Buscar

Estruturas de Mercado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito N-A | 2o Período
Economia Política
Adriano Cintra Correia 	03.11.2015
TIPOLOGIA DE MERCADO
Característica Básica
Para que possamos entender as estruturas de mercado é necessário antes compreendermos que a concorrência corresponde especificamente à situação de um mercado em que os diferentes produtores ou vendedores de determinado bem ou serviço atuam de forma independente frente aos consumidores numa disputa entre empresas do mesmo segmento, com vista a alcançar um objetivo para seu negócio, lucro por exemplo. A empresa, por sua vez, utiliza-se de mecanismos como o preço, a qualidade e até mesmo serviços pós-venda, porém, sempre com o propósito de maximizar os ganhos com o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Assim, dentre os principais tipos de concorrência, destaca-se a Concorrência Perfeita, uma representação idealizada dos mercados de bens e serviços em que a interação recíproca de oferta e procura determina o equilíbrio do preço. Nesse caso consideremos existir muitos compradores e vendedores, para que nenhuma das partes exerça uma influência determinante sobre o preço. O mercado determina o preço e as empresas devem obedecer a este e, portanto cada empresa irá produzir o número que indica a sua curva de oferta para esse preço, ele será condicionado pelos seus custos de produção. Para a mais adequada aplicação dos benefícios deve-se recorrer à máxima utilização da tecnologia, renovando-a sempre que possível.
Por outro lado, uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado por não haver disponibilidade suficiente no mercado para atender toda a demanda. São exemplos de situações de concorrência imperfeita os monopólios, monopsônio, oligopólios, oligopsônio e concorrência monopolística.
Monopólio é um mercado onde há apenas um concorrente que tem plena capacidade para determinar o preço. O empresário ou competitiva assume o comando através de estatística e adapta seu comportamento às condições do mercado. O monopolista, por não haver concorrência, afixa o preço de maneira que não seja possível questioná-lo. Porém o Estado pode limitar o poder de mercado monopolista por lei antitruste; desenvolvendo leis e regulamentos que promovam a concorrência na economia, proibindo tudo o que possa trazer algum tipo de prejuízo ao mercado.
Oligopólio é um sistema de mercado em que é dominada por um pequeno número de vendedores. Nessa situação, porque há poucos participantes neste mercado, as empresas argumentam entre elas mesmas suas estruturas de custos, conscientes das ações umas das outras. As decisões de uma empresa influenciam as decisões das outras quanto a estipulação do preço de seus produtos e serviços. Por meio de sua posição de exercer o poder de mercado elevam os preços e diminuem a produção. Estas empresas mantêm-se na liderança colaborando entre si evitando a concorrência.
Desse modo, observamos que o monopsônio aponta para um mercado em que há apenas um comprador para os produtos de vários vendedores. Além disso, o oligopsônio, pelo contrário, é o mercado em que há apenas um pequeno número de compradores para os produtos de vários vendedores.
Concorrência Monopolística é um tipo de competição em que há um número significativo de produtores que trabalham no mercado sem um controle dominante, em qualquer destes, em particular. Há aqui uma estrutura intermediária entre concorrência perfeita e monopólio, essa estrutura acaba quando um pequeno poder monopolista repercute sobre o preço do produto, embora o mercado seja competitivo. Existe, neste caso, uma notável capacidade de controlar os preços por causa da relativa facilidade de entrada de novas empresas, monopolistas têm vantagens que outros concorrentes não possuem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais