Buscar

História Do Aço

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
História Do Aço
*
*
UNIDOM SALVADOR
UNIDOM SALVADOR
ENGENHARIA CIVIL
ORIENTADOR: ELIVALDO
ALUNO: WILLIAM C. OLIVEIRA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
SEMESTRE: I 
*
*
O início
Há cerca de 4.500 anos, o ferro metálico usado pelo homem era encontrado in natura em meteoritos recolhidos pelas tribos nômades nos desertos da Ásia Menor. Também existem indícios da ocorrência e do emprego desse material metálico em regiões como, por exemplo, a Groenlândia. Por sua beleza, maleabilidade e por ser de difícil obtenção, era considerado um metal precioso que se destinava, principalmente, ao adorno
*
*
A Idade do Ferro
A Idade do Ferro é considerada como o último estágio tecnológico e cultural da pré-história. Aos poucos, as armas e os utensílios feitos de bronze foram substituídos pelo ferro. Na Europa e no Oriente Médio, a Idade do Ferro começou por volta de 1200 a.C.. Na China, porém, ela só se iniciou em 600 a.C.
*
*
A importancia do ferro
Atualmente, as indústrias siderúrgicas são de extrema importância para as nações e representam um dos alicerces de um país desenvolvido. Não é à toa que são chamadas de indústrias de base, já que fornecem equipamentos e produtos para todas as outras. O ferro e o aço são encontrados na agricultura (ceifadeiras, colheitadeiras, semeadores, arados etc.), nos transportes (caminhões, carros, navios, aviões etc.), na construção civil, na indústria automobilística, em embalagens, aparelhos domésticos e muitas outras utilidades.
*
*
Problemas modernos
Com o avanço tecnológico dos fornos e a crescente demanda por produtos feitos de ferro e aço, as indústria siderúrgicas aumentavam a produção. Isso gerava problemas, devido aos gases poluentes liberados na atmosfera pela queima de carvão vegetal. Em meados do século XIX, a produção diária de um alto-forno chegava a cerca de três toneladas, o que elevava ainda mais o consumo de carvão vegetal.
*
*
*
*
FONTES DE PESQUISA
WEB : http://www.fergel.com.br/index_bazar-historia-aco.html= fergel
WEB : http://www.cst.com.br/usina/historia_aco/historia_aco.asp = ArcelorMittal Tubarão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes