Buscar

Questões discursivas de provas anteriores de Orçamento Público

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Orçamento Público – Questões Discursivas
 8 - Conceitue receita Pública:
Receita Pública é a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuições e outras fontes
de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas. A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, representa o
marco fundamental da Classificação da Receita Pública Orçamentária. No capítulo II da referida Lei, intitulado ¿DA
RECEITA¿, o texto legal trata das entidades de Direito Público interno, ou seja, da União, dos Estados, do Distrito
Federal, dos Municípios e respectivas autarquias, explicitando em seu próprio corpo, no art. 11, § 4º, a
discriminação das fontes de receitas pelas duas categorias econômicas básicas, as receitas correntes e as receitas
de capital. Ainda no próprio texto, o art. 8º, § 1º, estabelece que os itens da discriminação da receita mencionados
no art. 11 serão identificados por números de código decimal, na forma do Anexo III da referida Lei. O conjunto de
informações que formam o código é conhecido como classificação por natureza de receita. 
7 – Conceitue Orçamento Público:
O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças
públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas.
No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação
com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contem estimativa das
receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado
exercício, que, no Brasil, coincide como o ano civil.
6 - conceitue sistemas de contas:
5 - A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. Dentre os diversos conceitos estudados, conceitue sanção:
Representa a concordância do chefe do Executivo com os termos da lei decretada pelo Legislativo.
4 - 
 2 - Conceitue o princípio orçamentário do equilíbrio.
O orçamento deve manter uma padronização dos seus dados, para que os usuários possam realizar comparações entre os diferentes anos.
1 - As classificações orçamentárias são essenciais para: a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do Estado. Diferencie a classificação Programática da funcional em relação às Despesas
Classificação Funcional (Trata-se de uma classificação independentes dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas. - Classificação Programática (A finalidade das classificações por programas é demonstrar as realizações do governo, o resultado final de seu trabalho em prol da sociedade).
 16 - No que se refere à programação qualitativa da despesa orçamentária, uma ação pode ser um projeto, uma atividade ou uma operação especial. Conceitue um desses três desdobramentos.
Projetos são ações cuja execução tem tempo de início e fim definidos. Atividades são ações cuja execução tem caráter continuado, sem término definido. Operações Especiais são ações que executam despesas que não contribuem para a manutenção do programa de trabalho do governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
15 - Conceitue Despesa Pública
Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços
públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de
capital), autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento público
14 - Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas agentes da administração direta, indireta e de outras areas. Indique a seguir exemplos de agentes sujeitos ao levantamento de contas em outras áreas:
Em outra áreas: Partidos políticos, Sindicatos, de representação profissional e representação econômica, gestores de contribuições profissionais, Fundações instituídas ou mantidas pelo poder público.
13 - No que se refere à programação qualitativa da despesa orçamentária, uma ação pode ser um projeto, uma atividade ou uma operação especial. Conceitue um desses três desdobramentos.
Projetos são ações cuja execução tem tempo de início e fim definidos. Atividades são ações cuja execução tem caráter continuado, sem término definido. Operações Especiais são ações que executam despesas que não contribuem para a manutenção do programa de trabalho do governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
12 - O art. 37 da Constituição Federal determina que a Administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a alguns principio. Indique-os:
Os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
11 - Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Direta: 
Ordenadores de despesa, Agentes recebedores, Almoxarifes ou encarregados de depósitos e outros responsáveis, co-responsáveis ou responsáveis que de algum modo sejam gestores, isolada ou conjuntamente, de dinheiros, valores e bens do Estado ou pelos quais este responda.
10 - Conceitue Princípios Orçamentários:
Os princípios são premissas e linhas norteadoras de ação a serem observadas na concepção da
proposta de orçamento. Sua principal finalidade é disciplinar e orientar a ação dos governantes.
9 - Existem Algumas situações em que mesmo a despesa pública estando empenhada, pode ocorrer o não pagamento dela. Cite pelo menos uma destas situações:
A POSSIBILIDADE DE PAGAR NÃO ADVÉM DOS CRÉDITOS, MAS SIM DO NUMERÁRIO DISPONÍVEL EXISTENTE NA CONTA ÚNICA DO TESOURO NACIONAL, ESPECIFICADO PARA O PAGAMENTO DA DESPESA.a INDISPONIBILIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS NA FONTE ASSOCIADA AO CRÉDITO É UMA DAS SITUAÇÕES POSSÍVEIS DE OCORREREM. ALÉM DESTA AINDA PODEMOS TER UMA RESCISÃO CONTRATUAL DECORRENTE DE FATOS NÃO RELACIONADOS COM A DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA
17 - O ________________ visa determinar os valores de aquisições e baixas do Ativo Permanente, bem como apurar as cotas de depreciação, exaustão e amortização. Os investimentos planejados para o ano são projetados em valores correntes dos respectivos meses. A qual Orçamento esta definição se refere?
Orçamento de Investimentos ou Orçamento de Capital.
18 - Para que o orçamento público atinja o objetivo de controlar a atividade econômica do Estado não devem
existir despesas ou receitas estranhas ao seu controle¿. Essa afirmativa está relacionada ao princípio
orçamentário da: 
universalidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais