Buscar

portifolio individual 5 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial	�
42.1	a contabilidade na atualidade e a indústria	�
42.1.1	Setor industrial na atualidade	�
52.1.2	A contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústrias	�
52.1.3	Demonstrativos contábeis obrigatórios	�
62.2	contabilidade de custos industriais	�
72.3	o mercado financeiro	�
72.4	a importância da gestão de custos na indústria	�
93	CONCLUSÃO	�
10REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
A contabilidade industrial gera informações úteis para a tomada de decisões das empresas, auxilia de modo eficaz o melhor desempenho da entidade. Quando reunidas as informações geradas pela contabilidade financeira e pela contabilidade de custos, a contabilidade gerencial tem o papel fundamental de auxiliar os gestores na continuidade da organização, por meio do aproveitamento de todas as possibilidades existentes.
A Contabilidade de Custo nas Indústrias, ajuda na tomada de decisão, através desta metodologia que evidencia todo o custo de uma produção industrial torna possível ter um controle mais restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.
a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial
a contabilidade na atualidade e a indústria 
A Indústria tem buscado meios de controlar melhor suas formas de gerenciamento de custos de produção de bens e serviços a ser ofertada, desta forma a preocupação de todo gestor empresarial é controlar toda movimentação necessária para a execução de suas produções. Assim na atualidade as indústrias vêm contando com instrumentos que seja capaz de dar essas informações em tempo hábil, dando ênfase a Contabilidade Industrial que tem por objetivo envolver a contabilidade de custos que tem como objetivo demonstrar todos os gastos incorridos na produção de bens e produtos industriais
Setor industrial na atualidade
Os esforços do passado criaram uma intensificação na indústria brasileira que possui um enorme e variado parque industrial produzindo bens de consumo e até mesmo tecnologia de ponta. Após diversas crises econômicas, o país é hoje um dos mais industrializados do mundo e ocupa o décimo quinto lugar em escala global nesse segmento. A industrialização brasileira ainda não ocorre de maneira homogênea, portanto certas regiões são densamente industrializadas, enquanto outras são totalmente desprovidas desse tipo de atividade econômica. Apesar de diversos problemas sociais, costumeiramente relacionados à maneira da industrialização no país, o Brasil vem ocupando um lugar de destaque no cenário econômico e industrial internacional.
As indústrias atualmente vêm contando com instrumentos que são capazes de da informação em tempo hábil, dando ênfase a Contabilidade Industrial que tem por objetivo envolver a contabilidade de custos que demonstra todos os gastos incorridos na produção de bens e produtos industriais. Portanto a contabilidade de custo tem como base controlar os gastos envolvidos na produção industrial, dando informações necessárias para a tomada de decisão. 
A contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústrias
A contabilidade tem como objetivo demonstrar passo a passo todos os custos de uma produção. Podendo através de suas análises discorrerem sobre as formas de criação de valor que pode ser realizada pela adoção de práticas racionais, ao fazer uso das ferramentas contábeis, as quais possibilitam a mensuração de toda movimentação financeira, compreendendo todas as etapas de planejamento de produção. 
Demonstrativos contábeis obrigatórios 
As demonstrações contábeis são os meios pelos quais as empresas e as demais entidades informam à sociedade as condições de seu patrimônio. A legislação societária exige que as sociedades anônimas publiquem suas demonstrações em jornais de grande circulação, já as sociedades constituídas sob outros tipos societários necessitam apenas manter as demonstrações publicadas no Livro Diário e, quando solicitado, enviar cópias a bancos, fornecedores, outros parceiros comerciais e investidores
As demonstrações contábeis de uma empresa têm como objetivo refletir sua situação financeira. Onde algumas são obrigatórias como: Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), exceto as companhias fechadas, com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstração do Valor Adicionado (DVA), de elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas; Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e Notas Explicativas (NE's) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício; Demonstração do Resultado do Período de Apuração; e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA),
 contabilidade de custos industriais
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos. A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, O desenvolvimento da contabilidade de custos recebeu seu maior impulso quando da Revolução Industrial, a ponto de gerar um novo campo de aplicação conhecido como contabilidade Industrial.
A contabilidade de custos consiste na aplicação da técnica contabilística aos fenômenos internos da empresa, que ocorrem na área da produção, comercial, administrativa, financeira.
Dentro da contabilidade de custos é necessário conhecer algumas terminologias utilizadas:
Gasto - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para qualquer obtenção de um produto ou realização de um serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
Investimento - Gasto ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuros períodos.
Custo - Gasto relativo ao consumo de bem ou serviço no processo de produção de outros bens ou serviços.
Despesa - Gasto relativo ao consumo de Bem ou serviço que tem relação direta ou indireta com o processo de obtenção de receitas da entidade.
Desembolso - Pagamento resultante da aquisição do bem ou realização do serviço.
Perda (despesa) - Bem consumido ou serviço prestado de forma anormal e involuntária.
Desperdício - É o consumo intencional, que por alguma razão não foi direcionado à produção de um bem ou à prestação de um serviço.
Encargos - ônus, em geral, determinado pela legislação. É o caso dos encargos sociais: trabalhistas e previdenciários. Outro exemplo: encargos financeiros sobre desconto de títulos; também, encargos de depreciação, amortização e exaustão.
o mercado financeiro
O mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda de valores mobiliários (por exemplo, ações), mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas), câmbio e outros bens.
 O Mercado Financeiro está voltado para a transferência de recursos entre os poupadores e os investidores. No mercado financeiro são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longos e indeterminados, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo.
As diversas mudanças que ocorreram no mercado de trabalho, economia e sociedade ao longo dos tempos exigiram uma transformação no perfil do Gestor Financeiro das organizações. Este, por sua vez, passou a ter que cuidar da controladoria, do planejamento e do controle de custos das empresas.
Quando uma empresa apresenta lucros excedentes, ela poderá investir em expansão de seus negócios.
O capital de terceiros é o dinheiro que é vindo de fora da sociedade empresarial, isso é não é capital próprio dos sócios, mas sim é financeiro vindo através de empréstimos de instituições bancárias, como a ofertas de ações.
a importância da gestão de custos na indústria
A margem de contribuição é analisada e é feita a partir da soma do valor com que cada unidade de um produto fabricado e comercializado e este contribuem para cobrir os custos de operação (fixos) da empresa. Uma forma de obter a Margem de Contribuição é pela dedução dos custos diretos (ou variáveis) do valor de venda. Assim pode-se dizer que é uma ferramenta que disponibilizam informações gerenciais importantes. O ponto de equilíbrio e entendido como sendo o numero de unidades que precisam ser vendidas para uma organização atingirem o equilíbrio, ou seja, alcançar um resultado que não implique em lucro ou prejuízo, mas sim um resultado zero.
Toda empresa de negócios comerciais, visa os lucros de suas operações, pode-se afirmar que o objetivo de todo empreendimento é obter lucro, desta forma a uma necessidade de se obter uma medida que indique se um empreendimento está realmente sendo eficazes, No intuito de gerar lucro, algumas empresas adotam estratégias eficazes e são bem sucedidas, enquanto outras não conseguem compartilhar do mesmo sucesso, uma das formas de garantir bons resultados e as ferramentas de gestão empresarial que são utilizadas, o planejamento de produção e custo de produção.
CONCLUSÃO
A contabilidade aplicada nas indústrias permite o acesso aos relatórios com informações mais detalhadas e atualizadas, sendo fundamental para o controle de produção de uma indústria e para auxiliarem os administradores a tomar a melhor decisão.
 Portando concluímos a importância da Contabilidade de Custo, Industrial e Gerencial, que está aliada a um sistema de informação eficiente o qual pode vir a fornecer as informações precisas e distintas sobre qualquer mudança que possa ocorrer na atividade industrial da empresa.
REFERÊNCIAS
COSTA, José Manoel da. Contabilidade industrial.São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 
NOGUEIRA, Daniel Ramos. Contabilidade de custos. São Paulo: Pearson Education do Brasil,2009.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis
a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial
Palmas - TO
2015
a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de media semestral no curso de Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. 
Palmas - TO
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais