Buscar

Poluentes Atmosféricos: SOx e NOx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
SOx: O dióxido de enxofre é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um de enxofre; a sua fórmula química é SO2. É um gás denso, incolor e tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante. É produzido naturalmente pelos vulcões e em certos processos industriais. Na indústria, o dióxido de enxofre serve sobretudo para a produção de ácido sulfúrico. É, juntamente com o dióxido de azoto (NO2), um dos principais causadores da chuva ácida, pois, associado à água presente na atmosfera, forma ácido sulfuroso. É prejudicial à saúde e ao meio ambiente. 
 
NOx: O dióxido de azoto ou dióxido de nitrogénio é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um de azoto; a sua fórmula química é NO2. Gás de cor acastanhada ou castanho-avermelhada, de cheiro forte e irritante, muito tóxico, é um poderoso oxidante que, nas reações na atmosfera pode dar origem a ácido nítrico, bem como a nitratos orgânicos que contribuem para fenómenos com elevado impacto ambiental, como as chuvas ácidas e a eutrofização de lagos e rios. 
ORIGEM DOS SOX E NOX
SOX
são gases incolores formados pela queima de enxofre;
formados quando ocombustível (carvão, óleo mineral, gasolina, minérios) que o contém é queimado; 
 Dióxido de enxofre (SO2) é o poluente que é utilizado como indicador de concentrações de óxidos de enxofre no ar ambiente;
 SO2 dissolve-se em vapor de água para formar o ácido, e interage com os outros gases e partículas no ar, para formar sulfatos e outros produtos que podem ser nocivos para as pessoas e seu ambiente.
 Mais de 65% de SO2 liberado para o ar, vem de empresas de energia elétrica, especialmente aqueles que o carvão queima. 
NOX
Óxidos de nitrogênio (NOx)
é um termo genérico usado para descrever a soma de NO, NO2 e outros óxidos de nitrogênio. NOx é um grupo de gases altamente reativos, que desempenham um papel importante na formação de ozônio troposférico. 
 Muitos dos óxidos de nitrogênio são incolores e inodoros. No entanto, um poluente comum, dióxido de nitrogênio(NO2), juntamente com partículas no ar podem ser vistos como uma camada castanho-avermelhada ao longo de muitas áreas urbanas. 
 Os óxidos de nitrogênio formam-se quando o combustível é queimado a temperaturas elevadas, como num processo de combustão. As principais fontes de NOx são veículos automóveis, elétricas, e outros industriais, fontes comerciais e residenciais que queimam combustíveis.
REAÇÕES ACTIMOSFERICAS
As reações atmosféricas do NOx e SOx, dão origem a primeiro a nevoa acida e depois a CHUVA ACIDA
Formação da chuva ácida
S (s) + O2 (g) ---> SO2 (g)
2 SO2 (g) + O2 (g) ---> 2 SO3 (g)
SO3 (g) + H2O (l) ---> H2SO4 (aq) (NEVOA ACIDA)
H2SO4 (aq) + H2O (l) ---> H3O+ + HSO4-
N2 (g) + O2 (g) ---> 2 NO (g)
 2 NO (g) + O2 (g) ---> 2 NO2 (g)
2 NO2 (g) + H2O (l) ---> HNO3 (aq) + HNO2 (aq)
HNO3 + H2O ---> H3O+ + NO3- 
COLETA E ANALISE DE AMOSTRAS
Métodos de amostragem e análise dos poluentes atmosféricos 
d) Dióxido de Enxofre - Método de Pararonasilina ou Método Equivalente. 
O dióxido de enxofre é absorvido do ar numa solução de tetracloromercurato de potássio (TCM). É formado um complexo de diclorossulfitomercurato, resistente à oxidação pelo oxigênio do ar. Uma vez formado, este complexo é estável a oxidantes fortes (ex: ozônio, óxidos de nitrogênio). O complexo reage com pararrosanilina e formaldeído formando o ácido pararrosanilina metil sulfônico, intensamente colorido. A absorbância da solução é medida espectrofotometricamente. 
O método é utilizado para medição de dióxido de enxofre no ar ambiente usando períodos de amostragem de até 24 horas.
            g) Dióxido de Nitrogênio - Método da Quimioluminescência ou Método Equivalente.
Este método consiste em reagir em faze gasosa o NO com o O3
 NO (g) + O3 (g) ---> NO*2 (g) + O2 (g)
Esta reação ocorre em um pequeno reator sob condições controladas, o dióxido de enxofre gerado nesta reação retorna rapidamente para o estado padrão emitindo luz nas faixas vermelhas e infravermelha do expectro: NO*2 → NO2 + luz (λ=600 a 2.800)
O material para coleta é o Amostrador TRIGAS
Atende à Resolução n° 3 do CONAMA para as medições SO2 e NO2, e, além das normas da ABNT para SO2 mencionadas acima, atende também a métodos pertinentes da CETESB, FEEMA, FEAM e US EPA
IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE E SAÚDE HUMANA
Os SNOX , tem uma elevada importância para vida no nosso planeta quer seja ela a nível, vegetal ou humana, pois eles tem se revelado que afetam dos os meios, eles podem contaminar o solo com a água acida, dificultando o desenvolvimento das plantas e arvores, poluir o ar respirável na nevoa acida contaminando o ser humano e os demais animais, contaminar á agua pelos lenções freáticos devido a contaminação dos solos e as águas das chuvas. 
METODOS DE REDUÇÃO DOS SNOX 
Os métodos de redução desses poluentes parte muito em diminuir a origem antrópica deles, pois as origens naturais pertencem ao ciclo próprio natura e não devemos mexer por não saber o que pode surgir depois, os métodos de abatimentos são: redução do uso de combustíveis fosseis, uso de catalizador nos veículos movidos a derivados de combustíveis fosseis, novas fontes de energias devem ser desenvolvidas para diminuir o uso dos combustíveis fosseis
REFERENCIAS
COLIM BRAID, QUÍMICA AMBIENTAL; tradução Maria Angeles Lobo Recio, Luz Carlos Marques Carrere ed. São Paulo. Bookman, 2005
RESOLUÇÃO CONAMA 03/1990

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais