Buscar

relatorio de sm3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Objetivo 
Obter conhecimento sobe o ciclo de refrigeração básico, seu funcionamento e seus componentes. Adquirir o conhecimento eficaz para entender o funcionamento dos sistemas tais como: Câmaras frigorificas de pequeno, médio e grande porte, refrigeradores domésticos, sistemas de expansão direta e indireta.
Equipamentos utilizados.
Desenvolvimento teórico.
Histórico da refrigeração
O primeiro modo de produzir frio foi a fusão do gelo. Este foi recolhido inicialmente nos ambientes naturais, neves nas montanhas e geleiras.
Na França, apareceram desde o século XVI, as explorações do gelo natural armazenados em galpões subterrâneos durante o inverno para serem usados durante o verão.
Definição.
A refrigeração consiste em baixar a temperatura de um ambiente fechado. Ela é usada comumente para conservar os alimentos, mas atualmente tem sido usado com frequência para manter ambientes de circulação de pessoas a uma temperatura agradável. É o meio pelo qual se pode conservar a mais tempo os alimentos deixando-os em tempos de altas temperaturas frescos, proporciona para as pessoas um agradável ambiente evitando a troca de calor com o meio emitindo calor latente, que é muito desconfortável.
Processo de refrigeração
O processo de refrigeração mais comum se realiza pela evaporação de um fluido, mediante a absorção de calor a temperaturas baixas, ou seja, extraindo calor da zona que deve ser resfriada. Os fluidos usados para esse processos são conhecido como refrigerantes constituem o meio ambiente ao qual obtém o efeito de resfriamento. O principio de usar calor latente de e vaporização de um líquido refrigerante para produzir resfriamento do ambiente, pode ser ilustrado, considerando um refrigerador comum como está apresentado na figura 1. O refrigerador esta isolado como em uma cubo, impedindo a troca de calor com o meio, apenas permitindo a troca de calor com a serpentina pela qual circula o fluido refrigerante o ar dentro do cubo circula o sentido que indica no desenho isso porque o ar vai sempre do corpo mais quente ao mais frio. Este sistema é encontrado em ambientes moveis como em veículos automotores. Nesse processo há uma grande perda de fluido refrigerante.
Ciclo de refrigeração.
Para que o fluido não seja perdido foi criado um ciclo de refrigeração, aproveitando o fluido após o seu processo de evaporação. Por definição um ciclo é um intervalo ou período de tempo no qual se cumpre uma serie de processos na mesma ordem. A palavra ciclo, referisse ao processo que o fluido sofrera no sistema de refrigeração, a principio o fluido absorve calor e passa do estado liquido ao gasoso é comprimido e aumenta a pressão, em seguida é resfriado no condensador e encaminhado ao dispositivo de expansão que diminui a pressão repentinamente e assim é encaminhado ao evaporador, já em baixa pressão e a uma temperatura abaixo do inicial, fazendo a troca de calor com o meio e resfriando o ambiente. 
O sistema é composto pelos seguintes sistemas: 
Ambiente a ser refrigerado: é o ambiente fechado no qual se deseja tratar o ar.
Compressor: é o componente responsável por forçar a circulação do fluido por todo o circuito. Eles podem ser abertos, herméticos e semi-herméticos, rotativos ou alternativos. Comprimem apenas gases.
Condensador: é o responsável por expulsar o calor do sistema resfriando o fluido em estado gasoso que está em alta temperatura transformando em liquido novamente.
Válvula de expansão: serve para causar uma mudança de pressão repentina no fluido refrigerante, expandindo o liquido em gás, fica na saída do evaporador, pode ser um tubo capilar (tubo de espessura fina por onde o gás passa, podendo ter diferentes comprimentos de acordo com sua utilização), e válvula de expansão (dispositivo que possui um pequeno orifício que fazendo com que o liquido seja pulverizado).
Evaporador: é onde acontece o fenômeno de retirada de calor onde o fluido é evaporado, pois retirou calor do meio deixando refrigerado e absorveu calor evaporando-se .
Filtro secador: tem a função de obstruir partículas do sistema, para evitar danos ao compressor e retirar a umidade.
Princípios básicos.
Assim como outros equipamentos, o aparelho de refrigeração, que segue o ciclo descrito anteriormente, possui u funcionamento que segue o principio físico da troca de calor.
As etapas ocorridas nesse caso são, a evaporação do fluido para formar um gás função do evaporador, a compressão do gás, aumentando a pressão e o ponto de ebulição, função do compressor, condensação do gás e conversão ao estado liquido a alta pressão função do condensador, redução da pressão do liquido, para facilitar a evaporação diminuindo o ponto de ebulição, função do dispositivo de expansão. 
As trocas de calor ocorrem no condensador e no evaporador, ou seja, no evaporador, o fluido refrigerante absorve calor do ambiente, enquanto que no condensador, o fluido refrigerante, troca calor com o meio externo liberando energia. 
Conclusão
O sistema de refrigeração proporciona não só a ambientes pequenos um ambiente condicionado, mas também a ambientes maiores, sendo necessário, já que conhecemos o seu sistema, o dimensionamento correto de todo o seu sistema. Assim esse sistema se torna extremamente essencial a ambientes que se deseja um ar agradável, um espaço de conforto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais