Buscar

VANDA - INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DIREITO A IGUALDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
 
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2-DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3-CONCLUSÃO...........................................................................................................7
4-BIBLIOGRAFIA........................................................................................................8�
INTRODUÇAO
 Com base na formação do profissional, podemos observar que educar simplesmente passar o conteúdo do material didático, ou seja, deixar que ficasse somente no fato onde o ponto de base é fazer com que o aluno aprenda a ler e escrever, mas sim o educando tem uma função de ser eficiente e também eficaz. Um plano, educar é compreender acionar os meios intelectuais de cada educando, para que ele seja capaz de assumir o pleno uso de sua potencialidade físico, intelectual e morais para conduzir para que ele se construa como sujeito livre ou estão gerando como ser humano. Hoje a formação de cada docente é caracterizada pelo trabalho de planejar, organizar, e possibilitar a cada aluno que adquira a capacidade de auto conduzir o seu próprio processo formativo este processo de trabalhar e educar todos os alunos de formas iguais, mesmo que hoje educar os alunos NEE, nas salas regulares é difícil, é carregado de dificuldade, e ainda é dividualizado, dos demais alunos da classe, os principais sentimentos citado e observado dão medo, receio, e até mesmo angústia. Onde a qualidade e formação dos professores fazem grande diferença, pois o professor tem uma importante missão apoiar e acompanhar os seus alunos com NEE, fazendo com que a inclusão no ensino regular seja praticada e promover as atividades, um desempenho de todos, pois é necessário que seja realizado uma parceria entre o professor e a escola. O termo inclusão ás vezes é compreendido de uma forma restrita, apenas em relação á inserção dos alunos com NEE, nas classes comuns, no entanto, ele não surge exclusivamente para abrir as portas das referidas classes para esta população, e sim para todos os alunos.
DESENVOLVIMENTO 
 O texto solicitado entre a educação especial segregado a perspectiva da educação inclusiva no Brasil visualizam e se constituem as interfaces entre educação e ser humano, pois falar da educação especial e inclusão social é fundamental no aprendizado dos indivíduos com deficiência. Onde uma modalidade de ensino que perpassa a todos os níveis, etapas e modalidades realizadas, podendo consistir e tornar a toda a sociedade um lugar viável par a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de direitos, necessidades e potencialidade. O professor tem que estar preparado e qualificado para desenvolver um bom e maravilhoso trabalho. A formação desse profissional vem ganhando papel central no contexto das reformas educativas ocorrida em nosso país e em outros da América Latina, desde o final da década de 1979, através de projetos, políticos, pedagógicos tem sido um grande preparo para a educação em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O docente ainda tem um compromisso de proporcionar o domínio de um grande conhecimento a todos, trabalhar de forma colaborativa, envolver a família e a comunidade nas atividades desenvolvidas pela escola. Atualmente, não há como falar de procedimentos especiais de ensino, para o atendimento do processo educativo como um todo, o que envolve consequentemente toda comunidade escolar, mais certamente é necessário um esforço coletivo, para superar os entraves que dificultam a construção do ensino. A elaboração do projeto pedagógico, que inclua a necessidade educacional dos alunos que frequentam a escola, exige que a equipe pedagógica realize um mapeamento de sua clientela, identificando que serviços e recursos, é a parte da analise desse perfil que a escola deve mapear e estabelecer suas linhas de ação, para o planejamento da implantação de um sistema escolar inclusivo. Isso exige tempo, mas com um plano de trabalho bem elaborado que permite traçar as prioridades e prever um continuo dessas ações, certamente a escola as mudanças ocorram na direção desejada e possam, ao logo do tempo, pluralista, democrática e de qualidade da educação inclusiva. A educação especial tem sido uma das áreas mais abrangentes, pois ela está agregando à sociedade, pessoas com deficiência física, além das necessidades comportamentais, emocional ou social e até mesmo familiar. 
 A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não significa reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os estudantes: as metas de conquista do conhecimento são estabelecidas em consonância com o potencial da criança. “A escola deve ser um lugar de encontro, de igualdade, de desenvolvimento. Para isso precisamos construir um espaço-tempo de gestão que acolha as diferenças existentes no mundo”, defende a pedagoga Carla Mauch, coordenadora-geral da associação Mais Diferenças, instituição que atua como consultoria na implementação de práticas e políticas inclusivas.Visando a proteção desta população a constituição prevê que os programas de amparo aos deficientes deverão ser executados preferencialmente nas escolas regulares, com o objetivo de garantir os direitos sociais das pessoas com deficiência promovendo igualdade e educação para todos. A sociedade brasileira foi capaz de produzir leis avançadas e que se colocadas em prática, mostrará que nos constituímos de fato numa sociedade que não só preza seus deficientes, como lhes devolve o direito a ter direitos. 
 O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da declaração de Salamanca, em 1994 respaldada sobre Educação para todos (1990).Os projetos de inclusão social de maior repercussão são os seguintes: O processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente. O sistema de cotas para negros, índios e estudantes ingressos da escola pública nas universidades; A inclusão social, em suas diferentes faces, é efetivada por meio de políticas públicas, que além de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo se inclusão principalmente dos professores. Outro ponto que podemos abordar é quando duas crianças interagem entre si. Por exemplo: uma criança com deficiência física e a outra não, mas sendo educadas em uma escola pública por profissionais qualificados elas vão aprender a lidar com as diferenças sem nem perceber o problema da outra isso se chama inclusão social igualdade para todos não olhar para a diferença do outro, mas tratar todos iguais, os professores hoje juntamente com as escolas devem buscar aperfeiçoamento.
 Pois proporcionariam ás pessoas com deficiências maiores condições de adaptação social. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural social e pedagógica desencadeando em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação, a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos: a elaboração do projeto pedagógico, que inclua as necessidades educacionais dos alunos que
frequentam a escola, exige que a equipe pedagógica realize um mapeamento de sua clientela, identificando que serviço e recursos, é a parte da analise desse perfil que a escola deve mapear e estabelecer suas linhas de ação, para o planejamento da implantação de um sistema escolar inclusivo. Isso exige tempo, mas com um plano de trabalho bem elaborado que permite traçar as prioridades e prever um continuo dessas ações, certamente a escola as mudanças ocorram na direção desejada e possam, ao logo do tempo, pluralista, democrática e de qualidade, da educação inclusiva. Nos últimos anos dobrou o número de alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares do país. A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos à mobilização da comunidade escolar Conceitos de Inclusão A inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais vem sendo discutida com ênfase no âmbito escolar com a proposta de acesso e permanência dos alunos especiais na escola, contribuindo para a melhoria do atendimento especializado, da capacitação dos docentes e da estrutura organizacional. Antes de abordar os conceitos da inclusão, torna-se indispensável interpretarmos que a inclusão só ocorre mediante a exclusão do preconceito e da desigualdade de muitas pessoas. Porque todo o ser humano tem o direito da igualdade e a inclusão social.
CONCLUSÃO
 Esta reflexão sobre a totalidade do trabalho docente na educação básica que recebe os profissionais formados distintas instituições de ensino superior perpassa a lógica do saber instrumental e indo além-considerado que se este souber e fizer como podemos observar a reflexão de Lima (2000) deve existir de forma coerente e concreta a partir de dimensão formativa, devendo o educador, alunos e pares aprofundarem o aprender a aprender. Para beneficio do próprio homem é ir além visto que a pratica do educador traduz o modo de agir o educador como profissional, dentre outros pontos, devera organizar o trabalho pedagógico através da ação comunitária entre si e o mundo vivido. Não, mas sendo educadas em uma escola pública por profissionais qualificados elas vão aprender a lidar com as diferenças sem nem perceber o problema da outra isso se chama inclusão social igualdade para todos não olhar para a diferença do outro, mas tratar todos iguais, os professores hoje juntamente com as escolas devem buscar aperfeiçoamento. Pois proporcionariam ás pessoas com deficiências maiores condições de adaptação social. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural social e pedagógica desencadeando em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação, a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos.
 
BIBLIOGRAFIA:
WWW.ufgd.edu.br/faed/ne
WWW.unesp.br/bdm.bce.unb.br
WWW.periodicos.capes.gov.br
WWW.wdi.org/pt
Sistema de Ensino 100% ONLINE
licenciatura em histÓRIA
Vanda Maria dos reis stieler
INCLSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DIREITO A IGUALDADE
Campo Novo do Parecis-MT 
2015
Vanda MARIA DOS REIS STIELER
INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DIREITO A IGUALDADE
Portfólio das disciplinas integradas, com objetivo de esclarecer duvida da interação das matérias do primeiro semestre Refletir sobre a qualidade de ensino do Docente. 
Tutora virtual: 
Orientador: Prof. Wilson Sanches, Marizete Cristina Bonafini Vedoato, Regina Celia Adamuz, Érica Ramos Momaz.
Campo Novo do Parecis-MT 
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais