Buscar

Atps- Fundamentos Sociologicos da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Centro de Educação a distancia
Polo de Apoio Presencial de Piacatu- SP
Pedagogia
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Ana Maria da Silva Altoé- 412074
Cristiane Altoé Zandoná- 412098
Luciane Altoé Custódio- 412157
Tatiane Elisa Altoé Lazareto- 412220
“SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE”
TUTORA PRESENCIAL: Prof.ª Maria Emília P. Soares
PIACATU
16/11/2014
1. INTRODUÇÃO
 A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia, que estuda a realidade sócia educacional, e têm como fundador Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Ela oportuniza aos seus pesquisadores, compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação; também dá a oportunidade de se compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação, á luz de diferentes teorias sociológicas. A educação entendida como uma pratica social, que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que, nos permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões.
 A Sociologia de Educação não trata somente das relações sociais e de poder perpetuas no ambiente escolar, e nem somente da necessidade da educação, para a manutenção da sociedade. Essa disciplina e o campo do conhecimento dedicam-se também a analise de outros pormenores do ambiente escolar, como por exemplo, os fatores que podem interferir, nos resultados escolares.
 Percebem-se mais uma vez a interação do ambiente escolar com outros segmentos da sociedade, isso porque este diferente fator tem influenciado nestes resultados, que por sua vez também são formas de falhas de buscar classificar indivíduos tão diversos, com capacidades tão múltiplas, impossíveis de serem enquadrados em notas ou conceitos tão fechados.
 Assim sendo, tudo isso é também matéria de analise dos sociólogos, especialmente dos sociólogos da educação. Embora o campo de conhecimento da Sociologia, não garanta por si, o compromisso de promover uma educação critica transformador, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares, que as diversas perspectivas analíticas ensejam, já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural; do modo de vida; das ideologias; na formação para o trabalho; preservando uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.
 
2. DEFINIÇÕES E CONCEPÇÕES SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
 A sociologia da educação compreende que, a educação se dá, no contexto de uma sociedade, que é resultante de uma educação, transformadora. A sociologia da educação começou a se consolidar por (Marx e Engles) refletindo sobre a sociedade de seu tempo, criando uma relação de educação e produção, as concepções deles têm inicio a Revolução Industrial, acreditando que nessa relação, nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social. (Durkheim) acreditava que a sociedade seria mais beneficiada, pelo processo educativo, para ele “a educação é uma sociedade, da jovem geração adulta”. Compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas. O estudo de sociedades culturalmente diferentes oferece ferramentas importantes nesta analise. Diferentes culturas se reproduzem educam seus indivíduos em processos mais estruturais, que compõem a educação de uma forma ampla.
 A sociologia da educação é a extensão da sociologia, que estuda a realidade sócio-educacional. Oportuniza aos pequeninos, compreender que a educação se dá no contexto da sociedade, e não apenas em sala de aula, caracterizando a relação que há entre ser humano, sociedade e educação, através de diferentes teorias sociológicas.
 Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista, sem influência religiosa. 
 A sociologia da educação começou a se consolidar por Marx e Engels, como o pensamento sobre as sociedades de seu tempo, criando uma relação de educação e produção. As concepções deles têm como inicio a revolução industrial, criando a educação politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalhão produtivo, acreditando que dessa relação, nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.
 Em suma, a sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho, para assim ter uma obtenção maior de lucro no trabalho, e na produção. A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar, o lugar da educação na ordem social, e compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas dentre outras). Isso significa tornar mais claro os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.
 Uma abordagem sociológica da educação, com algumas contribuições importantes, que destacam o trabalho de Durkhein, não teve êxito em se instituir como disciplina. Na década de 1950, institualizou definitivamente. Analises do caráter sociológico sobre a problemática educacional, nesse período, enfocando o paradigma funcional dominante, apresenta duas variantes importantes: A teoria técnico-funcional e o outro, a teoria capital humano.
 Sendo essas analises de grande importância para a educação, no processo de estratificação social, e a modernização da sociedade. Privilegiando uma sociedade tecnocrática, e o papel da educação a respostas ás necessidades crescente, de mobilidade de mão de obra.
Podemos então listar, algumas proposições básicas:
 A mudança tecnológica exige mais habilidades para o trabalho. Isto significa um aumento na proporção, de empregos que requerem mais alto nível de habilidade e que aumenta o nível de exigências, de habilidades pelos empregos em geral.
 As crescentes exigências de habilidades, que levam demandam da educação por parte dos empregadores. Isto significa escolarização mais longa e matricula de maior numero de pessoas nas escolas.
 As exigências mais elevadas da educação levam à predominância da realização sobre a atribuição e a construção de sociedades baseadas no mérito (Gomez 1978).
 Essa teoria capital humana tem impacto no âmbito da sociologia da educação, com investimento econômico e de produtividade. A educação passa de um bem de consumo, para ser investimento, como objetivo de estudo e consolida, em larga medida para o campo da sociologia da educação.
3. ASPECTOS SOCIAIS, POLITICO HISTÓRICOS E CULTURAIS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM.
 A educação é uma prática eminentemente social que faz parte de todas as sociedades e em tempos históricos, os homens desenvolveram formas de educação adequadas ao seu desenvolvimento social, político, e cultural.
 O estudo de sociedades culturalmente diferentes oferece ferramentas importantes nesta analise. Os conhecimentos de como diferentes culturas se reproduzem e educam seus indivíduos permite uma aproximação dos processos mais estruturais que compõem a educação de forma mais ampla.
 A sociologia da educação é a extensão da sociologia que estuda a realidade sócio-educacional aos pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto da sociedade e não apenas na sala de aula, caracterizando a relação que há entre ser humano, sociedade e educação através de diferentes teorias sociológicas.
 Dos muitos aspectos que compõem a abordagem sociológica de Durkheim relativa à educação, o que mais se destaca é a consideração obrigatória de uma relação estreita entre as determinações individuais e as construções sociais, donde resulta, antes de tudo, uma clara ascendência dos aspectos sociais sobre os individuais.
 Esse pensamento não é exclusivo de Durkheim, mas produto de uma época, da sociedade burguesa, que a partir do século
XIX, empenhava para continuar reproduzindo suas relações. Num contexto marcado pelo acirramento das diferenças sociais, expresso nos embates entre classes sociais (burguesia e proletariado), novas exigências foram sendo colocadas, foram àquelas referentes questões de cunho social que se destacaram. Isso aconteceu porque a sociedade que se constituiu pautada na defesa do individuo (do burguês), à medida que se defrontou com possibilidades muito próximas de subversão do instituto (o caso da França é exemplar), precisou, para se manter, instituir novos valores, novas normas de convívio social. Na verdade, foi necessário empenhar-se para estabelecer uma nova moral social. Na verdade, foi necessário empenhar-se para estabelecer uma nova moral social que regulasse a vida coletiva, objetivando conservar a ordem estabelecida.
 Para ele, a educação tinha por objetivo suscitar e desenvolver, no individuo, certo numero de estado físico, intelectual e moral, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial no qual ele esta inserido. Nesse sentido, podemos dizer que seu método na verdade expressou um caráter eminentemente educativo. Deduz-se daí o importante papel que o autor atribuiu à educação.
Texto crítico reflexivo sobre o filme “ENTRE MUROS”
 O filme “Entre Muros” mostra uma escola com desigualdades sociais e a difícil relação entre professor e aluno. Reforça a visão colonizadora em busca da assimilação da cultura e a civilização. Situações conflitantes entre negros, africanos, latinos americanos e franceses, num campo de batalha, onde são travados esses conflitos culturais.
 Um professor cheio de intuição, emoção pelo seu trabalho, diante essas situações, resolveu mudar seus métodos de ensino, mudando o idioma, desafia seus alunos com problemas a tentar melhorar aquilo que parecia ser um método de ensino fracassado.
 Diante a essa desigualdade dos seus alunos, que gera inúmeras situações constrangedoras e conflituosas, leva esse professor a repensar e redirecionar a sua forma de ensino, centralizando no aluno, buscando corrigir erros do passado e tentando melhorar a comunicação entre eles, para que haja respeito e uma aprendizagem de qualidade.
 Os alunos em sala de aula demonstram falta de interesse, agressividade e por muitas vezes sendo solicitada a presença dos pais. Nesse caso, o papel da sociologia e do professor é de suma importância, mostra a realidade social, a escola e a educação andam juntas, inseridas e contribuindo para que a educação venha formar um individuo critico e capaz de se posicionar na sociedade, dentro da sua realidade social com visão transformadora e de boa capacitação.
 É importante ressaltar que o educador deve utilizar de sua experiência para melhorar a qualidade de vida dos alunos, seu familiar e de toda a comunidade, lutar pelo preconceito e pela justiça social.
 Eles ilustram uma forma comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais. A divisão em classes sociais no capitalismo está baseada na liberdade de ocorrência; assim a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais.
3.1. Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual.
 Uma das tarefas essenciais da educação é eliminar a distância entre o texto da lei e o efetivo reconhecimento da direito nas relações cotidianas, pois este processo é extremamente importante para a formação de cidadãos e consumidores conscientes de seus direitos e deveres frente á comunidade.
 A escola é a instituição que mais permite formar indivíduos autônomos, capazes de acompanhar um mundo em constante mudança e com competência para buscar e usar as informações disponíveis, preocupando-se com o sujeito global cognitivo, afetivo e social.
 Para Durkheim (1858-1917), um dos fundadores da sociologia, a educação é por natureza social e tem a função de desenvolver competências e capacidades necessárias para preservar a sociedade. Vê a sociedade como um todo e não da importância ás ações dos membros individuais. Durkheim atribuiu a duas funções simultânea a de homogeneizar e a de diferenciar. Afirma que a sociedade só se poderá perpetuar se renovar continuamente as condições da sua própria existência, e que essa renovação é feita através da educação, em que as gerações adultas atuam sobre as mais jovens. Homogeneíza transmitindo valores e normas básicas e comuns; diferencia especializando para diversas tarefas no mundo do trabalho. Durkheim vê a educação essencialmente tendo como função a integração e
 
 
4. SITUAÇÕES COTIDIANAS ESCOLARES UTILIZADAS PELA SOCIEDADE.
Segundo Agnes Heller “Se agimos, somos responsáveis pelo que se realiza através de nossa ação; se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que fizemos”. 
 
 WWW.caminhosdoceu. blogspot.com. WWW.ordemdosmestres.blogspot.com. 
Texto crítico reflexivo
 Segundo Heller, na estrutura da vida cotidiana, o homem já nasce inserido na vida cotidiana, sendo esta, a vida do homem inteiro, ou seja, de todo homem, pois a todos a vivem, sem nenhuma exceção. Ninguém consegue desligar-se inteiramente dela e nem a vives intensamente. O homem participa da cotidianidade em todos os aspectos de sua área individualmente, de sua personalidade, colocando em funcionamento todos os seus sentidos, capacidades intelectuais, habilidades, paixões, sentimentos, idéias, etc.
 A vida cotidiana é, em grande parte, heterogênea, mas igualmente hierárquica. A heterogeneidade é imprescindível para conseguir uma previsão normal da produção e da reprodução da cotidianidade, e o funcionamento rotineiro da hierarquia espontânea é igualmente necessário para que as esferas heterogêneas se mantenham em movimento simultâneo. A vida cotidiana é a verdadeira essência da substancia social, é a vida do individuo, sendo este ao mesmo tempo, um ser particular e um ser genérico, e isso, em sentido natural não distingue de nenhum outro ser vivo.
 A particularidade, no caso do homem, expressa não apenas um ser isolado, mas também um ser individual, que um homem jamais poderá representar ou expressar a essência da humanidade, sendo a unidade e a inelegibilidade, fatos fundamentais que caracterizam essa particularidade social. O desenvolvimento do individuo, é antes de tudo, função de suas possibilidades de liberdade, pois ninguém é igual a ninguém, ou seja, somos diferentes uns dos outros, temos diferentes personalidades, pensamentos, idéias, etc.
 O fato de nascer já é lançado na cotidianidade continua significando que os homens assumem como dadas as funções da vida cotidiana e as exercem paralelamente.
 Em particular, o individuo sugeriu a ética como uma necessidade da comunidade social. A ética como motivação (moral) é algo individual, mas não particular; é individual no sentido de ter, mas a liberdade de escolha adotada por nos diante da vida, da sociedade e dos homens.
 Não podemos analisar a questão da diferença entre esses afetos, pois a confiança é um afeto do individuo inteiro e mais acessível á experiência, a moral e a teoria do que a fé, que se fixa sempre no individual, particular. Cada uma de nossas atividades cotidianas faz-se acompanhar por certa fé ou uma confiança. Se o afeto adere a um juízo provisório não representa nenhum preconceito, pois é característico da vida cotidiana esse manuseio grosseiro.
 Não há vida sem imitações, jamais procedemos seguindo os preceitos, mas imitamos os outros.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Com essa ATPS concluímos a importância da sociologia da educação nos dias de hoje, sendo que bem antes o Marx e Engels pensaram a frente, saberia que com a socialização teríamos mais avanços na educação e na produção, Também vimos sobre suas contribuições para a educação que foram: A mudança tecnológica, As crescentes exigências, As exigências mais elevadas da educação levam à predominância da realização
sobre a atribuição e a construção de sociedades baseadas no mérito. Falamos sobre Augusto Comte com base no filme “Entre os muros da escola” aonde vimos claramente às dificuldades do professor e seus conflitos e tinha como base nos mostrar que podemos mudar que devemos lutar pela nossa sociedade e nossos ideais. Vimos problemas sociais totalmente visíveis e que muitos não os mudam, ou nem ao menos tentam, mas felizmente tem pessoas que ainda assim tentam ajudar, e o interesse de crianças onde não tem um teto sobre suas cabeças para aprender, a desigualdade é tanta que ainda nos surpreende, onde lugares têm as melhores escolas com uma estrutura milionária e outra totalmente precária. Falamos um pouco sobre Agnes Heller sobre sua teoria de que o homem tem suas relações desenvolvidas individualmente. A sociologia esta em tudo em que vivemos e muito presente na nossa educação, com essa ATPS conseguimos entender a importância da sociologia da educação, no âmbito educacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/05/educação-escola-familia-e-sociedade.html-acesso em 15/10/2014.
http://fabiopestanaramos.blospot.com.br/2011/03/fundamentos-historicos-e-filosoficos-da.html-acesso em 15/10/2014.
www.artigonal.com.
www.caminhodoceu.blogspot.com.
WWW.infoescola.com/educação/sociologia-da-educação.
WWW.ordemdoceu.blogspot.com.
HTTP://pt.oboulo.com/resumo-do-livro-o-cotidiano-e-a-historia-da-autora-58838.html-acessoem15/10/2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais