Buscar

Espanha

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Espanha
*
*
DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 505.954 km²
CAPITAL: Madri
POPULAÇÃO: 47,19 milhões de habitantes (2011)
MOEDA: Euro - EUR
NOME OFICIAL: Reino da Espanha (Reino de España).
NACIONALIDADE: Espanhola
DATA NACIONAL: 12 de outubro - Aniversário do Descobrimento da América. 
GOVERNO: Monarquia Parlamentarista 
PRIMEIRO-MINISTRO: Mariano Rajoy 
DIVISÃO ADMINISTRATIVA: 17 comunidades autônomas 
 ÁREA: 505.954 km².
CIDADES DA ESPANHA (PRINCIPAIS): Madri, Barcelona, Valência, Sevilha, Zaragoza, Bilbao e Málaga, Oviedo. 
IDIOMAS: espanhol (oficial), basco, galego e catalão
RENDA PERCAPITA: US$ 35.500.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 89,2 hab./km2.
*
*
Economia
Atualmente, a Espanha está entre os 10 países com maior PIB. Tradicionalmente, a Espanha sempre foi um país agrícola e ainda é um dos maiores produtores da Europa ocidental, mas desde meados da década de 1950 o crescimento industrial foi rápido e logo alcançou um maior peso que a agricultura na economia do país. Uma série de planos de desenvolvimento que começaram em 1964, ajudou a expandir a economia.
*
*
Economia
ECONOMIA DA ESPANHA : Produtos Agrícolas: Trigo, beterraba, legumes e verduras, frutas cítricas, uva, azeitona e cevada. Pecuária: Bovinos, suínos, ovinos, aves. Mineração: Carvão, gás natural, gipsita. Indústria: Automobilística, naval, química, siderúrgica, têxtil e calçados. PIB: US$ 1,6 trilhão.
*
*
Características Geográficas 
Situada na Europa Ocidental, a Espanha ocupa a maior parte da Península Ibérica e, fora dela, dois arquipélagos principais (Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares), duas cidades (Ceuta e Melilla), a Ilha de Alborão e uma série de ilha e ilhotas que se encontram frente às costas peninsulares.
Em extensão territorial, é o quarto maior país da Europa, atrás apenas da Rússia, Ucrânia e França, e o segundo maior da União Europeia, atrás apenas da França.
*
*
Características Geográficas (Clima)
A Espanha tem um clima variado ao longo do seu território. Predomina o tipo mediterrânico em quase toda a sua geografia. As costas mediterrânicas do sul e o vale do Rio Guadalquivir têm um clima denominado mediterrânico costeiro: temperaturas e precipitações suaves quase todo o ano, exceto no verão. À medida que se avança para o interior, o clima é mais extremo, passando o clima a ser do tipo clima mediterrânico continental, predominante em quase toda a península: temperaturas altas no verão, baixas no inverno e precipitações irregulares (dependendo da posição geográfica).
*
*
Bandeira da Espanha 
DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA ESPANHA:
 A bandeira da Espanha foi adotada em 5 de outubro de 1981. As cores predominantes, que aparecem na bandeira espanhola, são a vermelha e amarela. 
A bandeira espanhola possui formato retangular e é composta por três faixas horizontais.A faixa superior e a inferior são na cor vermelha e a do meio na cor amarela. A faixa amarela é o dobro do tamanho das faixas vermelhas. Na faixa amarela, no canto esquerdo, há o Escudo Nacional da Espanha.
A cor vermelha, predominante na bandeira da Espanha, representa a conquista, a valentia e a alegria. Já a cor amarela simboliza o ouro (riquezas da Espanha).
A bandeira da Espanha é também conhecida, popularmente, como rojigualda.
CURIOSIDADES:
- A proporção da bandeira espanhola é de 2:3, ou seja, se ela tiver 2 metros de altura deverá ter 3 metros de largura.
- Além da bandeira nacional, na Espanha existem outras sete bandeiras em vigência. São elas: bandeira de proa da armada espanhola, bandeira de embarcações particulares, bandeira da força aérea espanhola, bandeira civil (semelhante a nacional, porém sem o escudo ao centro), bandeira do príncipe de Astúrias, bandeira do Rei da Espanha e bandeira do serviço de vigilância aduaneira.
 
*
*
Bandeira Espanhola
Representa a conquista, a valentia e a alegria
Simboliza o Ouro
*
*
Comidas típicas da Espanha
Sempre acompanhado por um bom vinho, as refeições na Espanha variam de região para região(bem parecido com o que acontece no Brasil). Apesar desta grande diversidade culinária, alguns ingredientes e técnicas quase nunca faltarão. Por exemplo o uso de azeite de oliva como gordura culinária, a técnica de refogar os alimentos, condimentos como o alho, a cebola, o pão como acompanhamento e o grande consumo de saladas sobretudo no verão. Os doces são deliciosos normalmente a base de frutas ou queijos e leite. Doces famosos como tartes ou pasteles são comuns em dias mais festivos.
*
*
Pratos 
Talvez o prato mais conhecido da culinária espanhola, a Paella é um prato feito de arroz, azeite e açafrão. Com a popularização do prato na costa do país, foram acrescidos diversos frutos do mar, como camarão, lula, mexilhão e polvo.
Paella
Cocido Madrileño
Conforme diz o nome, é um dos pratos mais típicos de Madrid, cujo principal ingrediente é o grão-de-bico, mas também leva lingüiça, frango, caldo, batata, acelga, vagem, repolho, entre outros ingredientes.
Bayonesa de Cabello
”Bayonesa” é a massa folheada e o “cabello” ( o nosso cabelinho de anjo) é como chamam o recheio que é feito de alguma fruta bem fibrosa, no caso a cidra e com um toque de limão
*
*
Festas
A “Tomatina” . É uma festa popular em que milhares de pessoas atiram tomates umas nas outras até ficarem completamente cobertos pelo purê.
“Los Sanfermines”. É a festa do padroeiro de Navarra que ocorre todos os anos, no mês de julho, na cidade de Pamplona. Consiste nas corridas de touros pelas ruas da capital de Navarra, em que as pessoas participam correndo dos touros. 
“Las Fallas”. É o festival artisticamente o festival mais bonito da Espanha, las “Fallas de Valencia” é uma festa de luzes e cores que anuncia a primavera. No mês de março, as ruas da cidade ficam repletas de gigantescas figuras, verdadeiras obras de arte que competem em originalidade .
Carnaval de Cádiz e de Santa Cruz de Tenerife. Na Espanha também se celebra o carnaval. O Carnaval de Cádiz domina a cidade com uma dose explosiva de cor, música e cultura.
*
*
Festas
Tomatina 
Los Sanfermines
Las Fallas
Carnaval de Cádiz 
*
*
Danças 
São muitas as danças típicas espanholas, como por exemplo: Sevilhanas, Sardana, Pasodoble, Jota, e o flamenco.A importância de cada uma depende da região, as mais populares são o flamenco, o Pasodoble, o Jota e as Sevilhanas. 
Dança típica da cidade de Sevilha, na Espanha. Ela utiliza palmas, guitarras e batidas dos tamancos para dar o ritmo dos movimentos. É realizada por casais de homens e mulheres, mas também podem ser formados casais com duas mulheres. Sevilhanas são dividas em uma ordem cronológica de quatro partes que possuem maneiras distintas para dançar. Com essa diferença, o espectador pode verificar quando cada etapa da dança vai começar. A primeira parte é realizada passadas seguidas, a segunda trabalha com a roda, a terceira é o sapateado e a última parte é a doscareos.Assemelha-se muito ao flamenco. 
*
*
Flamenco: O Flamenco surgiu na região de Andaluzia por volta do séc. XVI.Tem origem nas culturas cigana e mourisca (espanhol-mulçumano), com influencia de árabes e judeus.A dança utiliza movimentos nos braços e nos punhos, sapateado, forte expressão facial e grande movimento das saias além de castanholas. As dançarinas sapateiam e batem palmas para dar ritmo à dança,que é embalada ao som dos músicos. O Flamenco termina em um movimento intenso da dançarina que deve passar uma expressão segura e forte.
*
*
A jota
 É uma dança espanhola praticada numa grande parte do território de Espanha, embora por vezes se associe especificamente a Aragão.Entendida como uma representação cênica, a jota é cantada e dançada acompanhada de castanholas e é comum que os intérpretes se apresentem com trajes regionais. É uma dança muito alegre e enérgica,surgiu no séc. XVI.
*
*
Religiosidade 
RELIGIÃO: cristianismo 90,1% (católicos 92,3%, outros 1,8%, dupla
filiação 1%, sem filiação 3%), agnoscismo e ateísmo 8,1%, outros 0,2%, islamismo 1,6% (dados de 2010).
*
*
Trajes Típicos 
A Espanha é famosa por suas indumentárias extravagantes e decorativas. As roupas tradicionais espanholas incluem os vestidos do flamenco, usados pelas mulheres ao apresentar a dança folclórica. São exigidos detalhes meticulosos no traje para garantir que a intérprete pareça autêntica. Valores tradicionais fortes também podem ser vistos em outros vestidos espanhóis, para ocasiões como casamentos. 
Mulheres espanholas Roupas das províncias do sul da Espanha das mulheres foi brilhante, ousado e muito feminina. Roupas coloridas vibrantes (trajes de faraleas) com camadas de babados são características dos vestidos e saias na região. Polka dots florais e eram modelos favoritos para as mulheres na Espanha. Foram corpetes apertados e mangas geralmente composto de camadas de babados. Flamenco bailarinos usavam uma versão estilizada destes equipamentos já no século
Homens espanhóis Terno dos homens em Espanha reflecte o estilo tradicional da Bandoleros (fora da lei) e Vaqueros (cowboys). As calças de cintura alta cumprimentar uma jaqueta curta (traje curto), às vezes bordado. Estes foram ligados uns aos outros por um grande lenço colorido na vida. Os homens geralmente usam uma camisa de babados branco sob a jaqueta. Os Bandoleros usava uma bandana vermelha na cabeça, enquanto Vaqueros usavam chapéus largos (sombrero de alanche).
*
*
Trajes Típicos
Vestido Flamenco
chulapos
*
*
Musicas 
As músicas típicas da Espanha são: o flamenco, o chotis, o contrapás,  a copla, o cuplé, o fandango, as habas verdes, a isa canaria, a jota, a muñeira, o paloteo, o pasodoble, as pardicas, a rebolada, a sardana e os verdiales. Também é importante mencionar que tem cantores que baseiam as suas músicas no folclore e em mensagens politicas, como Joan manuel serrat e Joaquín Sabina.
*
*
Castanholas:
As castanholas ganharam espaço dentro da música de vários países mediterrâneos, como a Turquia, a Grécia, a Itália e a Espanha. Estes pequenos e portáteis instrumentos são usados há séculos e se tornaram o instrumento nacional da Espanha. As castanholas são feitas tradicionalmente feitas madeira de castanheiro, embora também possam ser feitas de metal, e consistem em duas conchas que contêm uma pequena curva em um dos lados. As duas conchas são perfuradas para criar um som distinto, sendo uma mais aguda e a outra mais grave.
*
*
musica.mp4
*
*
Bibliografia
pt.wikipedia.org/wiki/Espanha
www.suapesquisa.com.br
http://espanha12.blogspot.com.br/2012/11/musicas-tipicas-da-espanha.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais