Buscar

TRABALHO DE GRUPO 1º E 2º PERÍODO FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
fernanda lima passos belarmino
PRODUÇÃO TEXTUAL:
C
OMO OS PROFESSORES
 RECONHECEM AS AÇÕES DE ENSINAR, APRENDER E AVALIAR NO CONTEXTO ESCOLAR.
CAMPO GRANDE- RJ
2015
FERNANDA LIMA PASSOS BELARMINO
PRODUÇÃO TEXTUAL: 
C
OMO OS PROFESSORES
 RECONHECEM AS AÇÕES DE ENSINAR, APRENDER E AVALIAR NO CONTEXTO ESCOLAR.
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia da Educação;
 
Políticas Publicas na Educação Básica, Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Teorias e Práticas do currículo; Prática pedagógica interdisciplinar: escola e sociedade. Seminário Interdisciplinar II
 Orientador: 
Prof.
 Regina Célia 
Adamuz
; Wilson Sanches; Lucy Mara Conceição; 
Mari
 Clair Moro Nascimento; Luciane Bianchini; 
Fabiane
 
Thaiz
 
Muzardo
CAMPO GRANDE- RJ
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	.3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................5
REFERENCIAS............................................................................................................6
1-INTRODUÇÃO
Esta produção textual foi realizada após entrevista com Alguns professores do Instituto de Educação Melo Moreira, localizado a rua Benedito kelly, 456 – bairro Nova Era, Nova Iguaçu-RJ. A produção textual tem como finalidade descrever a importância do ensino o comprometimento com a educação e a formação do professor nesse processo. 
 A finalidade deste trabalho consiste em identificar a perspectiva de um professor quanto à abordagem teórica que ele se utiliza em sala de aula . A pesquisa busca entender do ponto de vista, qual é o melhor método para se ensinar, qual seria então a abordagem dos professores entrevistados para fazer-se entender e desenvolver um bom trabalho a frente de seus alunos, saber se os espaços são adequados a realizar atividades lúdicas e desenvolver o aprendizado na educação infantil, ensino fundamental ou até mesmo no nível superior, dentro da sala de aula, bem como um espaço de amizade, respeito e convivência onde as crianças e os jovens possam se sentir confiantes e seguros. 
	A proposta do trabalho é apresentar através da pesquisa, além de observação da organização do espaço e do atendimento às crianças e adolescentes numa escola, as relações estabelecidas entre educando e educador, procurando entender como se dá a relação de desenvolvimento e a aprendizagem desses jovens dentro dessa unidade de ensino. 
	
2- DESENVOLVIMENTO 
	De acordo com a pesquisa realizada e os textos produzidos individualmente, refleti sobre a forma de associar a teoria a prática pedagógica escolar. E baseia no construtivismo piagetiano, na relação professor-aluno, sofrendo a influência de Jean Piaget e a sua psicologia cognitiva é um dos mais relevantes, acreditava-se que tudo ensinando a criança não podia ela mesmo descobrir ou inventar. PIAGET é uma das maiores fontes de inspiração para nós pedagogos.
	 Não existe nada mais gratificante do que ver o olhar curioso de uma criança em busca do saber, questionando o porquê de tudo, correndo atrás das respostas, a sede do conhecimento é algo espantoso, cada momento é mágico visto pela criança em constante desenvolvimento. 
	Para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, organização da sala de aula, tipos de atividade e, claro, o próprio jeito de avaliar a turma. 
 O professor deixa de ser aquele que passa as informações para virar quem, numa parceria com crianças e adolescentes, prepara todos para que elaborem seu conhecimento. Em vez de despejar conteúdos em frente à classe, ele agora pauta seu trabalho no jeito de fazer a garotada desenvolver formas de aplicar esse conhecimento no dia-a-dia. 
 Na prática, um exemplo de mudança é o seguinte: a média bimestral é enriquecida com os pareceres. Em lugar de apenas provas, o professor utiliza a observação diária e multidimensional e instrumentos variados, escolhidos de acordo com cada objetivo. 
 A avaliação formativa não tem como pressuposto a punição ou premiação. Ela prevê que os estudantes possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes. Por isso, o professor diversifica as formas de agrupamento da turma. Freud explica que antes de sermos humanos, somos animais, nossos instintos também gera desejos, se pensarmos assim chegaremos à conclusão que a melhor forma de conhecer nossas crianças é fundamental conhecer características especificas de cada fase através da psicologia cognitiva. Sempre estamos em constante desenvolvimento ou em constante aprendizado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
	Sem dúvidas a psicologia é à base da pedagogia. Quando nascemos trazemos em nossa existência uma natureza que nos faz lidar com o mundo somado ao que aprendemos e vivenciamos nos faz refletir a chegar à conclusão que tudo nos leva a experiência de vida do aprendizado do desenvolvimento como ser humano racional, pois, todos se desenvolvem passo a passo gradativamente em ritmo diferente. 
 	A pedagogia é a alma da escola e a psicologia é o pilar da educação. A formação acadêmica do professor é fundamental, pois ele tem que viver em constante atualização dos cursos de formação, fazendo oficinas entre outros para estar sempre bem informado para a aula não se tornar entediante. 
REFERÊNCIAS
 TEORIA DA APRENDIZAGEM DE PIAGET
www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/
AVALIAR PARA ENSINAR MELHOR
revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliar-ensinar-melhor-424538.shtm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes