Buscar

PSICO ESCOLAR FICHAMENTO AVA PSI NA EDUC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As escolas públicas têm procurado psicólogos da rede pública e particular para realizarem avaliações psicológicas em várias crianças com histórias de fracasso escolar.
 Muitas são as críticas já formuladas em relação às práticas da saúde, cúmplices da produção do fracasso escolar, que focalizam seu olhar na criança encaminhada culpando-a pelo seu fracasso. Essas revelam que as causas desse fracasso são encontradas nos mecanismos institucionais e nas relações que perpassam o dia-a-dia das escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo construir uma forma de avaliar e problematizar as relações, os campos de forças nos quais ocorrem os encaminhamentos de crianças para avaliação psicológica e descrever essa realidade.
 O processo de avaliação, realizado nas escolas, constituiu em pesquisar a história escolar das crianças, as características de suas salas de aula, os bastidores do encaminhamento, as versões das professoras, pais e crianças, os efeitos das ações da escola sobre as crianças e a expectativa da escola em relação ao trabalho psicológico. 
 A expectativa de uma avaliação individual da criança, a existência de mitos por parte das professoras e de problemas individuais nas crianças não impedem que o rumo de uma história escolar, que tende para a estigmatização 
seja alterado. Há associação estatisticamente significante entre a possibilidade de discutir o trabalho com as professoras e a alteração das relações e histórias escolares. è possível problematizar a história escolar das crianças encaminhadas ao se criar estratégias para pensar os encaminhamentos, estabelecendo relações entre as várias versões, as expectativas apropriações que vão se dando em relação ao trabalho, e as práticas e efeitos que elas encerram.
 Avaliar é algo que se dá em movimento, sempre produz efeitos. Problematizar a produção de um encaminhamento implica movimentá-lo.
 Uma das implicações é que a queixa escolar implica buscar o quanto é possível alterar essa produção. É importante focar na relação dos professores com os pais das crianças como a questão da montagem das salas de aula. 
 Sobre o funcionamento das relações escolares, o fracasso escolar continua sendo reproduzido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais