Buscar

caso integrador - parecer

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Joana foi namorada de David por dois anos, sendo certo que nunca moraram na mesma casa. Após o rompimento o rapaz passou a apresentar comportamento assustador. Isso porque a segue no caminho para o trabalho e a para a faculdade sem falar com ela, mas fazendo questão de ser visto. No dia 30.09.2015 enviou uma mensagem ao seu celular segundo a qual a mataria caso o motivo do rompimento fosse outro homem. Ocorre que ele ultrapassou todos os limites no dia 04.10.2015 quando postou em rede social que a moça é “uma vagabunda que o deixou porque anda dormindo com outros homens”. Ao praticar tal conduta marcou a moça na publicação. Por estar na faculdade ela somente descobriu as ofensas após 2 horas quando ele excluiu as ofensas a pedido dela. Ambos moram na cidade de Maringá. Joana te procura em seu escritório e deseja um parecer sobre a repercussão do que tem vivenciado, seja no âmbito cível ou no penal. Além disso, deseja orientação sobre o que deve fazer para instaurar a atuação do Poder Judiciário e se pode fazer algo para que ele fique longe dela e de sua família. Elabore parecer. 
	
 
 Primeiramente, Joana e seus familiares devem registrar um boletim de ocorrência sobre os fatos ocorridos. A instauração do Poder Judiciário será feita por Petição escrita por meio de Advogado Constituído, Defensor Público ou Dativo, denominada Ação Pública Condicionada, pois esta faz com que o Ministério Público não precisa oferecer denúncia face ao acusado, para a instauração da Ação Penal. A Ação Pública Condicionada se inicia com a Petição Inicial, pode-se cumular pedidos, bem como as Medidas Protetivas de Joana e seus familiares, conforme a lei 11.340/2006, que têm como o principal objetivo proteger o mais vulnerável da relação, não sendo requisito necessário de coabitação, para que possa ser pedida medidas protetivas, como mencionado no caso acima, expressamente no art. 5º Para efeitos desta lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação . 
O primeiro crime com previsão legal no Código Penal o art.147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito, ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena: detenção, de um a seis meses, ou multa. Parágrafo único. Somente se procede mediante representação.
Há casos de extrema urgência em que o Ministério Público fica informado sobre o que está acontecendo com determinadas famílias/ em determinadas famílias, por meio da assistente social, ou pelas consultas realizadas em dias estipulados, e já se inicia o cumprimento de medidas protetivas, um exemplo: se for Medida Protetitva referente á violência doméstica prevista no art.129 – Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem […] parágrafo 9º tomam decisões, para que a sociedade viva harmonicamente, pois o dever do Ministério Público é para defender a sociedade de forma coletiva, e não para defender o direito ou interesse individual de uma única pessoa. Seu ex – namorado ao postar em redes sociais palavras de baixo escalão, incorre no próximo legado penal, os crimes de calúnia, difamação e injúria, estes arts. 138,139 e 140 respectivamente estão previstos no Capítulo V do Código Penal Dos Crimes contra a honra, ao postar nas redes sociais incorre o crime da injúria artigo 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
 Além da esfera Penal, também entra na Responsabilidade Civil ferindo um dos quatro princípios essenciais a responsabilidade Civil, sendo ele o Princípio da Reparação Integral, na qual já tenha ocorrido o dano em “quando postou em rede social que a moça é “uma vagabunda que o deixou porque anda dormindo com outros homens” , neste momento o que resta é a Reparação Integral pela compensação do dano moral sofrido nas redes sociais.
REFERÊNCIAS 
http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=2964
para que inicie de imediato os efeitos de Medida Protetiva, 
sa á sua moral, honra, imagem, na esfera civil, já na esfera penal é atingidoo art.140 – Injuriar alguém ofendendo a dignidade ou decoro [...], estão no capítulo de crimes contra a honra, juntamente com os outros dois (calúnia e difamação). Estes crimes contra a honfra, quando afetados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais