Buscar

Seminario- A historia do ballet

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI
CAMPUS DRª JOSEFINA DEMES-FLORIANO
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSÍCA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA
Ana Carolina B. Silva
*
A História do Balé
*
De onde veio?
Balé, ballet ou balê, é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; e simetria.
*
Como tudo começou...
O ballet tem suas raízes na Itália renascentista através das pantomimas (peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, geralmente improvisada)que eram realizados por atores e circenses em grandes salões para membros da corte.
*
*
*
O casamento da italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique II da França em 1533 deu um importante impulso para o desenvolvimento do balé. Diversos artistas especializados em grandes e luxuosos espetáculos foram trazidos da Itália.
*
 Em 1533 Catarina de Medicis produziu o Ballet Comique de la Reine em Paris sob a direção do músico italiano Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome que adotou na França. O balé tomou a forma na qual é conhecido hoje na França, durante o reinado de Luis XXIII.
*
No ano de 1661, seu filho Luis XIV fundou a Académie de Musique et de Dance, com o objetivo de sistematizar, preservar a qualidade e de fiscalizar o ensino e a produção do balé. Luis XIV nomeou Charles Louis Pierre de Beauchamps para tomar a frente da instituição que foi dissolvida em 1780.
*
*
Os chamados balés de repertório se baseiam em composições musicais que contribuíram para torná-lo popular na Europa e depois no resto do mundo. Alguns dos balés mais notáveis são: Coppélia, de Léo Delibes, O Pássaro de Fogo de Igor Stravinsky O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, ambos de Tchaikovsky.
*
A partir do Romantismo, as mulheres passaram a se destacar e contribuir para o aperfeiçoamento da arte. Marie Camargo por exemplo, criou o jeté, o pas de basque e o entrechat quatre, além de encurtar os vestidos até acima dos tornozelos e calçar sapatos sem saltos.
*
*
*
*
Requisitos para a sapatilha de ponta
Não são todos os que devem dançar na ponta!
A decisão para começar o trabalho da ponta deve ser feita somente por um professor hábil e conhecedor do ballet. 
Os estudantes que sobem na ponta antes de estarem fisicamente preparados correm um grande risco, construindo maus hábitos que podem levar anos para serem corrigidos.
*
Segundo diversos médicos e fisioterapeutas nenhum estudante deve subir nas pontas antes dos 11 anos. 
A pressão do peso do corpo no pé e nos dedos do pé, que ainda estão “macios” e em crescimento, pode causar a má formação dos ossos e das articulações.
Requisitos para a sapatilha de ponta: Idade
*
O estudante deve ter um bom comportamento: prestar muita atenção nas aulas e trabalhar cuidadosamente as correções dadas por seu professor.
Requisitos para a sapatilha de ponta: Comportamento
*
A estrutura do pé e do tornozelo do estudante é de grande importância. 
Um estudante cujos pés tenham flexibilidade insuficiente e cujo o arco do pé seja pequeno não conseguirá colocar o tornozelo em uma linha direta entre o joelho e os dedos do pé na ponta. 
Requisitos para a sapatilha de ponta: Estrutura Óssea
*
O físico individual do estudante deve ser avaliado com cuidado. 
Ele deve ter os músculos abdominais e glúteos fortes, o que cria um alinhamento apropriado, e deve mostrar o uso consistentes desses músculos dentro e fora das aulas de ballet.
Requisitos para a sapatilha de ponta: Físico
*
 O tornozelo e os músculos do pé devem poder “prender” o pé inteiro no alinhamento apropriado. 
Deve se ter uma grande atenção para assegurar que os músculos ao redor do tornozelo estão treinados suficientemente para prendê-lo fortemente na posição correta.
Requisitos para a sapatilha de ponta: Físico
*
Solo do Pax de Deux de Lago dos Cisnes
*
Referências
http://www.dulliusdance.com.br/artigos/detalhes/2-sapatilha-de-ponta 
http://meuballetrminhavida.blogspot.com.br/2012/01/historia-das-sapatilhas-de-ponta.html 
https://minhaquinta.wordpress.com/a-historia-do-uso-da-sapatilha-de-ponta-no-ballet/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Balé
*
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais