Buscar

Eu Igreja

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Palestração Virgolândia 23-08-2015
Tema: Eu Igreja
Apresentação
 Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente, Outros a usam para descrever uma organização religiosa e completa com regiões, distritos e dioceses. As definições são confusas, quando queremos ou deixamos ficar, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, seja no cotidiano ou explicação doutrinária.
Significado e Definição da palavra Igreja
Dicionário, palavra IGREJA:
substantivo feminino, comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo ou conjunto dos cristãos católicos; catolicismo.
Em Hebraico é "Kahal" que significa: Congregação, ajuntamento de pessoas. 
Em grego significa  “Enklesía” que significa "assembléia de cidadãos" ou "‘assembléia de fiéis" .
Definição, palavra IGREJA:
Há três usos comuns da palavra "igreja". Dois são das escrituras e um não .
Nas escrituras, todos os cristãos formam a igreja de Deus (Efésios 1:22-23; 5:22-33).
Do mesmo modo, os cristãos que trabalham e adoram juntos num determinado lugar são uma igreja (1 Coríntios 1:2). Poderíamos chamar estes dois usos como igreja universal e igreja local.
O uso que não é das escrituras se aplica a um grupo de igrejas que se juntaram e a este poderíamos chamar igreja denominacional. Uma igreja denominacional é um grupo de igrejas trabalhando juntas como se fosse uma, sob uma organização nacional ou internacional.
Introdução: Igreja Católica Apostólica Romana
Desenvolvimento: A religião cristã, formada pela filosofia cristã, constituída por ensinamentos (amor, compaixão, fraternidade...) provenientes das idéias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).
Após a perseguição e morte de Jesus Cristo, Pedro foi o principal apóstolo responsável por difundir o cristianismo. Posteriormente, durante o auge da civilização romana, o apóstolo Paulo teve fundamental importância para a expansão do cristianismo e da filosofia cristã. A partir da influência de Paulo, a religião desenvolveu-se inicialmente de forma incipiente entre os romanos, pois os cultos cristãos eram proibidos em Roma e, nessa época, a grande maioria da população romana era pagã.
Durante o governo do imperador romano Nero, os cristãos sofreram uma das maiores perseguições em Roma: foram torturados, empalados e hostilizados nas arenas durante espetáculos públicos. No ano de 313, o imperador Constantino deu liberdade de culto aos cristãos e, a partir de então, o cristianismo passou a agregar novos adeptos em Roma, tornando-se a religião oficial do Império Romano em 390, ato instituído por Teodósio.
O imperador Constantino, para evitar a crise e a decadência do Império Romano, dividiu-o em duas partes: a ocidental, com a capital em Roma, representava o Império Romano do Ocidente; e a parte oriental, com a capital em Constantinopla (capital da civilização bizantina), representava o Império Romano do Oriente.
Com o decorrer dos séculos, criaram-se grandes diferenças entre a Igreja bizantina e a Igreja romana, culminando, no ano de 1054, no primeiro Cisma do Oriente. As principais conseqüências desse cisma ocorreram por divergências políticas entre os romanos e bizantinos. O papa (bispo de Roma) resistiu às insistentes tentativas de domínio do imperador bizantino, ao mesmo tempo em que os bizantinos não aceitavam e não acreditavam na figura do papa como chefe de todos os cristãos. Eles divergiam também em relação ao culto a imagens, às cerimônias, aos dias santificados e quanto aos direitos do clero.
Após as invasões dos povos germânicos (bárbaros) e com a crescente crise e decadência do Império Romano, a Igreja Católica aliou-se aos bárbaros, cristianizando-os, dominando e conquistando os vastos territórios ocidentais do Império Romano. As principais alianças se deram com os francos e, posteriormente, com o Império Carolíngio (na figura de seu grande imperador Carlos Magno). Juntamente com a Igreja Católica, propuseram reconstruir a magnitude do Império Romano do Ocidente, o chamado Sacro Império Romano Germânico.
Desse modo, adentramos a Idade Média, período que a Igreja Católica se confirmou como uma das maiores instituições religiosas e políticas do mundo ocidental. Sendo a grande detentora de propriedades de terra e dominando o campo do saber, as grandes bibliotecas medievais e os estudos filosóficos ocorriam quase sempre nos mosteiros medievais. Nesse período, surgiram os monges copistas (que reproduziam vários exemplares da Bíblia) e o movimento conhecido como Cruzadas.
Durante a Idade Média, a Igreja Católica, a fim de demonstrar seu poder político e também levando em conta a crença da salvação das almas dos hereges, instalou a Santa Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício. As pessoas acusadas de heresias eram interrogadas por membros do clero, podendo ser torturadas ou queimadas nas fogueiras. A Santa Inquisição foi estabelecida por dois principais motivos: primeiro, a efetivação do poder político católico (as pessoas que questionassem a fé católica eram consideradas hereges); e segundo, os católicos acreditavam estar libertando as almas dos hereges, portanto, o corpo pereceria, mas a alma considerada eterna estaria salva. Com essas justificativas, os católicos torturaram e mataram um grande número de pessoas.
No século XVI, principalmente na região norte da Europa, alguns monges pertencentes à Igreja Católica (Martinho Lutero e João Calvino) iniciaram tentativas de reformas na doutrina católica. Deve-se ressaltar que os dois monges não tinham a pretensão de iniciar o movimento conhecido na história por Reforma Protestante, mas apenas solicitavam mudanças nos ritos católicos, como a cobrança de indulgências, a usura, entre outros.
O movimento de reforma iniciado por Lutero e Calvino alcançou uma dimensão que os próprios monges não haviam planejado. A reforma foi decisiva, não por romper com a fé cristã, mas por contestar as doutrinas e os ritos católicos, fundando posteriormente o gérmen inicial da Igreja Protestante (que, atualmente, concorre plenamente com a Igreja Católica quanto ao número de fiéis e adeptos pelo mundo).
A Igreja Católica também exerceu papel fundamental na catequização dos indígenas do continente americano no período das Grandes Navegações Marítimas Europeias. Aliás, a difusão do cristianismo foi um dos motivos para o empreendimento marítimo europeu a partir do século XV.
Atualmente, a sede da Igreja Católica se encontra no Estado do Vaticano (norte da cidade de Roma), criado em 1929 pelo Tratado de Latrão, especialmente para sediar e abrigar o alto clero da Igreja – entre eles, o papa.
Difusão da Igreja Católica: Os cristãos eram perseguidos por Roma, ser cristão era ser inimigo de Roma, ao cristãos eram comparados como sementes, pois quanto mais perseguidos, mais estavam surgindo, um dia subiu ao poder um homem chamado Constantino, foi no ano de 313d.c., ao subir no poder, ele tinha três grandes moimentos que ameaçava a soberania de Roma, pois eram problemas políticos religiosos, o primeiro era o Mitraísmo; Religião do Deus Mitras ou paganismo exaltada desde o Imperador Júlio César; Mitras era o Deus sol, era importante para o imperador cultuar tal Deus, pois este dava ao mesmo, estatus de Deus, quando Júlio César venceu suas batalhas na Bretanha e vinha em uma passeata, ele era tão venerado graças a está religião que ele pediu para um de seus escravos que ficasse lhe soprando ao ouvido, lembre-se que vc não é Deus, para que aquele poder não subisse á sua cabeça, em Roma eles promoviam essa religião. A outra religião era o Judaísmo, não era tão grande em números, mais faziam muita rebeldia, na palestina havia muitos conflitos e não havia exercito suficiente para guardar as fronteiras. A terceira religião, o Cristianismo, que estava crescendo de forma assustadora e desordenada por eles. Os três movimentos
eram antagônicos,se Constantino apoiasse um movimento,os outros dois iriam contra ele, foi então que ele teve uma idéia divina,onde muitos leigos achariam maquiavélica ou diabólica, ele chamou os fieis do Mitraísmo e disse; Eu vou converter os cristãos para nos. Ele fez isso, pois temia ser assassinado como foi Júlio César, então ele pediu uma chance, um prazo para tentar tal façanha, assim ele parou com a perseguição, pelo menos de forma escancarada,as pessoas achavam que ele havia se convertido, aproveitando o momento, ele atraiu os cristãos e tomou conta da crença dos mesmos, formando a igreja Católica Apostólica Romana. 
Benfeitorias para a história da Igreja: A igreja Católica é responsável pela bíblia cristã que temos hoje, demorou 3 séculos de brigas, pois os gnósticos queriam colocar todos os escritos relacionados a Cristo, inclusive os apócrifos ( Apócrifo significa falso, suspeito. Expressão usada quando um fato ou uma obra não tem sua autenticidade provada, ou seja, ela tem sua origem suspeita ou duvidosa), a igreja disse não, já Marcião, teólogo da época posteriormente considerado um herege (pessoa que nega a fé), queria tirar todos os evangelhos, exceto o de Lucas e queria jogar no lixo todas as cartas, exceto algumas Paulinas. 
Atrocidades Cometidas pela Instituição da Igreja Católica: Quando a Igreja tornou-se maior que o Estado, ela viveu a era da inquisição, ou caça, as bruxas, era imposto a soberania da igreja e quem fosse contra, era queimado em uma fogueira, ainda vivo ou torturado ate a morte, os pecados podiam ser pagos através de valores monetários, chamava-se indulgência ou perdão. A igreja Romana da época criou a frase; “Roma locuta est, Causa finita est”, traduzido: “Roma falou, a causa está encerrada.”.
A igreja Católica deixa de ser Romana e volta para seu povo: No século XVI, principalmente na região norte da Europa, alguns monges pertencentes à Igreja Católica (Martinho Lutero e João Calvino) iniciaram tentativas de reformas na doutrina católica. Deve-se ressaltar que os dois monges não tinham a pretensão de iniciar o movimento conhecido na história por Reforma Protestante, mas apenas solicitavam mudanças nos ritos católicos, como a cobrança de indulgências, a usura, entre outros.
Situação atual da Igreja Apostólica Romana: A Igreja Católica também exerceu papel fundamental na catequização dos indígenas do continente americano no período das Grandes Navegações Marítimas Europeias. Aliás, a difusão do cristianismo foi um dos motivos para o empreendimento marítimo europeu a partir do século XV. Atualmente, a sede da Igreja Católica se encontra no Estado do Vaticano (norte da cidade de Roma), criado em 1929 pelo Tratado de Latrão, especialmente para sediar e abrigar o alto clero da Igreja – entre eles, o papa.
Três Dogmas mais atacados por devotos de outras religiões
A Igreja Católica não é a igreja de cristo
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mateus 16:18
Sobre os santos da igreja Católica
À igreja de Deus que está em Corinto(videira que produz uva), aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
1 Coríntios 1:2,3
Sobre a posição de Maria na posição da igreja Católica
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Lucas 1:30,31
Conclusão:
 A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
1 Coríntios 1:21
Oração final ou Partilha

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais