Buscar

matriz objetiva projeto e desenvolvimento de produto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Os serviços, de acordo com Kotler, podem ser divididos em de consumo e Industriais. Quanto aos Serviços classificados em industriais – serviços prestados a determinada organização, tanto industriais, comerciais ou institucionais. Desta forma, relacione a coluna dos serviços classificados em Industriais com a do respectivo conceito e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
COLUNA 1
1 - Equipamentos
2 - De facilidade
3 - De orientação
COLUNA 2
(  ) Serviços de instalação, manutenção, montagens entre outros.
(  ) Serviços financeiros, limpeza, seguros entre outros.
(  ) Serviços que auxiliam o processo de tomada de decisão, como consultorias e pesquisas.
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3
Você acertou!
Equipamentos: serviços de instalação, manutenção, montagens, entre outros. De facilidade: serviços financeiros, limpeza, seguros, entre outros. De orientação: Serviços que auxiliam o processo de tomada de decisão, como consultorias e pesquisas. 
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
Questão 2/10
Assinale a alternativa que contém a(s) palavra(s) correta(s) que indica(m) o tipo de estratégia de marca para o conceito apresentado a seguir.   
“A indústria fornece produtos genéricos com a marca do varejista ou do atacadista. Essas marcas são desenvolvidas em parceria entre indústria e varejo, o que diminui os custos (que são repassados ao consumidor), mas a qualidade é mantida.”
	
	A
	Global ou guarda-chuva.
	
	B
	Individual.
	
	C
	Marcas próprias dos varejistas.
Marcas próprias dos varejistas: a indústria fornece produtos genéricos com a marca do varejista ou do atacadista. Essas marcas são desenvolvidas em parceria entre indústria e varejo, o que diminui os custos (que são repassados ao consumidor), mas a qualidade é mantida.
	
	D
	Por família de produtos.
Questão 3/10
Explorar novos mercados é arriscado e, na maioria das vezes, demanda tempo, recursos financeiros, conhecimento e capacidade produtiva. A expansão da linha de produtos ou a sua diversificação é uma estratégia que distribui os riscos e auxilia na exploração de novos mercados e segmentos. Segundo Kotler, essa estratégia pode ser dividida por grupos.  
Assinale a alternativa correspondente ao tipo de grupo do conceito apresentado a seguir. 
“São novos produtos que tem sinergias com tecnologias, estratégias de marketing e produtos atuais, mesmo que sejam destinados a clientes diferentes.”
	
	A
	Concêntrica.
Você acertou!
Concêntrica: são novos produtos que tem sinergias com tecnologias, estratégias de marketing e produtos atuais, mesmo que sejam destinados a clientes diferentes. 
	
	B
	Horizontal.
	
	C
	Conglomerada.
	
	D
	Vertical.
Questão 4/10
De acordo com os conceitos sobre o desenvolvimento de novos produtos, analise as sentenças e marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(  )  A estratégia competitiva deve estar baseada na competência na qual a empresa é mais forte, a core competence. Prahalad e Hamel definem as competências essenciais como: recursos intangíveis de difícil imitação pelos concorrentes; recursos essenciais à diferenciação de produtos; serviços e recursos necessários à evolução da empresa.  
(  ) Desenvolver novos produtos demanda baixo investimento. Apesar disso, existem parcerias que podem ser estabelecidas, denominadas estratégias competitivas.   
(  ) Como o ciclo de vida dos produtos e dos serviços é cada dia menor, ou seja, ficam obsoletos rapidamente, a inovação deve acontecer no momento em que uma oportunidade ou ameaça é detectada.
	
	A
	F – V – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – V
Desenvolver novos produtos demanda investimento em pesquisa e a maioria das instituições não possui recursos para tal feito. Contudo, existem parcerias que podem ser estabelecidas, denominadas de redes de cooperação ou alianças.
	
	D
	F – F – V
Questão 5/10
Assinale a alternativa que contém a (s) palavra (s) que preenche (m), corretamente, a lacuna do conceito apresentado a seguir.   
 “A _____________ vai determinar se um produto ou serviço é viável ou não. É um estudo financeiro que estabelece as possibilidades econômicas e financeiras de um determinado projeto de produto ou serviço. Para sua realização, são efetivadas as projeções de vendas, os custos e os lucros para verificar se esses fatores satisfazem os objetivos da empresa.”
	
	A
	segmentação.
	
	B
	análise ambiental.
	
	C
	análise de viabilidade.
Você acertou!
A análise de viabilidade vai determinar se um produto ou serviço é viável ou não. É um estudo financeiro que estabelece as possibilidades econômicas e financeiras de um determinado projeto de produto ou serviço. Para sua realização, são efetivadas as projeções de vendas, os custos e os lucros para verificar se esses fatores satisfazem os objetivos da empresa.
	
	D
	triagem de ideias.
Questão 6/10
Determinados os custos do produto, a empresa pode adotar alguns métodos para a determinação de preços de acordo com Kotler.   
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o conceito descrito no enunciado a seguir. 
“É a prática de manutenção de um preço orientado em grande parte pelos preços dos concorrentes (característica dos setores que vendem commodities).”
	
	A
	Preço de valor percebido.
	
	B
	Preço de valor.
	
	C
	Preço de mercado.
Preço de mercado: é a prática de manutenção de um preço orientado em grande parte pelos preços dos concorrentes (característica dos setores que vendem commodities). 
	
	D
	Preço psicológico.
Questão 7/10
Entendida como uma fase inicial, a geração de ideias está relacionada, na maioria das vezes, à identificação de problemas ou às necessidades de consumidores. Desta forma, relacione a coluna dos tipos de ideias com a do respectivo conceito e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
COLUNA 1
1 - Ouvir seus clientes
2 - Ouvir seus funcionários
3 - Observar relatórios de vendas
COLUNA 2 
(  ) O acompanhamento dos relatórios de vendas, quando desenvolvido de maneira planejada, traz informações sobre reclamações de clientes, surgimento de novas necessidades, problemas com a distribuição, preços, concorrência etc.
(  ) Reclamações ou sugestões enviadas por clientes são uma ótima fonte de novas ideias. Mas, para isso, é preciso que a instituição tenha um canal de comunicação direto.
(  ) São pessoas que estão em contato direto com clientes, processos e fornecedores. A empresa deve incentivá-los a dar ideias e a questionar as pessoas envolvidas em suas atividades.
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	3 – 1 – 2
Você acertou!
Ouvir seus clientes: reclamações ou sugestões enviadas por clientes são uma ótima fonte de novas ideias. Mas, para isso, é preciso que a instituição tenha um canal de comunicação direto. Ouvir seus funcionários: são pessoas que estão em contato direto com clientes, processos e fornecedores. A empresa deve incentivá-los a dar ideias e a questionar as pessoas envolvidas em suas atividades. Observar relatórios de vendas: o acompanhamento dos relatórios de vendas, quando desenvolvido de maneira planejada, traz informações sobre reclamações de clientes, surgimento de novas necessidades, problemas com a distribuição, preços, concorrência etc.
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	2 – 3 – 1
Questão 8/10
A análise de portfólio é uma matriz baseada no ciclo de vida de produto. Segundo essa matriz, uma organização deve ter um portfólio que concentre os produtos com altas taxas de crescimento e produtos com baixo crescimento (geradores de receita) distribuem-se os produtos em quatro fases.   
Relacione a coluna do tipo de fase com a do respectivo conceito e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
COLUNA 1
1 - Vacas leiteiras
2 - Estrelas 
3 - Crianças problemas ou dúvida
4 - Abacaxi: 
COLUNA
2 
(  ) Produtos líderes em mercados de alto crescimento, mas que possuem fluxo de caixa equilibrado.
(  ) Produtos posicionados em mercados com altas taxas de crescimento, mas com baixa participação e que demandam altos investimentos. Sem a adoção de uma estratégia adequada, podem tornar-se abacaxis.
(  ) Produtos com alta participação em mercados de baixo crescimento, mas que proporcionam altos lucros.
(  ) Também conhecida como cachorros, essa fase traz produtos posicionados em mercados com baixas taxas de crescimento e com participação inferior, gerando fluxo de caixa negativo. São aqueles produtos dos quais a empresa acaba por desistir.
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	2 – 1 – 4 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
Vacas leiteiras: produtos com alta participação em mercados de baixo crescimento, mas que proporcionam altos lucros. Estrelas: produtos líderes em mercados de alto crescimento, mas que possuem fluxo de caixa equilibrado. Crianças problemas ou dúvida: produtos posicionados em mercados com altas taxas de crescimento, mas com baixa participação e que demandam altos investimentos. Sem a adoção de uma estratégia adequada, podem tornar-se abacaxis. Abacaxi: também conhecida como cachorros, essa fase traz produtos posicionados em mercados com baixas taxas de crescimento e com participação inferior, gerando fluxo de caixa negativo. São aqueles produtos dos quais a empresa acaba por desistir. 
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
Questão 9/10
Assinale a alternativa que contém a (s) palavra (s) que preenche (m), corretamente, a lacuna do conceito apresentado a seguir. 
“Lançamento do novo produto a um preço elevado com altos gastos em comunicação. A empresa pode obter o maior lucro possível por unidade e alcançar rápida penetração de mercado.”
	
	A
	Desnatamento rápido.
Desnatamento rápido: lançamento do novo produto a um preço elevado com altos gastos em comunicação. A empresa pode obter o maior lucro possível por unidade e alcançar rápida penetração de mercado.
	
	B
	Desnatamento lento.
	
	C
	Penetração rápida.
	
	D
	Penetração lenta.
Questão 10/10
Assinale a alternativa que contém a(s) palavra(s) correta(s) que indica(m) o tipo de estratégia de marca para o conceito apresentado a seguir.   
“Um nome para cada linha de produtos. A adoção dessa estratégia faz com que o consumidor associe a marca à determinada linha de produtos, fazendo com que a empresa possa atuar em outros segmentos sem confundi-lo.”
	
	A
	Por família de produtos.
Você acertou!
Por família de produtos: um nome para cada linha de produtos. A adoção dessa estratégia faz com que o consumidor associe a marca à determinada linha de produtos, fazendo com que a empresa possa atuar em outros segmentos sem confundi-lo.
	
	B
	Marca da empresa combinada com a do produto.
	
	C
	Global ou guarda-chuva.
	
	D
	Individual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais