Buscar

Trabalho Grupo - 6 sem Adm Fin Orç MC e AC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

10
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração de empresas
E
MPRESA:
 TAUBATÉ
 
auto peças
TAUBATÉ - SP
2015
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR 
EM GRUPO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA; MERCADO DE CAPITAIS; ANÁLISE DE CUSTO; SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR VI
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, com requisitos das disciplinas: 
Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais, Análise de Custo, Seminário Interdisciplinar VI.
Orientadores: 
Regiane Brignoli, Alessandra Petrechi, Clévia Faria, Suzi Bueno Almeida.
Tutora
 
eletrônica:
 
Anelise Tirapelli
.
Tutor
 
de
 
sala: José Ricardo Nerone
.
TAUBATÉ - SP
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	03
2.EMPRESA	04
2.1 Identificação	04
2.2 Entrevista	04
2.3 Analise das informações coletadas	08
2.4 Identificação dos problemas	08
2.5 Possíveis soluções	08
5 CONCLUSÃO	09
6 REFERÊNCIAS	10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho desenvolveremos um diagnostico empresarial com foco na área de finanças. Serão formuladas questões as quais serão respondidas pelo dono da empresa ora estudada.
Buscaremos através destas respostas uma analise crítica, para assim contribuirmos na tomada de decisão financeira mais adequada, detectando os principais problemas.
EMPRESA
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
A empresa estudada está localizada nesta cidade, sendo uma empresa de pequeno porte do setor comercio atacadista e varejista de autopeças.
2.2ENTREVISTA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
A EMPRESA TRABALHA COM ORÇAMENTO DE CAIXA E PREVISÃO DE FLUTUAÇÕES?
Sim, a empresa tem controle do orçamento diário, semanal e mensal. E utiliza as previsões de flutuações para fazer promoções e descontos.
O ORÇAMENTO DE CAIXA É ELABORADO COM PREMISSAS CONSERVADORAS DE MODO QUE POSSA DAR MAIOR SEGURANÇA A EMPRESA?
O orçamento é feito através do método direto, mais simples, útil e apropriado para elaborar o orçamento de caixa para períodos curtos.
HÁ UM ACOMPANHAMENTO MENSAL E DIARIO DO FLUXO DE CAIXA PROJETADO?
Sim o acompanhamento do fluxo de caixa é feito diariamente, semanalmente e mensalmente para identificar e prever futuras oscilações de mercado.
A EMPRESA ELABORA ORÇAMENTOS REGULARMENTE, DENTRO DE UMA PERIODOCIDADE QUE SE TEM REVELADO ADEQUADOS?
Sim. A empresa tem datas periódicas que não foram reveladas, e que o empresário considera adequado.
O NIVEL DE DETALHES DO ORÇAMENTO É SUFICIENTE PARA ORIENTAR AS AÇÕES GERENCIAS, SEM QUE POSSA CONFUNDIR A VISÃO GLOBAL DOS RESULTADOS?
Sim. O orçamento é feito detalhadamente para não haver possíveis confusões na hora da analise dos resultados.
OS ORÇAMENTOS SÃO REVISADOS PERIODICAMENTE?
Sim. A empresa realiza revisão periodicamente seu orçamento, fluxo de caixa e suas metas alcançadas.
OS CUSTOS, AS DESPESAS E OS RESULTADOS VERIFICADOS EM PERIODOS ANTERIORES SERVEM DE PRIMEIRA BASE PARA O ORÇAMENTO?
A empresa se preocupa bastante com investimentos e despesas que tem validade não apenas imediata, mas que sirvam para a empresa a qualquer momento.
PARA QUE ESTA EMPRESA CONTINUE NO MERCADO A MESMA REALIZA QUAL ESTRATEGIA DE INVESTIMENTO?
Primeiro de tudo conhecer a fundo o segmento na qual esta inserido, frequentar eventos específicos, como feiras e workshops. Estar sempre atentos as novidades no mercado a tecnologias, diversidade da linha de produtos, qualidade dos produtos e atendimento ao cliente. Investir em propagandas.
EM QUAL MOMENTO FOI REALIZADO UMA ANALISE DE CUSTO DE OPORTUNIDADE?
O custo de oportunidade é utilizado para tudo que nós fazemos, e este custo deve ser conhecido e mensurado pelo empresário, pois muitas vezes as escolhas que se mostram melhores logo de cara, podem no final não serem realmente o que se propõem a ser. E, também, é importante a empresa buscar novos produtos e serviços que realmente representem algum diferencial, pois o cliente pode, através do preço relativo, escolher outro produto. Utilizamos sempre na empresa, desta forma, para a determinação de preços quanto para a revenda de determinado produto.
A EMPRESA UTILIZA PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS QUAL LINHA DE CREDITO?
A empresa utiliza do microcrédito Crescer Caixa, para investir em seus projetos, adquirir equipamentos, reformas ou ampliação do negocio. É uma linha de fácil acesso para pequenas e medias empresas.
ANÁLISE DE CUSTO
QUAIS SÃO OS CUSTOS DESTA EMPRESA? E QUAL O METODO USADO PARA APURAÇÃO?
Temos os custos com aquisição de produtos, luz, agua, salários, telefone, materiais de consumo, são apuradas através de um plano de negócios.
NA EMPRESA PESQUISADA CLASSIFIQUE: CUSTO, DESPESA, PERDA E DESEMBOLSO, CUSTO FIXO E VARIÁVEIS.
Custos variáveis: são aqueles utilizados para aquisição de produtos, e custos fixos: são todos os gastos que a empresa tem para sua operação, como agua, luz, aluguel, etc. despesas comerciais que variam conforme o volume de vendas. Desembolso são todos os pagamentos a vista de produtos e serviços utilizados para a empresa. Perdas são gastos involuntários não intencionais ocorridos dentro da empresa.
UMA BOA GESTÃO DE CUSTOS PERMITE A EMPRESA MANTER EM COMPETITIVIDADE?
Sim, com certeza para que a empresa se torne mais solida e competitiva é fundamental saber quando o negocio vai mal, mas isso é bem difícil exige muitos esforços e quebras paradigmas constantemente.
PARA ESTA EMPRESA QUAL O MELHOR METODO DE APURAÇÃO CUSTO A SEGUIR?
A empresa conta com um sistema informatizado que nos auxilia no momento de apuração de custos. O melhor método é custeio direto.
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
QUAL ATUAL SISTEMA FINANCEIRO USADO PARA ESTA EMPRESA NO ATUAL MERCADO?
Atualmente, a empresa utiliza o sistema financeiro bancário.
ESTA EMPRESA POSSUI INVESTIMENTO EM ATIVO DE RENDA FIXA OU VARIAVÉL? QUAL E PORQUÊ?
Não possui investimento em ativos de renda fixa ou variável.
COM BASE NA ANALISE FINANCEIRA ESTA EMPRESA CONSEGUIRIA REALIZAR UM INVESTIMENTO EM FUNDOS? COM O ORIENTARIA?
Analisando, ainda, a sua estrutura financeira, acreditamos que, no momento, não seria possível realizar um investimento em fundos. A orientação a ser dada seria, então, aguardar liquidação de dívidas existentes atualmente a curto e médio prazo para, após, estudar a realização deste tipo de investimento.
COMENTE SOBRE O CUSTO DO CAPITAL DESTA EMPRESA?
O capital total a disposição da empresa corresponde a soma do capital próprio “patrimônio liquido” com capital de terceiros sendo dividas ou obrigações da mesma, afetando sua lucratividade. O proprietário investe em recursos na empresa, o qual tem um retorno mínimo a título de remuneração do seu capital.
2.3 análise das informações coletadaS
Pelo que podemos avaliar, a empresa desenvolve as suas atividades de modo consciente, não havendo considerações a traçar em relação aos pontos aqui abordados.
O que percebemos, porém, é que, muito embora se trate de uma empresa de pequeno porte, é uma empresa cautelosa quanto aos processos financeiros e que presa pela excelência no atendimento. A empresa se destaca como uma das melhores empresas da cidade no mercado de reposição, sendo referencia na distribuição de peças automotivas com alta qualidade, com marcas de renome. Ressaltamos que, apesar da empresa ora pesquisada não se valer de investimentos ainda se sobressai sobre as concorrentes.
2.4 IDENTIFICAÇÕES DOS PROBLEMAS
Considerando a análise feita na etapa anterior, identificamos, que a empresa apesar de ter um capital de giro bom, a mesma não realiza investimentos nem em renda fixa nem em variável, o que pelo movimento do caixa seria totalmente possível tal aplicação, por ser uma empresa de autopeças com grande volume de vendas.
2.5 POSSIVEIS SOLUÇÕES
Ao identificarmos os problemas citados acima, podemos
sugerir algumas ações para melhor atender a esses problemas:
A empresa poderia fazer uma analise detalhada de mercado para encontrar um melhor investimento, que venha trazer lucro a curto ou em longo prazo.
Com o retorno deste investimento a empresa poderá realizar a expansão de novas lojas no Vale do Paraíba e região, com consequência o aumento de estoque e novos produtos para atender novas demandas.
CONCLUSÃO
Cumprimos neste trabalho todos objetivos propostos pelo tema.
Mesmo com todas as dificuldades econômicas atuais do Brasil, o crescimento e a permanência no mercado de muitas empresas estão baseadas em um início árduo das atividades empresariais, mesmo com a falta de recurso financeiro, os negócios são unidos pela força dos empreendedores em conquistar o seu espaço no mercado.
A empresa em questão tem uma organização e planejamento centrados para o sucesso, de acordo com a estratégia de planejamento formulada pelo empresário.
Concluímos que este trabalho foi de suma importância, pois tivemos a oportunidade de avaliar, pesquisar, tomar decisões e sobretudo inteirar-se a respeito dos temas deste semestre e compreender que antecipar os fatos futuros traz sucesso em qualquer tomada de decisão.
REFERÊNCIAS
VARIOS AUTORES, Contabilidade Geral: introdução a contabilidade societária e contabilidade gerencial. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2013.
BAZOLLI, THIAGO NUNES, Administração Financeira e Orçamentaria: São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
MANGANOTTI, KAREN HIRAMATS, Mercado de Capitais: Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2014.
CAMPOS FILHO, A. Demonstração dos Fluxos de Caixa: uma ferramenta
indispensável para administrar sua empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
CATELLI, A. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – Gecon. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MARTINS, Eliseu, Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2000.
PORTAL DO INVESTIDOR. Disponível em: <http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html>. Acesso em: 28 set. 2015.
ROCHA, R. de A. O. A decisão de financiamento empresarial: aspectos a ponderar. Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Campus Universitário da Cidade da Praia. Santiago, Cabo Verde, 2008.
ROGGERO, R.Uma leitura sobre o desenvolvimento do setor terciário no movimento contemporâneo do capital. 2003. Disponível em: <http://www.senac.br/informativo/BTS/243/boltec243a.htm>. Acesso em:29 out. 2015. 
SITE ADMINISTRADORES. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/busca/?cx=000518322702875048515%3Awu_nmiday3s&cof=FORID%3A11&ie=UTF-8&num=100&q=custo+de+capitais. Acesso em: 28 set. 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais