Buscar

trabalho individual 4° semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	A ESCUTA E O RECONHECIMENTO DAS MÚLTIPLAS POTENCIALIDADES DA CRIANÇA COMO TAREFAS PRIORITÁRIAS NA PEDAGOGIA DE REGGIO EMÍLIA	�
73	CONCLUSÃO	�
8REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Trabalho de pesquisa individual com o objetivo de conhecer o trabalho realizado pelos professores de Educação Infantil de Reggio Emília, e o termo “protagonismo infantil” e buscar associar esses conhecimentos aos conceitos teóricos adquiridos nas disciplinas do semestre.
Inicialmente será feita leitura da reportagem ”Conheça experiências brasileiras inspiradas em Reggio Emília” no site da Nova Escola, em seguida assistir ao vídeo “Reportagem Especial: as escolas de educação infantil de Reggio Emília, Itália”, produzido pela Univesp TV, leitura do artigo “Artes de governar a infância: linguagem e naturalização da criança na abordagem de educação infantil de Reggio Emília, publicado por Maria Isabel Edelweiss Bujes no site da Scielo, além de pesquisas na Internet para responder às seguintes perguntas:
- Quem foi Loris Malaguzzi? 
- Explique a metodologia utilizada em Reggio Emília a partir do vídeo sugerido. 
- O que é protagonismo Infantil? 
- Quais são suas considerações sobre a proposta de Reggio Emília?
A atividade tem sua relevância por ser um tema que requer toda nossa atenção por se tratar de Educação Infantil, e é sempre bom criar novas perspectivas, e o projeto idealizado por Loris Malaguzzi e implementado nas escolas em Reggio Emília dará essa oportunidade, uma vez que considera indispensável a relação entre escola e família de modo integrado e participativo, que evidencia a importância da criança ser o centro do processo educativo, por ser uma escola inovadora, onde se destaca a coletividade.
 
a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades da criança como tarefas prioritárias na pedagogia de reggio emília
Loris Malaguzzi, educador italiano que difundiu na rede pública da cidade de Reggio Emília a ideia de Pedagogia da escuta, ou seja, a criança como protagonista de seu processo de conhecimento. Malaguzzi foi um idealista que motivou e vem motivando os educadores até os dias atuais. Loris Malaguzzi nasceu em 23 de fevereiro de 1920 e faleceu em 1994, deixando uma herança importante para a educação da primeira infância. 
Tudo começou depois da Segunda Guerra Mundial, quando Malaguzzi soube que um grupo de pais haviam se unido para construir uma escola para as crianças, ele se junta ao grupo e abre o primeiro jardim de infância para crianças de 3 a 6 anos de idade, em 1963; em 1970 abre o primeiro jardim de infância para crianças de três meses a três anos; em 1971 faz o primeiro seminário em Reggio Emília com o tema “Experiência para um novo jardim de infância”, um texto de suma importância para os professores. Em 1980 Malaguzzi funda o Grupo Ninhos Nacionais e Infância; em 1992 ele é prestigiado na Dinamarca e no ano seguinte recebeu o Prêmio Kohl em Chicago.
O vídeo produzido pela Univesp TV intitulado “Reportagem especial - as escolas de Educação Infantil de Reggio Emília, Itália” mostra-nos a metodologia utilizada pelas escolas, uma metodologia com o propósito voltado para a participação da criança nas ações sociais por meio de projetos. É um projeto que abrange a criança, a escola, a família e os professores, tendo como suporte as ideias de Jean Piaget, John Dewey e Vygotsky e outros. A proposta usa a linguagem gráfica reconhecendo os diversos meios de a criança aprender, a exemplo de: montagem, desenho, música, pintura, tudo para que a criança explicite suas ideias, antes mesmo de estarem alfabetizadas.
É importante deixar claro que todas as propostas artísticas citadas acima têm enfoque lúdico, tornando-se indispensável para o desenvolvimento da criança. A arte age nos sentimentos, nas emoções e ao mesmo tempo é conhecimento e por tais razões é de importância ímpar para o contexto escolar. Para as crianças as propostas artísticas são como uma brincadeira, um momento alegre, divertido e de acordo com Ferraz e Fusari (199, p. 84):
O brincar nas aulas de arte pode ser uma maneira prazerosa de a criança experienciar novas situações e ajudá-la a compreender e assimilar mais facilmente o mundo cultural e estético [...] a prática artística é vivenciada pelas crianças como uma atividade lúdica, onde o fazer se identifica com o brincar, o imaginar com a experiência da linguagem ou da representação
Além do mais na proposta metodológica das escolas de Reggio Emília engloba a arte por acreditarem ser essencial para o processo de desenvolvimento da criança, a pesquisa, as produções artísticas, os textos, as observações, discussão, entrevista, exploração dos números, ou seja, tudo o que é inerente para que a criança possa por em prática e assim poder avançar. 
É dada toda atenção também ao espaço, com salas amplas e interligadas para que crianças e funcionários possam se relacionar entre si, pois as escolas de Reggio Emília acreditam que todos têm papel marcante na aprendizagem da criança, toda equipe de educadores: professor, pedagogo, cozinheira, atelierista, auxiliar, onde juntos buscam a transformação e são importantes para a experiência proporcionada pela escola. A interdisciplinaridade nas escolas de Reggio Emília é essencial para que se complete a visão da escola, o que a fez ser referência em educação infantil.
É importante também citar a relevância dos registros no dia a dia da educação infantil, um mecanismo dispendioso para o trabalho do professor, assim como o momento da grande assembléia, onde os alunos têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos para os demais grupos e os professores são motivadores para que a criança evolua em suas reflexões. Mager (2011) aborda a importância da roda de conversa como um momento de respeitar o outro, de ouvir, falar e traz que “a roda de conversa é um momento obrigatório de reflexão, exposição de ideias, análise, reclamação, proposição, decisão coletiva e democrática, princípio básico de convivência social com diferentes idades” (MAGER, 2011, p. 69). 
Assim sendo, ouvir a criança é levar a sério as suas contribuições, é buscar e encontrar meios para por em prática as propostas, e isso é o que se pode chamar de “protagonismo infantil”, onde a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades da criança prevalece, pois para que a criança aprenda e se desenvolva é necessário que estas estejam em um ambiente social, em diálogo permanente com os adultos e com as outras crianças, participando de práticas sociais, interiorizando experiências vividas e que a escola respeite o que a criança já traz, considerando-as como pessoa ativa e capazes de dar sua opinião, ou seja, a criança como protagonista de seu processo de desenvolvimento. De acordo com Malaguzzi (1999), as crianças que são percebidas como capazes e autônomas, podem tirar proveito de suas experiências do dia-a-dia por meio de ações mentais envolvendo planejamento, coordenação de ideias e abstrações. 
É importante que o professor alimente a curiosidade, espontaneidade da criança, preservando sua necessidade de aprender com a família e com as outras crianças, ou seja, ver como valoroso tanto a criança quanto suas aprendizagens, como assinala Kinney e Wharton (2009, p. 23):
Devemos reconhecer que as crianças são participantes ativos da sua própria aprendizagem. Isso significa colocá-las no centro do processo, garantindo que estejam totalmente envolvidas no planejamento e na revisão da sua aprendizagem juntamente com os educadores e que possam se envolver em conversas importantes com os adultos e com outras crianças, de modo a estender suas ideias e pontos de vista. 
Assim, protagonismo infantil é entender a criança como sujeito que tem a competência de buscar a transformação por meio do diálogo e da interação com os outros, na vida em comunidade e dentro
da escola, tendo o professor como mediador.
Diante de tudo o que já foi exposto é importante enfatizar a importância da proposta de Reggio Emília, por tratar da educação infantil como um espaço de relações, convívio e troca de experiência, onde as crianças são protagonistas e necessita viver experiências que as façam mostrar suas potencialidades, seu desenvolvimento, desenvolvendo seu conhecimento por meio de trocas edificadas nas relações.
 
CONCLUSÃO
Loris Malaguzzi foi um educador e psicólogo que trouxe importante parcela de contribuição para a educação infantil quando acompanhou de perto a construção da escola para crianças pequenas e deu início à proposta pedagógica conhecida como abordagem Reggio Emília, uma abordagem que reconhece como relevante o estímulo das múltiplas linguagens da criança, a organização do espaço, a equipe colaborativa e a participação dos pais, tornando as escolas de Reggio Emília, as melhores escolas de educação infantil do mundo.
Foi interessante ter feito esta pesquisa, pois o tema é de fundamental relevância para nós futuros pedagogos e devemos ver a escola como um ligar de vivências, acreditar no potencial das crianças, vendo-as como protagonista e com papel ativo de sua aprendizagem, onde a atenção esteja voltada para a escuta das falas/diálogo das crianças.
Enfim, as contribuições do trabalho encontram-se no sentido de ter me feito perceber o quão é importante uma educação baseada no relacionamento, na participação, no diálogo, na interação entre adulto e criança. Além disso, percebi a magnitude de se trabalhar com projetos onde as crianças possam viver aventuras, pesquisa, exploração, observação, tudo ao mesmo tempo para que o ensino e a aprendizagem se tornem relevante para a criança.
REFERÊNCIAS
BUJES, Maria Isabel. Artes de governar a infância: linguagem e naturalização da criança na abordagem de educação infantil da Reggio Emília. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000200006. Acesso em 08 de outubro de 2015. 
FUSARI, M. F. R. E.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1999.
KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MAGER, Miryam; et al. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: Eduem, 2011.
MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
REVISTA NOVA ESCOLA. Conheça experiências brasileiras inspiradas em Reggio Emília. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/conheca-experiencias-brasileiras-inspiradas-reggio-emilia-770428.shtml#ad-image-0. Acesso em 08 de outubro de 2015.
UNIVESP TV. Reportagem Especial – as escolas de educação infantil de Reggio Emília, Itália. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4j8mtA_iDss. Acesso em 08 de outubro de 2015.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
cursO de graduação em pedagogia
isleide pereira alves
a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades da criança como tarefas prioritárias na pedagogia de reggio emília
Itaberaba
2015
isleide pereira alves
a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades da criança como tarefas prioritárias na pedagogia de reggio emília
Trabalho Interdisciplinar Individual, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Organização e Didática na Educação Infantil; Arte, Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas linguagens; Seminário Interdisciplinar IV.
Orientadores: 
Prof. Edilaine Vagula;
Prof. Tatiane Jardim;
Prof. Marlizete Bonafini Steinle;
Prof. Rosely Montagnini;
Prof. Raquel Correa Lemos.
Itaberaba
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais