Buscar

Fundamentos da Educação e Sociologia: Identidade, Desenvolvimento Cognitivo e Conflitos Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Fundamentos Psicológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
	Data de início:
	29/10/2015 21:11
	Prazo máximo entrega:
	29/10/2015 22:26
	Data de entrega:
	29/10/2015 22:07
Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
“Não se pensa em identidade quando o “pertencimento” vem naturalmente, quando é algo pelo qual não se precisa lutar, ganhar, reivindicar e defender; quando se “pertence” seguindo apenas os movimentos que parecem óbvios simplesmente pela ausência de competidores”.
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. p 44
Analisando o trecho citado, as videoaulas e o livro da disciplina, explique o que seria esse sentimento de “pertencimento”.
Nota: 10.0
	o fato é que cada um de nós nasce em uma determinada cultura e é esta condição que nos coloca como moradores desse mundo, ou seja, olhamos o mundo e vivemos nele, a partir de uma determinada janela da qual vemos apenas parte do todo. Essa inegável condição humana de pertencimento nos desafia constantemente, já que não podemos nos furtar ao contato com os outros, o pertencimento vem quando temos esse “enfrentamento” ou reconhecimento do outro. (p. 114)
Resposta:O pertencimento é herdado da família. É quando o individuo pertence a uma certa classe social. E obviamente não deixa de seguir as características daquele certo grupo, ou classe social. O individuo nasce e herda certas características. Por exemplo: o escravo nasce e herda as características dos pais e os burgueses nascem e herdam o que a família trás.
Questão 2/5
Uma mãe está preocupada com o desenvolvimento cognitivo de seu filho, uma vez que ele não compreende bem o conteúdo passado em sala de aula. A mãe, então, vai até à escola conversar com a professora, a qual explica que a criança, segundo Jean Piaget, passa por estágios sucessivos de organização do campo cognitivo, ou seja, a construção do conhecimento passa por três fases: adaptação, acomodação e assimilação. Com base nessas informações, discorra sobre essas três fases.
Nota: 20.0
	: A adaptação resulta do equilíbrio entre a assimilação e acomodação, dois mecanismos que não se separam, uma vez que um não ocorre sem o outro. A atuação recíproca desses dois mecanismos promove modificação e / ou a criação de esquemas motores ou mentais (operações) que fornecerão condições maiores e melhores para o sujeito interagir com o mundo (p. 63). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:A criança quando entra na escola ela passa por uma fase adaptação ate se acostumar com a escola, a professora, os colegas. Ela trás consigo o que aprendeu em casa com os pais. Ela se adapta ao meio para depois começa a assimilar o que é ensinado na escola. A acomodação do conhecimento ocorre quando a criança conseguiu se adaptar e assimilar o conhecimento. Ex; Acriança entra na pre escola se adapta e aprende o conteúdo ensinado, depois vai para a escola de ensino fundamental e começa a comparar o que é ensinado na escola infantil e assim vai assimilando outros conhecimentos.
Questão 3/5
Na chamada Antiguidade, temos dois períodos que foram importantes: o período Clássico e o Helenístico. A partir dos conceitos apresentados por Nogueira e Leal (2012), descreva como foram estes períodos.
Nota: 20.0
	No período clássico, destacaram-se os chamados “sofistas”, considerados por muitos os charlatões da filosofia, acusados de pregar o falso raciocínio, o raciocínio capcioso, de má-fé e com intenção de enganar o outro. Já no período helenístico surgiram os maiores ícones da filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristóteles. Eles foram responsáveis por desenvolver as ideias filosóficas e deixaram marcas definitivas na evolução do pensamento humano, tornando-se assim os grandes pilares da cultura ocidental (p. 24).
Resposta:O período helenístico foi marcado por grandes filósofos como Sócrates, Platão foi uma época de muito conflitos sociais e de grande opressão da população.
O período Clássico foi uma época marcada pela desigualdade social. A tectologia era muito rude.
Questão 4/5
 “Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e escravo, mestre de corporação e aprendiz – em suma, opressores e oprimidos sempre estiveram em oposição, travando luta ininterrupta, ora velada, ora aberta, uma luta que sempre terminou ou com a reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou com o ocaso das classes em luta.” (BOTELHO, A.(org)Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2013. p. 78)
Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora como “motor das transformações”, ora como fator que “deixa a sociedade estagnada” e impede a evolução. Argumente sobre a sociologia do conflito marxista.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno em sua resposta destaque que para Marx cada sistema vai fazer surgir em seu interior aquilo que vai lhe derrubar. Assim, no seio do feudalismo nasceu a força (burguesia) que cresceu e tornou-se irresistível culminando na aniquilação do próprio sistema que nasceu. Eis, então, uma síntese de como as lutas de classe fazem movimentar a história. (p 183)
Resposta:Os conflitos se configuravam pela desigualdade social existente na época. Os pobres e oprimidos eram sempre a classe menos favorecida da sociedade. Os donos de terras e riquezas era a classe mais favorecida e a classe que dominava os menos favorecidos. Os pobres raramente tinham a chance de chegar a ser detentor de riquezas, isso faz com que a desigualdade social se torne cada vez mais explicita.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim, não é sua generalidade que pode servir para caracterizar os fenômenos sociológicos. Um pensamento que se encontra em todas as consciências particulares, um movimento que todos os indivíduos repetem nem por isso são fatos sociais. Se se contentaram com esse caráter para defini-los, é que os confundiram, erradamente, com o que se poderia chamar de suas encarnações individuais. O que os constitui são as crenças, as tendências e práticas do grupo tomado coletivamente; quanto às formas que assumem os estados coletivos ao se refratarem nos indivíduos, são coisas de outra espécie.” (DURKHEIM, Émile in: BOTELHO, A.(org) Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2013. p. 184).
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, defina o que é fato social para Durkheim.
Nota: 6.0
	para Durkheim o fato social é objetivo, exterior ao indivíduo e transmitido pela educação. Além dessas características, outro aspecto importante do fato social é que ele não somente existe fora do indivíduo, mas também se impõe a ele como forma de ser na sociedade. Durkheim conceitua fato social “toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.”.
 (pp 25-27)
 
Resposta:Fato social é tudo que acontece na sociedade e faz parte da cultura. A cultura é algo que é herdado pela sociedade. As pessoas nascem e já tem um serie de coisas que devem seguir na sociedade. Essas coisas são impostas, não tendo a opção de escolha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais