Buscar

relatorio estagio III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

6
5
Sistema d
e Ensino Presencial Conectado 
serviço social
Ednélia mendes dos santos oliveira
gianna
kaline
marinete rodrigues da silva
silvana barbosa dos reis
produção textual avaliativa pertinente ao estágio curricular obrigatório i
II
RELATORIO DE ESTAGIO CURRICULAR III
 
PALMAS
2015
MARIA DA PAZ FERREIRA
 da silva
MARIA DA PAZ FERREIRA da silva
produção textual avaliativa pertinente ao estágio curricular obrigatório iII
RELATORIO DE ESTAGIO CURRICULAR III
PALMAS
/TO
2015
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Estagio Curricular Obrigatório III
Coordenador do curso Profª: Adarly Rosana Moreira Goes, Orientador: Orleandro de Sousa pascoal, Ac CRESS/TO- 0910- 25ª REGIÃO
Supervisor de Campo: Soraya Silva Andrade
CRESS/TO- 1101- 25ª REGIÃO.
SUMÁRIO
1	SUMÁRIO	3
2	INTRODUÇÃO	4
3	DESENVOLVIMENTO	5
4	CONCIDERAÇOES FINAIS	7
5	BIBLIOGRAFIA	8
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem a finalidade de descrever as atividades desenvolvidas no campo de estágio o projeto de intervenção constitui-se como umas das exigências da disciplina do Estágio Supervisionado, cuja finalidade é apresentar os resultados propostos que nesse caso o tema escolhido foi Queda na Terceira Idade. A concretização do projeto de intervenção foi no auditório do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS do bairro jardim Aureny III no dia 27 de maio de 2015 as 09: h00. O CRAS está localizado em umas áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.
Especificamente no CRAS desenvolve – se as ações como: acolhimento, atendimento psicossocial, visita domiciliar, oficinas, palestras sócio educativas, acompanhamento familiar aos programas sociais: Bolsa Família, Grupo de Convivência do Idoso e Grupo de Gestante. A equipe do CRAS presta informação e orientação para a população da área de abrangência, bem como se articula com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância social da exclusão social na produção, sistematização e divulgação da área de abrangência do CRAS do bairro Aureny III em Palmas - Tocantins.
	Para a execução do projeto contei com as parcerias do:
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Aureny III, 
Núcleo de Atenção ao Idoso, Instituto Geralda Aldira (IGA),
Universidade união norte do Paraná Unopar polo de Palmas-TO.
 Com a execução desse projeto foi mobilizado 90% dos idosos assistidos pelo CRAS, que participam das atividades do Grupo todas as quartas feiras na unidade. Dando destaque para Informações sobre saúde física, bem como dicas de como adaptar a própria casa para evitar quedas e viver com segurança em seu lar. Visando alcançar um resultado satisfatório ao desenvolver esse projeto, com vista à segurança, Durante o Estágio Supervisionado, constatou-se a falta de conhecimento dos direitos sociais, no qual quando diz que sem informação e sem recursos financeiros, os idosos ficam marginalizados do convívio social.
DESENVOLVIMENTO
O projeto foi executado no auditório do Centro de Referência da Assistência Social, (CRAS) que está localizado, na  Rua 32 Quadra 136 Lote 26 - ao lado da feira coberta Bairro Jardim Aureny III, no dia 27 de maio de 2015, às nove horas, usando um computador, uma caixa de som e um data show para transmitir as informações necessárias e vídeo a respeito do projeto. Teve a participação da orientadora acadêmica Soraia Andrade que é profissional de serviço Social e cerca de 90% do publico alvo comunidade idosa assistidos pelo CRAS do Aureny III, os quais foram convidados por meio de panfletos entregas aos mesmos para comparecerem no evento.
No primeiro momento, foram dadas as boas vindas junto à comunidade presente, apresentando os envolvidos no projeto.
No segundo momento foi ministrada uma palestra com o Tema: Prevenção do Risco de Quedas na Terceira Idade, com o objetivo de orientar o grupo de idosos sobre as medidas preventivas para risco de quedas. 
No terceiro momento foi exposto um vídeo referente ao tema “quedas na terceira idade”, logo após foi promovida uma roda de conversa com os idosos sobre o tema abordado, onde todos os convidados colocaram suas dúvidas acerca dos assuntos alguns também relataram experiências vivenciadas pelos mesmos 6 (seis) dos 60 presentes relataram já ter caído pelo menos uma vez esse ano de 2015. 
Na finalização foi oferecido um coffe breck com bolos e suco levados por mim para todos os participantes. 
O CRAS do bairro jardim Aureny III recebe um grande número de usuários dos programas existentes o grupo de idoso tem mais de 60 membros que todas as quartas feiras se reúne pela manha na unidade e através desses encontro com as relatos de quedas foi criando essa ideia do projeto para falar das causas e prevenção e eles foram o motivo da escolha do tema por causa da grade frequência de quedas entre os idosos, Visando alcançar um resultado satisfatório ao desenvolver esse projeto, a palestra informativa realizada por 01 (uma) acadêmica do curso de Serviço Social, tema prevenção de quedas na terceira idade. O equipamento utilizado foi: computador, caixa de som e Data show. 
 Durante esse estágio percebi que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para a melhoria de vida de seus usuários, O (CRAS) tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenindo as rupturas dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social Promove aquisições sociais e materiais às famílias, contribuindo assim, com a autonomia das famílias e comunidade contando com uma aceitação do público alvo. Homem, mulheres, crianças, adolescentes e idosos em situação de risco ou vulnerabilidade social.
 A importância do estagio para a vida do futuro profissional de assistência social, é de grande valia, Nos leva ao entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida. É necessário que o profissional leve ao usuário ações que os façam ter acesso a direitos que lhes pertencem e são violados ou mesmo indisponíveis por falta de conhecimento dos mesmos.
CONCIDERAÇOES FINAIS
O objetivo geral do projeto foi Promover uma palestra educativa com intuito de prevenir o risco de quedas e suas consequências para idosos assistidos do CRAS do Jardim Aureny III. O qual foi executado conforme o projeto exige, o objetivo especifico foi de Orientar o grupo de idosos sobre as medidas preventivas para risco de quedas na terceira idade. Sensibiliza-los quanto aos fatores de risco de quedas e suas consequências, Possibilitar a capacitação dos idosos e familiares com objetivo de minimizar fatores comportamentais que contribuem para o risco de quedas no ato da execução do projeto o publico alvo se mostrou muito satisfeito com as informações de adaptações das casas falaram que iriam adotar as ideias dadas de como evitar quedas, creio que a meta de 90 por cento foi alcançada.
 O estágio foi fundamental para o meu conhecimento, contribuiu muito no meu aprendizado, Permitindo o conhecimento sobre a realidade profissional do assistente social onde eu pude verificar mediante informações colhidas no campo de estagio, sei que é fundamental esse conhecimento para o meu futuro com profissional assistente social, possibilitando uma compreensão maior dos conhecimentos adquiridos, através da observação da prática profissional. Uma vez que o estágio supervisionado é uma forma de conhecermos, trabalharmos as práticas profissionais do serviço
social, onde podemos adquirir conhecimentos práticos, através da vivencia no campo de estágio assim tomamos conhecimento da realidade da população e suas necessidades.
BIBLIOGRAFIA
https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=571pVcDEL6Gk8wf7vYCQBQ&gws_rd=ssl#q=risco+de+quedas+na+terceira+idade;
 Acesso 30 de maio de 2015 às 10h: 44 minutos.
http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1274
Acesso 30 de maio de 2015 às 10h: 48 minutos.
http://www.institutobios.com/saude/quedas-na-terceira-idade-seus-riscos-e-prevencao/
Acesso 30 de maio de 2015 às 10h: 54 minutos.
http://www.saudetotal.com.br/artigos/idoso/quedas.asp
Acesso 30 de maio de 2015 às 10h: 58 minutos.
http://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/a-pratica-de-exercicios-fisicos-e-capaz-de-reduzir-os-riscos-de-quedas-em-idosos/
Acesso 30 de maio de 2015 às 11h: 00 minuto.
http://www.ongsbrasil.com.br/default.asp?Pag=2&Destino=InstituicoesTemplate&CodigoInstituicao=12011&Instituicao=Instituto%20Lar%20Dona%20Geralda%20Aldira.
http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/cetv-2a-edicao/v/30-dos-idosos-caem-pelo-menos-uma-vez-por-ano/2303842/
Acesso 30 de maio de 2015 às 18h: 00 minuto.
UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO CHANCELARIA: Rua Marselha, 183 – CEP: 86041-100 – Fone: (0xx43) 3371-7770 – Fax: (0xx43) 3341-8122 – Londrina-PR. REITORIA: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140 - Fone: (43) 3371-7838/ Fax: (43) 3371-7721 - Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140, Cx. P. 401 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (3) 3371-7721. Londrina-PR. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET: R. Tietê, 1.208, Vila Nova, CEP: 86025-230 - Fone: (043) 3371-7700 – Londrina-PR. Londrina-PR. Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCECA: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140, Cx. P. 401 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (43)3371-7721- Londrina-PR. Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas – CCESA: Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445 – Km 377. Fone/Fax: (43) 3321-7700. Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAPONGAS: Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas – CCHSET – A: PR-218, KM-01, CEP: 86702-270, Cx. P. 560 – Fone/Fax: (43) 3274-7700 – Arapongas-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BANDEIRANTES: Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas – CCHSET – B: Av. Edelina Meneghel Rando, 151. Vila Macedo. Fone (43) 3542-6035. CEP 86360-000. Bandeirantes – PR. FAZENDA EXPERIMENTAL: Tamarana-PR. Fone/Fax: (43) 3399-4707. TV MIX: R. Tietê, 1.208, Vila Nova, CEP: 86025-230 – Fone: (43) 3326-1707 / Fax: (43) 3326-1751 – Londrina-PR. HOME PAGE: www.unopar.br. E-MAIL: unopar@unopar.br Bruna-DDI
UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO CHANCELARIA: Rua Marselha, 183 – CEP: 86041-100 – Fone: (0xx43) 3371-7770 – Fax: (0xx43) 3341-8122 – Londrina-PR. REITORIA: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140 - Fone: (43) 3371-7838/ Fax: (43) 3371-7721 - Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140, Cx. P. 401 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (3) 3371-7721. Londrina-PR. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET: R. Tietê, 1.208, Vila Nova, CEP: 86025-230 - Fone: (043) 3371-7700 – Londrina-PR. Londrina-PR. Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCECA: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140, Cx. P. 401 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (43)3371-7721- Londrina-PR. Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas – CCESA: Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445 – Km 377. Fone/Fax: (43) 3321-7700. Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAPONGAS: Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas – CCHSET – A: PR-218, KM-01, CEP: 86702-270, Cx. P. 560 – Fone/Fax: (43) 3274-7700 – Arapongas-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BANDEIRANTES: Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas – CCHSET – B: Av. Edelina Meneghel Rando, 151. Vila Macedo. Fone (43) 3542-6035. CEP 86360-000. Bandeirantes – PR. FAZENDA EXPERIMENTAL: Tamarana-PR. Fone/Fax: (43) 3399-4707. TV MIX: R. Tietê, 1.208, Vila Nova, CEP: 86025-230 – Fone: (43) 3326-1707 / Fax: (43) 3326-1751 – Londrina-PR. HOME PAGE: www.unopar.br. E-MAIL: unopar@unopar.br Bruna-DDI

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais