Buscar

Objetiva Fundamentos Psicológicos da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s): 
Fundamentos Psicológicos da Educação
	Data de início: 
	21/09/2015 18:04 
	Prazo máximo entrega:
	21/09/2015 19:19 
	Data de entrega:
	21/09/2015 18:57 
Questão 1/10
Piaget é sem dúvida um dos maiores pesquisadores que conhecemos. Sua epistemologia genética trouxe grandes contribuições para o entendimento do desenvolvimento cognitivo.
RACY, Paula Marcia Pardini de Bonis. Psicologia da educação: origem, contribuições, princípios e desdobramentos.Curitiba:Intersaberes,2012 (p.145)
A construção de nossa inteligência e de nossa compreensão da realidade processa-se a partir da adaptação e da organização. Para compreender a adaptação é preciso conhecer os seus mecanismos fundamentais: a assimilação e a acomodação.
Sobre o processo de assimilação, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I - A assimilação é o processo de incorporação do objeto aos esquemas já construídos pelo sujeito.
Porque:
II - É um mecanismo que permite uma primeira compreensão da realidade.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira.
Você acertou!
A assimilação é o processo de incorporação do objeto aos esquemas já construídos pelo sujeito, é um mecanismo que permite uma primeira compreensão da realidade.  (p.18)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/10
No estágio operatório-concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemáticas básicas, bem como a capacidade de contar com sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidades é marcante.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.172)
O desenvolvimento da moral no período operatório-concreto inicia-se com o desenvolvimento da autonomia. Em função da autonomia há uma diminuição do egocentrismo, o indivíduo consegue trabalhar em grupo além de compreender as normas e regras.
Sobre as características da moralidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo.
II.    Compreende a desigualdade dos direitos e respeita a autoridade sem discutir.
III.    Seus julgamentos levam em consideração a intenção daquele que praticou.
IV.    Desconhece a validade das normas de regras apresentadas para o grupo.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e IV apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e III apenas.
Você acertou!
A criança no operatório concreto passa a compreender que normas e regras foram criadas pelos homens e que podem perfeitamente ser mudadas. Outra coisa que preocupa é o sentimento de justiça. Exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo. Seus julgamentos, quando percebe atos incorretos, levam em consideração a intenção daquele que praticou o ato, bem diferente das sanções expiratórias do pré0operatório, e relacionadas aos estragos feitos pela ação (p. 37-38)
Questão 3/10
O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.172)
No período operatório-concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Sendo assim, podemos afirmar que a apropriação do conhecimento nesse período ocorre quando?
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) A apropriação do conhecimento ocorre quanto operamos  com o conhecimento e quando interagimos ativamente.
(  ) A apropriação do conhecimento ocorre somente quando realizamos cópia, ou seja, primeiro vem a produção, depois a apropriação.
(  ) A apropriação do conhecimento ocorre quando é preciso construir e transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao ponto de partida.
(  ) A apropriação do conhecimento ocorre quando primeiro vem a produção, depois a apropriação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V - V - V - F
	
	B
	V - F - V - V
Você acertou!
Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta (p. 36)
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - F - V - F
	
	E
	F – F – F - V
Questão 4/10
(...) no que se refere ao tópico “As Funções da família”, é importante no que tange o trabalho com famílias e a atividade articulada entre elas, a escola e a comunidade. Muitas famílias, hoje, em virtude das diferentes mudanças ocorridas, não têm clareza quanto às funções que lhes cabem.
STOLZ, Tania. As perspectivas construtivista e histórico-cultual na educação escolar. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 84)
Com relação à função da família no processo de desenvolvimento da criança, analise as proposições analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) As famílias devem oferecer cuidado e proteção as crianças, garantindo-lhes condições dignas de vida.
(  ) O contexto envolvendo a presença do pai e da mãe é o mais satisfatório, porque não há necessidade das relações interpessoais.
(  ) Para que as crianças se tornem pessoas psicologicamente equilibradas e capazes de estabelecer vínculos com os outros e consigo mesmas, a família é um suporte essencial.
(  ) A escola é responsável pela transmissão da cultura e somente a ela cabe esta função.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – V - F
Você acertou!
As famílias devem oferecer cuidado e proteção as crianças, garantindo-lhes condições dignas de vida. Para que as crianças se tornem pessoas psicologicamente equilibradas e capazes de estabelecer vínculos com os outros e consigo mesmas, a família é um suporte essencial (p. 84). 
PROPOSIÇÃO II – O contexto pai e mãe nem sempre é satisfatório para a criança, pois o desenvolvimento dela está relacionado à qualidade das interações no contexto familiar. (.85). PROPOSIÇÃO IV – A família é uma instituição que tem função de contribuir para a socialização das crianças em relação aos valores construídos na sociedade. A família, juntamente à escola, é responsável pela transmissão da cultura. ( p.85).
Questão 5/10
Pesquisador bastante influente no meio acadêmico, o psicólogo russo Lev Semenovich Vygotsky, destaca que a aprendizagem, inclusive a aprendizagem dentro da escola é o maior fator de promoção do desenvolvimento. Para Vygotsky o desenvolvimento ocorre por assim dizer, de fora para dentro no sentido de que são os aspectos sociais e culturais aliados a aprendizagem que determinam o rumo de desenvolvimento dos indivíduos.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 174)
A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Sobre o pensamento vygotskyano em relação ao desenvolvimento do sujeito, analise as afirmativas
a seguir, após, assinale a correta:
	
	A
	Considera que o homem ao nascer já traz consigo todos os conhecimentos necessários, que apenas se manifestam durante sua vida.
	
	B
		Considera o ser humano enquanto sujeito que se adapta e organiza a construção da inteligência a partir do seu envolvimento somente com o objeto.
	
	C
	Considera o homem um ser participante do processo físico, constituído pela inteligência, sendo este um ser exclusivamente biológico.
	
	D
	Considera o homem um ser participante do processo histórico, constituído por corpo e mente, sendo este um ser biológico e social
Você acertou!
A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Tem como premissa a consideração do homem como corpo e mente, ser biológico e ser social, pertencendo a sua espécie e, ao mesmo tempo, participando de um processo histórico. (p. 55)
	
	E
	Considera o homem como um ser inato.
Questão 6/10
O aprendizado geralmente precede o desenvolvimento. A criança adquire certos hábitos e habilidades numa área específica, antes de aprender a aplicá-los consciente e deliberadamente. Nunca há um paralelismo completo entre o curso só aprendizado e o desenvolvimento das funções correspondentes.VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.123)
No que diz respeito ao conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial proposto por Vigotsky, analise as afirmações a seguir:
I. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é falho, pois não dá suporte à noção de aprendizagem e desenvolvimento.  
II. Representa a distância entre o que o sujeito consegue realizar com a ajuda de outros e o que ele pode realizar sozinho.
III. Trata-se de um conceito que vem dar suporte à noção de aprendizagem gerando desenvolvimento.
IV. Há muitas Zonas de Desenvolvimento proximal em cada um de nós, as quais são relativas às diferentes áreas do nosso conhecimento.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV apenas.
Você acertou!
O conceito de zona de desenvolvimento proximal ou potencial (ZDP) é um conceito poderoso, que vem dar suporte a noção de aprendizagem gerando desenvolvimento. Representa a distância entre o nível de desenvolvimento potencial, ou a que o sujeito consegue realizar com a ajuda de outros, e o nível de desenvolvimento real, ou o que ele pode realizar sozinho e que já possui em termos de desenvolvimento. Há muitas ZDPs em cada um de nós, as quais são relativas as diferentes áreas do nosso conhecimento. (p.64)
	
	E
	Afirmativas I e II apenas.
Questão 7/10
( ...) o que deve ser enfatizado na educação são os aspectos operativos ou o pensar as transformações, e não sobre os estados. O conhecimento figurativo leva apenas a uma memorização sem compreensão, que logo é esquecida.
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1973 (p. 100)
Um dos aspectos essenciais quando se fala em educação na perspectiva de Piaget é que o erro faz parte do processo. Diante disso, considera-se que o educador pode contribuir com esse processo de aprendizagem através do erro.
Sobre o papel do educador nesse processo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(   ) O professor deve intervir para que os alunos pensem sobre as suas próprias atividades e reflita sobre o processo.
(   ) O professor deve indicar o erro expondo para toda a turma.
(   ) O professor deve levar o aluno a refletir sobre o erro para que avance na compreensão.
(   ) O professor deve trabalhar conhecimentos científicos e trabalhar sua construção por parte do aluno.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V - F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – V
Você acertou!
O papel do educador no processo do erro constitui na intervenção aos alunos, para que os mesmos pensem sobre as suas próprias atividades e reflita sobre o processo, além de, levá-lo a refletir sobre o erro para que avance na compreensão (p.44)
Questão 8/10
(...) dificuldade de que a criança ainda apresenta de colocar-se no ponto de vista do outro, assim, por exemplo a criança pode falar de coisas que no seu ponto de vista são óbvias e por serem óbvias para ela, julga que são igualmente óbvias para os demais. Essa característica foi chamada de egocentrismo.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 172)
Existem várias manifestações do egocentrismo, uma delas chama-se animismo. Em relação às características do animismo, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
	
	A
	Nessa fase a criança pensa que os objetos e outros seres vivos possuem vida semelhante à humana.
Você acertou!
Existem diversas manifestações do egocentrismo. Por exemplo: a criança pensa que os objetos e os outros seres vivos possuem vida semelhante a humana. Essa manifestação do egocentrismo chama-se animismo (p. 29)
	
	B
	Nessa fase a criança crê que os fenômenos naturais, por exemplo, Sol e Lua, foram criados pelo homem.
	
	C
	Nessa fase a criança imagina que os nomes são parte das coisas nomeadas e que quanto maior a palavra, maior o objeto.
	
	D
	A criança nessa fase constrói as regras e normas a partir da sua interação com o meio.
	
	E
	Nessa fase, a criança reconhece o animismo por meio do contato com os animais.
Questão 9/10
Vygotsky criticou a forma tradicional de avaliar o desenvolvimento cognitivo. Os testes e as escalas avaliam apenas o que a criança já havia adquirido. A esse conjunto de repertórios, que a criança já apresentava Vygotsky chamou de Zona de Desenvolvimento real. Entretanto para o pesquisador russo, conhecer o que a criança já desenvolvido já não era suficiente e propôs outro indicador, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 174-175)
Com base na Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, qual é o papel da escola e do educador? Analise as afirmativas a seguir:
I – Cabe ao educador intervir na Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, entre o que a criança já sabe fazer e o que só conseguiria realizar com o auxílio de uma pessoa mais experiente.
II – O trabalho com desafios que dependem do conhecimento científico para a sua resolução e que esteja além da capacidade da criança, representa a oportunidade de atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal.
III- As atividades envolvendo pequenos grupos, considerando níveis diferenciados de desenvolvimento de seus integrantes, também podem ser produtivas no sentido de intervir nas Zonas de Desenvolvimento Proximal.
IV – Tendo como base o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, conclui-se que o educador e a escola em nada podem contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
Você acertou!
O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal auxilia muito as escolas e os educadores na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Pois o educador desempenha o papel de mediador entre o que a criança já sabe fazer e o que só conseguiria realizar com o auxílio de outra pessoa. Diante disso, a única opção incorreta é a última (p. 70)
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
Questão 10/10
A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos.
VYGOTSKY, L. S.
Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.136)
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a que corresponde ao papel da língua na formação humana na visão de Vygotsky.
	
	A
	O meio ao qual o sujeito pertence será dispensável para o desenvolvimento da linguagem.
	
	B
	A linguagem é apenas forma, pois organiza o real para o sujeito, mas também é uma função que pelo seu uso permite-lhe a consciência.
	
	C
	A primeira manifestação da linguagem no sujeito é expressa pela fala egocêntrica e posteriormente pela fala social.
	
	D
	A linguagem é a adaptação e assimilação para o ser humano.
	
	E
	A linguagem é um filtro pelo qual o homem pode ver o mundo e operar sobre ele, além de fornecer os conceitos e as formas de organizar o real que constituem na mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
Você acertou!
A linguagem fornece os conceitos e as formas de organizar o real que constituem a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. A primeira manifestação da linguagem no sujeito é expressa pela linguagem externa ou fala social, ou seja, comunicação social, e só posteriormente a fala egocêntrica será acompanhada da atividade do sujeito (p.58)
Orientações para realização da avaliação.
A avaliação terá o tempo limite de 0 minutos por tentativa. Ao final desse tempo a avaliação será salva automaticamente e as questões não respondidas serão consideradas como erradas durante a correção. 
Você está na tentativa 0. Essa avaliação permite no máximo 0 tentativa(s) e será considerada para fins de lançamento a maior nota alcançada dentre as tentativas realizadas.
Aceito iniciar a avaliaçãoCancelar 
Para realizar essa avaliação é necessário estar no polo e o tutor deve autorizar o início.
Caso você esteja no polo, chame o tutor para autorizar o início da avaliação.
RU 
Senha

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais