Buscar

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: GST0189_AV_201301010821 » GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2014 18:56:02 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 159906)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos indicadores mais utilizados mundialmente para controlar estoques é o giro dos estoques. Assinale a alternativa correta relacionada à definição do indicador GIRO DOS ESTOQUES:
	
	
	
	É decorrente de variações do mercado e comportamento da concorrência.
	
	Aumento ou redução dos níveis de estoques gera forte impacto nas finanças da empresa.
	 
	Corresponde ao número de vezes em que o estoque se renovou durante um determinado período (normalmente um ano).
	
	Empresas com foco na produção de bens de consumo devem manter estoques balanceados.
	
	Mede a percentagem de itens corretos em estoques, tanto em quantidade como em valor.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 47229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
	
	
	
	evidencia a necessidade de desenvolvimento conjunto (fornecedores e compradores) de novos produtos e o trabalho com fornecedores responsivos.
	 
	dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
	
	promove o trabalho do comprador junto aos seus principais fornecedores, concentrando-se na eliminação dos custos desnecessários de toda a cadeia e, dessa forma, os preços podem ser razoavelmente reduzidos.
	
	indica o uso de bancos de dados integrados e a orientação de fornecedores-chave.
	
	propõe uma redução do número de fornecedores do processo de compras.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 240902)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aumento da competitividade global trouxe consigo a grande desenvolvimento da tecnologia. Os processos enxutos e sem erros, os grandes estoques, as decisões que devem abranger inúmeras variáveis, não seriam possíveis sem o auxílio incondicional da Tecnologia da informação.
Assinale o item que indica uma influência FALSA da Tecnologia da Informação para a cadeia de suprimentos:
	
	
	
	Prover dados e informações com muita rapidez e precisão.
	
	Beneficiar o cliente através de informações sobre o status do pedido, disponibilidade de produtos, datas de entrega e faturas.
	
	Auxiliar na tomada de decisões gerenciais de extrema complexidade
	
	Auxiliar na integração de todos os processos da organização
	 
	Auxiliar no aumento de estoques totais, trazendo assim um grande benefício com o aumento dos custos associado ao aumento do nível de serviço
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 139183)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo DISTRIBUIÇÃO?
	
	
	
	Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição; -
	 
	Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente
	
	A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semi-acabadas entre instalações da empresa representam a responsabilidade operacional deste ciclo;
	
	É composta pela retirada de materiais do fornecedor, transporte do material até o local de sua utilização e a estocagem do produto liberado na indústria para o seu consumo.
	
	Fornece materiais e componentes fabricados externamente quando e onde necessários;
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 16235)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM
	
	
	
	As exigências de uma distribuição bem sucedida só serão plenamente satisfeitas através da cooperação no âmbito de todo o canal.
	
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar os materiais e produtos.
	
	A adaptação de serviços tradicionais às modernas exigências de prestação de serviços e de redução de custos fazem parte dos requisitos desta atividade.
	
	O seu objetivo básico é obter uma rotatividade máxima satisfazendo, ao mesmo tempo, os compromissos com o cliente.
	 
	Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 139212)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Embora a velocidade do serviço seja essencial, a maioria dos executivos da mais importância a regularidade. É a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos requisitos esperados de maneira constante. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
	
	
	 
	Consistência
	
	Velocidade
	
	Dispobilidade
	
	Confiabilidade
	
	Flexibilidade
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 575618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando estudamos sobre tecnologias de informação, aprendemos que existem alguns princípios básicos que precisam ser conhecidos e que existem nos sistemas de informação. Assinale a alternativa que contém dois desses princípios básicos:
	
	
	
	Disponibilidade e margem de lucro reduzida.
	
	Flexibilidade e custo de manutenção de equipamentos.
	
	Precisão e custo de manutenção de equipamentos.
	 
	Disponibilidade e precisão.
	
	Atualização em tempo hábil e margem de lucro reduzida.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 47356)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Em determinadas condições, a melhor política de gestão de estoques tanto pode ser reagir à demanda real na produção e na distribuição, numa perspectiva de puxar, quanto pode ser planejar a produção e a distribuição como uma função das previsões de vendas, na concepção de empurrar. Adotar uma ou outra destas alternativas ao longo da cadeia de suprimentos torna-se mais fácil na medida em que se conhece o ponto de desacoplamento da demanda. Explique o que vem a ser este conceito e qual o efeito de seu posicionamento ao longo da cadeia de suprimento.
	
	
	
Resposta: Seria calcular o verdadeiro ponto da demanda dos clientes, o que realmente deve ser produzido, a quantidade certa na hora certa, sem o cliente precisar pedir e sem fazer previsão, tentar adivinhar a quantidade que o cliente irá comprar. Este efeito para a cadeia de suprimento seria produzir sem excessos ou produzir menos do que deveria, auxiliando na eliminação de custos desnecessários em toda a cadeia.
	
Gabarito: O ponto de desacoplamento da demanda é definido como sendo o ponto até o qual a demanda real penetra numa seqüência de operações, em direção ao fornecedor inicial. Nestes pontos ocorre uma mudança no padrão de direcionamento dos fluxos. Se o ponto de desacoplamento da demanda está localizado próximo ao consumidor final, o planejamento total é necessário, pois não
restará outro recurso para as empresas ao longo da cadeia que não sejam as previsões de venda. Não obstante, se o ponto de desacoplamento da demanda está próximo ao fornecedor inicial da cadeia de suprimentos, uma estratégia de reação total é possível, pois todos os elos da cadeia compartilham a mesma informação acerca da demanda real na ponta do varejo.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 577010)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual das descrições abaixo está relacionada com os conceitos de Centros de Distribuição no sistema de CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO AVANÇADOS ?
	
	
	
	Um exemplo claro são os computadores com a montagem das estações de trabalho, formados por CPUs, monitores e teclados.
	 
	O fundamento básico é o roteamento dos produtos que vêm dos fornecedores para os consumidores sem estocagem.
	 
	O estoque é posicionado em vários elos de uma cadeia de suprimentos.
	
	As instalações neste caso não mantêm estoques.
	
	Seu gerenciamento é facilitado pois não são executadas atividades de estocagem e picking, que exigem grande nível de controle gerencial.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 158347)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Qual a definição da Logística considerando a etapa de desenvolvimento atual ?
	
	
	
Resposta: A definição seria a da Logística Integrada, uma visão geral de toda a cadeia de suprimentos, com todos os elementos interligados, que vai do fornecedor ao usuário final.
	
Gabarito: Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes