dela, mesmo não sendo uma grande companhia. E assim esse estudo pode colaborar para a formação acadêmica e profissional dos futuros gestores de recursos humanos mostrando a forma como essas definições são aplicáveis e podem trazer benefícios incontáveis para a empresa e para os colaboradores. Fazendo do gestor um profissional qualificado, que é aquele que consegue atender às necessidades da companhia.
�
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Abrapp. GUIA PARA MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Artigo da comissão técnica nacional de recursos humanos sobre a gestão por competências .[online], acesso em 28/05/2015. http://fascemar.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Guia-para-Modelo-de-Avali%C3%A7%C3%A3o-de-Desempenho.pdf
Cosméticosbr Trading. COSMOTEC. Site de informações sobre a empresa Cosmotec, localização etc. [online], acesso em 25/05/2015. http://www.cosmeticosbr.com.br/trading/insumos/quim_fina/quim_fina.asp?id=73
Gestão do conhecimento e educação corporativa. NONAKA, Henry Tetsuji; SILVA, Mônica Maria; RAMPAZO, Adriana Vinholi
Marques, José Roberto. A IMPORTÂNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS. Produção textual informativa sobre a área de gestão em recursos humanos [online], acesso em 22/05/2015. http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Coluna_IBC/8856/a-importancia-da-gestao-de-pessoas-nas-empresas.html
Planejamento de carreiras. SILVA, Mônica Maria.
�
Sistema de Ensino Presencial Conectado
em recursos humanos
	Academicas: 
O CONTEXTO EMPRESARIAL
Universidade Norte do Paraná
Tocantins – 28/05/2015
Gerente / 
Proprietário
Produção
Serviços Gerais
Promotores e Entregadores
Vendedores
Administração
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes