Buscar

Educação Especial 2015.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	
	 1a Questão (Ref.: 201502664276)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na década de 80, alunos com deficiência intelectual  eram matriculados na  Escola Municipal Ramiz Galvão - RJ.  Somente esses alunos participavam da turma 109,  pois não conseguiam aprovação  e permaneciam muitos anos  na mesma classe da escola, designada de Turma dos AEs (alunos excepcionais).
A escola, nessa época, não tinha a preocupação de realizar adaptações curriculares necessárias ao processo educacional do aluno com deficiência, era o  aluno que precisava se adequar as exigências da escola.
A Educação Especial na década de 80 no Brasil, seguia o  paradigma:
		
	
	da inclusão, que procurava garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	 médico-assistencialista que visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	
	 da terapia, que foi aos poucos  substituído por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	 
	da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	da inclusão, a escola especial representou excelentes oportunidades para uma participação social plena.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502079972)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Destacamos como papel do educador na construção de uma escola inclusiva:
1) criar as adaptações de acesso ao currículo que facilitem o processo de ensino-aprendizado.
2) trabalhar a partir de um planejamento fixo e igual para todo o grupo.
3) encaminhar o aluno com necessidades educacionais especiais para a escola especial.
Está(ao) correta(s) a(s)questão(ões):
		
	 
	1 e 2
	
	1 e 3
	
	2 e 3
	 
	apenas a 1
	
	apenas a 3
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502659718)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mariana sofreu um acidente e o quadro clínico que se estabeleceu após a lesão foi permanente,  localiza-se em estruturas do encéfalo responsáveis pela motricidade. De acordo com o exposto acima, Mariana possui
		
	
	Deficiência auditiva
	
	Autismo
	
	Déficit de atenção
	
	Condutas típicas
	 
	Paralisia cerebral
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502662712)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente no processo educacional,  a   política de educação inclusiva  impõe  que as escolas brasileiras:
		
	
	somente recebam  alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e  na proposta pedagógica.
	
	 integrem o  aluno  com deficiência  como ouvinte, sem  a  realização das adaptações curriculares necessárias.
	
	 recebam  os alunos com deficiência, somente após  liberação da equipe de saúde.
	 
	realizem a matrícula  de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
	
	encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar  a possiblidade do aluno frequentar, ou não,  a escola regular.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502270459)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. A respeito da deficiência visual podemos afirmar que:
		
	 
	Baixa visão ou visão subnormal, há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
	Cegueira, ocorre somente de forma adquirida e leva obrigatoriamente a pessoa ter  que utilizar Libras como forma de comunicação.
	 
	Cegueira - há perda total da visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
	Baixa visão ou visão subnormal,ocorre somente de forma congênita e leva obrigatoriamente a pessoa ter que utilizar o Sistema Braille como meio de leitura.
	
	Cegueira, caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com cegueira podem ler textos impressos ampliados  ou com uso de recursos óticos especiais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502079345)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um escola da rede particular recebeu Pedro de 3 anos de idade para ser incluído numa turma regular de educação infantil. Pedro tem deficiência intelectual e será a primeira criança a ser educada naquela escola. Ao planejarem como será realizada a inclusão de Pedro optaram pelo paradigma interacionista sócio-histórico que postula o conhecimento como sendo:
		
	
	Uma pré-disposição psíquica relacionada à formação da personalidade que se dá até os cinco primeiros anos de vida.
	
	Uma cópia da realidade, pois a criança nasce como uma tabula rasa e precisa aprender com as experiências da vida, copiando tudo o que aprende.
	 
	Construído socialmente e internalizado a partir dos fatores de significação mais representativos para o sujeito.
	 
	Um dom genético que é transmitido pelos pais, desta forma, quem nasce deficiente deve ser educado como tal, com suas limitações sendo levadas em conta.
	
	Um dom que é influenciado pela genética e pela aprendizagem que ocorre apenas nos dois primeiros anos de vida quando o sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502658973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, os mitos sobre a questão da surdez estão sendo derrubados e podemos afirmar que a surdez passa a ser compreendida de acordo com a ideia de que:
		
	
	A surdez é uma doença hereditária.
	
	A surdez é um defeito orgânico incurável.
	
	A surdez é um problema de ordem divina.
	 
	A surdez é uma condição humana.
	
	A surdez é uma doença.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502659954)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em uma escola, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, considerada inclusiva, três de seus alunos são deficientes físicos e a sala de aula dos alunos fica no segundo andar da escola, que não possui elevador. Quais providências devem ser tomadas para a acessibilidade desses alunos?
		
	
Resposta: A escola pode utilizar alguns meios de acesso, como por exemplo, a criação de algumas rampas para melhor acessibilidade dos alunos ou mudar a sala para o terreo.
	
Gabarito: A escola precisa fazer adaptações na estrutura do prédio para garantir a acessibilidade dos alunos, como por exemplo: rampas, mobiliário baixo e elevador.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502099690)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Pedro tem 4 anos de idade e foi trazido para um posto de saúde para avaliação neurológica por insistência da mãe que "nunca considerou o filho normal". Desde que nasceu Pedro só gostava de ficar no berço e passava muitas horas observando o movimento repetitivo das hélices dos ventiladores de teto. Sua mãe ficava muito triste porque ele não olhava nos olhos e até hoje, não falava palavras claras e nem atendia pelo nome. Durante o atendimento com o médico, Pedro relutou em entrar no consultório, chorou muito ao ser examinado e ficava balançando os braços num movimento estereotipado que parecia imitar um pássaro. A mãe já tinha tentado colocá-lo numa creche pública, mas ele não se adaptou porque não se alimentava e nem interagia com as outras crianças. Como estava em dúvida se isso fazia parte de um quadro normal no desenvolvimento da criança de 4 anos, o médico solicitou um pedagogo para trabalhar com estimulação precoce e para fazer a mediação de Pedro em sua nova escola. Descreva características importantes do quadro de Autismo que são apresentadas neste caso e como poderá ser feita a mediação na escolarização de Pedro por um pedagogo?
		
	
Resposta: Pedro sofre de autismo, ou seja, um transtorno global do desenvolvimento. O pedagogo deve utilizar metodos que estimulem a Pedro o gosto pelo ambiente escolar e o convivio com os colegas.
	
Gabarito: Neste episódio, há alguns comportamentos importantes
do quadro de autismo, a começar pela dificuldade na interação social acompanhada de prejuízo na comunicação tanto oral quanto ocular. Na mediação, o pedagogo precisará treinar o profissional mediador a ficar sempre próximo de Pedro e traduzir em linguagem o que a professora está dizendo. Deve encorajar Pedro a participar das atividades grupais propostas pela professora e tentar inseri-lo no grupo de colegas bem cautelosamente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502079583)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pedro é um jovem que pouco se interessa pelos conteúdos que são trabalhados no colégio. Seu maior interesse é pelo futebol, esporte no qual se destaca como o melhor do time desde os 4 anos de idade, pois apresenta velocidade, boa capacidade de driblar os adversários do jogo e sobretudo, jogar fazendo poucas faltas. Ele apresenta persistência e envolvimento com futebol, tem uma capacidade acima da média de sua idade e realiza jogadas tão criativas que surpreendem todos os técnicos. Marque a alternativa que sintetiza a informação correta sobre o desenvolvimento de Pedro.
		
	 
	Pedro tem Síndrome de Asperger, pois sua inteligência é acima da média e trata apenas de um interesse específico que é o futebol.
	
	Pedro tem altas habilidades e sua principal área de saber é a inteligência espacial.
	 
	Pedro tem altas habilidades e sua principal área de saber é a psicomotora.
	
	Pedro é um menino rebelde que precisa estudar as demais matérias, pois o futebol não representa uma inteligência ou habilidade específica.
	
	Pedro é um menino que tem ansiedade em todas as tarefas que precisa se concentrar, exceto as relacionadas ao esporte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais