Buscar

portifolio_individual_4semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
52.1	O Atuário: sob a ótica do iba	�
62.2	Quais as principais atividades desenvolvidas pelo Atuário?	�
82.3	Podemos considerar que essas profissões bem como os conhecimentos da Ciência Atuarial podem contribuir para a gestão empresarial? Por que?	�
92.4	Por que a Atuária é entendida como uma profissão de futuro?	�
102.5	qual relação da atuária COM O risco no contexto das organizaçoes?	�
113	CONCLUSÃO	�
13REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Através dessa produção textual serão abordados os temas que tangem Noções de Atuária com seus conceitos e principais relações que ambos têm com a Contabilidade sendo de suma importância para o ramo dos negócios, portanto ampliar o conhecimento sobre esses temas se torna eficiente para uma boa organização, direção e planejamento financeiro para as empresas que dispõem dos serviços da Contabilidade, e ainda tem como objetivo Geral de propiciar conhecimentos básicos sobre seguros, riscos e previdência privada, no âmbito atuarial.
DESENVOLVIMENTO
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
A Atuária usa de métodos quantitativos na avaliação do risco e cálculo atuarial; Planos de seguros; Contabilidade nas empresas de seguro, mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária remontam as primeiras preocupações em criar garantias aos indivíduos de uma sociedade e se estudar o nascimento e a morte das pessoas.
A ciência contábil possui forte ligação com a ciência atuarial, pois além do óbvio que pode ser observado na exigência legal de contabilização das seguradoras, uma análise financeira neste segmento, deve ser direcionada para as relações entre disponibilidades e exigibilidades, portanto, envolve os Ativos Realizáveis e os Exigíveis da empresa no curto e no longo prazo, ou seja, analisa o que a seguradora dispõe em face de suas obrigações, bem como o que tem a receber e o que tem a pagar.
Além do exposto, na relação contábil-atuarial das seguradoras, pode-se observar também a junção com a economia, pois uma análise econômica considerará o capital investido e o volume monetário das receitas oriundas dos prêmios ganhos no período. Para essa análise, toma-se como base a Demonstração do Resultado do Exercício.
O Atuário: sob a ótica do iba
O atuário é o profissional, que entre outras atividades, tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas, e ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. 
É o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas; este profissional deve ter sólida formação em cálculo de riscos subjacentes aos negócios, possuindo acentuado acervo de economia, administração, contabilidade, matemática, finanças, estatística e demografia; o cotidiano do atuário envolve cálculos praticamente durante todo o período no qual está trabalhando: quanto se estima x, quanto é provável ocorrer y, o que muda a partir dessa nova informação obtida,etc. são questões do dia a dia do profissional.
A formação básica do atuário está dentro dos campos matemático e estatístico, todavia são fundamentais os conhecimentos em todos os segmentos do mundo econômico, tais como: 
Empresas Seguradoras: nas atividades de cálculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica; 
Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações; 
Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
Empresas de Capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.
Esses são alguns dos campos de atuação do profissional em Atuária.
Quais as principais atividades desenvolvidas pelo Atuário?
A Atuária pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida é aquele que desenvolve suas atividades profissionais com o foco principal voltado para as atividades de seguros de vida, planos de previdência e previdência social; o ramo não-vida é aquele que desenvolve suas atividades profissionais com o foco principal voltado para as atividades de seguros de danos em geral (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais), suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.
            O objetivo fundamental do profissional de atuária é desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário é também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
            Exige-se uma sólida formação básica no contexto das Ciências Matemáticas nesse trabalho, e não se admite respostas sem uma forte justificativa técnica-cientifica. Ademais esclarece o professor Sergio Rangel, da UFRGS, no Rio Grande do Sul. “Com base em estatísticas, calculamos qual e o preço que o segurado deve pagar para ter todos os benefícios que lhe foram prometidos. Depois, acompanhamos as contas da instituição para conferir se ela conseguira cumprir o compromisso assumido com o cliente”.  Alerta Richard Dutzmann, do Escritório Técnico de Assessoria Atuarial, em São Paulo: “Se as contas forem incorretas, a empresa pode ir a falência e levar famílias a ruína”. Como há poucos profissionais no mercado, o atuário geralmente tem de se desdobrar para dar conta dos compromissos. E o mineiro Marcelo Soares, 35 anos, que controla toda a parte contábil e atuária da seguradora do Banco Rural em Belo Horizonte, diz: “Fico o tempo todo monitorando o dia-a-dia da seguradora. Além de prestar consultoria para um fundo de previdência, trabalho de doze a quatorze horas por dia. Mas não me queixo. Adoro montar um produto, como um plano de seguros”.
            No Brasil, o interesse pelo assunto se iniciou com os atuários sociais ligados as Caixas de Previdência
existentes e aos Institutos que se constituíam (IAPM, IAPI, IAPB) e os atuários das Seguradoras.
Embora a criação de cursos de formação de atuários tenha ocorrido na década de 30,particularmente na UFPE na década de 50 somente em 1970 a profissão foi regulamentada, pelo Decreto Lei 66.408/70, e define o atuário como “o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemática”. 
            O processo agudo de deterioração da Previdência Social Pública evidenciado nos últimos anos tem aumentado a procura pela Previdência Privada e, consequentemente, pelo profissional de Atuária. Na concepção moderna de gestão atuarial, esse profissional é importante tanto para o cálculo dos fundos a serem criados para a cobertura dos compromissos futuros, como também na gestão desses mesmos fundos, de tal maneira que os objetivos das instituições de previdência e de seguros sejam alcançados. 
Podemos considerar que essas profissões bem como os conhecimentos da Ciência Atuarial podem contribuir para a gestão empresarial? Por que?
Sim, pois a atuária tem como uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco; e também é a ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros. Assim o cálculo atuarial busca por meio do conhecimento histórico, de distribuições estatísticas e hipóteses, formar um valor presente (atual) de um conjunto de obrigações a pagar ou a receber em uma ou várias datas no futuro.
Por que a Atuária é entendida como uma profissão de futuro?
Apesar de desconhecida para muitas pessoas, essa profissão tem crescido com o aumento da expectativa de vida da população e o desenvolvimento do mercado de previdência privada. Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos: seguros, previdência, capitalização e investimentos.
Artigo 1º. Do decreto no. 66.408/70 define Atuário como sendo:
	
	“O técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas”.(É a Mãe Diná dos Negócios)
É ele também quem define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados
Esse especialista em risco define os valores que devem ser pagos para garantir o cumprimento de um contrato. Daí a importância do atuário dentro dos fundos de pensão. De acordo com o perfil de cada participante e com base em um conjunto de informações técnicas, é que os custos para financiar um plano de benefício são mensurados, não só em um único período, mas ao longo da vida útil do plano. Assim cada participante conhece o valor a ser pago durante a vida laboral para depois desfrutar do tempo da aposentadoria.
Conforme o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), o mercado atuarial tem grande aceitação para estagiários e recém-formados, especialmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Sem sindicato, a categoria não tem um piso salarial. O salário inicial é de R$2.000,00 chegando a R$10.000,00 para quem tem experiência.
Para ser considerado um Atuário é necessário ser graduado em Ciências Atuariais e ter registro no Ministério do Trabalho como Atuário
qual relação da atuária COM O risco no contexto das organizaçoes?
 A Atuária consegue uma visualização nítida dos riscos que permeiam as atividades empresarias. As estratégicas fornecida pela Atuária são fundamentais para um crescimento seguro e sustentável das organizações, a gestão do risco de seguros passa a ser essencial o contexto do atuário atualmente tem como objetivo sempre gerir o risco do negócio minimizando-o, precificando-o ou simplesmente controlando-o da forma mais precisa possível.
A função é operacional e estratégica com cálculos básicos, determinados, complexos, uso de fórmulas prontas, modelos de projeções financeiras e atuarias.
CONCLUSÃO
Através deste trabalho podemos compreender que a Atuária tem como principal objetivo o trabalho rigorosamente técnico. Dotado de forte base matemática e estatística, é o atuário quem calcula a probabilidade dos eventos, avalia os riscos e fixa prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas. Assim, o atuário cuida da investigação das leis de mortalidade, invalidez, doença, fecundidade e natalidade e de outros fenômenos biológicos e demográficos em geral, das probabilidades de ocorrências necessárias ao estabelecimento de planos de seguros e cálculo de reservas; da seleção e aceitação dos riscos, do ponto de vista médico atuarial e da elaboração das cláusulas e condições gerais das apólices de todos os ramos, seus aditivos e anexos, dos títulos de capitalização; dos planos técnicos de seguros e resseguros; das formas de participação dos segurados nos lucros; da cobertura e exclusão de riscos especiais.
Um gestor atualmente possui um papel de grande responsabilidade, principalmente quando se trata de pessoas, gerenciar, coordenar pessoas não é uma tarefa tão simples, um gestor deve ter saber liderar equipes, para que realizem suas tarefas cotidianas sempre motivados e com metas a superar sempre, buscando realizar as metas estabelecidas, deve ser equilibrado nas atitudes a serem tomadas no decorrer da gestão. Sendo assim a durabilidade da organização é mais certa.
REFERÊNCIAS
http://www.unipacvrb.com.br/sitevrb/index.php?option=com_content&view=article&id=198:apresentacao-sobre-seguros-na-aula-de-nocoes-de-atuaria&catid=1:noticias&Itemid=50
http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/ciencias-atuarias/
http://www.futurodagente.com.br/financas/conteudo/artigo/atuario-uma-profisso-em-destaque
Auxilio de alguns livros na biblioteca digital
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciÊncias Contábeis
vanderléia camera costa
GESTÃO EMPRESARIAL
Vilhena/RO
2015
VANDERLéIA CAMERA COSTA
GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho do curso de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas do 4º semestre.
Orientador: Profª Soeli Silva Santos 
Vilhena/RO
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais