Buscar

portfólio 3º flex e 4º Semestre Segurança do trabalho unopar 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
JUSTIFICATIVA...........................................................................................................4
OBJETIVOS.................................................................................................................5
PÚBLICO ALVO..........................................................................................................6
CARGA HORÁRIA.......................................................................................................7
LOCAL E HORÁRIO....................................................................................................8
BIBLIOGRAFIA............................................................................................................9
��
INTRODUÇÃO
Os acidentes mais comuns na área hospitalar estão nos setores de enfermagem e limpeza, na maioria dos casos causados por materiais perfuro-cortantes como agulhas, navalhas, bisturis e vidros. Há também transmissões de doenças através destes materiais e contato com fluídos corpóreos, além de infecções causadas por micro-organismos. Os acidentes ocasionados por picada de agulhas são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde. 
A conscientização, prevenção, reconhecimento dos riscos no ambiente de trabalho e treinamento contínuo são essenciais para a segurança dos profissionais da saúde e pacientes.
Neste projeto iremos apresentar algumas funções e mecanismos de segurança do trabalho, como:
Entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a cada trabalhador conforme sua função explicando para qual finalidade serve o equipamento;
Fazer treinamentos;
Elaborar e implementar a documentação dos funcionários e da empresa como Programa De Prevenção De Riscos Ambientais – PPRA;
Fichas de EPI’s;
Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP;
Programa De Controle Médico De Saúde Ocupacional – PCMSO entre outros.
E assim prevenir e até erradicar esses acidentes.
Justificativa
Para atingir esses objetivos, nós elaboramos o presente
portfólio, com algumas definições que ajudará a minimizar os riscos: artigos e as normas para a prevenção dos colaboradores; A proteção da equipe de saúde; Procedimentos diante de acidentes perfuro-cortantes como triagem, estoque e eliminação do lixo.
Este estudo impactará positivamente a organização, pois, se o índice de acidentes está elevado, logo, outros índices poderão ser afetados. Por tanto a diminuição dos acidentes envolvendo o material biológico e com os perfuro-cortantes será de extrema importância para o hospital, pois, não somente o índice de acidente sofrerá redução, mas impactara positivamente em outros índices que a organização tem como meta, por exemplo, o de absenteísmo. Consequentemente também beneficiará a sociedade que poderá contar com os profissionais do setor, com isso, o tempo de espera para um atendimento diminuirá e a imagem da instituição não será prejudicada.
Objetivos
Considerando a necessidade e importância de trabalhos que estudem os aspectos relacionados à segurança e saúde no ambiente de trabalho em hospitais, no sentido de subsidiar um plano de gerenciamento deste ambiente, este projeto tem como objetivo geral:
Mapear as formas de contato com os agentes biológico no PS;
Detalhar as causas dos acidentes com perfuro cortante no PS;
Verificar a eficácia da implantação da NR 32 no PS;
Propor métodos de prevenção e proteção para a administração desenvolver no ambiente de trabalho que assegurem a segurança e a saúde do trabalhador com o fim de diminuir as ocorrências.. 
Analisar a aplicabilidade da norma BS 8800 às condições da administração hospitalar.
Finalizando, em face dos aspectos analisados pretendemos contribuir com os resultados deste estudo com medidas que reduzam os riscos ocupacionais e ambientais, pressupondo a necessidade de torná-las efetiva, melhorando a segurança e saúde do trabalhador no seu ambiente de trabalho, na eficácia de ação do sistema de gestão, em busca de uma melhor qualidade de vida para profissionais que atuam na área de Saúde.
Publico Alvo
Por meios de informações extraídas do hospital estudado, pode-se se dizer que em todo o hospital há setores específicos que são alarmantes os índices de acidente com perfuro cortante. O Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) e o Pronto Socorro (PS) são os setores mais críticos. Quando se fala em CTI associa-se a um local onde são tratados pacientes com doenças graves que podem estar em estado de coma ou não, sendo favorável a ocorrer os acidentes, mas o Pronto Socorro (PS) e o local onde se passa praticamente todo o público do hospital, por isso que o PS registra o maior número de acidentes do trabalho com perfuro cortante, assim sendo nosso alvo de estudo.
Carga Horária
Para a realização deste trabalho tivemos uma carga horária de 84 horas (duas semanas), onde na primeira semana nos dedicamos para levantar informações da instituição, informações de acidentes, conhecer os setores e sua infraestrutura e suas rotinas de trabalho. Já na segunda semana começamos a intervir no espaço de trabalho, implantando métodos e procedimentos de prevenção.
Local e Horário
Se tratando dos Resíduos de Serviços de Saúde, escolhemos um hospital para ser nosso local de estudo para a realização deste trabalho. Para melhor conhecer a rotina de trabalho dessa instituição decidimos que cada membro irá obter informações através de pesquisa, entrevista e de observação, onde cada um estará responsável por um turno no prazo de 2 horas para cada, manhã, tarde e noite e assim poderíamos entender e implantar procedimentos de prevenção contra esses acidentes e melhoria na saúde dos pacientes e profissionais.
Bibliografia 
ANTONIOU, Michel. O que é a engenharia genética aplicada aos alimentos? Disponível em:
<http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A09transgeni1.htm>.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004. Resíduos sólidos. Classificação. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em:
<http://www.aslaa.com.br/legislacoes/NBR%20n%20 10004-2004.pdf>.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9191. Sacos plásticos para acondicionamento de lixo – requisitos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em:
<http://tonao.com.br/PENDRIVER/ARQUIVO%20%20PGRSS/NBR_9191_-_Sacos_plasticos_ para_acondicionamento_de_lixo_-_R.pdf>.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7500. Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: 
http://www.oficinasantaeliza.com.br/downloads/NorNBR-7500SB54.pdf>.
ANÁLISE DE OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DO TRABALHO COM MATERIAL PERFURO CORTANTE NO PRONTO SOCORRO. Disponível em:
<http://jus.com.br/artigos/34932/analise-de-acidente-do-trabalho-com-material-perfuro-cortante-em-um-hospital-de-rede-privada-de-sao-paulo>
Sistema de Ensino Presencial Conectado
superior de tecnologia em segurança do trabalho 
jaquiele de jesus santos 
jeabson de jesus aguiar 
samara lopes ferraz 
Plano de Ação
Vitória da Conquista 
2015
jaquiele de jesus santos 
jeabson de jesus aguiar 
samara lopes ferraz 
Plano de Ação
Trabalho de Segurança do Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Gestão e Saneamento Ambiental, Higiene do Trabalho e Segurança IndustrialHigiene do Trabalho e Biossegurança, Seminário Interdisciplinar
IV. 
Orientador: Prof. Vinícius Pires Rincão / Juliana Alberton Frias, Larissa Furtado Chionpato / Claudiane Ribeiro Balan, Silvia Paulino Ribeiro Albanese, Prof. Edinei Hideki Suzuki. 
Vitória da Conquista 
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais