Buscar

sistema itau

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
Objetivo
Analisar o sistema de ar condicionado instalado em um ambiente especifico observando a relevância de todo seu sistema, quanto ao uso de maquina, modelo de tubulações e formas de condensações.
Analise 
O projeto analisado usou um ciclo frigorifico com condensação a água, sistema por expansão indireta (evaporador produzindo água gelada), unidades de ar condicionado do tipo: Fan-Coil, unidades resfriadoras de liquido (chilers ou centrífugas) e a potência total do sistema instalado foi de: 1400 TR.
 
Especificações do sistema
Condensação à água: o calor do condensador é retirado indiretamente através da água corrente, tratada por uma torre de resfriamentos.
Sistema de expansão indireta
Este sistema faz uso de um meio adiciona para absorver calor dos espaços condicionados do ambiente. Este meio é pela água gelada.
O calor é extraído da água no evaporador, ficando resfriado ou gelada que é o termo popular par designar o processo de resfriamento da mesma. A agua gelada é circulada para as serpentinas localizadas nos ambientes, sendo o ar circulando através das mesmas.
O ciclo de refrigeração é o mesmo do sistema de expansão direta sendo-o também as partes mecânicas integrantes. A diferença radica na unidade de radica na unidade de resfriamento com ventilador em cada um dos ambientes.
Estes sistemas permitem um controle individual das condições de cada ambiente, sem maiores problemas.
O termostato que comanda cada unidade opera sobre o sistema serpentina-ventilador, detendo ou dando partida conforme diminuição ou aumento da carga térmica. Os condensadores para o sistema de expansão direta podem ser resfriados por ar ou por água.
A única diferença do projeto é no sistema de evaporador que pode ser do tipo de tubo e carcaça ou de serpentina e carcaça. A água é bombeada através do evaporador cedendo o calor absorvido durante sua circulação através dos ambientes.
Os compressores podem ser do tipo hermético ou semi-hermético, sendo necessário alguns controles adicionais devido ao fluxo de água no evaporador.
Sistema de comutação manual
Uma única bomba circula a agua que é usada nos processos de aquecimento e resfriamento. Quando necessário mudar da operação de verão para a de inverno é a de realizar a interligação de válvulas correspondentes. Sendo que a perda de pressão é maior através do resfriador de água.
Sistema de comutação automática
Este sistema possui duas bombas para a circulação de água fria e quente. Elimina a possibilidade de um fluxo de água a alta velocidade e o consequente ruído, especialmente durante o ciclo de aquecimento.
A bomba de agra fria e a bomba do sistema de aquecimento são dimensionadas para a respectiva perda de carga de cada sistema. O sistema não precisa de interligação de válvulas quando realiza-se a comutação de calor para frio ou vice versa.
A posição das válvulas de controle são importantes neste tipo de sistema. O fluxo de agua através do resfriador é detido por suas próprias válvulas de controle quando a bomba corresponde ao ciclo de aquecimento está em operação.
Sistema automático com controle de temperatura
Nele os problemas de controle são consideravelmente menores devido a que a temperatura da água é facilmente controlada para cumprir com as exigências do sistema. O sistema comuta automaticamente de frio para calor, sem necessidade de interligação de válvulas do aquecedor ou do resfriador.
Como são usadas três bombas elas são menores que as usadas em qualquer dos outros dois sistemas descritos.
Este sistema é especialmente desejado quando é usado um resfriador com grande perda de carga, devido a que a dimensão das bombas. A bomba principal envia água através das tubulações para as unidades individuais. Os circuitos do aquecedor e do resfriador possuem cada um sua respectiva bomba. Um by-pass secundário usa-se para interligar estes circuitos á tubulação principal.
Este sistema é projetado de forma tal que a operação de uma não afete a operação da outra.
O ciclo de operação verão é idêntico ao do inverno exceto que a água é dirigida através do resfriador ao invés de sê-lo através do aquecedor.
Conclusão
O sistema estudado e analisado nós trouxe o conhecimento de como se pode escolher a configuração desejada de sistema de ar condicionado de acordo a suas necessidades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais