Buscar

WA - Ética Profissional em Serviço Social Período

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Web Aula - Serviço Social - Ética Profissional em Serviço Social – UNOPAR
Web Aula - Serviço Social - Ética Profissional em Serviço Social
Apresentação da disciplina:
Neste estudo você terá noções básicas sobre Moral e Ética, e quão importante estas se tornam na formulação dos Códigos de ética de todas as profissões, e a evolução sócio-histórica dos códigos de ética da profissão de Serviço Social que culminam no fim do Século XX no Projeto ético-político da categoria.
Objetivo da Disciplina
- Possibilitar conhecimento do processo histórico da regulamentação da profissão e da criação do código de ética e a evolução sócio-histórica dos códigos de ética da profissão de Serviço Social;
- Aprofundar o conhecimento sobre o projeto ético-político profissional;
- Levar o aluno a compreender o contexto da ética profissional a atuação profissional e o desenvolvimento das políticas sociais; e
- Estudar as noções básicas sobre Moral e Ética.
Conteúdo Programático:
Unidade I 
Ética e as profissões (definição de ética; valores contemporâneos; a relação da ética e o exercício profissional)
Unidade II 
Evolução sócio-histórica dos Códigos de Ética da profissão de Serviço Social (1947; 1965; 1975; 1986; 1993)
Unidade III
Projeto ético-político da profissão e a relação com as problemáticas do cotidiano.
Metodologia:
Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.
Avaliação Prevista:
O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.
Web Aula 1
Título: Conceito de Ética e Moral¹
Olá graduandos (as) de Serviço Social, bem vindos à disciplina de Ética Profissional,
Muito estudo e paz para todos e todas!
A palavra moral é derivada do latim mos, mores, que significa relativo a costume e hábitos de conduta ou de comportamento de uma sociedade em determinada condição histórica, não sendo, portanto, universal. A palavra ética é mais abrangente, derivada do Grego Ethos (costume). Segundo Garcia; Fiorillo e Veloso (2008), significam exatamente a mesma coisa do ponto de vista da etimologia (estudo das palavras).
Mesmo sendo usados muitas vezes como sinônimos a moral e a ética são diferentes, a moral se concretiza na vida prática e no cotidiano do individuo, já a ética se estabelece no campo teórico e reflexivo. Essa é a primeira e grande diferença entre moral e ética, a moral se estabelece no convívio social desde os tempos primitivos.
“Quando duas pessoas se encontram há, na verdade, seis pessoas presentes: cada pessoa como se vê a si mesma, cada pessoa como a outra a vê e cada pessoa como realmente é.”
William James
Sirlei Fortes de Jesus¹
Moral a Serviço da Ética 
Todas as morais têm de estar a serviço da ética. 
Por sua natureza, a moral se concretiza como um sistema fechado.  A ética assume a moral.  
A Ética respeita o enraizamento necessário de cada ser humano na realização de sua vida. Está atenta às mudanças históricas, às mentalidades e às sensibilidades cambiáveis, aos novos desafios derivados das transformações sociais. 
Ela impõe exigências a fim de tornar a moradia humana mais honesta e saudável. 
Sem essa abertura às mudanças, a moral se fossiliza e se transforma em moralismo. 
Características de um trabalho em equipe:
Diálogo
Colaboração
Confiança
Criatividade
Competência
Compreensão
Visão de totalidade
Respeito
Ética
União
Humildade
Pensamento Conservador 
Para o pensamento conservador, o fundamento da liberdade é a síntese entre autoridade e ordem, enquanto o dever significa a preservação da liberdade. 
A moral representa o conjunto dos valores legitimados pela tradição e pelos costumes como corretos, justos e bons.
Quando o conservadorismo busca intervir socialmente frente a um problema moral, sua ação será na direção da recuperação da moral tradicional, sendo este significado do dever moral, resgatar e reatualizar a tradição. 
Pensamento Crítico 
Para o pensamento crítico, as regras e normas de uma sociedade são estabelecidas em seu campo prático, porém a avaliação teórica pode trazer uma reflexão sobre esse processo trazendo a uma práxis transformadora e inovadora.
A reflexão crítica da ética é de fundamental importância para o homem enquanto sujeito ético, pois possibilita a reavaliação de conceitos construídos sócio e historicamente. 
Sendo assim, a moral pode ser reconstruída, adequando suas normas e deveres numa relação em que o homem possa realmente exercer sua liberdade.  
No comportamento ético, o importante é que é o individuo quem estabelece os critérios usados para suas ações.
Condições básicas para o exercício da prática.
“Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativos e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Ser um profissional propositivo  e não só executivo.”
(Iamamoto,1998)
Ética, Moral e Moralismo
Muitas vezes se confunde ética e moral, moral e moralismo. Em suma, para o senso comum, moral significa proibições e obrigações formais, se refere a alguém cujo comportamento é contrário às normas dominantes, dizemos, que se trata de um individuo imoral. A moral através dessa concepção se restringe à proibição, o dever passa a ser sinônimo de obediência à proibição, o que leva a uma concepção negativa de moral. Por outro lado, faz parte da natureza humana a liberdade, que vai contrariamente à proibição. Teríamos, então, uma concepção de dever e liberdade que os coloca como valores antagônicos.
A questão da existência desse antagonismo poderá ser respondida de diversas formas, de acordo com as diferentes concepções por parte do pensamento filosófico. Para o pensamento conservador, o fundamento da liberdade, é a síntese entre autoridade e ordem, enquanto o dever significa a preservação da liberdade. A moral representa o conjunto dos valores legitimados pela tradição e pelos costumes como corretos, justos e bons.
Web Aula 2
Título: A ética e as Profissões
Na sua relação de trabalho com os outros indivíduos da sociedade o homem constrói sua moral e consequentemente no decorrer dos tempos sua ética, porém essa construção se dá de forma particular em cada fase histórica de dada sociedade.
A relação do ser humano com o trabalho;
As relações de trabalho e a moral;
As relações de trabalho nas sociedades pré-capitalistas;
As relações de trabalho na sociedade capitalista;
A crise da ética na sociedade urbano-industrial.
A Ética é uma Ciência que tem por Objeto a Moral
Através da ética o Assistente Social adquire a identidade da profissão, postura própria de sua categoria impar, inserida na relação de trabalho na sociedade. 
Os códigos de ética profissional apesar de serem um conjunto de regras e normas, não conseguem garantir que os profissionais farão o que nele se estabelece.
As mudanças que ocorrem no campo profissional do Serviço Social têm seu marco histórico no Código de Ética Profissional de 1993, porém, até esse marco o Serviço Social trilhou uma longa história de evolução que pode ser vista através de seus quatro códigos de ética anteriores ao de 1993.
O Código de Ética Profissional,
enquanto referência normativa do trabalho profissional, expressa o acúmulo teórico-filosófico da categoria profissional acerca do significado social de sua intervenção e os compromissos ético-político assumidos frente à realidade sócio-histórica.
O projeto ético-político do Serviço Social coloca na ordem do dia a necessidade da “humanização” do homem, especialmente na sua atividade fundante que é o trabalho – capaz de transformar a natureza, as relações sociais e projetar seu ser no mundo, através de projetos individuais, profissionais e societários que redimensionem sua condição de sujeito da história.
“A indignação é o sentimento ético que reclama a justiça e faz emergir, da indiferença e da naturalização da pobreza, a perspectiva de transformação, da revolta contra o antiético”
(BARROCO, 2002).
Alguns riscos sobre a questão:
Pensar que a ética é remédio para todos os males;
Transferir para os outros as suas responsabilidades;
Transigir em benefício próprio;
Desconsiderar o componente histórico-social da ética: possibilidade de mudança.
Em que devemos nos basear para que a nossa postura como profissionais possa ser considerada ética?
As nossas convicções e nossos princípios são relevantes, mas atuar baseando-se neles, significa atuar para adaptação, daquilo que se julga adequado e correto, ignorando os valores e princípios da pessoa atendida.
A postura ética deve incluir a diferença que não deve ser percebida como desvio, mas como uma outra possibilidade de ser e viver.
Direitos Humanos 
Os Direitos Humanos são inerentes à nossa natureza e sem os quais não podemos viver como seres humanos. 
Estes direitos e as liberdades fundamentais permitem-nos desenvolver e utilizar plenamente as nossas qualidades humanas, a nossa inteligência, os nossos talentos e a nossa consciência, e satisfazer as nossas necessidades espirituais e de outra natureza. 
Baseiam-se na crescente procura por parte da Humanidade de uma vida na qual a dignidade e o valor inerentes a qualquer ser humano mereçam respeito e proteção.
Serviço Social e a contradição frente ao projeto neoliberal.
É incontestável a contradição existente entre o projeto societário neoliberal e o projeto societário do Serviço Social.
Nesta perspectiva, a consolidação das propostas só poderá ser devidamente efetivada se os profissionais se empenharem e promoverem sua capacitação e a articulação com outras categorias que tem por primazia a defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Em nome da racionalização e do desenvolvimento econômico, vemos uma reforma nas relações do trabalho com a desfragmentação, flexibilização e terceirização do mesmo, que trás como conseqüência a perca dos direitos trabalhistas e sociais.
Isto está associado ao desmonte, e ao sucateamento dos aparatos Estatais e a privatização, o que leva a uma pauperização e maior vulnerabilidade da classe trabalhadora.
	Referências Bibliográficas
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de ética profissional dos assistentes sociais: aprovado em 15 de março de 1993 com as alterações introduzidas pelas resoluções CFESS n. 290/94 e 293/94. Brasília: CFSS, 1994. Disponível em: . 
IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico metodológica. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARTINELLI Maria Lúcia. Serviço Social Identidade e alienação, 5. ed. São Paulo: Cortez,1997.
	Sugestões de Leitura
DOWBOR, Ladislau. A reprodução social: propostas para uma gestão descentralizada. Petrópolis: Vozes, 1999.
FORTI, Valéria. Ética e serviço social. Caderno Especial, n. 27, nov./dez. 2005. Disponível em: .
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�
� PAGE \* MERGEFORMAT �2�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais