Buscar

oito_tipos_de_introducao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REDAÇÃO – BIXO VESTIBULARES – Professora Carine Rocha
*********************************************************
TEXTO DISSERTATIVO – TIPOS DE INTRODUÇÃO
 Faremos, a partir de agora, uma tipologia de introduções, isto é, desenvolveremos sugestões para que o vestibulando, na hora da escrita, tenha uma orientação – toda classificação torna-se uma simplificação, não esqueça! Aqui, temos, na verdade, caminhos possíveis e não obrigatórios para a escrita, pois um texto é, acima de tudo, um exercício de subjetividade.
INTRODUÇÃO BASEDADA EM FATOS REAIS
 Consiste no uso de acontecimentos históricos e contemporâneos, dados numéricos, relato de um caso, isto é, uma situação da realidade para tecer a reflexão. Exemplo:
* Tema: A necessidade de reformar a legislação para lutar contra os efeitos prejudiciais de certas seitas.
* Tema: a valorização da beleza.
* Tema: A vida na contemporaneidade.
INTRODUÇÃO BASEADA EM DOIS APONTAMENTOS
 Esta estrutura joga no texto dois posicionamentos críticos sobre o mesmo assunto para serem discutidos posteriormente.
* Tema: A educação no Brasil.
* Tema: A exclusão social.
INTRODUÇÃO BASEADA NA TESE DEFENDIDA
 Neste recurso, o redator cita diretamente a temática e já anuncia sua tese, ou seja, sua opinião.
* Tema: Legalização da maconha.
INTRODUÇÃO BASEADA EM DEFINIÇÃO DA TEMÁTICA
 É o modo mais simples de iniciar o texto, pois definimos para o leitor nossa conceituação sobre a temática a ser tratada.
* Tema: A presença do mito.
INTRODUÇÃO EM FORMA DE PERGUNTA
É o ato de tecer indagações que devem ser respondidas, ainda que indiretamente, dentro do texto.
* Tema: O sistema de saúde e os impostos
INTRODUÇÃO BASEADA EM UMA COMPARAÇÃO
 O recorte temático é comparado a alguma coisa, seja um fato histórico ou contemporâneo. Deve haver uma relação de sentido entre os elementos comparados.
* Tema: Reforma agrária.
INTRODUÇÃO BASEADA EM UMA CITAÇÃO
7) INTRODUÇÃO BASEADA EM UMA CITAÇÃO
 Para propor uma discussão inicial, o redator pode começá-la com uma citação que tenha a ver com a temática a ser tratada.
* Tema: As infrações e incivilidades do cotidiano
INTRODUÇÃO BASEADA EM UM PROVÉRBIO
8) INTRODUÇÃO BASEADA EM UM PROVÉRBIO
 O provérbio, assim como a citação, deve corresponder com a temática e ser usado com criatividade, já que é um “lugar-comum”, conhecido por todos.
* Tema: A importância das organizações não-governamentais
 Queda do muro de Berlim, símbolo da derrocada de uma ideologia; menor influência da moral: no campo político, econômico ou ético. O homem moderno parece ter perdido seus referenciais. Não será essa impressão de vazio que impele cada vez mais pessoas para as seitas?
 Há quem diga que, assim como a tuberculose foi a doença do século XIX, a depressão é a enfermidade do avançado século XXI.
 A educação no Brasil vive, hoje, um paradoxo: de um lado, professores mal pagos, desestimulados e esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com aparelhagem digital. A equação desses dois elementos se constitui num desafio.
 Predominam duas convicções errôneas sobre o problema da exclusão social: a de que ela é problema apenas do poder público e a de que sua superação envolve muitos recursos e grandes esforços.
 É um grave erro a liberação da maconha, pois ela provocará, de imediato, violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas e as instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.
 O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de situar-se no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo reflexivo das representações humanas.
 Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? A cada ano, somos lesados por mais cobranças para alimentar um sistema que só parece piorar.
 Assim como aconteceu na época da abolição da escravidão, no Brasil, em que existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que são contra a implantação da reforma agrária.
 Já afirmava Claude Levi-Strauss que "o mundo começou sem o homem e poderá acabar sem ele."
 Nessa perspectiva, a sociedade atual demonstrou um paradoxo, visto que, apesar da tecnologia corroborar a capacidade técnica e intelectual do homem, continuamos cometendo infrações e incivilidades diariamente.
 Assim trata o provérbio de Confúcio: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” Um projeto social exige um passo de cada vez, pois cada um deve fazer a sua parte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais