Buscar

Segunda Prova 2011 -1 (Com resposta)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0 + 0,5)
(A)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	( 2 ) Intervêm na respiração celular
	
	( 1 ) óleos
	
	
	
	( 5 ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( 4 ) Sulfluramida
	
	
	
	( 1 ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( 2 ) Piretróide
	
	
	
	( 3 ) Bloqueador ganglionar
	
	( 5 ) Benzoil uréia
	
	
	
	( 4 ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( 3 ) Cartape
	
	
	
	
	
	
 (B)
	(1) ORGANOFOSFORADO
	( 4 ) ZETA-CIPERMETRINA
	( 2 ) DDT
	(2) ORGANOCLORADO
	( X ) CARTAPE
	( X ) METOXIFENOZIDA
	(3) BENZOIL URÉIA
	( 3 ) TRIFLUMUROM
	( 1 ) PIRIDAFENTIONA
	(4) PIRETRÓIDE
	( X ) ALDICARBE
	( 4 ) GAMA-CIALOTRINA
2. Quais são as principais vias de contaminação por agrotóxicos?
	Os agrotóxicos podem ser absorvidos por via oral, dérmica ou respiratória. 
3. Qual é o mais recente desafio da Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Rio de Janeiro?
	Controlar a entrada de espécies exóticas no estado e os agrotóxicos sem registro.
4. Defina e/ou conceitue: (2,0)
	a. Magnificação Biológica: É um fenômeno provocado pelos inseticidas organoclorados pelo fato de seus ingredientes ativos serem de difícil degradação ambiental, causando então um aumento de suas concentrações através da cadeia trófica.
	b. Desencadeamento Secundário: É um fenômeno causado pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, onde ocorre a eliminação dos inimigos naturais da espécie de importância secundária no agroecossitema.
	c. Controle Biológico Clássico: É reconhecido como controle biológico clássico aquele em que o homem, após avaliação da praga e seus inimigos naturais nos seus locais de origem, promove a transferência daqueles organismos mais promissores para os novos locais onde a praga tenha sido introduzida.
	
	d. Controle Biológico Aplicado: No controle biológico aplicado vamos ter a intervenção direta do homem promovendo a multiplicação dos organismos benéficos bem como, fazendo sua colonização e conservação nos agroecossistemas.
	e. Parasitóide: Parasitóides são seres que parasitam outros organismos impedindo-os de atingir a fase adulta de reprodução. Passa um importante período fixado à superfície ou no interior de um único hospedeiro, levando-o a óbito. 
	
	f. Fitiatria: É a área do conhecimento humano que objetiva manter em equilíbrio o estado de saúde vegetal. É uma ciência voltada para a cura e proteção das plantas e do ecossistema.
	
	g. Efeito Bumerang: Esse efeito é causado pelo uso criminoso do chumbinho na tentativa de diminuir a população de ratos, mas, ao invés de ocorrer à diminuição, ocorre um aumento considerável na população. Isso ocorre porque a morte instantânea de um membro da população provoca a necessidade de reposição desse membro, e como cada fêmea tem em média 5 filhotes, a população aumenta 4 vezes a mais.
	
	h. Praga: São organismos animais, vegetais ou agentes patógenos que afetam de forma significativa os interesses do homem.
	
	i. Ação tópica: O produto aplicado não entra na intimidade dos vegetais, ficando aderido à superfície. 
	
	j. Ação translaminar: O ingrediente ativo penetra no tecido vegetal intimamente, atingindo a praga que ali se encontra ou mesmo, aquela que esteja colonizando a parte oposta daquela que recebeu a aplicação do produto.
	l. Ação sistêmica: Se caracteriza pelo fato do ingrediente ativo penetrar na planta e se deslocar por sua seiva, principalmente via xilema, envenenando-a e exercendo seu efeito letal sobre as pragas que dela venham a se alimentar.
4. O que são preceitos etio-eco-toxicológicos e para que servem?
	São considerações que o profissional habilitado a receitar um agroquímico deve fazer em relação a origem do problema (etiologia); a fauna, a flora e recursos hídricos (ecologia); e a saúde humana e animal (toxicologia). Todos esses preceitos servem para orientar o agricultor sobre a 
melhor prática fitossanitária a ser adotada.
5. Qual o objetivo do receituário agronômico?
	Orientar através dos processos semiotécnicos a melhor prática fitossanitária a ser adotada por um produtor rural a fim de eliminar alguma praga.
6. Quais os princípios específicos do receituário?
	Preconizar medidas de controle populacional de espécies potencialmente pragas objetivando evitar que atinjam o nível de dano econômico. Estabelecer os critérios metodológicos preservando a saúde humana, animal e ambiental, sem prejuízo na produtividade.
7. Em quais classes de classificação toxicológicas são divididos os agrotóxicos?
	Classe 1: compostos químicos considerados extremamente tóxicos (tarja vermelha)
	Classe 2: compostos químicos considerados altamente tóxicos (tarja amarela)
	Classe 3: compostos químicos considerados medianamente tóxicos (tarja azul)
	Classe 4: compostos químicos considerados pouco tóxicos (tarja verde)
8. Em relação às pragas, a penetração dos praguicidas pode ser de qual modo para que exerçam seus efeitos letais?
	Pode se dar através do contato, da ingestão ou da fumigação, envolvendo dessa forma, o corpo ou o tegumento, o sistema digestivo ou o sistema respiratório do alvo biológico a ser controlado.
9. Qual o objetivo no uso da tecnologia química?
	Eficiência, economia e segurança com aplicação correta e criteriosa.
10. O que são praguicidas?
	São substâncias químicas ou biológicas que tenham efeito letal sobre as pragas. Os praguicidas devem apresentar determinadas características, tais como: elevada toxicidade para as pragas em baixas concentrações, ausência de toxicidade para homens, animais domésticos e inimigos naturais, ausência de toxicidade para as plantas, economia no preço, obtenção e aplicação fáceis, infelizmente a maioria dos produtos não atendem a tais requisitos.
11. Quais os métodos utilizados pelo controle de pragas?
	Métodos legislativos, químicos, biológicos, culturais ou ecológicos, genéticos (hibridação, esterilização, resistência de plantas, plantas transgênicas), físicos, mecânicos e sistemas integrados de controle (controle integrado, manejo ecológico de pragas, manejo integrado de pragas).
12. Cite cinco exemplos de formulações líquidas:
	Concentrado Emulsionável (EC), Concentrado Solúvel (SL), Eletrodinâmica (ED), Emulsão de óleo em água (EW), Gel Emulsionável (GL), Suspensão Concentrada (SC), Suspensão Concentrada para Tratamento de Sementes (FS), Suspensão de Encapsulado (CS), Ultra Baixo Volume (UBV ou UL).
13.Cite cinco exemplos de formulações sólidas:
	Fibra Plástica (FP), Gerador de gás (GE), Granulado (G ou GR), Grânulos Dispersíveis em Água (WG), Isca (GB), Pasta (PA), Pastilha (PT), Pó Dispersível em Água (WS), Pó Molhável (WP), Pó para Tratamento a Seco de Sementes (DS), Pó Seco (DP), Pó Solúvel (SP), Tablete (TB).
14. Quais são as perguntas a serem feitas no questionamento quanto ao uso de tecnologia química?
	Por quê? (pode haver alternativas existentes); Qual? (se leva em consideração a natureza e o modo de ação do produto); Quando? (bioecologia do alvo); Onde e Como? (tecnologia de aplicação).
15. Quais são os parâmetros toxicológicos utilizados na classificação tóxica?
	DL50 oral, DL50 dermal, DL50 inalatória, lesões dérmica e lesões oculares.
16. O que é manejo integrado de pragas?
	Objetiva interromper o uso abusivo da metodologia química no controle de organismos danosos a agricultura. É um processo de gestão do agrossistema que promove transformações em prol dos interesses econômicos da sociedade humana garantindo o mínimo de efeitos colaterais
no ambiente considerado e no próprio homem.
17. Quando os agrotóxicos e afins podem ser comercializados?
	Quando houver apresentação do receituário por profissional habilitado, só poderão ser comercializados diretamente ao usuário.
18. Por quê não se deve arredondar a área a ser aplicado o agrotóxico?
	Porque estaríamos superestimando a quantidade de agrotóxico, provocando contaminação e desperdício ao mesmo tempo.
19. Por qual órgão é exercido o controle do receituário agronômico?
	 Pelo CREA regional.
20. Qual a finalidade da ficha técnica?
	Nela contêm todos os dados que possibilitarão conhecer o histórico da propriedade em relação aos problemas fitossanitários vivenciados ali, e, em sua maior extensão, poderá servir de base para o planejamento global da região.
21. Sobre a classificação dos efeitos tóxicos dos praguicidas, diga qual o mecanismo de ação de cada grupo dando exemplos de ingredientes ativos que possuam tal mecanismo:
a) Tóxicos Físicos: matam pragas por asfixia ou desidratação (óleos).
b) Tóxicos Respiratórios: intervêm na respiração celular (piretróides e outros).
c) Tóxicos dos Nervos ou Neurotóxicos: 1- concentram suas ações no sistema nervoso periférico (organoclorados); 2- os inibidores da colinesterase (organofosforados e carbamatos); 3- os inibidores do neurotransmissor ácido gama amini butírico - GABA (abamectina e fipronil); 4- os causadores de bloqueio irreversível nos receptores nicotínicos pós-sinápticos da acetilcolina (neonicotinóides e nicotinóides); 5- o causador de ativação nos receptores nicotínicos pós-sinápticos da acetilcolina e efeito no complexo de receptores de ácido gama amino butílico -GAMA (espinosade); 6- os causadores de distúrbios na função dos neurônios, pela interação com o canal de sódio (piretróides e oxadiazina); 7- o bloqueador gangliolar (cartape).
d) Tóxicos Protoplamáticos: 1- agem sobre as mitocôndrias, interrompendo a produção de ATP (clorfenapir; sulfluramida); 2- atua como inibidor da respiração mitocondrial (diafentiurom).
e) Tóxicos Hormonais: 1- inibidores da síntse de quitina (benzoil uréias); 2- os aceleradores de ecdises (diacilhidrazinas).
f) Tóxicos Patogênicos: causadores de septicemia e/ou toxemia (Bacillus, Baculovirus, Beauveria,e Metarhizium).
g) Tóxicos Anticoagulantes: produzem hemorragias internas (cumarínicos).
h) Tóxicos Musculares: 1- provocam a perda da coordenação muscular (metaldeído); 2- os moduladores de receptores de rianodina (clorantraniprole e flubendiamida).
i) Tóxicos de Ação Combinada: atuam de diversas formas.
5. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (0,5)
	( F ) 
( F ) 
( F ) 
( V ) 
( V ) 
	A ausência de efeitos colaterais adversos é uma desvantagem do controle biológico.
Pode-se definir o controle biológico como sendo a não regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais. 
O superparasitismo se caracteriza por uma competição interespecífica entre os organismos.
Os mecanismos de resistência aos agrotóxicos estão relacionados aos fatores fisiológicos e aos fatores do ambiente.
Cotesia flavipes é um parasitóide de larvas de Diatraea saccharalis.
6. Identifique o tipos e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
A= Parasitóide secundário direto
	
	
B= Parasitóide primário
	
	
C= Hospedeiro
	
Tipo= Hiperparasitismo direto
7. Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 269864 m2, cultivados com melão? (1,0)
	DIPEL: 13,4932Kg
	AGREE: 20,2398Kg
1. Relacione adequadamente: (1,0 + 0,5)
(A)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( 2 ) Intervêm na respiração celular
	
	( 4 ) Clorfenapir
	
	
	
	( 5 ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( 3 ) Cartape
	
	
	
	( 1 ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( 2 ) Piretróide
	
	
	
	( 3 ) Bloqueador ganglionar
	
	( 5 ) Benzoil uréia
	
	
	
	( 4 ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( 1 ) óleos
	
	
	
4. Defina ou conceitue: (2,0)
	b. Resistência: Desenvolvimento de resistência em populações de insetos sob pressão de aplicação de inseticidas.
	c. Ressurgimento: Resurgência da praga devido ao uso de DDT.
	d. Multiparasitismo: Mais de uma espécie de parasitóide ocorre dentro ou sobre um único hospedeiro. Em muitos casos, somente um indivíduo sobrevive.
	
	e. Superparasitismo: Vários indivíduos de uma espécie de parasitóide podem se desenvolver num hospedeiro.
	
	f. Adelfoparasitismo: Parasitóides parasitam indivíduos da própria espécie. Ex: Coccophagus scutellaris – o macho é parasitóide obrigatório da fêmea.
	g. Endoparasitóides: Desenvolve-se internamente no corpo do hospedeiro, podendo ser solitário ou gregário.
	h. Ectoparasitóide: Desenvolve-se externamente – a larva alimenta-se inserindo as peças bucais através do tegumento da vítima.
	i. Quebra da cadeia alimentar: A utilização de praguicidas no controle de pragas iniciais de uma cultura, com a eliminação dos organismos benéficos, pode favorecer as espécies tardias mais importantes.
	
	j. Seletividade ecológica: Está relacionada com as formas de aplicação dos agroquímicos no agroecossistema, minimizando seu efeito no ambiente.
	l. Predador: Organismo de vida livre durante todo o ciclo de vida e que mata a presa, geralmente é maior que ela e requer mais de um indivíduo para completar seu desenvolvimento biológico.
	m. Patógeno:  É um organismo, microscópico ou não, capaz de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros.
5. Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
	Não deixa resíduos; é mais específico,não causando desequilíbrio; é mais permanente; geralmente mais barato que o controle químico; age no ecossistema; reduz a dependência de petróleo; ausência de efeitos colaterais adversos; alto nível de controle a baixo custo; ausência de efeitos prejudiciais ao homem, às plantas cultivadas, aos animais domésticos e selvagens e a outros organismos benéficos; capacidade do inimigo natural de se reproduzir rapidamente e procurar seus hospedeiros ou presas, sobrevivendo em densidades populacionais relativamente baixas dos mesmos; o não desenvolvimento de resistência aos inimigos naturais.
5. Exemplifique 2 (duas) desvantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
	Espectro de ação; ação mais lenta; condições favoráveis; potencial de inóculo adequado e estratégias; armazenamento; comercialização; segurança.
6. Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
	A
	
	B
	
	C
	
	A= Hospedeiro
	
	B= Parasitóide primário 
	
	C= Parasitóide secundário indireto
	
Tipo= Hiperparasitismo indireto
7. Os produtos BRIGADE 25 EC (bifentrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 1 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 353000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
	BRIGADE 25 EC: 11,296L
	TREBON 100 EC: 56,48L
6. Os produtos
KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 655000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
	KARATE 25 EC: 26,2L
	TREBON 100 EC: 104,8L
7. Relacione adequadamente: (0,5)
	
	(1) Opuntia inermis (2) Cryptochaetum iceryae (3) Competição interespecífica (4) Cotesia flavipes
(5) Bacillus thuringiensis
	
	( ) predador ( ) superparasitismo ( 4 ) Diatraea saccharalis ( 2 ) parasitóide de ovos
( 3 ) multiparasitismo ( 1 ) Cactoblastis cactorum ( 5 ) patógeno
8. Os produtos COMMANCHE 200 EC (cipermetrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 3,2 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 785900 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
	COMMANCHE 200 EC: 10,05952L
	TREBON 100 EC: 125,744L
 
5. Quais os fatores que traduzem os mecanismos de resistência? (0,5)
	Fatores fisiológicos e ambientais.
6. Identifique os tipos e os componentes das interações apresentadas a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
A= Parasita secundário	B= Parasita primário		C= Hospedeiro
Tipo= Hiperparasitismo
7. Para o controle do bicho furão (Ecdytolopha aurantiana) na cultura de citros pode-se recomendar o bioinseticida AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai) na dosagem de 5 X 1010 esporos viáveis/100 litros d`água. Sabendo-se que tal produto tem 109 EV/g do ingrediente ativo em sua formulação (pó molhável) e que o volume de água a ser utilizado nesta cultura durante a aplicação é de 2.000 litros/ha, quantos quilos serão necessários para se controlar tal praga em 7658500 m2? (1,0)
	AGREE: 765,85Kg
7 - Relacione adequadamente: (0,5)
	(1) Parasitóide de ovo
	( 3 ) Rodolia cardinalis
	( 4 ) Bacillus thuringiensis
	(2) Fungo entomógeno
	( 1 ) Trissolcus basalis
	( 5 ) Diatraea saccharalis
	(3) Predador
	( 4 ) Cotesia flavipes
	( 2 ) Metarhizium anisopliae
	(4) Parasitóide de larvas
	
	
	(5) Hospedeiro
	
	
8 - Os produtos CIPERMETRINA FERSOL 100 EC (cipermetrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 3 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 353000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
7 - Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 785900 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
7 - Relacione adequadamente: (0,5)
(A) Parasitóide de ovo; (B) Fungo entomógeno; (C) Predador; (D) Parasitóide de larvas; (E) Hospedeiro.		 
( C ) Rodolia cardinalis; ( D ) Bacillus thuringiensis; ( A ) Trissolcus basalis; ( E ) Diatraea saccharalis;
( D ) Cotesia flavipes; ( B ) Metarhizium anisopliae; ( A ) Trichogramma galloi; ( ) Mus musculus.
			
8 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 6578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 120 LE/ha?
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP. (1,0)
	VIRON M : 118,4112Kg
4 - Defina e/ou conceitue: (1,5)
	c. Tríplice Lavagem: Trata-se da pratica de efetuar a lavagem da embalagem de agrotóxicos após o seu esvaziamento. Após o uso de todo o produto, enche-se a embalagem até 1/4 do seu volume, tampar e agitar por 30 segundos, despeja-se no tanque do pulverizador, realiza-se esse procedimento três vezes seguidas. Uma embalagem lavada três vezes reduz o risco de contaminação humana, dos animais domésticos e de criação e do meio ambiente. 
7 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 8578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 150 LE/ha? (1,0)
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP.
6 - Relacione adequadamente: (0,5)
	
	(1) Brevicoryne brassicae (2) Rodolia cardinalis (3) Competição intraespecífica (4) Cotesia flavipes
(5) Trichogramma galloi
	
	( 5 ) parasitóide de ovos ( 3 ) superparasitismo ( 4 ) Diatraea saccharalis ( 2 ) predador
( ) multiparasitismo ( 1 ) Lysiphlebus testaceipes ( ) patógeno 
4. Exemplifique 2 (duas) características ideais de um parasitóide. (0,5)
6. Os produtos POUNCE 384 EC (permetrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 12,48 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 655000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
6. Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e STALLION 60 CS (gama-cialotrina) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 0,9 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 785900 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
	
2 - Defina ou conceitue: (3,0)
	f. Colonização inoculativa:
5 -Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e OFUNACK 400 EC (piridafentiona) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 60 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 655000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
2 - Defina e/ou conceitue: (3,5)
	e. Colonização inundativa:
	
5 - Os produtos MUSTANG 350 EC (zeta-cipermetrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 17,5 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 785900 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
6 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 6578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 120 LE/ha?
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP. (1,0)
6 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 8578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 150 LE/ha? (1,0)
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP.
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA:
DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) óleos
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) Cartape
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Desencadeamento Secundário:
	b. Controle Biológico Clássico:
	c. Magnificação biológica:
	d. Parasitóide:
	e. Multiparasitismo:
	f. Patógeno:
3 - Cite 2 (duas) vantagens do Controle Biológico. (0,5)
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Charips sp.
	(
	(B) Lysiphlebus testaceipes
	(
	(C) Brevicoryne brassicae
	A= parasita secundário
	B= parasita primário
	C= hospedeiro
	Tipo= Hiperparasitismo
	
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
	(1) Parasitóide de ovo		( 3 ) Rodolia cardinalis
	(2) Fungo entomógeno		( 4 ) Bacillus thuringiensis
	(3) Predador			( 1 ) Trissolcus basalis
	(4) Parasitóide de larvas		( 5 ) Diatraea saccharalis
	(5) Hospedeiro			( 4 ) Cotesia flavipes
					( 2 ) Metarhizium anisopliae
6 - Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 269864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( 2 ) Intervêm na respiração celular
	
	( 1 ) óleos
	
	
	
	( 5 ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( 1 ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( 2 ) Piretróide
	
	
	
	( 3 ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	(4 ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( 3 ) Cartape
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação biológica:
	b. Ressurgimento:
	c. Desencadeamento Secundário:
	d. Controle Biológico Clássico:
	e. Parasitóide:
	f. Multiparasitimo:
	g. Patógeno:
3 - Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (0,5)
	( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
	A ausência de efeitos colaterais adversos é uma desvantagem do controle biológico.
Pode-se definir o controle biológico como sendo a não regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais.
O superparasitismo se caracteriza por uma competição interespecífica entre os organismos.
Os mecanismos de resistência aos agrotóxicos estão relacionados aos fatores fisiológicos e aos fatores do ambiente.
Cotesia flavipes é um parasitóide de larvas de Diatraea saccharalis.
4 - Identifique o tipos e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
5 - Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 269864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina ou conceitue: (3,0)
	a. Magnificação biológica:
	b. Resistência:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento secundário:
	e. Controle biológico aplicado:
	f. Colonização inoculativa:
3 - Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
4 - Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	A
	
	B
	
	C
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
	(1) Parasitóide de ovo		( ) Rodolia cardinalis
	(2) Fungo entomógeno		( ) Bacillus thuringiensis
	(3) Predador			( ) Trissolcus basalis
	(4) Parasitóide de larvas		( ) Diatraea saccharalis
	(5) Hospedeiro			( ) Cotesia flavipes
					( ) Metarhizium anisopliae
6 - Os produtos FURY 200 EW (zeta-cipermetrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 10 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 353000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina ou conceitue: (3,5)
a. Magnificação biológica:
	b. Controle biológico clássico:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento secundário:
	e. Superparasitismo:
	f. Parasitóide:
	g. Patógeno:
3 - Exemplifique 2 (duas) características ideais de um parasitóide. (0,5)
4 - Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	A
B
	
	C
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
5 -Os produtos CYPTRIN 250 EC (cipermetrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 5 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 655000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação biológica:
	b. Seletividade ecológica:
	c. Desencadeamento secundário:
	d. Controle biológico aplicado:
	e. Colonização inundativa:
	f. Parasitóide:
	g. Patógeno:
3 - Identifique os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
		Hyphantria sp. ( Ernestia sp. ( Perilampus sp.	
4 - Relacione adequadamente: (0,5)
	(1) Parasitóide de ovo		( ) Rodolia cardinalis
	(2) Fungo entomógeno		( ) Bacillus thuringiensis
	(3) Predador			( ) Trissolcus basalis
	(4) Parasitóide de larvas		( ) Diatraea saccharalis
	(5) Hospedeiro			( ) Cotesia flavipes
					( ) Metarhizium anisopliae
5 - Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e SUMIDAN 25 EC (esfenvalerato) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 1,75 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 785900 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2- Defina ou conceitue: (3,5)
	a. Quebra da cadeia alimentar:
	b. Magnificação biológica:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento secundário:
	e. Controle biológico aplicado:
	f. Predadores:
	g. Patógenos:
3 - Quais os fatores que traduzem os mecanismos de resistência? (0,5)
4 - Identifique os tipos e os componentes das interações apresentadas a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
5 - Para o controle do bicho furão (Ecdytolopha aurantiana) na cultura de citros pode-se recomendar o bioinseticida AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai) na dosagem de 5 X 1010 esporos viáveis/100 litros d`água. Sabendo-se que tal produto tem 109 EV/g do ingrediente ativo em sua formulação (pó molhável) e que o volume de água a ser utilizado nesta cultura durante a aplicação é de 2.000 litros/ha, quantos quilos serão necessários para se controlar tal praga em 7658500 m2? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Desencadeamento Secundário:
	b. Controle Biológico Clássico:
	c. Controle Biológico Aplicado:
	d. Parasitóide:
	e. Multiparasitismo:
	f. Superparasitismo:
3 - Cite 2 (duas) vantagens do Controle Biológico. (0,5)
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Charips sp.
	(
	(B) Lysiphlebus testaceipes
	(
	(C) Brevicoryne brassicae
	A=
	B=
	C=
	Tipo=
	
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
(A) Parasitóide de ovo; (B) Fungo entomógeno; (C) Predador; (D) Parasitóide de larvas; (E) Hospedeiro.		 
( ) Rodolia cardinalis; ( ) Bacillus thuringiensis; ( ) Trissolcus basalis; ( ) Diatraea saccharalis;
( ) Cotesia flavipes; ( ) Metarhizium anisopliae; ( ) Trichogramma galloi; ( ) Mus musculus.
			
6 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 6578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 120 LE/ha?
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP. (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Ressurgimento:
	b. Controle Biológico Aplicado:
	c. Colonização Inoculativa:
	d. Predador:
	e. Multiparasitismo:
	f. Tríplice Lavagem:
3 - Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (1,0)
	( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
	A ausência de efeitos colaterais adversos é uma desvantagem do controle biológico.
Pode-se definir o controle biológico como sendo a não regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais.
O superparasitismo se caracteriza por uma competição interespecífica entre os organismos.
Os mecanismos de resistência aos agrotóxicos estão relacionados aos fatores fisiológicos e aos fatores do ambiente.
Cotesia flavipes é um parasitóide de larvas de Diatraea saccharalis.
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Perilampus sp.
	(
	(B) Ernestia sp.
	(
	(C) Hyphantria sp.
	A=
	B=
	C=
	Tipo=
	
	
6 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 8578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 150 LE/ha? (1,0)
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP.
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
 (1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) óleos
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) Cartape
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Resistência:
	b. Controle Biológico Clássico:
	c. Patógeno:
	d. Parasitóide:
	e. Superparasitismo:
	f. Magnificação Biológica:
3 - Cite 2 (duas) vantagens da aplicação do Controle Biológico de Pragas. (0,5)
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Brevicoryne brassicae
	(
	(B) Lysiphlebus testaceipes
	(
	(C) Charips sp.
	A=
	B=
	C=
	Tipo=
	
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
	
	(1) Brevicoryne brassicae (2) Rodolia cardinalis (3) Competição intraespecífica (4) Cotesia flavipes
(5) Trichogramma galloi
	
	( ) parasitóide de ovos ( ) superparasitismo ( ) Diatraea saccharalis ( ) predador
( ) multiparasitismo ( ) Lysiphlebus testaceipes ( ) patógeno 
6 - Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 269864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) óleos
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) Cartape
	
	
	
2. Defina e/ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação Biológica:
	b. Desencadeamento Secundário:
	c. Controle Biológico Clássico:
	d. Parasitóide:
	e. Multiparasitimo:
	f. Patógeno:
g. Controle Biológico Aplicado:
3. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (0,5)
	( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
	A ausência de efeitos colaterais adversos é uma desvantagem do controle biológico.
Pode-se definir o controle biológico como sendo a não regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais.
O superparasitismo se caracteriza por uma competição interespecífica entre os organismos.
Os mecanismos de resistência aos agrotóxicos estão relacionados aos fatores fisiológicos e aos fatores do ambiente.
Cotesia flavipes é um parasitóide de larvas de Diatraea saccharalis.
4. Identifique o tipos e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
5. Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 269864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2. Defina ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação biológica:
	b. Resistência:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento Secundário:
	e. Controle Biológico Aplicado:
	f. Parasitóide:
	g. Multiparasitismo:
3. Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
4. Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
	A
	
	B
	
	C
	
	
	
	
	
	
	
5. Os produtos BRIGADE 25 EC (bifentrina) e POUNCE 384 EC (permetrina) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 1 e 12,48 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 353000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal
causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2. Defina ou conceitue: (3,5)
2.1. Magnificação biológica:
	2.2. Controle biológico clássico:
	2.3. Ressurgimento:
	2.4. Desencadeamento secundário:
	2.5. Superparasitismo:
	2.6. Predador:
	2.7. Patógeno: 
3. Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
4. Exemplifique 2 (duas) características ideais de um parasitóide. (0,5)
5. Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	A
	
	B
	
	C
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
6. Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e MALATHION 440 EW (malationa) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 132 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 655000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2. Defina e/ou conceitue: (3,0)
	2.1. Magnificação biológica:
	2.2. Seletividade ecológica:
	2.3. Desencadeamento secundário:
	2.4. Controle biológico aplicado:
	2.5. Patógeno:
	2.6. Parasitóide:
3. Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (1,0)
4. Identifique o tipo de interação apresentada a seguir: (0,5)
		Hyphantria sp. ( Ernestia sp. ( Perilampus sp.	
5. Relacione adequadamente: (0,5)
	
	(1) Opuntia inermis (2) Cryptochaetum iceryae (3) Competição interespecífica (4) Cotesia flavipes
(5) Bacillus thuringiensis
	
	( ) predador ( ) superparasitismo ( ) Diatraea saccharalis ( ) parasitóide de ovos
( ) multiparasitismo ( ) Cactoblastis cactorum ( ) patógeno
6. Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e MUSTANG 350 EC (zeta-cipermetrina) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 17,5 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 785900 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	 ( ) óleos
	
	
	
2. Defina ou conceitue: (3,0)
	2.1. Ação sistêmica:
	2.2. Magnificação biológica:
	2.3. Ressurgimento:
	2.4. Desencadeamento secundário:
	2.5. Controle biológico aplicado:
	2.6. Predadores:
3. Quais os fatores que traduzem os mecanismos de resistência? (1,0)
4. Identifique os tipos e os componentes das interações apresentadas a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
05. Para o controle do bicho furão (Ecdytolopha aurantiana) na cultura de citros pode-se recomendar o bioinseticida AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai) na dosagem de 5 X 1010 esporos viáveis/100 litros d`água. Sabendo-se que tal produto tem 109 EV/g do ingrediente ativo em sua formulação (pó molhável) e que o volume de água a ser utilizado nesta cultura durante a aplicação é de 2.000 litros/ha, quantos quilos serão necessários para se controlar tal praga em 7658500 m2? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) óleos
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) Cartape
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Desencadeamento Secundário:
	b. Controle Biológico Clássico:
	c. Magnificação biológica:
	d. Parasitóide:
	e. Multiparasitismo:
	f. Patógeno:
3 - Cite 2 (duas) vantagens do Controle Biológico. (0,5)
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Charips sp.
	(
	(B) Lysiphlebus testaceipes
	(
	(C) Brevicoryne brassicae
	A=
	B=
	C=
	Tipo=
	
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
	(1) Parasitóide de ovo		( ) Rodolia cardinalis
	(2) Fungo entomógeno		( ) Bacillus thuringiensis
	(3) Predador			( ) Trissolcus basalis
	(4) Parasitóide de larvas		( ) Diatraea saccharalis
	(5) Hospedeiro			( ) Cotesia flavipes
					( ) Metarhizium anisopliae
6 - Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 269864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
( ) óleos
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) Cartape
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação biológica:
	b. Ressurgimento:
	c. Desencadeamento Secundário:
	d. Controle Biológico Clássico:
	e. Parasitóide:
	f. Multiparasitimo:
	g. Patógeno:
3 - Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (0,5)
	( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
	A ausência de efeitos colaterais adversos é uma desvantagem do controle biológico.
Pode-se definir o controle biológico como sendo a não regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais.
O superparasitismo se caracteriza por uma competição interespecífica entre os organismos.
Os mecanismos de resistência aos agrotóxicos estão relacionados aos fatores fisiológicos e aos fatores do ambiente.
Cotesia flavipes é um parasitóide de larvas de Diatraea saccharalis.
4 - Identifique o tipos e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
5 - Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 269864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina ou conceitue: (3,0)
	a. Magnificação biológica:
	b. Resistência:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento secundário:
	e. Controle biológico aplicado:
	f. Colonização inoculativa:
3 - Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
4 - Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	A
	
	B
	
	C
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
	(1) Parasitóide de ovo		( ) Rodolia cardinalis
	(2) Fungo entomógeno		( ) Bacillus thuringiensis
	(3) Predador			( ) Trissolcus basalis
	(4) Parasitóide de larvas		( ) Diatraea saccharalis
	(5) Hospedeiro			( ) Cotesia flavipes
					( ) Metarhizium anisopliae
6 - Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 893000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina ou conceitue: (3,5)
a. Magnificação biológica:
	b. Controle biológico clássico:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento secundário:
	e. Superparasitismo:
	f. Parasitóide:
	g. Patógeno:
3 - Exemplifique 2 (duas) características ideais de um parasitóide. (0,5)
4 - Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	A
	
	B
	
	C
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
5 -Os produtos KARATE ZEON 50 CS (lambda-cialotrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 1,5 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 455000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação biológica:
	b. Seletividade ecológica:
	c. Desencadeamento secundário:
	d. Controle biológico aplicado:
	e. Colonização inundativa:
	f. Parasitóide:
	g. Patógeno:
3 - Identifique os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
		Hyphantria sp. ( Ernestia sp. ( Perilampus sp.	
4 - Relacione adequadamente: (0,5)
	(1) Parasitóide de ovo		( ) Rodolia cardinalis
	(2) Fungo entomógeno		( ) Bacillus thuringiensis
	(3) Predador			( ) Trissolcus basalis
	(4) Parasitóide de larvas		( ) Diatraea saccharalis
	(5) Hospedeiro			( ) Cotesia flavipes
					( ) Metarhizium anisopliae
5 - Os produtos SUMIDAN 25 EC (esfenvalerato) e OFUNACK 400 EC (piridafentiona) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 1,75 e 60 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 585900 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME:
MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2- Defina ou conceitue: (3,5)
	a. Quebra da cadeia alimentar:
	b. Magnificação biológica:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento secundário:
	e. Controle biológico aplicado:
	f. Predadores:
	g. Patógenos:
3 - Quais os fatores que traduzem os mecanismos de resistência? (0,5)
4 - Identifique os tipos e os componentes das interações apresentadas a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
5 - Para o controle do bicho furão (Ecdytolopha aurantiana) na cultura de citros pode-se recomendar o bioinseticida AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai) na dosagem de 5 X 1010 esporos viáveis/100 litros d`água. Sabendo-se que tal produto tem 109 EV/g do ingrediente ativo em sua formulação (pó molhável) e que o volume de água a ser utilizado nesta cultura durante a aplicação é de 2.000 litros/ha, quantos quilos serão necessários para se controlar tal praga em 5658500 m2? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Desencadeamento Secundário:
	b. Controle Biológico Clássico:
	c. Controle Biológico Aplicado:
	d. Parasitóide:
	e. Multiparasitismo:
	f. Superparasitismo:
3 - Cite 2 (duas) vantagens do Controle Biológico. (0,5)
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Charips sp.
	(
	(B) Lysiphlebus testaceipes
	(
	(C) Brevicoryne brassicae
	A=
	B=
	C=
	Tipo=
	
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
(A) Parasitóide de ovo; (B) Fungo entomógeno; (C) Predador; (D) Parasitóide de larvas; (E) Hospedeiro.		 
( ) Rodolia cardinalis; ( ) Bacillus thuringiensis; ( ) Trissolcus basalis; ( ) Diatraea saccharalis;
( ) Cotesia flavipes; ( ) Metarhizium anisopliae; ( ) Trichogramma galloi; ( ) Mus musculus.
			
6 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 8578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 120 LE/ha?
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP. (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Ressurgimento:
	b. Controle Biológico Aplicado:
	c. Colonização Inoculativa:
	d. Predador:
	e. Multiparasitismo:
	f. Tríplice Lavagem:
3 - Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (1,0)
	( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
	A ausência de efeitos colaterais adversos é uma desvantagem do controle biológico.
Pode-se definir o controle biológico como sendo a não regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais.
O superparasitismo se caracteriza por uma competição interespecífica entre os organismos.
Os mecanismos de resistência aos agrotóxicos estão relacionados aos fatores fisiológicos e aos fatores do ambiente.
Cotesia flavipes é um parasitóide de larvas de Diatraea saccharalis.
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Perilampus sp.
	(
	(B) Ernestia sp.
	(
	(C) Hyphantria sp.
	A=
	B=
	C=
	Tipo=
	
	
6 - Quantos quilos do produto VIRON M (4 X 109 CIP/g) serão necessários para serem utilizados em 8578400 m2 de cultura de algodão para controle de Heliothis virescens, sabendo-se que a dosagem recomendada é de 150 LE/ha? (1,0)
 Observação: CIP = corpo de inclusão poliédrica; LE = equivalente larval; 1 LE = 6 X 109 CIP.
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1 - Relacione adequadamente: (1,0)
 (1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) óleos
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) Cartape
	
	
	
2 - Defina e/ou conceitue: (3,0)
	a. Resistência:
	b. Controle Biológico Clássico:
	c. Patógeno:
	d. Parasitóide:
	e. Superparasitismo:
	f. Magnificação Biológica:
3 - Cite 2 (duas) vantagens da aplicação do Controle Biológico de Pragas. (0,5)
4 - Identifique os componentes e o tipo de interação apresentada abaixo: (1,0)
	(A) Brevicoryne brassicae
	(
	(B) Lysiphlebus testaceipes
	(
	(C) Charips sp.
	A=
	B=
	C=
	Tipo=
	
	
5 - Relacione adequadamente: (0,5)
	
	(1) Brevicoryne brassicae (2) Rodolia cardinalis (3) Competição intraespecífica (4) Cotesia flavipes
(5) Trichogramma galloi
	
	( ) parasitóide de ovos ( ) superparasitismo ( ) Diatraea saccharalis ( ) predador
( ) multiparasitismo ( ) Lysiphlebus testaceipes ( ) patógeno 
6 - Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE
(Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 369864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) óleos
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Sulfluramida
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) Cartape
	
	
	
2. Defina e/ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação Biológica:
	b. Desencadeamento Secundário:
	c. Controle Biológico Clássico:
	d. Parasitóide:
	e. Multiparasitimo:
	f. Patógeno:
g. Controle Biológico Aplicado:
3. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (0,5)
	( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
( ) 
	A ausência de efeitos colaterais adversos é uma desvantagem do controle biológico.
Pode-se definir o controle biológico como sendo a não regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais.
O superparasitismo se caracteriza por uma competição interespecífica entre os organismos.
Os mecanismos de resistência aos agrotóxicos estão relacionados aos fatores fisiológicos e aos fatores do ambiente.
Cotesia flavipes é um parasitóide de larvas de Diatraea saccharalis.
4. Identifique o tipos e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	A
	
	B
	
	C
	
	Charips sp.
	(
	Lysiphlebus testaceipes
	(
	Brevicoryne brassicae
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
5. Para o controle da broca das cucurbitáceas (Diaphania hyalinata) na cultura do melão, podem ser recomendados os bioinseticidas DIPEL (Bacillus thuringiensis var. kurstaki) ou AGREE (Bacillus thuringiensis var. aizawai). Sabendo-se que o primeiro possui 32 X 109 esporos viáveis (EV)/grama e o segundo, 109 esporos viáveis/grama em suas formulações, sendo recomendados nas dosagens de 16 X 1012 e 75 X 1010 EV/hectare, respectivamente, quantos quilos dos produtos comerciais serão necessários para serem utilizados em 469864 m2, cultivados com melão? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2. Defina ou conceitue: (3,5)
	a. Magnificação biológica:
	b. Resistência:
	c. Ressurgimento:
	d. Desencadeamento Secundário:
	e. Controle Biológico Aplicado:
	f. Parasitóide:
	g. Multiparasitismo:
3. Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
4. Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
	A
	
	B
	
	C
	
	
	
	
	
	
	
5. Os produtos BRIGADE 25 EC (bifentrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 1 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 753000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2. Defina ou conceitue: (3,5)
2.1. Magnificação biológica:
	2.2. Controle biológico clássico:
	2.3. Ressurgimento:
	2.4. Desencadeamento secundário:
	2.5. Superparasitismo:
	2.6. Predador:
	2.7. Patógeno: 
3. Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (0,5)
4. Exemplifique 2 (duas) características ideais de um parasitóide. (0,5)
5. Identifique o tipo e os componentes da interação apresentada a seguir: (1,0)
	
	
	
	
	
	
	A
	
	B
	
	C
	
	Hyphantria sp.
	(
	Ernestia sp.
	(
	Perilampus sp.
	
6. Os produtos KARATE 50 EC (lambda-cialotrina) e TREBON 100 EC (etofenproxi) são recomendados para o controle de Neoleucinodes elegantalis na cultura de tomate, na dosagem de 2,5 e 20 gramas de ingredientes ativos/100 litros d’água, respectivamente. Quanto se gastará desses produtos no controle da referida praga numa área de 655000 m2, sabendo-se que serão aplicados 800 litros de calda/ha? (1,0)
NOME: MATRÍCULA: 
ASSINATURA: DATA: 
1. Relacione adequadamente: (1,0)
(1) Tóxico físico (2) Tóxico respiratório (3) Tóxico dos nervos (4) Tóxico protoplasmático (5) Tóxico hormonal
	Mecanismo de Ação
	
	Grupo químico ou Ingrediente ativo
	
	
	
	( ) Intervêm na respiração celular
	
	( ) Clorfenapir
	
	
	
	( ) Inibidor da síntese de quitina
	
	( ) Cartape 
	
	
	
	( ) Ação letal causada por asfixia ou desidratação
	
	( ) Piretróide
	
	
	
	( ) Bloqueador ganglionar
	
	( ) Benzoil uréia
	
	
	
	( ) Interrompe a produção de ATP nas mitocôndrias
	
	( ) óleos
	
	
	
2. Defina e/ou conceitue: (3,0)
	2.1. Magnificação biológica:
	2.2. Seletividade ecológica:
	2.3. Desencadeamento secundário:
	2.4. Controle biológico aplicado:
	2.5. Patógeno:
	2.6. Parasitóide:
3. Exemplifique 2 (duas) vantagens do controle biológico de pragas. (1,0)
4. Identifique o tipo de interação apresentada a seguir: (0,5)
		Hyphantria sp. ( Ernestia sp. ( Perilampus sp.	
5. Relacione adequadamente: (0,5)
	
	(1) Opuntia inermis (2) Cryptochaetum

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais