Buscar

Portfólio Individual - Depêndencia - Grupo - Administração - UNOPAR - 2º Semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
42.1	APRESENTAÇÕES DA EMPRESA	�
42.2	ANÁLISE DA EMPRESA	�
52.3	COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NA EMPRESA	�
62.4	MEIOS UTILIZADOS NA TOMADA DE DECISÃO	�
62.5	CLIMA ORGANIZACIONAL	�
73	CONCLUSÃO	�
84 REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Neste levantamento serão abordados alguns assuntos de suma importância a qualquer tipo de negócio, desde a pequena e mais simples empresa, até a maior e mais complexa. A principal delas é o gerenciamento do negócio com intuito de minimizar perdas e gastos desnecessários, principalmente com relação ao número de colaboradores excessivos.
Vamos entender o papel de uma boa comunicação e linguagem dentro da organização. Utilizando uma pesquisa baseada em entrevista, o material irá demonstrar o sucesso da Brasil Tintas uma pequena empresa brasileira que carrega em seu DNA os ideais e valores de seu fundador, o que lhe proporcionou atingir esse sucesso. 
DESENVOLVIMENTO 
APRESENTAÇÕES DA EMPRESA
Dados Da Empresa:
Razão Social: Vasconselos - ME
Nome fantasia: Brasil Tintas
CNPJ: 00.743.931/0001-20
Endereço: Rua das Acácias nº 250 - Centro
Fone/Fax: (69) 3322-3340
Email: brasil.tintas@terra.com.br
A Brasil Tintas é uma empresa do ramo varejista e atua no mercado de tintas e materiais para construção, oferecendo aos clientes qualidade em seus produtos e atendimento personalizado, buscando sempre a fidelização do seu público. 
A empresa foi inaugurada em junho de 1996, pelo proprietário Roberto Carlos Vasconcelos e tinha como público alvo o setor metalúrgico, funileiro e marceneiro.
Devido às mudanças de mercado e buscando uma obtenção de lucro maior, a empresa se viu obrigada a mudar o ramo de suas atividades. Em 2003 a Brasil Tintas passou por uma reestruturação e então passou a atender o consumidor final com materiais de construção e focar seu potencial no ramo de tintas.
ANÁLISE DA EMPRESA
A empresa trabalha na revenda de produtos acabados, esses produtos são armazenados em estoque na própria sede da empresa e inventariados num período trimestral. Esse estoque pode ser caracterizado como um estoque de reserva abastecido conforme a demanda dos clientes.
A receita bruta anual da empresa é superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), portanto pode-se considerar uma empresa de pequeno porte. E de acordo com o regime tributário nacional é optante do Simples Nacional.
O processo de demanda é calculado com base em históricos de períodos de tempos passados. É utilizado um método de cálculo de um período de 3 (três) meses, comparando com o mesmo período do exercício anterior e assim encontrando uma demanda próxima, para abastecimento do estoque. Levando em consideração o aquecimento ou esfriamento do mercado no período atual.
Baseando-se na teoria cientifica de Taylor, podemos afirmar que a Brasil Tintas utiliza desses princípios em sua estrutura organizacional. Um dos fatores que demonstra isso é o quadro de funcionários adaptado às necessidades da empresa, a empresa contrata apenas conforme sua necessidade, sendo assim, não gera prejuízos com colaboradores ociosos, outro ponto destacável é o estoque enxuto, com isso a empresa minimiza desperdícios desnecessários e aumenta sua lucratividade.
Utilizando-se da teoria clássica imposta por Fayol, o ponto que a organização mais tem semelhança é com sua gestão, os gerentes usam de muita cautela e muita seriedade no comando da empresa. Dando sempre um passo após o outro, com planejamento sobre qualquer novidade que pretendem implantar, pois o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento.
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NA EMPRESA
A comunicação interna da empresa é uma comunicação hora formal hora informal, quando se trata de informações gerenciais entre gestores e colaboradores são feitas através de um canal de telefonia interna, ou através do sistema de T.I implantado na empresa. Quando as informações a serem transmitidas tem um teor sigiloso, a comunicação preferencial é o sistema de informação, devido a sua criptografia, transmitindo assim maior segurança dessas informações. Quando as informações provem de um meio externo, o principal canal de atendimento é a telefonia, podendo ser móvel ou fixa. A empresa possui um canal do tipo SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente) e outro para vendas rápidas. E por fim, para que a empresa transmita suas informações ao cliente, o meio mais viável até o momento encontrado pelos gestores são as emissoras de rádio e canais de TV locais.
MEIOS UTILIZADOS NA TOMADA DE DECISÃO
Por se tratar de materiais de construção, o mercado sofre constantes variações, sejam elas políticas ou de comportamento do público alvo, quando a economia esta aquecida a demanda é maior aumentando a procura pelos materiais, outro fator predominante é a facilidade ao crédito para o público alvo, seja pelos financiamentos ou pelos programas governamentais de habitação. Tendo esses pontos em mente podem-se perceber as mudanças constantes e assim tomar decisões para readaptar as estratégias para continuar atuante no mercado.
CLIMA ORGANIZACIONAL
A empresa se divide em níveis hierárquicos, como gerência, administrativo, financeiro, vendas e etc. Sendo aparentemente a relação entre todos muito tranquila e amigável. Frequentemente são realizadas dinâmicas motivacionais para motivar o trabalho em equipe, trabalha-se a qualidade de vida no trabalho, trabalho em escalas, com fins de evitar o estresse dos colaboradores, são oferecidas bonificações para colaboradores que atingem as metas, entre outras ações.
Pelo fato da empresa ser de pequeno porte não existem grupos setorizados de trabalho e sim todo um conjunto. Destaque para a cultura organizacional da empresa que preza pelo atendimento personalizado e a honestidade como valor a nortear suas ações. Os gestores tentam ao máximo serem democráticos com relação aos anseios e necessidades dos colaboradores, tanto no profissional quanto no âmbito particular, aplicando a política de igualdade e direitos para todos os funcionários.
CONCLUSÃO
De acordo com as informações coletadas, foi possível chegar a um estudo mais detalhado sobre as praticas da empresa Brasil Tintas, desde sua fundação até os dias de hoje. A empresa passou por várias mudanças, desde o ramo de atividade até as estratégias adotadas para minimizar as perdas e reforçar os lucros. Podemos perceber que as políticas financeiras afetam as empresas brasileiras em todos os aspectos, tanto para o positivo quanto para o negativo.
Foi possível comparar os modelos de gerenciamento baseados nas teorias de Taylor e Fayol. Outro ponto destacável é a boa relação da gerência com os colaboradores. Funcionários motivados e bem valorizados tendem a dar resultados mais satisfatórios.
Em tese podemos afirmar que a Brasil Tintas é um exemplo a ser seguido em empresas do ramo.
4 REFERÊNCIAS
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix. São Paulo: 1974. 
NETO, J. P. de B. Teorias da administração: Curso compacto. Qualitymark. Rio de Janeiro: 2001.
SANTOS, Rafael José dos. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre, Tomo Editorial, 2005.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? 14. Ed. São Paulo, Brasiliense, 1994.
WAGNER, A. John. Comportamento organizacional. São Paulo, Saraiva, 1999.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
JHONNY GOMES DE OLIVEIRA ANDRADE
PRODUÇÃO textual em grupo
Vilhena
2015
JHONNY GOMES DE OLIVEIRA ANDRADE
PRODUÇÃO textual em grupo
Trabalho
de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.
Orientadores: Professores: Márcio Ronald Sella, Grace Botelho, Karen H. Maganotti, Suzi Bueno de Almeida, Antonio Lemes Guerra Junior, Wilson Sanches, Maria Eliza Pacheco, Edson Elias de Morais e Ana Céli Pavão. Equipe de professores do 1º e 2º semestres. 
Vilhena
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais