Buscar

trabalho p responsabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução		
 Direito Empresarial e do Trabalho e Responsabilidade social 
Acidente de trabalho: conceito legal numa sociedade democrática, as leis existem para delimitar os direitos e os deveres dos cidadãos. Qualquer pessoa que sentir que seus direitos foram desrespeitados pode recorrer à Justiça para tentar obter reparação, por perdas e danos sofridos em consequencias de atos ou omissões de terceiros. As decisões da Justiça são tomadas com base nas leis em vigor. É bom que o trabalhador também tenha algum conhecimento sobre as leis que foram elaboradas para proteger seus direitos. Por isso, é importante saber o que a legislação entende por acidente de trabalho. Segundo a definição dada pelo Dec. Lei nº 2127 de Março de 1965
, acidente de trabalho é todo o que ocorre no tempo e no local de trabalho e que produza, direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte morte ou redução na capacidade de ganho do trabalhador. Ou seja, qualquer acidente que ocorrer com um trabalhador, estando ele a serviço de uma empresa, é considerado acidente do trabalho. O conjunto de elementos que temos à nossa volta, tais como as edificações, os equipamentos, os móveis, as condições de temperatura, de pressão, a humanidade do ar, a iluminação, a ordem, a limpeza e as próprias pessoas, constituem o nosso ambiente. Nos locais de trabalho, a combinação de alguns desses elementos gera produtos e serviços. A todo esse conjunto de elementos e ações denominamos condições ambientais.			
.Vamos falar apenas os riscos mais comuns, que podem estar presentes em qualquer tipo de ambiente de trabalho ou, predominantemente, na área da Mecânica.	
 Todos nós, ao desenvolvermos nossos trabalhos, gastamos uma certa quantidade de energia para produzir um determinado resultado. Quando as condições físicas do ambiente, como, por exemplo, o nível de ruído e a temperatura, são agradáveis, produzimos mais com menor esforço. Mas, quando essas condições fogem muito dos limites de tolerância, vem o cansaço, a queda de produção, a falta de motivação para o trabalho, as doenças profissionais e os acidentes do trabalho.assim a empresa perde,e o que fazer;o melhor caminho é que se evite o acidente . Com a redução dos acidentes poderão ser eliminados problemas que afetam o homem e a produção. Para que isso aconteça, é necessário que tanto os empresários (que têm por obrigação fornecer um local de trabalho com boas condições de segurança e higiene, maquinaria segura e equipamentos adequados) como os trabalhadores (aos quais cabe a responsabilidade de desempenhar o seu dever com menor perigo possível para si e para os companheiros) estejam comprometidos com uma mentalidade preventiva. Prevenir quer dizer ver antecipadamente; chegar antes do acidente; tomar todas as providências para que o acidente não tenha possibilidade de ocorrer. Para atingir essa mentalidade prevencionista é necessário saber ouvir, orientar e estar ciente de que prevenir é mais económico e sensato do que corrigir.
O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT;	 o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: (i) liberdade sindical  e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; (ii)eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (iii) abolição efetiva do trabalho infantil; (iv) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
Gestão de pessoas 
Adotando-se a política de Recrutamento e Seleção sendo ela bem planejada dentro de uma organização, faz determinar bons profissionais compondo um desenvolvimento e sucesso tanto em seus produtos quanto aos serviços prestados. A má seleção acarreta em comprometer a empresa com prejuízos economicamente. Antes de contratar o profissional, a empresa deve abranger com eficiência no ato do recrutamento as análises e testes de aptidão para ter certeza de que o profissional está realmente preparado para aquela função e exercer o cargo oferecido, buscando adequação e melhores competências aos cargos na eficácia da organização. Competência e habilidade determina o processo ganha-ganha da organização e também do colaborador se no ato do recrutamento for levado em conta suas competências, habilidades e valores capazes de atender tanto os clientes internamente quanto externamente para ambas as partes. 
O treinamento é um processo cíclico, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimização do trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais. Seu propósito é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos. Fazendo com que o treinando alcance determinado grau de eficiência exigido na realização das tarefas relacionadas ao seu cargo. O treinamento é de extrema importância para o desenvolvimento do colaborador e da organização, buscando continuamente a motivação dos colaboradores e proporcionando qualidade de vida, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, harmonioso, transparente, ético, e equilibrado.
 Alguns programas de treinamento tem por objetivo transmitir informações ao funcionário sobre a organização, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, produtos, serviços, clientes e concorrentes. Já outros estão concentrados em desenvolver as habilidades das pessoas e capacitá-las no seu trabalho. Há também aqueles que visam desenvolver conceitos e elevar o nível de abstração das pessoas para que elas possam pensar e agir em termos mais amplos. As organizações têm vivido conflitos diários em relação à satisfação e realização dos seus profissionais, pois há uma dificuldade muito grande em administrar pessoas, afinal de contas cada ser humano possui uma característica que o deixa mais flexível ou não para a tomada de decisão. Sabe-se que as mudanças estão ocorrendo velozmente e as informações mudam a todo o tempo em um mercado cada vez mais competitivo. É necessário preparar-se para elas, afinal é recomendado se estruturar de forma a aplicar e atingir os resultados almejados. Muitas vezes o diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado está nas pessoas que compõe a organização. 
A busca pela qualidade total antes voltada apenas para o aspecto organizacional, já volta sua atenção para a qualidade de vida no trabalho, buscando uma participação maior por parte dos funcionários; descentralização de decisões; ambiente físico seguro e confortável; oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal. Pode-se motivar o trabalhador, criando um ambiente de participação, de integração com superiores, com colegas de trabalho, partindo sempre da compreensão das necessidades dos empregados. A gerência ou o líder mais próximo tem a responsabilidade de criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem. Elas também precisam saber o que a administração espera que eles produzam e de que maneira. A gerência ou líder mais próximo precisa estar sempre demonstrando que as pessoas têm um papel importante na organização e que outras pessoas contam com elas. Somos conscientes de que o trabalho é vital para o ser humano, torná-lo mais participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar-lhes condições de trabalho adequadas, resultará no aumento da saúde mental e física dos trabalhadores. Assim, um programa de QVT deve atingir todos os níveis, direcionando esforços para a canalização da energia disponível para o comprometimento humano. A necessidade de tornar nossas empresas competitivas colocou-nos de frente com a busca pela qualidade, que deixou de ser um diferencial competitivo,
para se tornar condição de sobrevivência. Para tanto, é necessário canalizar esforços para o comprometimento humano, na busca da qualidade de vida.
Qualquer empresa que deseja crescer, se desenvolver, almejar resultados positivos e se tornar sustentável deve sempre acreditar que quem pode proporcionar essa sustentabilidade são as pessoas que participam da organização, pois são elas  que inovam, fazem com que as ações aconteçam e são as grandes responsáveis pelo sucesso de uma organização.
 
Muitos diretores e empresários afirmam que o ente de maior importância numa organização são colaboradores ou funcionários. Entretanto, algumas empresas não sobreviveriam e os funcionários não estariam trabalhando se não tiverem clientes, assim, deve-se entender que o ente de maior importância de uma empresa são os clientes. De nenhuma maneira essa afirmação tem o objetivo de menosprezar a importância dos recursos humanos nas empresas, mas somente estruturar uma ordenação para entender todos os benefícios que um programa de gestão de cargos, carreiras e salários pode proporcionar as organizações estão direcionados a vários setores e não só aos colaboradores.
E é por isso que algumas empresas tratam de programa, porque uma ferramenta desta natureza deve atingir de forma sistêmica todos os ambientes de trabalho das pessoas que atuam em empresas, isto é, quando se defini por implantar um PCCS (Programa de Cargos, Carreiras e Salários), automaticamente será realizada uma revisão de todos os processos organizacionais existentes, possibilitando corrigir possíveis retrabalhos, desvios ou incoerências em relação a atividades desenvolvidas na organização, proporcionando qualidade aos funcionários e clientes.
Além do que, através do PCCS é possível conhecer as funções de cada funcionário de maneira detalhada, seu esforço e capacidade intelectual e técnica, através de formulários e entrevistas, além de realizar uma Análise da Estrutura Organizacional e dos Processos.Sendo assim bom para todos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais