Buscar

Apol Curricúlo Escolar e Didática

Prévia do material em texto

Apol Currículo Escolar e Didática
Questão 1/10
" (...) a influência francesa cede espaço para a influência americana e, se antes era o 'saber histórico' que estava em foco, a partir de então são as benesses do saber escolar e sua utilidade para a vida cotidiana que passaram a preocupar os teóricos e administradores da educação, norteando a definição dos conteúdos do ensino."
MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? São Paulo: EDUSF, 2002, p. 100.
 
De acordo com o livro-base e o trecho dado, qual o termo cunhado por Pedra (1997) e Moreira e Silva (1994) para denominar essa influência teórica advinda de outros países:
	A	
Transferência transplantar de currículo
	B	Transferência ou transplante curricular
	C	Transferência ou transplante cultural
Muitos teóricos que estudam o currículo no Brasil, como Pedra(1997) e Moreira e Silva (1994), comentam sobre a influência de teorias de outros países na organização curricular nacional, denominando tal fato de transferência ou transplante cultural (LIVRO-BASE, p. 47).
	D	Transferência ou transplante educacional
	E	Transplante Curricular
Questão 2/10
"Embora a pedagogia tradicional tenha permeado os programas de ensino no Brasil até o início do século XX, fato que pode ser visto nas reformas educacionais e nas influências de outras ordens religiosas, não apenas a católica, também não podemos deixar de salientar que vários foram os formatos dessa mesma pedagogia entre a chegada dos jesuítas, as reformas pombalinas até a sociedade republicana."
LIMA, Michele Fernandes. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 50.
 
Analise as sentenças abaixo relacionadas à Pedagogia Tradicional e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas.
I.( ) Cada formato da Pedagogia Tradicional possuía uma base diferente, igualando-se na metodologia utilizada.
II.( ) Todos os formatos da Pedagogia Tradicional possuem em comum uma base.
III.( ) A metodologia, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é a utilização de materiais didáticos e o aproveitamento dos alunos adiantados.
IV.( ) A base, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é concretizada pela listagem de conteúdos.
 
Agora, marque a sequência correta:
	A	
V, F, V, V
	B	F, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas II e IV são verdadeiras.
Vários foram os formatos da Pedagogia Tradicional desde a chegada dos jesuítas, as reformas pombalinas até a sociedade republicana. Entretanto, a base era a mesma, concretizada, na "lista de conteúdos" (...) diferenciando-se apenas na metodologia adotada conforme os interesses da época.
	C	F, F, V, V
	D	V, F, V, F
	E	V, V, V, F
Questão 3/10
“Na década dos 70, sob a influência da tendência critico-reprodutivista, surge à tentativa de empreender a critica da teoria do capital humano. Buscou-se, então, evidenciar que a subordinação da educação ao desenvolvimento econômico significava torná-la funcional ao sistema capitalista, isto é, colocá-la a serviço dos interesses da classe dominante: ao qualificar a força de trabalho, o processo educativo concorria para o incremento da produção da mais-valia, reforçando, em consequência, as relações de exploração.”
 
SAVIANI, DEMERVAL. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 110.
 
Assinale quais foram os estudiosos que apontaram a escola como reprodutora e marginalizadora:
	A	Jean-Claude Passeron, Michael Apple e John Bobbitt
	B	
Pierre Bordieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron
Você acertou!
O que predominava, até a década de 1970 eram as tendências não críticas de currículo, mas em seus estudos, Pierre Bordieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron, assinalam a escola como reprodutora e marginalizadora, em prol de uma classe dominante que detém o poder (LIVRO BASE, p. 63).
	C	
Louis Althusser, Anísio Teixeira e Henry Giroux
	D	
Henry Giroux, Paulo Freire e Ralph Tyler
	E	
Michael Apple, Louis Althusser e Pierre Bordieu
Questão 4/10
[...] algumas ideias educacionais que se desenvolveram na chamada modernidade [...] apresentaram a modernização da instrução pública no Brasil, no final do século XIX e início do século XX. Dentre essas ideias, manifestas na renovação da concepção de educação e na implantação de novos métodos de ensino [...]
TRINDADE, S. A.; MENEZES, Irani R. A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/36/art10_36.pdf>. Acesso em: 12/12/2014.
 
Com base no texto acima e nos conteúdo estudados no livro base quais foram os dois métodos estrangeiros transferidos e adaptados para o Brasil no final do século XIX e início do século XX:
	A	Método Indutivo e Lições das Coisas
	B	Ratio Studiorum e Método Indutivo
	C	Lições das Coisas e Ratio Studiorum
	D	Método Lancaster e Método Intuitivo
Você acertou!
Método Lancaster e método intuitivo (lições das coisas) são experiências estrangeiras que, transferidas para o Brasil, tiveram adaptações e encontraram resistências (Livro Base, p. 51).
	E	Lancaster e Método Enciclopédico
Questão 5/10
“Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispostos na segunda metade da década de 1960. Além dos eventos organizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse processo também pode ser constatado na literatura divulgada no período”.SAVIANI, DEMERVAL. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369.
 Assinale a alternativa correta sobre a pedagogia tecnicista:
	A	
Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como objetivo a formação do individuo para o mercado de trabalho e com enfoque nas suas experiências.
	B	
Sua ênfase repousava sobre a produtividade, isso se deve ao contexto político econômico do final da década de 1940 e a influencia francesa no Brasil.
	C	
Os acordos feitos entre Brasil e França enfatizaram uma educação voltada para a produtividade, eficiência e desenvolvimento cognitivo dos alunos.
	D	
A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.
O tecnicismo foi introduzido no Brasil no final de 1960, com ênfase na produtividade. Os acordos que levaram a implantação do tecnicismo foram feitos entre Brasil e EUA. O currículo deste ideário deve contemplar conteúdos baseados nos princípios científicos e manuais que visam a objetivos e a habilidades que levem à competência técnica a partir de procedimentos e estratégias que possibilitem o controle efetivo dos resultados com ênfase nos meios e nas instruções programadas (LIVRO-BASE, p. 61- 62).
	E	
Seu currículo enfatiza a manufatura e a arte com o objetivo de desenvolver a competência teórica e técnica do aluno.
Questão 6/10
“Para além de representar abordagens múltiplas sobre uma realidade que se procura olhar de um outro modo, a complexidade dos estudos educacionais críticos, onde se reconhecem contradições, significa a existência de lutas por ideias e práticas associadas a uma problematização constante daquilo que fazemos e naquilo em que estamos a participar. Sendo uma luta crítica e progressista também é um momento de transgressão, na medida em que ‘é a capacidade de transgredir que nos pode conduzir a ganhos significativos no nosso entendimento’ (Carlson & Apple, 2000, p. 51).
 
PACHECO, José Augusto. Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos. Revista Portuguesa de Educação, 2001, p. 63. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/542/1/07JosePacheco.pdf>. Acesso em 20/12/2014.
 
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base, por qual motivo as teorias crítica e pós-crítica (também conhecidas como teorias progressistas) são assim classificadas?A	
Porque analisam criticamente o sistema capitalista, enfatizando a finalidade sociopolítica da educação.
Porque partem de uma análise critica do sistema capitalista, dando ênfase à finalidade sociopolítica da educação, vislumbrando minimizar as desigualdades (LIVRO BASE, p. 90).
	B	
Porque criticam os sistemas político-educacionais e trabalham em prol da desigualdade social.
	C	
Porque combatem o sistema comunista e analisam criticamente as desigualdades sociais geradas por este.
	D	
Porque se servem da criticidade para promover o progresso da sociedade através de alianças políticas.
	E	
Porque criticam o sistema capitalista, mas enfatizam seu modelo de educação como correto.
Questão 7/10
“Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político [...]”
FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=0>. Acesso em: 23/12/2014.
 
Analise as afirmativas a seguir sobre Paulo Freire e sua proposta:
 
I. Defendeu uma escola com uma postura de ensino politizadora, que com vistas a formar um aluno que reflita sua realidade.
II. A politização ambicionada por Paulo Freire está relacionada à inserção do educando na sociedade da qual faz parte, por meio do domínio técnico de qualidade para sua entrada no mercado de trabalho.
III. A prática pedagógica do método de Paulo Freire deve partir da vivência do aluno.
IV. Propôs uma educação libertadora, em que o educando se liberta da visão mágica da sociedade e passa a aceitar a estrutura social tal qual é dada.
 
São corretas as afirmativas:
 
	A	
Afirmativas II e III, apenas.
	B	 Afirmativa IV, apenas
	C	Afirmativas I e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas. Paulo Freire propôs que a educação deveria ter uma postura politizadora, viabilizando aos educandos a compreensão crítica da realidade; seu método foi além do conteúdo oficial e se aproxima da realidade do aluno, sendo a prática pedagógica organizada com base na vivência do aluno. As afirmativas II e IV estão incorretas pois sua proposta não ambiciona a formação para o mercado de trabalho nem mesmo para a conformação social, mas sim visa que o educando após refletir sobre sua realidade haja sobre sua realidade.
	D	Afirmativas III e IV, apenas
	E	Afirmativa I e IV, apenas.
Questão 8/10
“No tempo da educação cristã, os jesuítas tinham a totalidade do ensino e a Metrópole estava do outro lado do Atlântico [...] como os padres, sobretudo em virtude do Ratio Studiorum e de seu voto de obediência, resolviam aqui mesmo a quase totalidade das aplicações das diretrizes educacionais, e como, por outro lado, a própria necessidade e prudência exigiam que não se esperasse a possibilidade de uma resposta que muita vez, só após anos, viria de Portugal, praticamente o Brasil dos dois primeiros séculos viveu em estado de simplicidade legisferal, livre tanto da epidemia de leis e decretos quanto da petulância de políticos legisladores ou de administradores autossuficientes em educação. Contudo, chegou Pombal e, com, ele, o furacão que varreu o ensino brasileiro, de norte a sul. O que as invasões dos bárbaros foram para a Europa, a reforma de Pombal o foi para a educação brasileira.
 
TOBIAS, José Antônio. História da Educação Brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986. p. 153.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas com intuito de...
	A	
Aumentar o poder português e a arrecadação financeira a fim de engordar seus cofres.
Os jesuítas foram expulsos por Sebastião José[e de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal com o objetivo de aumentar a arrecadação e o poder português, ampliando os cofres públicos. Suas medidas educacionais eram desconexas, fragmentados, prevalecendo o enciclopedismo; implantou o sistema de aulas régias, em contraposição a uniformidade da ação pedagógica jesuítica (LIVRO BASE, p. 82-83).
	B	
Implantar um novo plano de ensino articulado pela Coroa Portuguesa.
	C	
Aliançar mais nativos em prol do programa financeiro e educacional articulado pelo Marquês de pombal.
	D	
Combater o analfabetismo que era alto por descaso dos jesuítas.
	E	
Articular aumento da arrecadação para os cofres da Coroa à melhoria da educação nacional, até então praticada sob o regime de aulas régias.
Questão 9/10
“Transferência educacional tem sido entendida como ‘o movimento de ideias, de modelos institucionais e de práticas de um país para outro’ (Ragatt, 1983, p. 1). Importante tema do campo da educação comparada, o fenômeno tem sido estudado, fundamentalmente, a partir de duas perspectivas – o enfoque do imperialismo cultural e o enfoque do neocolonialismo-, ambas baseadas nas teorias da dependência.”
(MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990. p. 18).
 
Com base no texto acima e nos conteúdos estudados no livro sobre as influências que o currículo brasileiro sofreu, analise as afirmativas:
 
I. O campo curricular brasileiro passou a ser discutido a partir da década de 1920, tendo como referência o campo curricular americano.
II. A concepção de currículo brasileira é uma cópia das concepções norte- americanas e francesas.
III. As políticas públicas brasileiras sofreram fortes influencias estrangeiras, que influenciam a concepção de currículo.
IV. Há uma relação dialética entre a transferência curricular estrangeira e as idiossincrasias nacionais, que faz com que o currículo brasileiro seja diferente daqueles nos quais se inspirou.
 
Agora, marque a sequência correta:
	A	V, F, V, V
Você acertou!
O currículo escolar torna-se uma preocupação no Brasil a partir da década de 1920; sendo que sua estruturação se deu a partir do campo curricular americano. Os autores brasileiros que discutem o currículo se apropriam, na maioria das vezes, da produção estrangeira para propor políticas publicas para a educação, que influenciaram diretamente na concepção curricular. Mas não se pode encarar o currículo nacional como uma mera cópia, ele é uma adaptação dos modelos que o influenciaram, sendo que estes foram “filtrados” pelas idiossincrasias das tradições brasileiras e “adulterados” ao serem transmitidos. (LIVRO-BASE, p. 27; 47-48).
	B	
F, V, V, F
	C	F, F, V, V
	D	V, F, V, F
	E	V, V, V, F
Questão 10/10
“O pensamento curricular teve sua origem no Brasil a partir dos anos 20 e 30 do século XX, tendo como parâmetro diferentes teorias, principalmente a dos Estados Unidos, sob influência das ideias de John Dewey e Kilpatrick, que criticavam o currículo tradicional elitista e defendiam ideias progressistas. É importante ressaltar que, até então, os conteúdos escolares no Brasil tinham uma forte ligação com a concepção jesuítica do período colonial em relação à educação, ou seja, o currículo tradicional reinava de modo absoluto na primeira metade do século XX”
SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor, VOL. 12, nº 2, 2009, p. 213. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014.
 
O pensamento curricular no Brasil passa a se desenvolver a partir de qual movimento educacional:
	A	Pedagogia Tecnicista
	B	Teoria pós-crítica
	C	Escola Nova
Você acertou!
É com o movimento da escola nova que o uso do método intuitivo ganhou força e é nesse marco [...] as primeiras iniciativas que utilizaram o termo currículo (Livro Base, p. 52).
	D	Pedagogia crítico-reprodutivista
	E	Pedagogia histórico crítica

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes