Buscar

Portfólio em Grupo 4 Semestre - Ciências Contábeis 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO 	�
4DESENVOLVIMENTO	�
1. CADASTRO DA EMPRESA................................................................................5 1.1 ENTREVISTA....................................................................................................6 1.2 AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA............................................8 1.3 ATUÁRIA E A ADMINSTRAÇÃO DE RISCOS.....................................................9 1.4 GESTÃO EMPRESARIAL E O CAPITAL HUMANO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO........................................................................................................9 1.5 ORÇAMENTO DE CUSTOS................................................................................10 
CONCLUSÃO 	11
REFERÊNCIAS 	12
��
INTRODUÇÃO
A gestão empresarial é a atividade empresarial que através de diferentes indivíduos especializados, tais como: diretores institucionais, consultores, produtores, gerentes, entre outros, e de ações, buscam melhorar a produtividade e a competitividade de uma empresa ou de um negócio. Porque para que uma determinada gestão seja ideal e, portanto, alcance bons resultados, ela deve corrigir os problemas que possam afetar diretamente o sucesso da empresa e procurar a ajuda de especialistas para identificar esses problemas e buscar novas soluções e estratégias, entre outras questões.
Enquanto isso há quatro funções fundamentais que a administração da empresa deve cumprir para conseguir uma gestão eficiente que produza bons resultados; o planejamento, a partir do qual os recursos são combinados de modo a produzir novos projetos que possam ser rentáveis para a empresa. Em seguida, a organização, que é vital na hora de agrupar todos os recursos que conta a empresa para assim ter uma melhor ideia, promover que trabalhem em conjunto e on-line para obter um melhor aproveitamento e então esperar somente por bons resultados.
Em terceiro lugar aparece a comunicação, ou melhor, um bom nível de comunicação entre os administradores e os empregados; isto acaba por ser quase essencial quando se deseja um bom ambiente de trabalho e aumentar a eficiência. E por último o controle da gestão aplicado à administração, porque somente desta maneira é possível quantificar o progresso que tem sido observado, por exemplo, em relação aos objetivos pessoais que marcaram o início de uma estratégia ou plano.
O estudo mostrará de forma ampla e clara que a boa gestão empresarial é a espinha dorsal das organizações públicas, privadas e mistas. Tendo ela importância vital nas tomadas de decisões de curto, médio ou longo prazo, minimizando riscos e aumentando consideravelmente a previsibilidade dos negócios.
 
DESENVOLVIMENTO
A excelência em gestão empresarial reflete um conjunto de situações decorrentes do processo gerencial que compreende desde a consideração do foco da empresa e a forma como a estratégia é estabelecida, transmitida e vivida no dia-a-dia empresarial até o envolvimento da organização com a comunidade.
O estudo da gestão empresarial mostra que os gestores que aspiram a excelência têm uma visão integrada da organização e utilizam pro ativamente um sistema de indicadores do processo gerencial que refletem a lógica da estratégia incorporada por todos os níveis da organização, possibilitando, assim, uma clara medição de desempenho de todos os atos gerenciais.
A gestão de excelência pressupõe um gerenciamento estratégico da organização e uma consequente descentralização do processo de tomada de decisão. Daí o imperativo da avaliação, em todos os níveis hierárquicos, como medida de controle do processo decisório.
Não só as empresas privadas, mas também as organizações públicas, com o Prêmio Nacional da Gestão Pública, estão implementando sistemas de excelência. É a única forma de poderem acompanhar tanto a imprevisibilidade das alterações ambientais, com tomadas rápidas de decisão, como a evolução dos seus clientes ou usuários, de modo a maximizarem o seu grau de satisfação.
A boa pratica da gestão empresarial envolve monitoramento e gerenciamento de informações relevantes da organização, tais como: gestão financeira, orçamento empresarial, atuária e enquadramento jurídico de acordo com o ramo de atividade.
 
�
CADASTRO DA EMPRESA
Razão social: Brasinter Produtos Químicos Ltda.
Ramo de atividade: Comércio Atacadista de outros produtos Químicos e petroquímicos não especificados.
Atividades secundárias: Transporte rodoviário de produtos perigosos e fabricação de aditivos de uso industrial.
Tempo de exercício da atividade: A empresa foi fundada no dia 09 de dezembro de 1985. São quase 30 anos de atividade.
Organograma: O grupo empresarial, denominado Grupo Brasinter, possui cerca de 120 colaboradores, divididos em 8 setores: Administrativo, Comercial, Contábil, Expedição, Financeiro, Manutenção, Logística e Qualidade. A empresa é gerida por um Administrador que trabalha na integração de todos os setores e também é responsável direto pela área contábil e fiscal do grupo empresarial.
Todos os setores possuem um gerente, que é responsável por transmitir informações relevantes para a Alta-Administração, composta pelo Administrador, o Sócio majoritário, e um conselho formado pelo Gerente Comercial, Gerente de Logística e um gerente de Qualidade.
A empresa possui 2 selos de qualidade SASSMAQ [Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade] e PRODIR [Processo de Distribuição Responsável] que norteia todas as decisões a serem tomadas pelo conselho. 
1.1 ENTREVISTA
O entrevistado é Administrador da empresa e responsável pelo setor contábil.
A administração contábil (aquela que levanta as demonstrações financeiras) é própria ou terceirizada?
A empresa é tributada no regime de Lucro Real e tem a sua administração contábil realizada internamente por um contador e um analista contábil.
Quais os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades? 
A empresa trabalha com comércio atacadista e transporte de produtos químicos perigosos. O principal risco é o ambiental, proveniente de possíveis acidentes durante o transporte do produto químico ou durante seu manuseio e armazenagem.
O risco do roubo de carga praticamente inexiste tendo em vista as características da carga.
O senhor sabe o que é e para que serve a atuária?
A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de risco e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das
matemáticas estatística e financeira.
O senhor possui algum tipo de controle financeiro? Qual? Qual o grau de importância que dá para cada um e por quê.
O Controle financeiro é feito através de um software que integra todos os setores da empresa. As receitas e despesas são lançadas em tempo real, tornando mais fácil e rápida a tomada de decisões. A precisão das informações é fundamental para que as decisões tomadas a partir dela sejam confiáveis e transparentes. Permitindo assim que a Alta-Direção planeje os próximos trimestres com tranquilidade.
Qual a opinião do senhor quanto à orçamentos no auxílio da gestão financeira?
O orçamento geralmente ocorre nos últimos meses do ano, onde são feitas as projeções para o ano seguinte. A ideia é que a empresa possa acompanhar mês a mês os resultados reais e compará-los com o que foi projetado, realizando assim ajustes de curso quando necessário para que as metas e objetivos sejam alcançados.
Já fez ou faz uso de algum tipo de orçamento e por quê?
A empresa faz uso de orçamento de compras, custo de matéria-prima e vendas. No ambiente altamente competitivo em que as organizações vivem, é importante reduzir variações drásticas de custo e aumentar a previsibilidade de margens de lucro.
Qual tipo societário
adotado pela empresa? Quais os requisitos deste tipo societário?
De acordo com a Lei nº 10.406/2002 – Código Civil (arts. 1.052 a 1.087) a empresa utiliza a sociedade limitada que requer a utilização de 2 ou mais sócios, pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras. Estabelecendo assim uma sociedade empresária de pessoas com finalidade lucrativa.
A composição do nome empresarial da empresa é composta por firma/razão social ou denominação? Explique
A composição do nome é por palavra de uso comum ou vulgar ou expressão de fantasia incomum acrescido da principal atividade exercida pela empresa, seguido da palavra Ltda que corresponde a responsabilidade civil dos sócios.
�
1.2 AVALIAÇÃO DA ADMINSTRAÇÃO DA EMPRESA
Toda empresa deve preservar hábitos saudáveis, devendo fazer exames periódicos para avaliar como andam os seus processos, pois ao diagnosticar falhas logo no início fica muito mais fácil corrigi-los a tempo de não onerar os serviços e desprezar tempo precioso, agir com o máximo de profissionalismo é essencial, como também foco na melhoria contínua. O profissional que não está atento a novas formas de fazer, tendências atuais e perspectivas futuras está parado, inerte, só esperando a movimentação do mercado e com certeza o que virá não será bom para ele.
Administrar bem é saber planejar ações, organizar atividades, dirigir e controlar toda uma gama de recursos que devem ser bem distribuídos, na hora certa, para a pessoa ou departamento correto, com todos os requisitos propostos pelo cliente, para que venha contribuir com ótimos resultados, sejam financeiros, operacionais, logísticos, de imagem, enfim, sendo uma empresa com claras condições de concorrer em igualdade com qualquer outra, seja nacional ou multinacional.
Para que a empresa tenha uma vida longa, é preciso cuidar bem dela, ter visão de futuro, pois para muitas ações desenvolvidas agora no presente, os resultados só aparecerão em um tempo hábil, geralmente a médio prazo. É dela que irá sair o sustento direto e indireto de muitas pessoas, então saber administrá-la da melhor forma, delegar tarefas, motivar colaboradores são imprescindíveis para que ela esteja em plena atividade e com uma saúde de dar inveja a concorrência, trazendo muitos benefícios a todos.
O profissional destacado para o cargo administrativo tem que ter um perfil proativo, de iniciativa, ser motivador, colocar sempre em primeiríssimo lugar a excelência no atendimento ao cliente, ter foco nos processos de negócio, monitorando e controlando todos os resultados. É preciso ter também uma equipe capacitada, unida, que tenha objetivos comuns, que siga à risca o planejamento estratégico e faça cumprir as metas e objetivos com eficiência.
As empresas que seguem orientadas a obtenção de resultados expressivos devem estar em constante aprendizado, ter uma visão de médio a longo prazo, não ser imediatistas e buscar com persistência o alcance dos mesmos.
Com base nesses critérios e fundamentações entendemos que a empresa pesquisada possui boas práticas de administração e até serve de exemplo para outras instituições na localidade.
1.3 ATUÁRIA E A ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS
A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).
O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário é também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
Considerando as atividades básicas da empresa chegamos à conclusão que os conhecimentos de atuária poderão ser úteis na área financeira, para diminuir riscos de crédito e de manutenção de recursos já existentes.
1.4 GESTÃO EMPRESARIAL E O CAPITAL HUMANO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.
Considerando o ramo de atividade da empresa, chegamos a conclusão que boa parte da prevenção de acidentes e minimização de riscos passa pelo treinamento e gestão dos colaboradores. Nesse campo, a empresa tem dado passos importantes como a contratação de técnico de segurança do trabalho e técnico de meio ambiente, ambos, com a missão de promover cursos, palestras e oficinas de treinamento tanto progressivos quanto contínuos.
Entendemos que colaboradores treinados tendem a receber e a executar melhor os comandos que recebem da organização. Além de agirem com mais pericia ao desempenharem as suas atividades.
1.5 ORÇAMENTO DE CUSTOS
A empresa deve continuar usando o orçamento de custo, visando minimizar os impactos e proteger-se da variação cambial. Considerando que boa parte da matéria prima é importada a empresa deve se atentar a suas reservas cambiais e negociar preços melhores por comprar em maiores quantidades e assim fazer melhor uso de suas unidades de armazenamento.
 
CONCLUSÃO
A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um fator determinante da sobrevivência empresarial. O contexto atual globalizado, repleto de mudanças econômicas e sociais em âmbito nacional e internacional, exige dos administradores preparo, conhecimento e habilidades para atuar em situações bastante complexas. 
O ambiente econômico, sujeito à influência da concorrência interna e externa, a responsabilidade social das empresas que exige uma nova postura ética, o impacto das novas tecnologias e a qualidade dos serviços e produtos como elemento indispensável tornaram-se questões decisivas e determinantes de novos paradigmas de gestão empresarial. 
As disciplinas deste curso apresentaram os conceitos essenciais e respectivos mecanismos de desenvolvimento da Administração como ferramentas para superar os desafios que surgem no mercado.
REFERÊNCIAS
HOJI, Masakasu. Administração financeira: uma abordagem prática. 5° ed. São Paulo: Atlas, 2004.
LIMA NETTO, RP. Curso básico de finanças. São Paulo: Saraiva 1978.
PÁDUA, E. M. M de. Metodologia Cientifica: abordagem teórico-prática. 10° ed. Versão Atual. Campinas, SP: PAPIRUS, 2004.
ROSS, S. A; WESTERFIELD, R. W; JAFFE, J. F. Administração Financeira: corporate Finance. 2°edição. São Paulo: Atlas, 2002.
Portão Educação. Gestão Financeira. Disponível em: 				 < http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/5328/gestao-financeira > Acesso em: 08. Out 2014.
Consultoria em Administração. Fluxo de Caixa. Disponível em: 			 < http://esagjr.com.br/a-importancia-do-fluxo-de-caixa-para-a-gestao-financeira-do-seu-negocio/ > Acesso em 08. Out 2014.
Portal Gestão. Risco e Retorno. Disponível em: 					 < http://www.portal-gestao.com/item/2148-risco-e-retorno.html > Acesso 12. Out 2014.
Uol. Noções de Atuária. Disponível em: 					 < http://sandersonlourenco.xpg.uol.com.br/index20.html > Acesso 10. Out 2014.
Previdência Social. Previdência no Brasil. Disponível em: 				 < http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/historico/ > Acesso 10. Out 2014.
Contábeis. Sociedade Simples e Empresária. Disponível em: 			 < http://www.contabeis.com.br/noticias/19205/sociedade-simples-e-empresaria/ > Acesso 11. Out 2014.
gestão empresarial
ASSIS
2015
RAPHAEL CHRISTIAN SOUZA COSTA
michel almeida lopes
laura buzzo pereira
luis andre heiras
andre alves
daniel vieira
gestão empresarial
Trabalho de ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Gestão Financeira e Orçamento Empresarial, Direito Empresarial e Noções de Atuária.
ASSIS
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais