Buscar

FRASES DO LIVRO O DILEMA DO ONIVORO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MINHAS CONSIDERAÇÕES: O DILMEA DO ONÍVORO - MICHAEL POLLAN
“Se descoberta da agricultura representou a primeira queda do homem do seu estado natural, então a descoberta da fertilidade sintética é certamente uma segunda e vertiginosa queda. A fixação do nitrogênio permitiu que a cadeia alimentar se afastasse da lógica da biologia para adotar a lógica da indústria.”. Pg 54.
“Thoreau: Os homens tronam-se as ferramentas de suas ferramentas.”. Pg 65.
“O fato de cada um de nós fazer um pedido diferente é a marca registrada da cadeia industrial alimenta, que quebra a família nos seus vários segmentos demográficos mercadológicos distintos: estaríamos comendo juntos, mas em separado, e provavelmente comendo mais.”. Pg 124.
“O fast-food era a mais pura expressão da propriedade privada”. Pg 125.
“Portanto comer segundo os padrões orgânicos era um ato que unia o pessoal ao politico”. Pg 158.
“A biologia d solo deu lugar à química do solo”. Pg 161.
“Mas esse é o desafio – mudar o sistema mais do que ele muda você”. Pg 177.
“Nossa civilização e, cada vez mais, nosso sistema alimentar estão organizados rigorosamente segundo princípios indústrias. Neles, são valorizadas a regularidade, a mecanização, a previsibilidade, a permutabilidade e a economia de escala.”. Pg 217- 218.
“O fato de nós, seres humanos, sermos onívoros esta escrito de forma profunda em nossos corpos, os quais foram capacitados pela seleção natural para lidar com uma dieta de notável abrangência.” “a variedade parece ser par anos uma necessidade biológica”. Pg 309.
“O gosto, nesse sentido é capaz de congregar pessoas, não apenas em pequenos grups à mesa, mas também como comunidades.”. Pg 316.
“Parece que comer tende a se tornar um ato mais sofrido à medida que nossa cultura perde o poder de administrar nosso relacionamento com a comida.”. Pg 319.
“Onívoros angustiados lutando mais uma vez para compreender o que seria aconselhável comer”. Pg 324.
“Nós comemos por obra e graça da natureza, não da indústria, e aquilo que estamos comendo é nada mais nada menos do que o corpo do mundo”. Pg 435.
CONSIDERAÇÕES RELEVANTES DA WEB
As prateleiras de um supermercado, estágio final da cadeia alimentar contemporânea, são o ponto de partida escolhido pelo autor para começar a responder esta questão.
Observamos que há cada vez mais produtos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, criando a impressão de que temos mais tipos de comida disponíveis.
Pela primeira vez na história da humanidade, há mais pessoas obesas do que famintas no mundo. Os acima do peso respondem hoje por 1 bilhão da população mundial, diante de 800 milhões que passam alguma forma de privação na alimentação.
Toda uma complexa cadeia de interesses gira em torno da produção de milho, impedindo que 
cessem os subsídios. A insensatez do agronegócio é objeto de uma análise que revela a importância de saber como se estrutura a indústria dos alimentos que chegam diariamente às nossas mesas.
A industrialização dos alimentos mudou nossa relação com a comida.
Em consequência nos tornamos mais vulneráveis. Somos vítimas mais fáceis das manipulações dos alimentos fast-food e das propagandas de dietas milagrosas. É uma das razões pela qual temos tantos problemas de saúde relacionados à alimentação. Não confiamos mais em nossas tradições, não sabemos mais como cozinhar. Precisamos tomar de volta a decisão sobre nossas escolhas alimentares e sobre a preparação das refeições.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais