Buscar

Exercicio_de_experimental_prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é bioética? 
Resp: Conjunto de pesquisas, discursos e praticas normalmente multidisciplinares com a finalidade de esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e aplicação da medicina e biologia.
 
 2. Quais as regras para trabalhar em pesquisa com humanos? 
Resp: Nas pesquisas com seres humanos proteger-se-a privacidade do individuo objeto da pesquisa, identificando somente quando os resultados o requeiram a este e autorize. 
Ser adequado aos princípios científicos e éticos que a justifiquem.
Estar fundamentado na experimentação prévia realizada em animais, em laboratórios ou em outros fatos científicos.
 
 3. O que é Termo de Consentimento Livre e Esclarecido? 
Resp: é um documento que informa e esclarece o sujeito da pesquisa de maneira que ele possa tomar sua decisão de forma justa e sem constrangimento sobre a sua participação em um projeto de pesquisa.
 
 4. Qual a visão anterior a ética sobre os animais de laboratório? 
Resp: Anteriormente, os animais de laboratórios eram utilizados como simples instrumento de trabalho que ajudavam na investigação de diagnostico e diferentes pesquisas sem se levar em conta sua qualidade genética e sanitária.
 
 5. O que são animais de laboratório? Qual importância de se utiliza-los? 
Resp: São animais criados e mantidos em biotérios para uso exclusivo em experiências cientificas e teste para comprovar a eficiência de produtos tais como vacinas, medicamentos, cosméticos, etc. Todos os produtos necessitam ser testados para se verificar se eles são eficazes para o que se destina e se eles não possuem algum componente que possa prejudicar a nossa saúde.
 
 6. O que são os princípio dos “3 RS” (RUSSEL E BURCH, 1959)? E como se aplica? 
Resp: São ações que foram discutidas nas ultimas décadas e que nos dias de hoje são preconizadas para pesquisas e testes realizados com animais.
Redução Empreender todos os esforços no intuito de minimizar o sofrimento, a dor e a angustia causado ao mesmo e ainda melhorar as condições de bem-estar.
Refinamento método que eliminem ou minimizem o sofrimento. Podem ser diminuídos com o uso de anestésicos ou analgésicos apropriados.
Substituição Se refere ao método alternativos que utilizem organismos com sensibilidade limitada, como bactérias, órgãos ou cultivos celulares.
7. Quais as formas de substituir os animais em estudos? 
Resp: Técnicas físico-químicas, teste in vitro, modelos computacionais e matemáticos.
 8. O que deve conter dentro dos protocolos experimentais? 
Resp: Razão e proposito do uso dos animais; Requerimento de alojamento e manejo especiais; Sedação, analgesia e anestesia; Desnecessária repetição de experimento; Procedimento de cuidados após o termino do estudo; Aspectos de biossegurança.
 9. Quais os Princípios éticos na experimentação animal (COBEA, 1992 – disponível em: www.cobea.org.br/etica.htm#3)? 
 Resp: Artigo I Todas as pessoas que pratiquem a experimentação biológica devem tomar consciência de que o animal é dotado de sensibilidade, de memoria e que sofrem sem poder escapar da dor.
 Artigo II O experimento é moralmente responsável por suas escolhas e por atos na experimentação animal.
 10. Por que de se criar os biotérios? 
Resp: Para ter uma área destinada a criação e a manutenção de animais de laboratórios em condição sanitária, dentro de padrões rigorosamente estabelecido, respeitando as normas éticas e as leis de manutenção e vivissecção. 
 
11. Quais as principais características de construção das áreas do biotério? 
É necessário que os biotérios sejam construídos amparados em rígidos critérios de biossegurança e em também quanto à sua organização funcional, espacial, permitindo assim a criação ou a experimentação animal, dentro dos padrões preconizados de higiene, assepsia e segurança, necessários à obtenção ou a utilização de diferentes espécies animais.
12. Com relação aos materiais usados no biotério quais as suas especificidades? 
Limitar ou evitar o contato entre o animal e técnico; ser fabricado com material impermeável; ser resistentes à corrosão; não possuir rebarbas e bordas cortantes; ser desenhado de modo a facilitar manuseio e limpeza; ser autoclavável. 
13. Quais as características desejáveis para as gaiolas dos animais?
Seguras: não permitindo fuga dos animais; facilidade de acesso do animal a alimentação e água; ventilação apropriada; confortáveis: movimentação dos animais; fácil observação do animal. 
14. Quais os equipamentos e insumos usados no laboratório? 
Equipamentos: Autoclave; câmara para eutanásia. 
Insumos: 
Ração - necessidades nutricionais. 
Água: 
Processos químicos: acidificação com HCl (pH = 2,5 a 3,2). 
Processos físicos: filtração, esterilização por autoclavação. 
15. Quais as características de macro e microambientes no biotério? 
Macroambiente: 
Temperatura: 
Pequenos roedores: 21 a 24oC. 
Cobaias e coelhos: 18 a 20oC. 
Umidade Relativa: 45 - 55% 
Iluminação: Fotoperíodo 12 h luz e 12 h escuridão. 
Ruídos: Máximo 85 decibéis. 
Barreiras sanitárias: desinsetização; controle de roedores silvestres e pragas. 
Gaiolas: fundo sólido e fundo perfurado. 
Microambientes 
Cama – gaiolas com raspas de maravalha (madeira picada), casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar ou sabugo de milho, dependendo da facilidade de obtenção e do custo:
Características: seguras; fácil observação; higiênicas; confortáveis; acesso à água e alimento. 
16. Como deve ser a cama e os cuidados com ela? 
Os materiais que podem ser utilizados são: vermiculita e a palha de arroz, contudo, o mais adequado é a maravalha (serragem grossa) de Pinus. A serragem esterilizada por autoclavagem é a mais indicada, e deve ser trocada regularmente. Seu descarte deve ocorrer em sacos plásticos fechados, com o status de lixo contaminado, recolhido por serviço especial de coleta.
17. Quais os tipos de biotério e suas finalidades? 
Biotério de criação: definição de acordo com a Resolução Normativa nº 3 do Concea, de 14 de dezembro de 2011: "local destinado à reprodução e manutenção de animais para fins de ensino ou pesquisa científica".
Biotério de manutenção: definição de acordo com a Resolução Normativa nº 3 do Concea, de 14 de dezembro de 2011: "local destinado à manutenção de animais para fins de ensino ou pesquisa científica".
Biotério de experimentação: definição de acordo com a Resolução Normativa nº 3 do Concea, de 14 de dezembro de 2011: "local destinado à manutenção de animais em experimentação por tempo superior a 12 (doze) horas".
18. Quais os fatores que interferem na escolha do animal para experimentação? 
O tamanho reduzido, ciclo reprodutivo curto, prole numerosa, precocidade, nutrição
variada e adaptação ao cativeiro.
19. Quais as características de camundongo, ratos e cobaios? 
Camundongos: tem corpo fusiforme e cauda que pode atingir comprimento maior do que o corpo. Sua
coloração natural é marrom escura no dorso, com um ventre mais claro e cinzento. Não possui glândulas
sudoríparas. Tanto as patas anteriores como posteriores possuem cinco dedos. Uma característica interessante é que todos os cromossomos do camundongo doméstico são telocêntricos.
Ratos: tem um corpo fusiforme e uma cauda que em muitas raças/linhagens pode chegar a medir mais em
comprimento do que o próprio corpo. Tanto as patas anteriores como posteriores possuem cinco dedos. Assim como outros roedores, não possuem glândulas sudoríparas. Em ambientes quentes, procuram locais com sombras ou cavam tocas que costumam ser mais frias do que a superfície. Adaptam-se melhor ao frio. Também não possuem vesícula biliar.
Cobaios: diferentemente de outros roedores, é um animal de corpo compacto e cauda muito curta. Seu comprimento, quando adulto, situa-se em torno de 15 cm a 17 cm, e seu peso entre 85 g a 120 g. O pêlo é curto e avermelhado no dorso – daí o nome dourado – enquanto o ventre é completamente
cinzento;
os olhos são escuros; a pele é extremamente flácida e, como característica mais marcante, possui bolsas laterais (bolsas guturais) no interior da boca, onde estoca alimentos, quando em suas buscas, geralmente por grãos. O alimento, aí estocado, não sofre processo digestivo e depois é expelido no local onde ficará armazenado. É sabido que mães com recém-natos, quando ameaçadas, ‘escondem’ seus filhotes nessas bolsas. Têm também duas glândulas laterais no flanco, de coloração escura, bastante visíveis no macho, menores e menos visíveis na fêmea. Estas são glândulas sebáceas que estão associadas à transformação de testosterona em dihidrotestosterona e têm sido consideradas como características sexuais secundárias nos machos. Na fêmea, a uretra tem uma abertura separada e localizada na parte superior da abertura vaginal. A vagina apresenta duas pequenas bolsas laterais, nas quais células epiteliais e leucócitos se acumulam. Por essa razão, devemos ter bastante cuidado quando realizamos o esfregaço vaginal, para evitar erros, por coleta incorreta de material, nas fases de ciclo. O estômago desses animais é dividido em duas áreas distintas: a área pilórica e a área glandular, separadas por uma constrição semelhante a um esfíncter que regula o fluxo dos alimentos. A área pilórica se assemelha histológica e estruturalmente ao rumem, e a área glandular ao estômago dos monogástricos.
20. Como ocorre o desenvolvimento do rato? 
O rato nasce desprovido de pelos, com exceção das vibrissas (responsáveis pelo tato), e com o corpo avermelhado; com os olhos fechados, o pavilhão auricular também fechado e aderido à cabeça e pesando de 4 g a 6 g. Após o parto, a fêmea amamenta a ninhada. Esse fenômeno pode ser observado através da mancha branca no abdômen dos animais, que nada mais é do que leite no estômago. Tal fato é importante, já que os filhotes mais fracos não mamam e, portanto, em casos de seleção ao nascimento, este, além da robustez do animal, é um fator de descarte. A pele dos animais vai clareando ou escurecendo, de acordo com a coloração da linhagem, e os pêlos começam a despontar por volta do 3o ao 4o dia de vida. Com sete dias o corpo está totalmente recoberto de pêlos, as tetas são visíveis nas fêmeas e as orelhas já começam a se afastar da cabeça e a se abrirem. Por volta do 10o dia os animais abrem os olhos. Aos 16 dias já começam a se alimentar independentemente e dos 18 aos 24 já estão aptos ao desmame. Nessa idade, são sexados, geralmente pesados e separados. O peso ao desmame varia de 35 g a 45 g e a sexagem é feita baseada na distância ano-genital, que no macho é bem maior do que na fêmea, além da visualização da bolsa escrotal. A puberdade se dá aos 30 dias e a maturidade sexual, dos 50 aos 60 dias. Em geral, o acasalamento ocorre nesse período, quando os machos já pesam de 200 g a 250 g e as fêmeas, de 150 g a 180 g. Os animais permanecem em reprodução até os 9 meses de idade. Os machos podem pesar de 500 g a 600 g e as fêmeas, de 300 g a 400 g.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais