Buscar

Importância da gestão de compra nas universidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Importância da gestão de compra nas universidades
INTRODUÇÃO
 No mundo globalizado e informatizado em que as empresas vivem, cada vez mais nota-se a importância da utilização de novas tecnologias de compras e da implantação de técnicas mais vantajosas que busquem a integração entre clientes e fornecedores, para melhorar a qualidade de serviços ou dos produtos. 
 
Agora que as facilidades de comunicação estão cada vez mais presentes em todo o mundo, as empresas podem adquirir tecnologia, bens e informações com maior facilidade, apenas acessando um sistema informatizado. 
No entanto, aspectos como a localização geográfica e a atuação em conjunto também representam facilidades quando se fala na aquisição de produtos. 
ELEMENTOS PARA CONSTITUIÇÃO DE UM PROCESSO DE COMPRA:
 
1º Requisição da área
2º Consultar os fornecedores ( nominimo 3)
3º Relatório de escolha e aprovação do responsavel
4º Aprovação do processo de compra
5º Carta de adjudicação aos fornecedores
6º Factura do fornecedores
7º Nota de entrega do bem/ comprado
8º Comprovativo de pagamento
GESTÃO DE COMPRAS
A aquisição de matérias primas, suprimentos e componentes, representa um fator decisivo na atividade de uma organização. 
As atividades relacionadas a compras envolvem uma série de fatores como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços , serviços e mudanças na demanda. 
Já que grande parte do dinheiro de vendas é pago a fornecedores por materiais comprados, reduções pequenas na aquisição dos materiais podem gerar melhorias consideráveis nos lucros. 
Dessa forma, pode-se dizer que a gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa
FUNÇÃO COMPRAS
O Setor de compras deve assumir o papel de negociador dos preços com os fornecedores;
Controlar os preços.
Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, 
Visando o melhor atendimento ao cliente interno e externo.
A estratégia de gestão da aquisição dos recursos materiais e bens patrimoniais de uma empresa está diretamente ligada ao seu objeto social, isto é, aos seus objetivos estatutários.
A estratégia de gestão da aquisição dos recursos materiais e bens patrimoniais de uma empresa está diretamente ligada ao seu objeto social, isto é, aos seus objetivos estatutários.
Toda empresa na execução de seus objetivos necessita de grande interação entre todos os seus departamentos ou processos, no caso de assim estar organizada.
A área de compras interage intensamente com todas as outras, recebendo e processando informações, como também alimentando outros departamentos de informações úteis às suas tomadas de decisão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais