Buscar

Resumo Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade 1 Psicologia como Ciência: Evolução Histórica
Ao considerarmos a psicologia como uma ciência independente, faz-se necessário, primeiramente, avaliar a história das práticas e dos conhecimentos produzidos a partir da busca de compreensão do homem e de suas relações entre si e com o ambiente que o cerca.
Conhecimento filosófico Relação homem e o mundo.
Filósofos Antigos (pensadores do período pré-socrático A.C) 
Pensamento capaz de produzir conhecimento por possuir alma.
Sócrates – contribui para a psicologia ao voltar seu interesse ao homem mais especificamente ao que esse home abriga: sua alma.
Platão – discípulo de Sócrates, mantém a busca pelo conhecimento verdadeiro, busca a essência das coisas, o conhecimento provida da alma do homem. O homem é formado por um corpo mortal mas também por uma alma que não morre e de onde provém todo conhecimento.
Aristótoles – discípulo de Platão, considerado verdadeiro pai da Psicologia. Estudou as diferenças entre a razão, percepção e sensação, divergindo de seu mestre, Platão, ao dizer que o corpo e a alma são elementos inseparáveis.
Período Patrístico (pensadores do período D.C até o século VIII)
Pensamento tido como filosófico, formado por tratados de padres, filósofos, apologetas e exegetas, todos com base em doutrina religiosa. Destaque para São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
Santo Agostinho – Pensamento voltado a compreensão da alma, que seria a manifestação de Deus no homem e que essa se sobrepõe ao corpo. Alma é o elo de Deus com a humanidade e o corpo é a matéria, fonte de todos os males. 
São Tomás de Aquino – Período vivenciado é a quebra da Igreja Católica com o aparecimento do Protestantismo, provocando questionamentos acerca do que pregava-se na Igreja Católica.
Aquino defende a idéia que a Igreja é a única produtora de conhecimento acerca do psiquismo. Separando a fé e a razão, ou ainda, filosofia(natureza) e teologia(sobrenatural). Podendo alcançar o divino somente por meio da religião. 
O fim deste período patrístico, fica marcado com as constantes Reformas Protestantes e assim a soberania da Igreja Católica cai por terras enfim. 
Período Ciência Moderna opu Contemporânea ( pensadores a partir do século XV mudanças marcantes religiosas, políticas, econômicas, sociais e culturais) 
Período em que a razão, a preocupação com elementos precisos e a experiência, contrapõe a fé. Relação deixa de ser Deus e homem para ser natureza e homem. 
Pesquisas acabam sendo as marcantes desse período, citados Galileu Galilei, Issac Newton e René Descartes (queda de objetos da Torre de Pisa, movimentos celestiais e movimentos tanto na natureza quanto nos homens) 
René Descartes é considerado por muitos o pai da psicologia Moderna, ele merece mais destaque ao estudarmos esta disciplina, primeira a fazer distinção nítida entre corpo e mente. Ele foi considerado um “Interacionista” por ser um dos primeiros a declarar que há interação entre alma, espírito e corpo. 
Outro aspecto de Descartes é estudar o corpo humano morto, uma vez que deixa de ser sagrado, sendo assim, marca a era mecanicista. 
A revolução industrial e a criação de máquinas, resultaram em fortes mudanças nas relações humanas e o próprio homem. 
Houveram avanços na Anatomia, da Fisiologia e da Neurologia proporcionando a constituição de uma ciência distinta da Filosofia. A psicologia passa a ser uma ciência “sem alma” medido através de experimentos de observação e medição. 
Foram feitos através de experimentos científicos, relatos sobre tamanho, intensidade e duração de estímulos, sendo que fisiológico responsável foi Wilhelm Wundt.
Wilhelm Wundt é considerado o verdadeiro pai da psicologia Moderna ou Cientifica. 
Estruturalismo – Estudo da consciência e mente, sendo que a mente é compreendida como a soma de todos os processos mentais, principal instituidor Edward Titchener. 
Funcionalismo – Estudo interessado na função da mente e não em sua estrutura, uma ciência interessada em analisar os processos mentais, principal pensador Wiliam James.
Associacismo – Estudo na associação de idéias, principal pensador Edward L. Thorndike.
Unidade 2 Behaviorismo 
Principal teórico Skinner, conceitos utilizados no cotidiano, nas relações sociais, nas organizações ou na educação.
Behavior vem da palavra comportamento, John Broadus Watson foi quem inaugurou a teoria Behaviorista. 
Portanto Watson seria porta-voz e Skinner é considerado o principal autor da abordagem. Distinção de pensamentos Behaviorismo Metodológico x Behaviorismo Radical. 
Behaviorismo surge na tentativa de conferir à Psicologia status de ciência, “observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos”.
Behaviorismo Metodológico Condicionamento clássico, o observável, algo que se pode investigar, a Psicologia deve se ater somente ao mundo objetivo, ao mundo real. Teoria S-R (S estimulo do ambiente e R resposta do organismo) Estímulos naturais ou incondicionados. Principal teoria por Watson.
EX.: Quando descascamos uma cebola, choramos.
Behaviorismo Radical Condicionamento operante, além do observável, pensamentos e emoções. Principal teoria por Skinner. 
Comportamento Operante Voluntário, opcional posso ou não fazer determinada atividade.
Comportamento Respondente Involuntário, provocado pelo ambiente. 
 No comportamento operante o homem é produto e produtor do ambiente R-S (R resposta e S estímulo)
Reforçamento é a forma de selecionar as conseqüências de determinada atitude. Um reforço negativo é uma forma de fugir da punição. Portanto todo reforço negativo, é pensando na fuga de punição. Positivo é aquele que estimula ações, sempre visando a melhora.
EX.: Estudar para as provas, para não pegar DP.
Primário – Todo reforço que não tem a dependência de outros (carinho, água, alimento)
Secundário – Necessita de um reforço primário (receber flores e se sentir querido)
Generalizado – Necessita de muitos outros reforçadores (dinheiro) 
Esquiva – é uma forma de evitar ou reduzir um estimula que é negativo, ou seja, fuga (neste caso o estímulo ainda não se iniciou)
Fuga – Termino de estimulo negativo e neste caso diferente da esquiva ele já se iniciou.
Extinção – Não tem reforçamento, deixando de ser feita abruptamente. 
Discriminação – Agimos diferente perante um estímulo que percebemos como diferente. Ex.: O semáforo, três cores e três atitudes diferentes.
Generalização – Agimos de forma parecida perante estímulos que percebemos como parecidos.
Unidade 3 Psicanálise 
Processos do inconsciente, regiões escuras do psiquismo. 
Inconsciente conceito central da teoria. Inconsciente é o conteúdo ausente, em dado momento da nossa consciência. Ex.: acontecimentos do passado, lembranças recalcadas, cenas presenciadas na primeira infância. Teoria com muitos conceitos de Freud. 
Pulsão é uma energia originada no próprio corpo e que se dirige a nossa psique. Podem ser idéias ou afetos. Principio da pulsão é o prazer, ego, libido, morte. Ex.: Prazer, amor, amizades. 
Tópicas Freudianas 1ª – faz-se referência a lugar, inconsciente; o pré-consciente (subconsciente) e o consciente. 
2ª – conceitos de id, ego e superego. Nesta já é considerada um adjetivo, ou seja, uma possível qualidade de cada conteúdo psíquico. O conteúdo psíquico está situado no id, ego e superego. 
Mecanismos de defesa – repressão, racionalização, projeção, sublimação (mais eficaz dos mecanismos de defesa) para evitar uma possível situação de sofrimento psíquico.
Unidade 4 Gestalt 
Dar forma, dar uma estrutura significante. Seu fundador foi Max Wertheimer, Wolfgang Kohler, Kurt Koffka. Percepção visual do movimento, campo perceptivo. 
Processos de todo. Gestalt, considerado como uma configuração, algo que não se separa. Estudo voltado as sensações, percepção e sensação do movimento, ilusão de ótica. 
Uma das principais contribuições da Gestalt para a psicologia refere-se a concepção do homem de forma integrada. 
Quanto mais clara a forma, melhor o entendimento. Percepção
do ambiente externo.
Elementos importantes: equilíbrio, simetria, estabilidade, simplicidade e regularidade. (Itens para alcançar a boa forma) 
Conceito de campo psicológico, entendido como um campo de forças que atua na persepção nos levando a procurar a boa forma. 
Unidade 5 Psicologia Aplicada 
Diferentes ramos de aplicação da Psicologia. Visa o bem estar social e estuda formas de aperfeiçoamento de técnicas e desenvolvimento do ser humano.
Psicologia do Trabalho e Organizacional Obter melhores resultados dos funcionários e orientar as organizações na prevenção de problemas de saúde. Medicina do Trabalho = saúde do trabalhador x RH = gestão de recursos humanos. 
Bem estar do trabalhador – prevenção a saúde dos trabalhadores , desgastes físicos e emocionais, clima organizacional, produtividade. Visar atividades de relaxamento, com objetivos de reter talentos e aumentar a produtividade.
Gestão de Recursos Humanos – acompanhamento da vida profissional dos trabalhadores, recrutamento e seleção de candidatos, desenvolvimento profissional. 
Psicologia e Educação – desenvolvimento dos alunos, aspectos emocionais, intelectuais, físicos e sociais. Compreensão do processo de aprendizagem, teorias de aprendizagem. 
Psicologia e Saúde Bem estar geral, pensar no homem em sua totalidade. Psicologia clinica, envolve o atendimento a indivíduos com problemas psíquicos, transtornos emocionais, comportamentais de ansiedade e stress rotineiros. Psicologia Hospitalar, adoecimento acumulo de sofrimento causando até o chamado sofrimento psíquico. Psicologia na Saúde, prevenção de doenças mentais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes