Buscar

QUESTÓES DISCURSIVAS DE PROVAS ANTERIORES DE GESTÃO PATRIMONIAL E LOGÍSTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÓES DISCURSIVAS DE GESTÃO PATRIMONIAL E LOGÍSTICA 8 - Conforme AIA (2004), o planejamento da segurança pode ser resumido em quatro passos, descreva esses passos.
Prevenir (a perda de vidas e minimizar as perdas físicas); Controlar (acessos, pessoas, materiais); Detectar (vigilância); Intervir (responder às agressões).
7 - Os fatores da comunidade podem ter impacto direto na rentabilidade de uma organização. Não é de surpreender que impostos locais, por exemplo, tenham papel importante nas decisões de localização de empresas internacionais. Outros, como a língua falada na região, parecem não ter muitas conseqüências nos custos, mas na prática podem mostrar-se muito importantes.Descreva pelo menos dois aspectos ligados ao ambiente.
Clima (tempo); Exigências de políticas ambientais; Exigências legais.
6 - Inventário é a discriminação organizada e analítica de todos os bens (permanentes ou de consumo) e valores de um patrimônio, num determinado momento, visando atender uma finalidade específica. É um instrumento de controle para verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e da existência física dos bens em uso no órgão ou entidade, informando seu estado de conservação, e mantendo atualizados e conciliados os registros do sistema de administração patrimonial e os contábeis, constantes do sistema financeiro. Alguns princípios devem ser coonsiderados durante um inventário. Descreva o princípio da especificação.
Princípio da especificação: define a forma pela qual os elementos devem ser classificados, individualizados e agrupados dentro da mesma espécie;
5 - Os fatores da comunidade podem ter impacto direto na rentabilidade de uma organização. Não é de surpreender que impostos locais, por exemplo, tenham papel importante nas decisões de localização de empresas internacionais. Outros, como a língua falada na região, parecem não ter muitas consequências nos custos, mas na prática podem mostrar-se muito importantes. Descreva pelo menos dois aspectos ligados a custos operacionais.
Custo da mão de obra; Custo de energia; Custo de comunicações; Custo de insumos; Custos dos Impostos; Custos de infra-estrutura e facilidade de acesso.
4 - Fazem a associação das cargas de trabalho com os recursos empregados. Por estabelecer a relação dos recursos
consumidos e as cargas de trabalho, este tipo de indicador é de maior utilidade A que indicador refere-se a
definição acima ?
Indicadores de Economia e Eficiência
3 - Defina e de exemplos de recursos ou bens patrimoniais
Os recursos ou bens patrimoniais são as instalações, prédios, terrenos, equipamentos e veículos da
empresa, e seu posicionamento na cadeia de suprimentos.
2 - Para a identificação e análise das ameaças, é necessário distingui-las. Basicamente, elas se dividem em intencionais e não intencionais, e sua natureza deve ser considerada para melhor planejamento da segurança. Defina as ameaças intencionais, exemplificando.
As ameaças intencionais são atos provocados por uma pessoa ou um grupo de pessoas com motivações diversas, e podem ter origem interna, proveniente de pessoas pertencentes à instituição; ou externa às instalações, proveniente de pessoas não pertencentes à instituição. Entre as ameaças intencionais externas estão: atos irados, atos criminosos com intenção de subtrair bens ou cometer crimes contra pessoas; atos de vandalismo, atos terroristas e demais atos intencionais.
1 - Como podem ser definidos os bens corpóreos ¿
Quando são constituídos da matéria, os bens podem ser denominados corpóreos; quando possuem uma forma identificável, um corpo.
9 - Apresentam quatro perspectivas acerca de governo eletrônico que podem ser vislumbradas para aumentar a
eficiência do setor público, conforme já se apresenta em muitos serviços públicos, como eleições, declarações,
declaração de Imposto de renda, etc.Descreva duas dessas perspectivas.
1. A perspectiva do cidadão: visando oferecer serviços de utilidade pública ao cidadão contribuinte; 2.
A perspectiva de processo: visando repensar o modus operandi dos processos produtivos existentes no
governo, em suas várias esferas, tais como os processos de licitação para compras (eprocurement); 3. A
perspectiva da cooperação: visando integrar os vários órgãos governamentais, e estes com outras
organizações privadas e não governamentais, de modo que o processo decisório possa ser agilizado sem perda
de qualidade, assim como evitandose fragmentação e redundâncias hoje existentes nas relações entre esses
vários atores; 4. A perspectiva da gestão do conhecimento: visando permitir ao governo, em suas várias
esferas, criar, gerenciar e disponibilizar em repositórios adequados.
14 - Segundo Macedo e Almeida (2006), o nível de um determinado serviço logístico pode ser avaliado em três objetivos: Descreva o objetivo da disponibilidade.
Disponibilidade: associada à capacidade de se ter recursos, para atender o cliente imediatamente. A disponibilidade eficiente consiste na manutenção permanente de recursos, com base nas estimativas e nas previsões de demanda;
13 - Há duas categorias de estímulo que influem nas decisões de localização das organizações: Quais são esses estímulos ?
Alterações na demanda de bens e serviços; alterações na oferta de insumos para a operação.
12 - Defina um Sistema Especialista.
Um sistema que tenta simular o desempenho de um especialista humano e que atua dentro do seu domínio é chamado de Sistema Especialista, outra definição é utilizada também segundo Turban (2004) ¿Os SE são programas computadorizados de consulta que procuram imitar os processos de raciocínio dos especialistas na solução de problemas complexos.¿ Ou seja, os Sistemas Especialistas tem o objetivo de manipular o conhecimento e informação de forma inteligente para encontrar boas soluções de um determinado problema rapidamente.
11 - Defina os bens quanto a sua mobilidade.
Quanto a sua mobilidade, os bens são geralmente divididos em móveis, quando podem ser deslocados sem alteração em sua forma física (por exemplo, móveis e utensílios, máquinas, veículos); e imóveis, quando não podem ser deslocados sem perder sua forma física original (como prédios e pontes), ou simplesmente não podem ser locomovidos (como terrenos e jazidas).
10 - São necessários três elementos básicos a serem protegidos e que devem ser considerados no projeto de
segurança, quias são esses elementos ?
Pessoas (funcionários, visitantes); Patrimônio (o edifício como bem patrimonial, acervos,
equipamentos); Informações (dados catalográficos, registros, banco de dados).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?