Buscar

Gabaritos-e-Comentários-das-AAC-I-e-II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gabarito comentado – AACI – Língua Portuguesa
Unidade I – Níveis de Linguagem
Pergunta 1 
Você é craque em ortografia? Qual alternativa apresenta erro ortográfico?
	
	a.
	O assessor chegou à exaustão.
	
	b.
	A fartura e a escassez são problemáticas.
	
	c.
	O garoto apareceu enxarcado na sala.
	
	d.
	Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.
Justificativa: Encharcado escreve-se com ch! 
  
Pergunta 2 
Dentre as alternativas abaixo, marque aquela em que as palavras estejam escritas de acordo com as novas regras ortográficas.
	
	a.
	pára, pêlo, pode
	
	b.
	holandês, matéria, está
	
	c.
	polo, creem, autoescola
	
	d.
	vôo, assembléia, lingüística
Justificativa: De acordo com a reforma ortográfica, polo não tem mais acento, crêem não recebe o acento circunflexo no primeiro e do grupo ee, autoescola perdeu o hífen.
Pergunta 3 
Veja as frases abaixo:
Estou preocupado.
Tô preocupado.
Tô grilado.
Temos respectivamente:
	
	a.
	Variante padrão, Variante padrão e gíria.
	
	b.
	Variante padrão, Variante não padrão e gíria.
	
	c.
	Variante não padrão nas três frases.
	
	d.
	Variante padrão nas três frases.
Justificativa: A primeira oração está perfeita em todos os aspectos e apresenta a variante padrão; a segunda já apresenta marcas de oralidade na abreviação do verbo e, portanto, apresenta a variante não padrão; enquanto a palavra “grilado” da terceira frase marca o uso de gíria.
Pergunta 4 
Leia o fragmento abaixo:
Não sei se isso acontece com vocês, mas eu ando meio cansado de rótulos, das pessoas acharem que eu sou o que eu não sou. Em um ano de vestibular, a gente já tem muita preocupação, não dá para levar em conta o que os outros esperam da gente, o que os outros acham que a gente é, ou deve ser. E olha que em nenhum lugar as pessoas são tão rotuladas como num ambiente de estudo.
�
Com relação ao fragmento, quais as características desse texto?
	
	a.
	Nível de linguagem culto, registro informal e na variante padrão da língua.
	
	b.
	Nível de linguagem popular, registro formal e na variante não padrão da língua.
	
	c.
	Nível de linguagem culto, registro informal e na variante não padrão da língua.
	
	d.
	Nível de linguagem popular, registro informal e na variante não padrão da língua.
Justificativa: Apesar da informalidade, o texto está escrito em um nível culto de linguagem e utilizando a variante padrão da língua.
Pergunta 4
Leia o fragmento abaixo: 
Bom, aqui sempre nos dumingo, eu vô na casa de uma vizinha que tem aqui perto; lá, às veiz tá passano um filme assim q’eu interesso, eu vô assistí junto com as menina; e também uma veiz por ano nóis vai no Rio Vermelho, vai toda minha família, e lá é onde nóis diverte mais. E às veiz tem uma festa na igreja, a gente vai, passa o dia todo na reunião da mocidade, batismo, alguma coisa assim.
 
Com relação ao fragmento, quais as características desse texto?
	
	a.
	Nível de linguagem culto, registro informal e na variante padrão da língua.
	
	b.
	Nível de linguagem popular, registro formal e na variante não padrão da língua.
	
	c.
	Nível de linguagem culto, registro informal e na variante não padrão da língua.
	
	d.
	Nível de linguagem popular, registro informal e na variante não padrão da língua.
Justificativa: Na verdade temos nesse texto a transcrição da língua oral, você notou? Além disso, apresenta muitas marcas de informalidade e utiliza a variante não padrão da língua, com pouco uso de concordância verbal. Também é uma amostra de variação por regionalismo, mas esse não é o tema dessa unidade.
�
Gabarito comentado – AAC II – Língua Portuguesa
Unidade II – Estratégias de Leitura
Pergunta 1 
  
“A sua ligação é muita importante para nós, não desligue.” Do outro lado da linha, vermelho de raiva e com ímpetos de entrar pelo telefone para agredir a voz incorpórea, o consumidor – impotente  ̶  bufa e desiste. Sente-se um palhaço, sem picadeiro nem aplausos. Repetida à exaustão e seguida de uma música que a ocasião torna insuportável, a mensagem gravada pode ser considerada uma prova de pouco caso com o consumidor. Afinal, ela parece prever uma longa espera para quem está do outro lado da linha. A cena, comum, indica que as facilidades tecnológicas e o atendimento preferencial apregoados aos quatro ventos pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços podem transformar-se num grandíssimo engodo. (Isto É, 7/02/2001, p.80)
A partir da leitura do texto, e usando nossos conhecimentos prévios podemos inferir que:
I- O ponto de vista do redator do texto  é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços e o que prova isso são as palavras “as facilidades tecnológicas e o atendimento preferencial”.
II- O ponto de vista do redator do texto  é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços, e inferimos isso a partir da nossa vivência como consumidores, enfrentando horas de espera, música insuportável e uma voz virtual. 
III- O ponto de vista do redator do texto é elogiar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços e inferimos isso a partir da primeira frase do texto “A sua ligação é muita importante para nós, não desligue.”
IV- O ponto de vista do redator do texto  é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços, e inferimos isso a partir de algumas palavras de valor negativo que ele usa no texto como:  consumidor impotente, música insuportável, prova de pouco caso, grandíssimo engodo.
Assinale a alternativa que indique qual ( quais) afirmação (afirmações) está (estão) correta (s):
	
	a.
	I e III
	
	b.
	somente a II
	
	c.
	II e IV
	
	d.
	III e IV
	
	e.
	somente a IV
Justificativa: Estão corretas as alternativas II e IV. Na II, o leitor usa seu conhecimento de mundo, suas experiências como consumidor, para inferir o ponto de vista de crítica do redator do texto; e na IV, ele utiliza seu conhecimento linguístico, destacando no texto palavras que apóiem sua conclusão de que o redator faz uma crítica às empresas fornecedoras de produtos e serviços.
Pergunta 2 
  
Leia o parágrafo abaixo, com o objetivo de apreender a ideia principal que ele expressa:
No início do século V a.C., dois tiranos da Sicília, Gélon e Híeron, expropriaram e deportaram os habitantes da Ilha a fim de instalar ali os seus mercenários. Um movimento democrático reverteu a situação. Foi necessário reparar os danos causados, e numerosos processos foram instaurados para recuperar as terras. Esses processos se desenvolveram pela primeira vez diante de um júri popular. Foi, então, com a intenção de convencer um auditório, empregando-se a palavra e não a força física que nasceu uma arte: a retórica, a arte de saber falar. A retórica esteve, portanto, ligada à atividade política desde o seu nascimento.
Agora assinale a alternativa que melhor expressa a ideia principal do parágrafo:
 
	
	a.
	O parágrafo informa sobre o nascimento da arte de saber falar: a retórica.
	
	b.
	O parágrafo explica como se deu o nascimento dos processos democráticos de júri popular na Sicília.
	
	c.
	O parágrafo afirma, exemplificando, por que a retórica, desde o seu surgimento, está ligada à atividade política.
	
	d.
	O parágrafo explica como a retórica, a arte de saber falar, pode ser usada para convencer.
	
	e.
	O parágrafo ressalta a importância da força das palavras.
Justificativa: O parágrafo está estruturado da seguinte forma: começa por uma pequena narrativa cujo objetivo é servir de exemplo ao que se vai afirmar em seguida. A afirmação é que a retórica, a arte de saber falar, foi usada pela primeira vez em um júri popular para convencer. E conclui que, por isso, desde o seu nascimento a retórica está ligada à atividade política. Dentre as alternativas, é a C que melhor reúne e expressa
as três partes do parágrafo.
Pergunta 3 
  
Leia as manchetes retiradas de jornais de grande circulação em São Paulo:
“Fiscais do trabalho autuam Jirau por irregularidades”
Folha de São Paulo, caderno Dinheiro B9, 16/05/2010
 “Aquífero descoberto no Norte seria maior que Guarani”
O Estado de São Paulo, caderno Vida, 11/04/2010
Para compreendê-las o leitor precisa lançar mão de seus conhecimentos prévios:
	
	a.
	apenas linguísticos, pois para compreender do que tratam as notícias bastaria saber o significado das palavras: autuam e aquífero.
	
	b.
	linguísticos e de mundo, pois além de saber o significado das palavras autuam e aquífero, é preciso saber que Jirau é uma usina hidrelétrica e Guarani um aquífero na região sudeste do Brasil.
	
	c.
	linguísticos e textual, pois é preciso saber que a manchete é um texto resumido que introduz uma notícia.
	
	d.
	apenas conhecimento de mundo, pois se o leitor souber o que são Jirau e Guarani poderá compreender do que trata a notícia a que essas manchetes se referem.
	
	e.
	Todos os três grandes conjuntos de conhecimentos, linguístico, textual e de mundo, se articulam no momento da leitura e só ativando todos eles o leitor pode realmente compreender um texto qualquer.
Justificativa: De acordo com o material teórico dessa unidade, a divisão dos conhecimentos prévios é apenas didática para que se possa compreender melhor o conceito. Mas a leitura compreensiva demanda que eles se articulem conjuntamente e só ativando-os é possível o leitor transformar uma estrutura isolada e fragmentada na memória em uma entidade completa e coerente que é o texto.
Pergunta 4
Leia as frases abaixo atento(a) à concordância nominal:
I Manifestava repulsa, aversão e ódio mortífero.
II Manifestava repulsa, aversão e ódio mortíferos.
III Terminamos um livro e uma revisão fastidiosa.
IV Terminamos um livro e uma revisão fastidiosos.
Assinale a alternativa que indique quais frases estão corretas:
	
	a.
	somente I e II
	
	b.
	somente II e IV
	
	c.
	somente II e III
	
	d.
	todas
	
	e.
	nenhuma
Justificativa: Quando o adjetivo (mortífero e fastidiosa) está depois de dois substantivos de gêneros distintos, ele pode concordar com o adjetivo mais próximo ou com os dois – ficando no masculino plural. Essa escolha vai depender da intenção do autor. Se o adjetivo refere-se exclusivamente ao que está mais próximo, então ele concordará somente com ele. Caso se refira aos dois, ficará no masculino plural.
Pergunta 5 
Indique a alternativa que não está correta do ponto de vista da concordância nominal:
	
	a.
	Elas mesmas resolveram todos os problemas da reforma, que ficou maravilhosa.
	
	b.
	Enviamos uma cópia anexa a seu pedido.
	
	c.
	É proibido a entrada de animais.
	
	d.
	A cada decepção por que passava, tinha menos confiança nas pessoas.
	
	e.
	A atual política de mercado oferece bastantes alternativas de emprego.
Justificativa: Está errado, pois esse tipo de expressão, “é bom, é proibido”, com nomes acompanhados de elemento determinante (a entrada) concordam com eles em gênero e número (é proibida a entrada).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais