Buscar

Pele e Anexos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pele e Anexos
É o maior órgão do corpo, sendo este o que o recobre a sua superfície. Apresenta-se constituída por uma porção epitelial ectodérmica, a epiderme, e porção de origem conjuntiva mesodérmica, a derme. Abaixo e em continuidade com a derme, se encontra a hipoderme, que embora possua a mesma origem da derme, não faz parte da pele, porém tendo papel de suporte e união com os demais órgãos.
São várias as funções da pele, entre elas proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e atrito, além de colaborar para a regulação térmica do corpo. Suas glândulas sudoríparas participam da regulação da temperatura e eliminam substâncias.
Epiderme:
Constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, de origem ectodérmica. Apresenta três tipos de células: melanócitos, células de Langerhans e de Merkel. Os melanócitos produzem um pigmento chamado melanina.
A espessura e a estrutura da epiderme dependem do local estudado, sendo mais espessa e complexa na palma das mãos e dos pés (pele espessa).
Camada basal: constituída por células por células prismáticas ou cuboides, repousando sobre membrana basal que a separa das células da derme, sendo também chamada de camada germinativa, por possuir células tronco que atuam na renovação da epiderme. Contêm filamentos intermediários constituídos de queratina. À medida que a célula se diferencia e avança para a superfície, o número desses filamentos aumenta.
Camada espinhosa: constituída por células poligonais cuboides ou ligeiramente achatadas, de núcleo central com pequenas expansões citoplasmáticas. Essas expansões se aproximam e se unem por meio dos desmossomos, o que dá a célula um aspecto espinhoso. As tonofibrilas e os desmossomos têm importante papel na manutenção da coesão das células epidermais e na sua resistência ao atrito.
Camada granulosa: caracterizada pela presença de células poligonais achatadas, com núcleo central, em cujo citoplasma são observados grânulos grosseiros e basofílicos. Além disso, são produzidos grânulos envolvidos por membrana, de substância fosfolipídica associada a glicosaminoglicinas. São importantes para tornar a camada granulosa impermeável à água e a outras moléculas.
Camada lúcida: constituída por uma delgada camada de células achatadas, cujos núcleos e organelas citoplasmáticas foram digeridos por enzimas dos lisossomos. Ainda é possível ver desmossomos.
Camada córnea: com espessura muito variável sendo constituída por células mortas, sem núcleo e achatadas. Seu citoplasma é repleto por queratina.
Nas partes do corpo constituídas de pele fina, o epitélio é mais simples, frequentemente não apresentando camada granulosa e lúcida, e a córnea delgada.
A epiderme é responsável pela impermeabilidade da pele, o que dificulta a perda de água por evaporação.
Melanócitos: um dos fatores de influência na cor da pele. Geralmente os melanócitos sem encontram nas camadas basal e espinhosa da epiderme, de seu citoplasma partem prolongamentos que vão em direção à epiderme que penetram nas células basais e espinhosas, onde por essas reentrâncias distribuem os grãos de melanina. Os grãos de melanina se depositam no interior das células epiteliais, que ficam armazenados em posição supranuclear, assim oferecendo máxima proteção ao DNA contra os raios UV.
O escurecimento da pele por exposição à luz solar ocorre inicialmente devido ao escurecimento de parte da melanina preexistente e, numa segunda etapa, pela aceleração da síntese de melanina.
Células de Langerhans: são encontradas entre as células de toda a epiderme, porém sendo mais comum na camada espinhosa. As células de Langerhans são apresentadoras de antígenos e fazem parte do sistema imunitário, podendo processar e acumular na sua superfície os antígenos cutâneos, apresentando-os aos linfócitos.
Células de Merkel: existem em maior quantidade na pele espessa da palma das mãos e da planta dos pés. São tidas como mecano-receptores.
Derme:
É o tecido conjuntivo sobre o qual se apoia a epiderme. Sua superfície externa é irregular, observando-se saliências que acompanham as reentrâncias correspondentes da epiderme. A essas saliências deu-se o nome de papilas dérmicas, elas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele. São frequentes em zonas sujeitas a pressões ou atritos.
Divide-se em duas camadas:
Camada papilar: constituída por delgada camada de tecido conjuntivo frouxo. Deu-se esse nome por ser a camada que penetra nas papilar dérmicas.
Camada reticular: é uma camada mais espessa constituída de tecido conjuntivo desordenado.
Ambas as camadas possuem muitas fibras elásticas, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Também são encontradas na derme as seguintes estruturas derivadas da epiderme: pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas, e unhas.
Hipoderme:
Formada por tecido conjuntivo frouxo, que une de maneira pouco firme a derme aos órgãos subjacentes. Poderá ter uma camada variável de tecido adiposo que, quando desenvolvida, constitui o panículo adiposo. Como a gordura é bom isolante térmico, o panículo adiposo proporciona proteção contra o frio.
Pelos: crescem pela proliferação de células da raiz, que apresenta ciclos de multiplicação e repouso.
Cada pelo se origina de uma invaginação da epiderme, o folículo piloso, que, no pelo em fase de crescimento, se apresenta com uma dilatação terminal, o bulbo piloso, em cujo centro se observa uma papila dérmica. As células que recobrem esta papila dérmica formam a raiz do pelo, de onde emergem o eixo do pelo.
Glândulas:
Sebáceas: situam-se na derme e os seus ductos geralmente desembocam na porção terminal dos folículos pilosos. As glândulas sebáceas são alveolares, e geralmente vários alvéolos desembocam em um ducto curto.
Como na glândula sebácea a formação da secreção resulta na morte das células que a elaboram, diz-se que é uma glândula do tipo holócrina.
Sudoríparas: são encontradas em toda a pele, excetuando-se certas regiões, como a glande.
As células secretoras são piramidais, repousam sobre as mioepiteliais e formam uma camada unicelular.
As sudoríparas merócrinas tem o ducto desembocando na superfície da epiderme. São glândulas tubulosas simples, enoveladas.
As sudoríparas aprócrinas desembocam sempre num folículo piloso. Situam-se na hipoderme. A luz de sua parte secretora é muito dilatada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais