Buscar

GESTÃO INDUSTRIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIDIS
Gestã
o industrial 
A IMPORTÂ
NCIA DA CONTABILIDADE E DO
 MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃ
O INDUSTRIAL 
2015
DIDIS
Gestão industrial 
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral para a disciplina de 
Contabilidade de Custo Industrial, Gestão de Custos, Estrutura das Demonstrações Contábeis
 e Seminário
 
 
Interdiciplinar
.
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
2.1 A Contabilidade na Atualidade e A Indústria.........................................................4
2.2 Contabilidade de Custos Industriais......................................................................5
2.3 O Mercado Financeiro...........................................................................................5
2.4 A Importância da Gestão de Custos na Industrias ...............................................6
CONCLUSÃO............................................................................................................7
REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um breve estudo sobre a importância da Contabilidade e do mercado financeiro para a Gestão Industrial e com o mercado cada vez mais competitivo fica cada vez mais necessário o uso de ferramentas que auxiliem o processo. 
A contabilidade de custo trouxe inovações no meio contábil, desta forma a busca pelo conhecimento dessas novas estruturas, assim o profissional da área contábil deve ater se as necessidades de uma capacitação constante à altura de seu publico a ser atendido.
A contabilidade até então aplicada no Brasil passa por uma grande transformação em suas demonstrações contábeis, sua forma de evidenciar suas informações, passam a obedecer às regras internacionais trazendo inovações para áreas como tributação e leis de um modo geral.
 
	
2. DESNVOLVIMENTO
 		Apesar das pequenas empresas utilizarem pouco, esta ferramenta de gestão empresarial, vê-se que o instrumento é aplicável em pequenas e grandes organizações, ou seja, sua aplicação independe do tamanho e do porte da empresa, desde que todas tenham ciência da sua meta maior que é ter lucro. Uma empresa pode como meta produzir com qualidade, ou oferecer um ótimo atendimento, e ter uma maior participação no mercado, isto torna a empresa competitiva, mais não garante sua lucratividade.
E é pensando em lucro que se vê a necessidade de um eficiente planejamento financeiro, que de um suporte para decisões de toda estrutura de capital da empresa, tanto para o presente como futuro. 
2.1. A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E NA INDÚSTRIA
	A Contabilidade na atualidade tem sofrido grandes mudanças, onde essas mudanças têm apresentado uma formula que é praticada internacionalmente, essa nova mudança busca uma melhor demonstração de todos os fatos envolvendo o ramo industrial assim ela é entendida como um instrumento fundamental para a administração, sendo reconhecida como uma importante ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores industriais e demais usuários. Com estas informações a contabilidade na atualidade pode contar com um aparato tecnológico, onde a informatização torna as demonstrações e lançamentos contábeis de forma rápida, trazendo um retorno em tempo real aos seus usuários, e desta forma torna-se uma ferramenta eficaz na forma de transmitir as informações necessárias para as decisões do gestor empresarial. .
2.2. CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS 
	É uma ferramenta na gestão financeira capaz de identificar a necessidade da empresa em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado tempo, é possível também visualizar o futuro da empresa por meio de previsões que esta depende da seriedade dos dados informados, não pode esquecer que por se tratar de previsões essas informações podem variar.
	
	Gerenciar estas necessidades de caixa nas organizações nos dias atuais é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas.
2.3. O MERCADO FINANCEIRO
	A decisão de investimento é, sem dúvida, uma das principais da área financeira. Nada mais é do que aplicar o capital em investimentos (ou projetos) que só vão dar lucro no futuro. Como esses lucros futuros não podem ser estimados com certeza, a decisão de investir sempre envolve risco. 
	Cabe ao administrador financeiro, juntamente com outras áreas da organização aprovar o projeto de sua implantação e determinar a melhor forma de financiar as operações da empresa, comparar o lucro desejado e o custo de capital de cada uma das opções de financiamento existentes no mercado – sem esquecer o risco de cada uma delas, para o alcance dos objetivos que é nesse caso o lucro.
2.4. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA 
	No dia a dia dos negócios o executivo financeiro está sempre assumindo riscos. Entender o nível de risco associado às nossas decisões e definir a compensação para uma alternativa mais arriscada é tarefa fundamental na administração financeira. O risco pode ser definido como a possibilidade de um prejuízo financeiro.
	Os riscos podem variar dependendo da situação, dependendo do que se quer investir e estes riscos podem ser: riscos de mercado, riscos político, riscos de taxas de juros, riscos de créditos, riscos de países e riscos de câmbio externo. Dentre os riscos citados os que mais chamam atenção é o risco de mercado que se trata de movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista. O risco de crédito é quando determinada empresa ou indivíduo consegue pagar o que lhe foi emprestado ou os juros desse valor.
. 
A relação entre ris e retorno é mais próxima quando se fala de investimentos. O investidor deverá ser capaz de avaliar os diferentes tipos de riscos associados a cada tipo de investimentos. Numa perspectiva de construção de uma carteira de investimentos, deverá começar por investir em ativos com menos risco, tipicamente fundos de investimentos, depósitos a prazo e obrigações. À medida que os riscos vão ficando superiores procura-se também um retorno superior: ações derivadas e futuras.
Apesar dos riscos e incertezas que são apresentados às decisões dos empreendedores, também estes são favorecidos pelos retornos proporcionados pela alternativa escolhida, sendo que ao adotar estratégias que decorram em elevados riscos ao empreendimento deve-se observar concomitantemente se o retorno proporcionado é compatível ou não com aquele.
CONCLUSÃO
	Este trabalho visou enriquecer o conhecimento da importância contábil e melhorar o processo decisório, gerando com isso uma vantagem competitiva para as empresas, tomando com base a contabilidade. Os fatos ocorridos na empresa se transformam em lançamentos contábeis, que, por sua vez, geram dados que poderão ser transformadas em informações gerenciais capazes de dar suporte as mais diversas decisões tomadas pelos administradores, seja a empresa do ramo industrial, comercial ou prestadora de serviços. A participação do gestor na elaboração e validação dos relatórios gerenciais e determinantes para o sucesso dos relatórios, os quais constituem parte integrante do processo decisório da empresa. Com isso tem-se a certeza que uma boa administração estaria acompanhada de bons profissionais que o rodeiam. Todos os conceitos aprendidos
nesta produção textual são de suma importância para o contador no exercício de sua função. Uma das principais vantagens do orçamento é fazer com que os administradores consigam atingir suas metas orçamentárias. O orçamento coloca assim o planejamento em primeiro lugar. Quando bem aplicado e executado, o orçamento é uma ótima ferramenta que possibilita os gestores a verificar as estratégias necessárias para atingi-la o planejamento. A realização do controle orçamentário devem abraçar os quatros pontes mais importantes das finanças que são a lucratividade, rentabilidade, liquidez e risco. Planejamento e orçamento são duas ferramentas interligadas e fundamentais para o sucesso das diretrizes e políticas que mantêm a empresa no mercado. Quando se possui o controle desse orçamente podem-se obter resultados positivos para a gestão e identificar problemas e erros fazendo com que os resultados obtidos com a realização das operações se aproxime o máximo possível dos resultados esperados, possibilitando alcançar as metas e objetivos traçados proporcionando os resultados esperados.
REFERÊNCIAS
www.thinkfn.com/wikibolsa/Gestão_financeira
www.administradores.com.br/.../conceitos-de-gestao-financeira
www.sebrae.com.br
www.sebraemais.com.br/.../administracao-financeira-facilita-a-tomada-de...decisão
www.maph.com.br/tematica/rotinasfinanceiras_areasdedecisoes.htm
www.cavalcanteassociados.com.br/utd/UpToDate074.pd
www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/.../Conceitos_Importantes.htm
www.administradores.com.br/...tipos-de-orcamentos-empresariais/67616/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A7amento
www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26708/000752275.pdf
http://sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/glaucia_01.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais