Buscar

Aula-1 Desenho Auxiliado Por Computador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos
Introdução
Equipamento necessário
Arranque do programa AUTO CAD 2010/2014
Comandos de precisão
Workspace switching
Introdução
Auto CAD 2014- Desenho 2D
Auto CAD é o nome de um programa comercial de CAD (Computer Aided Design Desenho Auxiliado por Computador) fabricado pela Autodesk. Outros programas; CAE-“Computer Aided Engineer “; CAM-“Computer Aided Manufacturing”
 Entre os vários programas CAD, este é o mais usado em todo o mundo. O Auto CAD funciona como uma prancheta electrónica, sendo usada para desenhar componentes e sistemas mecânicos, electrónicos e electromecânicos, assim como edifícios, automóveis, aviões navios, circuitos integrados e redes telefónicas e de computadores.
Os projectos em desenho podem ser feitos ainda Microstation, Vector Works, Inteligent CAD, Solid Works, Solid Edges etc.
Equipamento necessário
 
Processador ≥ 80486 ≥ 66 MHz
(v.2006 – ≥ Pentium III, 800 MHz);
 RAM ≥ 32 MB (v.2006 - 512 MB);
HDD ≥ 540 MB;
monitor ≥ 800 x 600, VGA 14”;
teclado;
rato (caneta – digitaizer);
CD-ROM;
Impressora (por opção);
Plotter-Ver na internet (por opção);
Scanner (por opção).
Arranque do programa AUTO CAD 2014
O Auto CAD pode ser iniciado através de 3 Maneiras:
Do ícone no Desktop;
Do botão iniciar; e no ícone Auto CAD 2014
Do botão iniciar, programas, Autodesk, Auto CAD 2014 e no ícone Auto CAD 2010.
 
Uma vez iniciado o Auto CAD 2010 ele estará no Work Space (área de trabalho) denominado 2D Drafting & Annotation, sendo esta a tela geral do programa. 420x 297 mm: tamanho da área de trabalho, tipos de textos, estilos de cotas, configuração de layer, tipos de linhas, símbolos (blocos), formato de impressão, etc
Elementos da Janela do Auto CAD 2014 (Interface Grafica)
A organização do espaço de trabalho do AutoCAD se assemelha muito a dos softwares da Microsoft Office (word, Exel, PowerPoint) nos quais os comandos são organizados em abas chamadas Ribbons
Menu Browser : Este menu oferece o acesso a uma variedade de comandos e documentos, listados verticalmente. Acesso directo aos arquivos e comandos do sistema 
 
 Quick Access Toolbar: Pratica barra de ferramenta de acesso rápido, que contem:
Qnew: que abre e fecha um arquivo padrão (Template).
Open: abre arquivos de outros trabalhos existentes.
Save: salva o arquivo actual.
Plot: imprime arquivos.
Undo: retorno o arquivo para o comando anterior.
Redo: avança o arquivo para o comando seguinte ao undo.
Barra de Título: Mostra o nome do arquivo em uso e sua versão
Infocenter: Consulta aos tópicos de ajuda e help do programa
Botões de Título: Usado para minimizar, maximizar e fechar os arquivos.
Ribbon: Este recurso promove fácil acesso as múltiplas ferramentas do AutoCAD, através de uma colecção de Tabs (Abas) e Panels (painéis). Cada Tab contem diversos Paineis e cada Painel contém diversas ferramentas. Alguns painéis podem ser habilitados, dando acesso a múltiplas ferramentas adicionais. Este painel pode ser activado no Menu Browser / Tools / Palettes / Ribbon.
O Ribbon é composto pelos seguintes Tabs(Abas):
Home 
Insert 
Annotate 
Parametric 
View 
Manage 
Output
Express Tools 
Área Gráfica: É o local onde se visualiza e utiliza se todos os comandos de construção, visualização e modificação de um desenho. Esta área possui dimensões infinitas. 
Cursor: O cursor em forma de duas linhas perpendiculares (x-hair) indica o ponto de inserção das entidades desenhadas.
Ícone UCS: O UCS (Universal Coordinate System – Sistema Universal de Coordenadas), utilizado para mostrar as coordenadas de trabalho.
Comand Line: É a área onde é mostrado comando que está sendo utilizado.Quando seu status é Comand: (sem nada escrito na frente) significa que o AutoCAD 
está esperando por um comando, ou seja, ele está sem nenhum comando. Esta área também indica, além do comando activo, o que o comando nos pede, Para desabilitar ou reabilitar a linha de comando, digite CTRL+9.
Nota: é muito importante acostumar a olhar sempre para esta região, ela pode tanto pedir informações quanto expor opcoes dentro do mesmo comando. Essas opcoes aparecem entre chavetas () e podem ser seleccionadas digitando letra que estiver maiúscula(nem sempre é a inicial).
Barra de Status: Possui uma grande variedade de ferramentas de controle e precissão.
Comandos de precisão
Pressionando sobre os ícones o botão direito do mouse, habilitam se os 10 comandos de precisão e configurá-los.
Snap Mode: Tabula o cursor de tela na dimensão selecionada para que possamos desenhar com um pouco a mais de precisão.
Grid: Cria uma grade de pontos dentro do Drawing Limits ajustado. Para activar pressiona a tecla F7.
Ortho: Habilita o método de criação de entidades ortogonais (vertical e horizontal).
 Polar Tracking: É um sistema de ajuste “magnético” para se desenhar em uma certa angulação mais rapidamente. Normalmente vem ajustado para ângulos em 90º.
Object Snap: É outro sistema “magnético” para pontos de precisão em entidades.
Snap Tracking: Esta opção liga e desliga o OTrack (Object Snap Tracking), que nos ajuda a desenhar objectos em ângulos específicos ou em relações com outras entidades.
 Dynamic UCS: Permite o uso de UCS dinâmico no modo tridimensional.
Dynamic Input: Configura as opções e como é mostrado o Dynamic Input na área de trabalho.
 Lineweight: Permite ver as espessuras das linha no layout de trabalho.
Quick Properties: Activa janela do Quick Properties(propriedades rápidas), ou seja, habilita o modulo de propriedades automáticas ao seleccionar as entidades.
Workspace switching
Localiza se no canto inferior direito. Essa ferramenta possui opções para o interface do Auto CAD. A opção 2D Drafting & Annotation é muito utilizada, pois nela é possível construir desenhos em 2D e o menu de ferramentas possui opções de modificar objectos bidimensionais. A opção AutoCAD classic muda a interface do AutoCAD para o estilo de menus e versões anteriores do programa. 
Uso do Mouse e Teclado
Antes de iniciar o uso dos comandos deve se ter familiaridade com o funcionamento do Mouse e teclado, afinal será através deles que serão enviados os comandos para o programa.
Mouse
Botão Esquerdo: utilizado para acções de selecção;
Botão Direito: abre menus flutuantes com opções variando conforme o comando activo;
Scroll :Um modo pratico de aproximar ou afastar a visão(zoom) é rolando o scroll para frente ou para trás.
Teclado
Enter: Utilizado para acções de confirmar ou terminar comandos;
Epaco: Mesma função do Enter;
Esc: Utilizado para acções de cancelar ou terminar comandos
Métodos de arranque de comandos
Dactilografar o comando e teclar “Enter”
Dactilografar a abreviatura do comando e teclar “Enter”
CBE sobre o botão pretendido da BF
CBE sobre o item do pretendido menu
Carregar algumas teclas(F……..,Ctrl+letra ou numero, Alt…etc)
Opções de comandos
Esc-Botao que permite cancelar comando em acção
Enter-Botao que perm ite acabar a execução do comando
Os Sistemas de Coordenadas e os Comandos Point e Line
Muitos comandos pedem que o usuário pontos a serem utilizados, para isso é preciso entender como funcionam os sistemas de coordenadas do AutoCAD. Basicamente tem se as seguintes opções: Clicar com o mouse no ponto desejado, inserir coordenadas Cartesianas ou Polares relativas ao Sistema de coordenadas Universais ou ainda, relativas ao ultimo ponto definido. Para entender melhor como funcionam esses sistemas inicia-se pelos comandos mais simples: Point, Line, Rectangle e Circle.
Comando de Construção: Point
Atalho: po;
Ribbon: Na aba Home, painel Draw
Botao: ;
Utilidade: Desenhar pontos
É o comando mais simples do AutoCAD, pois ao iniciar o comando a caixa de dialogo contem apenas: Specify a point. Par a especificar esse primeiro ponto, existem cinco maneiras:
Clicar com o mouse: Clicando em qualquer
lugar da área de desenho ira inserir um ponto neste lugar;
Coordenadas cartesianas: Inserem-se as coordenadas x e y do ponto, lembrando que o AutoCAD utiliza a notação 0.00,0.00 (ponto para separacao decimal, virgula para separacao de coordenadas);
Coordenadas cartesianas relatativas: Inserem-se o simbolo de arroba(@) e o implemento da coordenada em relacao ao ultimo ponto definido. Por exemplo, se foi colocado um ponto em x=10 e y=10 e se quer colocar um ponto em x=15 e y=15 executa se o comando point e insere-se @5,5
 
Coordenadas polares: insere-se uma distância e um ângulo em um dos seguintes formatos:
0.00<0.00 (distancia, símbolo”menor que” como separador, ângulo em graus decimais), 0.00<00d00’00.00” (distancia, símbolo ”menor que” como separador, “d” para grau, apostrofe (‘) para minutos e aspas (“) para segundos decimais) ou ainda 0.00<0.00r (distancia, símbolo “menor que” como separador “r” para ângulos em radianos);
Coordenadas polares relativas: Funciona da mesma forma que as coordenadas cartesianas relativas, porém o ângulo não é incrementado. Por exemplo, se foi colocado um ponto como 10<30, um próximo ponto utilizando @15<20 estará a 15 unidades de distancia do primeiro a um ângulo de 20o com a horizontal e não a 50o que seria o implemento do ângulo.
 
Para coordenadas relativas
Comando de Construção: line
Atalho:l;
Ribbon: Na aba Home, painel Draw
Botao: 
Utilidade: Desenhar linhas
Sabe-se que uma recta é um elemento definido por dois pontos. Sendo assim o comando Line necessita apenas desses pontos para ser executado. Em especify first point insere-se a primeira coordenada e logo após em especify next point informa-se o segundo ponto. O comando line não termina quando insere-se informação necessária, ele ira se repetir ate que o usuário aperte Enter, Espaço ou Esc para finalizar o comando.
	Para alterar as propriedades da linha, deve-se selecciona-la e então modificar as opções existentes na aba Home, painel Properties. Pode-se mudar sua espessura ou tipo de linha(pontilhada, tracejada, entre outros). Se o tipo de linha desejado não estiver disponível entre as opcoes, deve-se clicar em other, então abrira uma janela onde escolhe-se a opção load.
Depois de escolhida a linha tracejada, por exemplo, ela podera ainda parecer uma linha continua, devido escala da linha não estar compativel com a escala do desenho. Entao, entre as opcoes clica-se novamente em other e na janela que abrira, modifica-se o valor da opcao Global scale factor ate que se encontre um valor adequado. Esta operacao e melhor ser feita durante a plotagem.
Exemplo prático-Desenho do Lozango
Line @70<45, Enter@70<-45, Enter@-70<45, Enter@-70<-45, Enter

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais