Buscar

Psicologia nas organizações Simulados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	
	Simulado: GST0574_SM_201301010821 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a):
	Matrícula:
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 19/09/2013 00:51:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301022977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CFP 2006, adapt.) Estudos do instituto Ethos demonstram que, nas maiores empresas do Brasil, as mulheres ocupam apenas 9% dos cargos de direção, conforme Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, Instituto Ethos, 2003. Este fato afeta a diversidade nas organizações, que, em alguns casos, tem sido promovida através de ações afirmativas. A diversidade, neste caso, corresponde à:
	
	
	 
	estratégias que visam à inclusão de indivíduos com desigualdades de oportunidades em função de características demográficas.
	
	desigualdade crescente em termos de modalidade de trabalho e remuneração por produtividade.
	
	insegurança gerada por organizações que não apresentam definição de carreira.
	
	adequação às normas e padrões previamente estabelecidos pela organização.
	
	organização dos processos de trabalho, quando a organização pleiteia a certificação ISO e precisa incluir diferentes métodos gerenciais
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301020465)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O primeiro laboratório de Psicologia com o objetivo de tentar entender o que podemos chamar de 'conteúdo mental', e a estrutura da mente, acreditando que essas estruturas poderiam ser analisadas em elementos ou partes, foi criado:
	
	
	 
	Nos EUA com John Watson.
	
	Na Inglaterra, com os psicológicos William James, John Dewey e James Cattel, os quais se interessaram pelas funções mentais.
	
	Nos EUA com Edward Thorndike, o qual formulou a Lei do Efeito.
	
	Na Europa, mais precisamente na Inglaterra, com Wertheimer, Köhler e Koffka.
	 
	Na Alemanha, Universidade de Leipzig, com Wilhelm Wundt, investigando principalmente os processos de percepção humana sobre as sensações recebidas do meio.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301020704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as transformações a respeito do enfoque do comportamento humano nas organizações, assinale a correta:
	
	
	
	Somente na Escola Contingencial passou-se a considerar o comportamento humano nas organizações
	
	Já se contempla o estudo do comportamento humano (motivação, liderança etc.) desde a Escola Clássica
	
	Na Escola de Relações Humanas descobriu-se que os trabalhadores respondem mais às mudanças nas condições ambientais do que à maneira como são tratados
	
	A Escola Clássica de Taylor é frequentemente elogiada pela humanização no trabalho
	 
	Até a Escola de Relações Humanas apenas o desempenho físico era considerado, ignorando-se os aspectos sociais e emocionais no trabalho
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301026427)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿De fato, o sucesso de uma organização complexa é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si por toda a hierarquia da empresa¿, Bowditch e Buono. Conforme os autores, podemos concluir sobre os pequenos grupos:
	
	
	
	Pequenos grupos são formados apenas quando os grandes grupos os excluem.
	
	A empresa deve impor um controle severo aos pequenos grupos em busca do resultado.
	 
	Que eles são vitais para o desempenho da organização maior.
	
	Independente da vontade da empresa os grupos buscam se agregar aos objetivos gerais.
	
	Os grupos pequenos estão sempre em conflito com os grandes.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301022981)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Algumas empresas, especialmente na área de Tecnologia, costumam selecionar os candidatos mais inteligentes. Bill Gates, por exemplo, acredita que ¿você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente¿. Outras empresas pensam diferente: selecionam os mais alegres, dispostos, cooperativos. Acreditam que a atitude e inteligência emocional é o que mais conta, pois se consegue ensinar coisas técnicas, mas ensinar atitudes é muito mais difícil. Discutindo tecnicamente estas duas estratégias de contratação, pode-se afirmar que, EXCETO:
	
	
	
	no segundo caso citado no enunciado, incorpora-se dimensões da inteligência emocional
	 
	selecionar prioritariamente por Quoeficiente de Inteligência (Q.I.) sempre será um erro
	 
	é necessária uma definição clara dos objetivos do cargo antes da decisão pelo método
	
	O Q.I. hoje em dia costuma ser complementado com os conceitos de inteligência emocional e inteligências múltiplas
	
	não há método correto, é preciso considerar o perfil e as necessidades do cargo
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301021341)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Psicologia é uma ciência de fundamental importância para a Administração e para o seu bom funcionamento, uma vez que as organizações são formadas de pessoas e para pessoas. O psicólogo organizacional atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de RH (ou gestão de pessoas). Com base na situação descrita, o que este profissional dentro da organização faz: I. Analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador. II. Sabe tudo sobre as pessoas e tem domínio sobre suas vidas. III. Norteia-se pelos preceitos da ciência e do código de ética da profissão. IV. Sua atuação profissional se restringe apenas às consultorias externas. V. Elabora, executa e avalia programas de treinamento e desenvolvimento técnico e comportamental.
	
	
	 
	I, III e V, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I e II apenas.
	 
	II e V, apenas.
	
	I, II, III e V, apenas.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301020486)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O laboratório de biotecnologia KrioTK apresentou resultados muito abaixo do esperado na última pesquisa de satisfação dos clientes. Diante disso, encarregou o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos, Dr. Onofre, de desenvolver um programa de treinamento, visando à melhoria do atendimento aos cliente. Com base na situação descrita, considere os seguintes objetivos de um programa de Treinamento e Desenvolvimento: I. proporcionar ao funcionário oportunidades para o contínuo desenvolvimento em seu cargo atual; II. utilizar instrumental adequado que permita a medição do desempenho do funcionário durante um dado período de tempo; III. mudar a atitude dos funcionários para criar um relacionamento interpessoal mais satisfatório e para aumentar o seu nível de envolvimento; IV. identificar os funcionários que necessitam de reciclagem e selecionar os empregados com condição de receberem promoção ou serem transferidos.
	
	
	
	I e II
	
	I e III.
	 
	II e III.
	
	III e IV
	 
	I e IV
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301021358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicologia Organizacional e do Trabalho, com seus mais de 100 anos de atuação, tem procurado se desenvolver e acompanhar as transformações do mundo social, do mundo do trabalho, das organizações e da própria Psicologia, mas tem enfrentado, principalmente, problemas éticos e políticos, que misturam e se interpenetram, impossibilitando, muitas vezes, o exercício pleno das atividades do psicólogo organizacional e do trabalho. (ENADE 2006) Esse exercício fica prejudicado pela:
	
	
	 
	Falta de reconhecimento das implicações políticas do papel do psicólogo organizacional e do trabalho, aceitação dessa tarefa e desenvolvimento de estratégias que levem em conta essa situação
	
	Falta de desenvolvimento técnico e de neutralidade científica na atuação do psicólogo organizacional e do trabalho.
	
	Utilização indiscriminada de pesquisa como instrumento de ação do psicólogo organizacional e do trabalho.
	
	Dificuldade em auxiliar
no aumento da produtividade das organizações através de suas ações sobre os funcionários.
	
	Tentativa inadequada de transformar o campo das estratégias e políticas organizacionais, antes exclusivas da cúpula diretiva, em uma área de análise e intervenção da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301069468)
	
	"O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18).
A partir da citação acima, dê três exemplos de ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade.
	
	
	
Sua Resposta: Atuação da psicologia na administração de conflitos; Aconselhamento sobre qual área o trabalhador irá se adaptar melhor; Programas de entrevistas para escolher o melhor perfil.
	
Compare com a sua resposta:
A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301069465)
	
	Uma redefinição do modo de encarar o trabalho e um aumento das atividades justificaram a mudança do termo Psicologia Industrial para Psicologia Organizacional.
1) A Psicologia da Indústria e a Psicologia Organizacional não se substituem, se complementam. Qual é a diferença básica entre elas? É possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia da Indústria? Em quais aspectos?
	
	
	
Sua Resposta: A psicologia da indústria era focada no todo e a psicologia organizacional cuida de todas as partes envolvidas na organização.
	
Compare com a sua resposta:
O aluno em sua resposta deverá indicar que:
 
A Psicologia Industrial foi a primeira nomenclatura utilizada para o estudo da psicologia dentro das organizações. Ela era fortemente influenciada por uma visão taylorista de alta produtividade, tendo como pressupostos a seleção, o treinamento, a avaliação de desempenho, ou seja, adequar o indivíduo ao cargo para ele atingir o máximo da produtividade.
Já a Psicologia Organizacional foi influenciada pelo movimento das relações humanas no trabalho e amplia o foco de estudo, pois valoriza o bem estar dos colaboradores dentro das organizações.
A Psicologia Organizacional ainda realiza trabalhos de seleção, treinamento. A produtividade ainda é uma preocupação em função do capitalismo.
	
	  PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	
	Simulado: GST0574_SM_201301010821 V.2 
	 Fechar
	Aluno(a):
	Matrícula
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 09/10/2013 16:04:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301022977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CFP 2006, adapt.) Estudos do instituto Ethos demonstram que, nas maiores empresas do Brasil, as mulheres ocupam apenas 9% dos cargos de direção, conforme Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, Instituto Ethos, 2003. Este fato afeta a diversidade nas organizações, que, em alguns casos, tem sido promovida através de ações afirmativas. A diversidade, neste caso, corresponde à:
	
	
	
	adequação às normas e padrões previamente estabelecidos pela organização.
	
	desigualdade crescente em termos de modalidade de trabalho e remuneração por produtividade.
	
	insegurança gerada por organizações que não apresentam definição de carreira.
	
	organização dos processos de trabalho, quando a organização pleiteia a certificação ISO e precisa incluir diferentes métodos gerenciais
	 
	estratégias que visam à inclusão de indivíduos com desigualdades de oportunidades em função de características demográficas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301022985)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(PROVÃO, adapt.) Segundo o quadro de habilidades gerenciais de Katz, uma situação na qual o diretor se envolve mais em atividades técnicas ou conceituais do que o esperado no seu nível gerencial, caracteriza:
	
	
	 
	o exercício limitado das funções do administrador.
	 
	a predominância da obtenção de resultados eficazes através de pessoas.
	
	uma maior ênfase ao elemento humano na organização.
	
	uma criteriosa alocação de recursos escassos.
	
	que os seus subordinados trabalham segundo as próprias potencialidades.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301020704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as transformações a respeito do enfoque do comportamento humano nas organizações, assinale a correta:
	
	
	
	A Escola Clássica de Taylor é frequentemente elogiada pela humanização no trabalho
	
	Na Escola de Relações Humanas descobriu-se que os trabalhadores respondem mais às mudanças nas condições ambientais do que à maneira como são tratados
	
	Somente na Escola Contingencial passou-se a considerar o comportamento humano nas organizações
	 
	Até a Escola de Relações Humanas apenas o desempenho físico era considerado, ignorando-se os aspectos sociais e emocionais no trabalho
	
	Já se contempla o estudo do comportamento humano (motivação, liderança etc.) desde a Escola Clássica
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301022177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A realidade da área de apoio à gestão de pessoas, na atualidade, revela o(a):
	
	
	 
	fortalecimento das atividades de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
	
	extinção das atividades e rotinas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
	
	redução da necessidade de desenvolvimento de novas metodologias de gestão organizacional.
	
	enfraquecimento das atividades de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
	
	aumento de escopo das rotinas trabalhistas e das atividades de cunho fortemente legal-trabalhista.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301020707)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pode-se mais corretamente falar sobre a personalidade que:
	
	
	
	o desenvolvimento psicológico é resultado exclusivo da ação dos fatores culturais
	
	a hereditariedade determina o desenvolvimento psicológico
	
	as relações familiares e sociais são os determinantes do desenvolvimento psicológico
	 
	de maneira geral, é resultado dos fatores ambientais e hereditários, moderados pelas condições situacionais.
	
	os componentes genéticos é que são os determinantes no desenvolvimento psicológico
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301022981)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas empresas, especialmente na área de Tecnologia, costumam selecionar os candidatos mais inteligentes. Bill Gates, por exemplo, acredita que ¿você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente¿. Outras empresas pensam diferente: selecionam os mais alegres, dispostos, cooperativos. Acreditam que a atitude e inteligência emocional é o que mais conta, pois se consegue ensinar coisas técnicas, mas ensinar atitudes é muito mais difícil. Discutindo tecnicamente estas duas estratégias de contratação, pode-se afirmar que, EXCETO:
	
	
	
	O Q.I. hoje em dia costuma ser complementado com os conceitos de inteligência emocional e inteligências múltiplas
	
	no segundo caso citado no enunciado, incorpora-se dimensões da inteligência emocional
	 
	selecionar prioritariamente por Quoeficiente de Inteligência (Q.I.) sempre será um erro
não há método correto, é preciso considerar o perfil e as necessidades do cargo
	
	é necessária uma definição clara dos objetivos do cargo antes da decisão pelo método
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301022972)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A competitividade e a globalização têm obrigado as empresas a gerenciarem sob uma perspectiva contingencial do comportamento humano, na qual:
	
	
	
	é fundamental a aplicação de análise quantitativa aos problemas e decisões administrativas.
	
	os administradores devem enfatizar o bem-estar, a motivação e a comunicação dos trabalhadores.
	 
	não existe uma “única melhor maneira” de administrar o comportamento humano, porque as circunstâncias variam.
	
	a estrutura organizacional deve eliminar a variabilidade de resultados para a definição do comportamento dos especialistas.
	 
	o sucesso organizacional é baseado na satisfação de necessidades econômicas e sociais do indivíduo e do grupo.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301021358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicologia Organizacional e do Trabalho, com seus mais de 100 anos de atuação, tem procurado se desenvolver e acompanhar as transformações do mundo social, do mundo do trabalho, das organizações e da própria Psicologia, mas tem enfrentado, principalmente, problemas éticos e políticos, que misturam e se interpenetram, impossibilitando, muitas vezes, o exercício pleno das atividades do psicólogo organizacional e do trabalho. (ENADE 2006) Esse exercício fica prejudicado pela:
	
	
	
	Utilização indiscriminada de pesquisa como instrumento de ação do psicólogo organizacional e do trabalho.
	
	Dificuldade em auxiliar no aumento da produtividade das organizações através de suas ações sobre os funcionários.
	
	Tentativa inadequada de transformar o campo das estratégias e políticas organizacionais, antes exclusivas da cúpula diretiva, em uma área de análise e intervenção da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
	 
	Falta de reconhecimento das implicações políticas do papel do psicólogo organizacional e do trabalho, aceitação dessa tarefa e desenvolvimento de estratégias que levem em conta essa situação
	
	Falta de desenvolvimento técnico e de neutralidade científica na atuação do psicólogo organizacional e do trabalho.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301069468)
	
	"O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18).
A partir da citação acima, dê três exemplos de ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade.
	
	
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta:
A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301069465)
	
	Uma redefinição do modo de encarar o trabalho e um aumento das atividades justificaram a mudança do termo Psicologia Industrial para Psicologia Organizacional.
1) A Psicologia da Indústria e a Psicologia Organizacional não se substituem, se complementam. Qual é a diferença básica entre elas? É possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia da Indústria? Em quais aspectos?
	
	
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta:
O aluno em sua resposta deverá indicar que:
 
A Psicologia Industrial foi a primeira nomenclatura utilizada para o estudo da psicologia dentro das organizações. Ela era fortemente influenciada por uma visão taylorista de alta produtividade, tendo como pressupostos a seleção, o treinamento, a avaliação de desempenho, ou seja, adequar o indivíduo ao cargo para ele atingir o máximo da produtividade.
Já a Psicologia Organizacional foi influenciada pelo movimento das relações humanas no trabalho e amplia o foco de estudo, pois valoriza o bem estar dos colaboradores dentro das organizações.
A Psicologia Organizacional ainda realiza trabalhos de seleção, treinamento. A produtividade ainda é uma preocupação em função do capitalismo.
	
	
	  PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	
	Simulado: GST0574_SM_201301010821 V.3 
	 Fechar
	Aluno(a):
	Matrícula:
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 10/10/2013 23:09:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301020465)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O primeiro laboratório de Psicologia com o objetivo de tentar entender o que podemos chamar de 'conteúdo mental', e a estrutura da mente, acreditando que essas estruturas poderiam ser analisadas em elementos ou partes, foi criado:
	
	
	
	Na Europa, mais precisamente na Inglaterra, com Wertheimer, Köhler e Koffka.
	 
	Nos EUA com John Watson.
	 
	Na Alemanha, Universidade de Leipzig, com Wilhelm Wundt, investigando principalmente os processos de percepção humana sobre as sensações recebidas do meio.
	
	Nos EUA com Edward Thorndike, o qual formulou a Lei do Efeito.
	
	Na Inglaterra, com os psicológicos William James, John Dewey e James Cattel, os quais se interessaram pelas funções mentais.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301021636)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objetivo do diagnóstico organizacional é
	
	
	
	Identificar a necessidade de Desenvolvimento Organizacional, que está ligado, diretamente à maneira como o colaborador PERCEBE a organização, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação.
	
	Indentificar o Clima organizacional, que é o sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
	
	Detectar as mudanças que ocorrem dentro de uma organização, pois as organizações devem se voltar totalmente as técnicas instrumentais e tecnológicas para uma maior capacidade de implantação de mudanças necessárias ao seu desenvolvimento.
	 
	Identificar a cultura, valores, formas de trabalho e lideranças, através de pesquisa, detectando possíveis fatores limitantes de sua eficácia, planejamento e treinamento dos recursos humanos, segundo as estratégias organizacionais.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301021646)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Psicologia é a ciência do comportamento humano e (não humano), da cognição, da emoção e da motivação. Qual das áreas abaixo NÃO corresponde ao campo de atuação e conhecimento da psicologia?
	
	
	 
	A psicologia do Esporte, que compreende fatores motivacionais dos atletas de alto impacto.
	 
	A psicologia geral, que estuda e compreende os fatores estruturantes e estruturais da sociedade humana.
	
	A Psicologia Clínica lida com as desordens emocionais e problemas psicológicos.
	
	A psicologia Organizacional, que compreende e intervém em relação a fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações.
	
	A psicologia do desenvolvimento, que compreende as diversas fases do desenvolvimento humano.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301021640)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Chiavenato (2006), a seleção de recursos humanos, por ser um sistema de comparação e de escolha, deve apoiar-se em algum padrão ou critério para ter validade. O padrão ou critério é obtido a partir das características
do cargo a ser preenchido. Dessa maneira, a base para a seleção é a obtenção de informações para o cargo. As informações sobre o cargo a ser preenchido podem ser classificadas em cinco, tais como: I. Entrevistas II. Provas de Conhecimento III. Técnicas Vivenciais IV. Avaliação do Sistema Nervoso Central V. Testes Psicológicos
	
	
	
	I, IV e V, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	II e V, apenas.
	 
	I e II apenas.
	 
	I, II, III e V, apenas.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301022981)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas empresas, especialmente na área de Tecnologia, costumam selecionar os candidatos mais inteligentes. Bill Gates, por exemplo, acredita que ¿você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente¿. Outras empresas pensam diferente: selecionam os mais alegres, dispostos, cooperativos. Acreditam que a atitude e inteligência emocional é o que mais conta, pois se consegue ensinar coisas técnicas, mas ensinar atitudes é muito mais difícil. Discutindo tecnicamente estas duas estratégias de contratação, pode-se afirmar que, EXCETO:
	
	
	
	é necessária uma definição clara dos objetivos do cargo antes da decisão pelo método
	 
	selecionar prioritariamente por Quoeficiente de Inteligência (Q.I.) sempre será um erro
	
	O Q.I. hoje em dia costuma ser complementado com os conceitos de inteligência emocional e inteligências múltiplas
	
	no segundo caso citado no enunciado, incorpora-se dimensões da inteligência emocional
	
	não há método correto, é preciso considerar o perfil e as necessidades do cargo
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301021341)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia é uma ciência de fundamental importância para a Administração e para o seu bom funcionamento, uma vez que as organizações são formadas de pessoas e para pessoas. O psicólogo organizacional atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de RH (ou gestão de pessoas). Com base na situação descrita, o que este profissional dentro da organização faz: I. Analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador. II. Sabe tudo sobre as pessoas e tem domínio sobre suas vidas. III. Norteia-se pelos preceitos da ciência e do código de ética da profissão. IV. Sua atuação profissional se restringe apenas às consultorias externas. V. Elabora, executa e avalia programas de treinamento e desenvolvimento técnico e comportamental.
	
	
	 
	I, III e V, apenas.
	
	I e II apenas.
	
	II e V, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I, II, III e V, apenas.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301020486)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O laboratório de biotecnologia KrioTK apresentou resultados muito abaixo do esperado na última pesquisa de satisfação dos clientes. Diante disso, encarregou o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos, Dr. Onofre, de desenvolver um programa de treinamento, visando à melhoria do atendimento aos cliente. Com base na situação descrita, considere os seguintes objetivos de um programa de Treinamento e Desenvolvimento: I. proporcionar ao funcionário oportunidades para o contínuo desenvolvimento em seu cargo atual; II. utilizar instrumental adequado que permita a medição do desempenho do funcionário durante um dado período de tempo; III. mudar a atitude dos funcionários para criar um relacionamento interpessoal mais satisfatório e para aumentar o seu nível de envolvimento; IV. identificar os funcionários que necessitam de reciclagem e selecionar os empregados com condição de receberem promoção ou serem transferidos.
	
	
	
	I e II
	
	I e IV
	 
	II e III.
	 
	I e III.
	
	III e IV
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301021655)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O estudo do comportamento organizacional envolve a:
 I- Previsão, explicação, compreensão e a modificação do comportamento humano no contexto das empresas; 
II- O estudo de pessoas que trabalham em equipes e em grupos nas organizações. 
III- A estrutura macro-organizacional, que toma por base as teorias de estrutura, status e Relações Institucionais, Ciência Política, Antropologia e Economia e diz respeito à compreensão do comportamento das organizações por inteiro. 
IV- O estudo do comportamento organizacional tem uma base psicológica e envolve como principais vertentes a psicologia experimental, a psicologia clínca e a psicologia institucional.
Considere as frases descritas acima, indicando C para certo e E para errado, a alternativa correta é:
	
	
	 
	C, C, C, E
	
	E, E, E, C
	
	E, E, C, C
	 
	C, C, E, C
	
	E, C, E, C
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301069468)
	
	"O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18).
A partir da citação acima, dê três exemplos de ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade.
	
	
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta:
A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301069465)
	
	Uma redefinição do modo de encarar o trabalho e um aumento das atividades justificaram a mudança do termo Psicologia Industrial para Psicologia Organizacional.
1) A Psicologia da Indústria e a Psicologia Organizacional não se substituem, se complementam. Qual é a diferença básica entre elas? É possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia da Indústria? Em quais aspectos?
	
	
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta:
O aluno em sua resposta deverá indicar que:
 
A Psicologia Industrial foi a primeira nomenclatura utilizada para o estudo da psicologia dentro das organizações. Ela era fortemente influenciada por uma visão taylorista de alta produtividade, tendo como pressupostos a seleção, o treinamento, a avaliação de desempenho, ou seja, adequar o indivíduo ao cargo para ele atingir o máximo da produtividade.
Já a Psicologia Organizacional foi influenciada pelo movimento das relações humanas no trabalho e amplia o foco de estudo, pois valoriza o bem estar dos colaboradores dentro das organizações.
A Psicologia Organizacional ainda realiza trabalhos de seleção, treinamento. A produtividade ainda é uma preocupação em função do capitalismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais