Buscar

Processador Neander-X (atividade estruturada)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Estruturada 
Diego Marchesi 
Estácio de Sá 
Analise e Desenvolvimento de Sistema – EAD 
Organização de Computadores 
Processador Neander-X
Características 
É um processador simples utilizado para fins acadêmicos, pelo fato dos processadores modernos serem mais complexos. No entanto, esses processadores modernos tem toda a base conceitual do Neander. 
O Neander possui o modo de endereçamento direto, que também é chamado de absoluto. Nesse modo, a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando. Nas instruções de desvio, esse endereço corresponde à posição de memória onde está a próxima instrução a ser executada
a)      Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?
 Utiliza 8 bits para representar uma instrução.
b)      Quantos bits são utilizados para representar um endereço?
 Utiliza 8 bits para representar um endereço.
c)       Como são representados os números inteiros negativos?
 Os números negativos são representados como Flag N (negativo) em complemento de 2. SE valer 1,o inteiro é negativo, se valer 0, o inteiro é positivo.
d)      Quantas instruções podem existir?
Em 8 bits podem ser representadas até 256 instruções. O Neander-X tem 10 instruções e uma 11º que representa “nenhuma operação”.
e)      Qual o tamanho máximo de memória endereçável?
256 posições (palavras de 8 bits) e apenas endereçamento direto
f)       Quais são os registradores disponíveis?
1 acumulador de 8 bits (AC), 1 apontador de programa de 8 bits (PC), 1 registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z), o REM, que é o registrador de endereços da memória e o RDM, que é o registrador de dados da memória.
g)      Qual o formato de uma instrução?
8 bits para opcode (código da operação) e os 8 bits seguintes para o operando. Há Instruções que ocupam apenas 1 byte (NOP,NOT) e instruções que usam 2 bytes (STA,LDA,ADD,OR,AND,JMP,JN,JZ).
Comparação do simulador Neanderwin e o simulador K&S.
Quanto às limitações analisadas nos simuladores existentes e o que se deseja que o sistema proposto atenda, verificou que as ferramentas apresentadas, Neander e K&S, simulam de uma forma correta o funcionamento do hardware (parte física) e a interação entre os dispositivos. O problema está na forma de como é apresentada a simulação e nas funcionalidades oferecidas, o simulador K&S é um simulador gráfico funciona de forma correta, mas possui duas deficiências significativas: em primeiro lugar a sua interface que se distancia um pouco da forma conceitual do hardware do computador. O modo como são apresentados os dispositivos apresenta pouca semelhança com o hardware. Outro aspecto importante é que os programas criados no K&S para execução não podem ser salvos, pois o software não disponibiliza essa funcionalidade. Analisando sob o foco didático é um aspecto crítico para sua utilização. Sobre o Neander pode-se compartilhar quanto à forma gráfica as mesmas considerações feitas ao K&S, sendo que o simulador Neander apresenta menos informações que o K&S quanto ao layout do hardware do computador. 
O diferencial do Neander é que pode-se salvar os programas inseridos no sistema para uma futura manipulação.
Referências
http://www.dcc.ufrj.br/~gabriel/neander.php

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais