Buscar

Teste - Ed Bio 1 - Lista 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teste - Ed Bio 1 - Lista 3
 Período: 30/10/2015 00:00 à 07/12/2015 23:59
1) (ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram: 
Alternativas:
a) os genótipos e os fenótipos idênticos. 
b) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. 
c) diferenças nos genótipos e fenótipos. 
d) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes. 
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos. 
2) (PUC Adaptado) Os dois heredogramas abaixo foram montados para que os estudantes pudessem comparar dois tipos de “Herança Ligada ao Sexo”: na Família I, pode-se estudar a ocorrência de Hemofilia A (herança na qual os afetados podem apresentar episódios recorrentes de sangramento, devido a uma deficiência no Fator VIII) e, na Família II, pode-se estudar a ocorrência de Raquitismo Hipofosfatêmico (um tipo de raquitismo hereditário caracterizado por uma perda anormal de fosfato nos rins e resistente ao tratamento com vitamina D).
Com base na análise dos heredogramas e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas:
a) Para os dois caracteres estudados, não há transmissão do alelo determinante das anomalias de pai para filhos do sexo masculino. 
b) Construir um heredograma consiste em representar, usando símbolos, as relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. Cada indivíduo é representado por um símbolo que indica as suas características particulares e sua relação de parentesco com os demais. 
c) A maioria dos indivíduos que nascem com hemofilia A é do sexo masculino. 
d) O Raquitismo Hipofosfatêmico manifesta-se tanto nas mulheres homozigotas como nas heterozigotas. 
e) No mundo nascem mais homens afetados por Raquitismo Hipofosfatêmico do que mulheres afetadas. 
3) (UFG) Após seu retorno à Inglaterra, Darwin casou-se com sua prima Emma, com quem teve dez filhos, dos quais três morreram. Suponha que uma dessas mortes tenha sido causada por uma doença autossômica recessiva. Nesse caso, qual seria o genótipo do casal para essa doença? 
Alternativas:
a) AA e aa 
b) AA e Aa 
c) AA e AA 
d) Aa e Aa 
e) aa e aa 
4) (FEI-SP) Algumas variedades de canários mudam de cor dependendo da alimentação que recebem. Essa mudança indica que o: 
Alternativas:
a) Fenótipo depende do genótipo e do meio ambiente. 
b) Fenótipo depende do ambiente. 
c) Genótipo depende do ambiente. 
d) Genótipo depende do genótipo e do meio ambiente. 
e) Genótipo depende dos genes. 
5) (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. A probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC é: 
Alternativas:
a) 3/8 
b) ¼ 
c) 1/8 
d) ¾ 
e) 1/5 
6) (UECE-CE). Numa família com nove filhas, a probabilidade de o décimo filho ser homem é: 
Alternativas:
a) 70% 
b) 50% 
c) 80% 
d) 90% 
e) 25% 
7) (ENEM) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv? 
Alternativas:
a) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.  
b) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas. 
c) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas. 
d) Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.  
e) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.  
8) (UFMG-adaptado) Analise este heredograma, que representa uma família em que há indivíduos afetados por um tipo de tumor de gengiva:
Considerando-se as informações desse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
a) a ocorrência do tumor é uma característica autossômica. 
b) o próximo filho do casal II.1 x II.2 será normal. 
c) os indivíduos normais, em todas as gerações, são homozigotos. 
d) a probabilidade de o indivíduo III.2 ser heterozigoto é de dois terços. 
e) observando o heredograma, pode-se observar que todos os homens são afetados. 
9) (UFSC-adaptado) A figura abaixo apresenta uma genealogia hipotética.
( ) Os indivíduos II-3 e II-4 representam, respectivamente, um homem e uma mulher.
( ) Os indivíduos I-1 e II-2, por exemplo, são indivíduos afetados pela característica que está sendo estudada, enquanto II-1 e III-3 não o são.
( ) III-1 é neto(a) de I-1 e I-2.
( ) III-2 é sobrinho(a) de II-5.
( ) II-3 não tem nenhuma relação genética com I-2.
( ) II-1 é mais jovem do que II-5.
( ) Com exceção de II-3, os demais indivíduos da segunda geração são irmãos.
 A ordem correta destas afirmativas é:
Alternativas:
a) V, F, F, V, F, F, V. 
b) F, V, F, V, V, F, V. 
c) V, V, V, V, V, F, F. 
d) V, V, V, V, F, F, V. 
e) V, V, V, V, V, F, V. 
10) (Univ. Mogi das Cruzes) No homem, o albinismo é condicionado por um gene autossômico recessivo, a. Pais normais que têm um filho albino desejam saber: Qual a probabilidade de terem outro filho mas com pigmentação normal da pele? 
Alternativas:
a) 1/2 
b) 1/4 
c) 1/3 
d) 2/3 
e) 3/4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais