Buscar

A execução das instalações eléctrica1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
A execução das instalações eléctricas, como de resto a realização de qualquer instalação ou montagem, depende muito do ferramental empregado e de como o mesmo é utilizado. Instrumentos e ferramentas adequadas ao serviço que se está realizando facilitam o trabalho e dão correção e segurança ao mesmo. No presente trabalho vai ser abordado a descrição, o uso bem como a correcta manuntenção das ferramentas usuais nas instalaçoes eléctricas.
Objectivos
O bjectivo deste trabalho é conhecer as ferramentas usuais nas instalações eléctricas e e sua correcta manuntenção.
Metodologia
A metodologia usada é a revisão bibliografica dos artigos da internet sua analise e execução
Ferramentas usuais
 Alicates 
a) Descrição: São ferramentas manuais de aço carbono feitas por fundição ou forjamento, compostas de dois braços e um pino de articulação, tendo em uma das extremidades dos braços, suas garras, cortes e pontas, temperadas e revenidas. 
b) Aplicação: O Alicate serve para segurar por apertos, cortar, dobrar, colocar e retirar determinadas peças nas montagens. 
c) Classificação 
 1. Alicate Universal - Serve para efectuar operações como segurar, cortar e dobrar;
2. Alicate de Corte - Serve para cortar chapas, arames e fios;
 3. Alicate de Bico - Utilizado em serviços de mecânica e eletricidade;
4. Alicate de Compressão - Funciona por pressão e dá um aperto firme às peças, sendo sua pressão regulada por intermédio de um parafuso existente na extremidade;
5. Alicate de Eixo Móvel - Utilizado para trabalhar com peças cilíndricas, sendo sua articulação móvel, para possibilitar maior abertura.
	Alicate Universal
	Alicate de Corte
	
	
	Alicate de Bico
	Alicate de Compressão e de eixo movel
	
	
Figura1- Alicates
 Descarnadores
Desencapador de Fios
Desencapador de Fios Pode ser bastante simples como o do tipo que se assemelha a um alicate. Regula-se a abertura das lâminas de acordo com o diâmetro do condutor a ser desencapado. Outro tipo de desencapador é o desarme automático. Nele existem orifícios com diâmetros reguláveis correspondentes aos diversos condutores. Ao pressionar suas hastes, tanto o corte como a remoção da isolação são executados.
Figura2- Desencapador de Fios
Navalha
Ferramenta usada para decarnar condutores, de forma simples.
Figura3- Navalha
Chave de Parafuso de Fenda
a) Descrição: É uma ferramenta de aperto constituída de uma haste cilíndrica de aço carbono, com uma de suas extremidades forjada em forma de cunha e a outra em forma de espiga prismática ou cilíndrica estriada, onde acoplase um cabo de madeira ou plástico. É caracterizada por ter sua cunha temperada e revenida, as faces de extremidade da cunha, em planos paralelos, o cabo ranhurado longitudinalmente, que permita maior firmeza no aperto e bem engastado na haste da chave, a forma e dimensões das cunhas proporcionais ao diâmetro da haste da chave.
b) Aplicação: É empregada para apertar e desapertar parafusos cujas cabeças tenham fendas ou ranhuras que permitam a entrada da cunha.
 
Figura4- chave de fenda e Chave Phillips
Para parafusos de fenda cruzada, usa-se uma chave com cunha em forma de cruz, chamada Chave Phillips.
 Busca Polo
O busca-pólo é um recurso muito usado por todos que trabalham com electricidade e eletrónica. Trata-se de uma ferramenta simples que permite saber qual é o polo neutro (terra) e o polo vivo (fase) de uma tomada ou ainda dos fios de uma instalação elétrica domiciliar de baixa tensão (110 V ou 220 V). No busca-pólo comum encontramos uma lâmpada neon e um resistor de valor muito alto (220 k ou mais) ligados em serie.
Figura5- Busca polo
Morsa de Bancada 
É dispositivo de fixação (condutores) constituído de duas mandíbulas, uma fixa e outra móvel, que se desloca por meio de parafuso e porca.
Figura6- morza de bancada
Nota - a manuntenção destes condutores, requer medidas de um bom uso como evitar golpes fortes ou martelamento, evitar remoção (morza)
Conclusão
As ferramentas possuem um grande uso nas instalações electricas, ajudam a descarnar condutores (navalha), ajudam a assegurar ou fixar condutores (morza) e tambem para o corte eficiente (alicate).
Bibliografia
Companhia siderugica de tubarao (1996), Ferramentas e Acessórios – Elétrica, Departamento Regional do Espírito Santo, acedido aos 10 de Outubro de 2015 em -
mkmouse.com.br/livros/Senai-Ferramentaseseusacessorios-Eletrica.pdf
Nunes, Dalson Ribeiro (2010), Ferramentas e instrumentos de Medidas Elétricas, Campos de goytacaz, acedido aos 10 de Outubro de 2015 em –
essentiaeditora.iff.edu.br/public/site/PDFS/ferramentas.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais