Buscar

AV 1 Metodologia_Cientifica.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Leia atentamente a Resenha abaixo:
Jardim Secreto
De Johanna Basford
Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.
Minha opinião: acho importante dizer que eu sempre imprimi desenhos da internet para pintar quando adulta. Não pinto maravilhosamente bem, mas sempre apreciei essa arte, então já possuía lápis de cor, canetinhas, giz de cera [...] É isso pessoal, recomendo a todos a compra desse livro.  Disponível emhttps://fomedeleitura.wordpress.com/
O texto acima apresenta vários dos elementos que compõem uma resenha . Sendo assim, analise as proposições abaixo
I-A resenha é um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto para estabelecer comparação com outras obras da mesma área.
II-A resenha é um relato minucioso de uma obra um tipo de redação técnica.
III-A resenha é igual a um resumo pois ambas as técnicas necessitam de opinião e juízo de valor.
 
Estão corretas
Alternativas:
a)
I,II.
 Alternativa assinalada
b)
II, III.
c)
I- III
d)
I,II,III
2)
Você já percebeu, que muitas vezes antes de argumentarmos sobre algumas questões, preferimos, citar alguem, por exemplo, um estudioso, ou jornalista, ou professor que nos ajudem a fundamentar uma ideia. Pois bem, a atitude de citar as ideias de outros, comprova tanto em trabalhos academicos como no nosso dia-a-dia que estamos argumentando embasados em uma pesquisa anterior ou em uma investigação que envolve geralmente seriedade e comprometimento.Sabendo disso, podemos então apresentar as principais características científicas de uma citação, são elas:
Alternativas:
a)
Apresentar os objetivos, a metodologia e o estado da arte que se encontra o tema, ao mesmo tempo, conferir o que os outros já pensaram sobre o tema
b)
A citação tem como principal característica o argumento científico, apresentado pelos problemas da pesquisa e a justificativa dos autores que são as fontes primárias.
c)
Dar sustentação ao texto; apoiar a análise; situar o trabalho e o problema no contexto geral, obter credibilidade e sustentação dos argumentos.
 Alternativa assinalada
d)
Propiciar teoria científica aos trabalhos acadêmicos, sendo uma forma de copilaçao das ideias dos doutores e mestrandos que estudaram o mesmo objeto que o autor se propoe a estudar.
3)
LEIA ATENTAMENTE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E COLOQUE V(VERDADEIRO) F (FALSO):
I.Por levantamento bibliográfico podemos entender que é a atividade de busca dos trabalhos, sobre diversos formatos, assuntos, levando o pesquisador ao conhecimento sobre o estado da arte do tema a ser pesquisado.
 
II.Levantamento bibliográfico ou levantamento das fontes de informação sobre um assunto a ser pesquisado, consiste em um procedimento técnico.
 
III.Os levantamentos bibliográficos são constituídos em 5 fases, que são: observação, análise, interpretação, síntese e conclusão.
 
IV.Estudo das fontes de pesquisa e Estudo do assunto, são as mesmas coisas e consistem em delimitar o período de tempo a ser pesquisado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
F,F,V,V.
b)
V,V,F,F.
 Alternativa assinalada
c)
F,V, F,V
d)
V,F,V,F
4)
Veja como André Maurois, define a leitura: " A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." A leitura é muito importante não só para o indivíduo que lê, mas principalmente para o desenvolvimento de sua sociedade. Infelizmente, no Brasil, ainda a prática da leitura é confinada a obrigatoriedade nas escolas. E, a leitura escolar na maioria das vezes se distancia da realidade das experiências pessoais. Pensando sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da técnica de desenvolver resumos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Leitura e resumo são duas técnicas praticamente iguais porque refletem organização e classificação das coisas e depois da comparação dos elementos elas expressam o sentido ou seja a ideia geral da coisa estudada.
b)
Para iniciar um bom resumo é preciso, é claro, saber ler, não existe a possibilidade de se desenvolver um resumo sem uma leitura sobre o assunto.
c)
A relação que existe entre a leitura e o resumo é a mesma que existe entre o sal que caracteriza uma comida salgada, ou seja, uma coisa está na outra, ou são a mesma coisa.
d)
Uma boa leitura é um pré-requisito para a elaboração de um resumo, isto porque, o resumo exige do autor do trabalho, uma linguagem clara, concisa e direta, é uma apresentação concisa e seletiva de um texto.
 Alternativa assinalada
5)
Sabendo da importância do resumo para os trabalhos acadêmicos, assinale a alternativa abaixo que apresenta asprincipais funções de um resumo
Alternativas:
a)
Comunicar, informar recuperar informações, reter informaçoes.
 Alternativa assinalada
b)
Analisar, comparar e classificar elementos estudados e dar sua opinião
c)
Definir e interpretar a opinião de outros sobre determinados assuntos.
d)
Identificar os objetivos do trabalho acadêmico, comunicando por escrito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais